Município de Estremoz oferece cadernos de atividades a alunos de 1º ciclo

O Município de Estremoz vai oferecer os cadernos de atividades das disciplinas de Português, Matemática, Estudo do Meio e Inglês Curricular aos alunos do 1º ciclo, que frequentam as escolas do concelho, que no próximo ano letivo 2023/24.

Assim, todos os encarregados de educação que estiverem interessados na oferta do município não deverão proceder à encomenda dos cadernos de atividades para os seus educandos, sendo o município a adquirir os mesmos, através de uma parceria com as papelarias do concelho.

Festival Internacional de Folclore arranca este sábado em Elvas

Foto arquivo

O Festival Internacional de Folclore está de regresso a Elvas, já este fim de semana, dias 5 e 6 de agosto, para aquela que é a sua 33ª edição.

Os espetáculos decorrem na Praça da República, “ao longo de cinco noites, 5 e 6 de Agosto e 12, 13 e 14 de Agosto”, como revela o vereador na Câmara de Elvas, Cláudio Monteiro.

O vereador acrescenta que este festival tem uma particularidade, que é facto de “ter sempre um grupo português e outro estrangeiro, o que contribui para o sucesso deste festival, para mostrar outras culturas, proporcionando à população e visitantes o melhor que se faz não só em Portugal, mas também em outros países, no que ao folclore diz respeito”.

O Grupo Folclórico de Esgueira, Aveiro, e um grupo da Bosnia-Herzegovina, atuam hoje, sábado, 5 de agosto, a partir das 21.30 horas, na Praça da República.

Já para amanhã, domingo, 6 de agosto, está agendada a atuação do Grupo Dança e Cantares Santo Estêvão das Galés, de Mafra, e a Compañía Folklórica Matambú, da Costa Rica.

David Carreira este sábado à noite nas Ruas Floridas de Redondo

Grandes multidões são esperadas em Redondo, para apreciar as Ruas Floridas, nestes sábado e domingo, últimos dois dias da festa. Neste sábado, 5 de agosto, às 22 horas, na Praça da República, é o concerto de David Carreira e, à meia-noite, a animação é assegurada pelo Dj Alain Briats & Brat, no Parque Ambiental.

Na Praça da República, todos os dias deste certame, entre as 10 horas e a meia-noite, decorre a Mostra de Artesanato, Provas de Vinhos e Produtos Regionais.

A organização, para os visitantes das Ruas Floridas, aconselha a usar chapéu e calçado prático e confortável; uso de protetor solar com fator igual ou superior a 30; manter-se hidratado e alimentar-se com frequência; e, nas horas de maior calor, procure ambientes frescos, arejados ou climatizados.

Oito meses depois, obra da EN 243 entre Fronteira e Monforte tem início

EN 243

Desde dezembro que a circulação entre Fronteira e Monforte, pela Estrada Nacional (EN) 243, depois dos estragos provocados pelas cheias, está impedida, sendo que a obra, passados praticamente oito meses, está a iniciar-se.

Por outro lado, por esta altura, já se circula pela EN 245, entre Fronteira e Alter do Chão, depois de concluída a obra da travessia provisória da Ribeira Grande.

Recuperadas as estradas municipais, “o problema maior”, garante o presidente da Câmara de Fronteira, Rogério Silva, sempre esteve relacionado com as obras destas duas estradas nacionais, que ficaram intransitáveis, sendo ambas da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal (IP).

“As estradas municipais foram recuperadas na altura, algumas com umas soluções mais provisórias ou definitivas, mas, independentemente isso, ficou-se a circular nessas estradas”, assegura o autarca.

EN 245

Na EN 243, “aparentemente, já estão lá as máquinas, para se iniciar a obra, mas a obra, efetivamente, no terreno, ainda não se iniciou”, revelava Rogério Silva, na passada sexta-feira à noite.

Relativamente à EN 245, o presidente da Câmara de Fronteira explica que o pontão instalado, junto à “velhinha ponte” sobre a Ribeira Grande, construído pela IP