Animais para adoção no Centro de recolha oficial de animais de companhia de Montemor

O Município de Montemor-o-Novo dispõe dos serviços do seu Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia (habitualmente conhecido por Canil Municipal), promovendo e posicionando-se sempre a favor da adoção responsável de animais de companhia.

Nesse sentido está a divulgar os animais que habitam o CROAC e procuram uma nova casa e novos donos.

O município dá a conhecer uma ninhada de quatro cachorros (duas fêmeas e dois machos) recentemente encontrados na zona do Castelo. Os quatro são de porte pequeno e têm cerca de três meses.

Os interessados em adotar os animais devem fazê-lo através dos seguintes contactos: smveterinaria@cm-montemornovo.pt  ou  934 527 291.

“Pais e filhos a desbundar” decorre na Oficina da Criança dia 19 de agosto

O ciclo “Pais & Filhos a Desbundar” tem uma nova sessão marcada para o próximo sábado, dia 19 de agosto, entre as 10h e as 12h, na Oficina da Criança.

Neste que é um espaço aberto à criação e fruição para as famílias e as suas crianças, a diversão é mais do que garantida.

As inscrições podem ser feitas presencialmente na Oficina da Criança, no parque urbano em Montemor-o-Novo, ou pelo e-mail ocrianca@cm-montemornovo.pt.

Grupos de Portugal, Equador, Argentina, Peru e Polónia no Festival do Folclore em Elvas

Foto arquivo

O Festival Internacional de Folclore prossegue este fim de semana, com espetáculos na Praça da República de Elvas.

Os espetáculos têm início marcado para as 21.30 horas, sendo que hoje, sábado, 12 de agosto, sobe ao palco o Grupo Folclórico de Paredes do Bairro, Anadia, e Centro Cultural Ecuatoriano, do Equador.

O Rancho Folclórico de Elvas e o Grupo Folklórico Acuarelas Americanas, da Argentina, são as propostas para amanhã, domingo, 13 de agosto.

Na segunda-feira, 14 de agosto, encerram a programação a Associação Tradicional de Arequipa Tradiciones, do Perú, e o Grupo de Música e Baile Kujawy, da Polónia.

Ana Batista, Ana Rita e Mara Pimenta na Corrida da Mulher em São Pedro da Gafanhoeira

Ana Batista, Ana Rita e Mara Pimenta

São Pedro da Gafanhoeira, no concelho de Arraiolos, recebe este sábado, 12 de agosto, uma corrida de touros, pelas 18 horas.

Entram em praça, para enfrentar seis touros da ganadaria de João Ramalho, as cavaleiras Ana Batista, Ana Rita e Mara Pimenta, para além dos forcados amadores da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, Monforte e Redondo.[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

 

Trata-se de uma corrida de touros que se insere na programação das festas de verão daquela localidade, que decorrem desde ontem, 11 de agosto, e até a próxima segunda-feira, dia 14. Esta é a primeira vez que a comissão de festas organiza uma corrida de touros, sendo esta “uma corrida de homenagem a todas as mulheres”, explica Nelson Lobo, da organização.

Para esta corrida, que será abrilhantada pela Banda Filarmónica Municipal Redondense, os bilhetes, com os valores entre os 20 e os 25 euros, podem ser adquiridos antes do início da corrida.

[/shc_shortcode]

Raya prometem levar “encanto de Sevilha” este sábado à noite a Campo Maior

Os Raya Evolution animam este sábado, 12 de agosto, a primeira noite da Feira de Santa Maria de Agosto, em Campo Maior.

Lembrando que o grupo tem atravessado Portugal “de norte a sul”, Pedro Sanchez, um dos elementos da banda, tem a certeza que este será um concerto a que ninguém vai querer faltar.[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

 

Dizendo ainda que a banda passa, por esta altura, “a sua melhor fase”, o cantor garante que, em Portugal, encontraram um “público excelente”, que os acompanha, nos concertos, do primeiro ao último tema.

Já Belén Arenas, outra das cantoras dos Raya, diz estar “desejosa” deste reencontro com o público português. “Prometemos muita música e levar o nosso encanto de Sevilha até Campo Maior, porque Portugal nunca falha e Campo Maior tão pouco”, diz ainda.

O espetáculo do grupo de Sevilha tem início marcado para as 21h30, na nova Praça Multimodal de Campo Maior.

[/shc_shortcode]

Xana Carvalho em São Pedro da Gafanhoeira este sábado

A atuação de Xana Carvalho, às 23.30 horas em São Pedro da Gafanhoeira, no concelho de Arraiolos, é um dos principais destaques das Festas Populares de 2023, neste sábado, dia 12.

O outro destaque deste dia é dado pela realização, às 18 horas, de uma corrida de touros com três cavaleiras: Ana Batista, Ana Rita e Mara Pimenta.[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

 

O programa de sábado começa com manhã desportiva, que tem a prova de orientação Gafanhori. Ao meio-dia, começa o serviço de refeições, com sardinhas assadas, caldeirada de borrego e frango assado na brasa. Thy Subry anima o baile às 22 horas e a sua continuação à uma da madrugada. Às 2 horas, o DJ Doubleman anima a madrugada durante três horas, até ao fecho do recinto.

Na organização do evento, a Comissão de Festas de São Pedro da Gafanhoeira conta com os apoios da Câmara Municipal de Arraiolos e da União de Freguesias de Gafanhoeira e Sabugueiro.

[/shc_shortcode]

“O Espaço do Tempo” volta a apostar no programa de criação artística Casa

Foto: Facebook “O Espaço do Tempo”

Pelo segundo ano consecutivo, “O Espaço do Tempo”, em Montemor-o-Novo, está a promover o Projeto Casa, em parceria com outras duas estruturas artísticas: o Cineteatro Louletano e o Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Através deste programa de criação artística são atribuídas duas bolsas de 25 mil euros, por ano, “a artistas emergentes, mas já com alguma experiência nas artes performativas”, explica o diretor artístico d’ “O Espaço do Tempo”, Pedro Barreiro, que garante que a iniciativa resulta de um encontro “muito feliz” entre as três entidades envolvidas.

“Estas três entidades sentiram que a cena nacional das artes performativas, especialmente num contexto mais emergente, precisava de ter um reforço e apoios mais significativas e então criou-se, no ano passado, o Projeto Casa, para conseguirmos duas bolsas por ano”, adianta o responsável.

Entretanto, os vencedores deste ano já são conhecidos: “Volta para a Tua Terra”, de Keli Freitas, na área do teatro; e “Musseque”, de Fábio Krayze, no domínio da dança.

Keli Freitas (foto de Pri Maria)

Keli Freitas é uma artista brasileira que reside em Portugal há seis anos. O seu projeto “destacou-se pela sua pertinência artística, cultural, social e política, bem como pela importância dos temas tratados e pela abordagem poética proposta. “Volta para a Tua Terra” é um projeto onde Keli Freitas, “a partir da busca por sua bisavó portuguesa, desafia as ideias de imigração e pertencimento”, pensando “de forma comprometida as noções de cidadão e de estrangeiro”, confrontando “estruturas em que se apoie qualquer xenofobia”. Além disso, é também “um trabalho de investigação sobre os infindáveis começos das histórias, mas também sobre o apagamento de biografias femininas, seja no microuniverso familiar ou no macro, da História Universal”. Estreará no âmbito dos Festivais Gil Vicente, no Centro Cultural Vila Flor, a 14 de junho de 2024.

Fábio Krayze (foto de Mariana Vicente)

Já Fábio Krayzee é um artista nascido em Angola, mas a viver em Portugal há mais de 20 anos. O projeto destacou-se “pela pungência discursiva, pela singularidade da abordagem e pela importância em contribuir para o fomento, para a visibilidade e para a sustentabilidade de formas e práticas estéticas historicamente afastadas dos principais circuitos artísticos”. Em “Musseque”, irão revisitar-se “as periferias de Luanda que são casa, os discursos que são a revolução e os corpos que são a resistência, num ritmo alucinante de quem continua para lá da guerra”. Irá estrear no Cineteatro Louletano, a 15 de novembro de 2024.

Cada apoio, para além dos 25 mil euros, inclui uma residência de cerca de sete semanas n’ “O Espaço do Tempo” e uma residência de cerca duas semanas no local de estreia absoluta da obra. Ambos os espetáculos terão, no próximo ano, a sua antestreia n’ “O Espaço do Tempo”.

[/shc_shortcode]

Dois segundos prémios do Euromilhões saem em Portugal

O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot de 49 milhões de euros, uma vez que ninguém acertou ontem, sexta-feira, 11 de agosto, na chave sorteada.

Para Portugal vieram dois segundos prémios, no valor de 219 mil euros, num total de três contemplados.

O terceiro prémio, no valor de 22 mil euros foi para sete apostadores, no estrangeiro.

O quarto prémio, de 813 euros, saiu a 59 apostadores, dez deles em Portugal.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 04 – 06 – 10 – 13 – 34 e pelas estrelas 03 e 05.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.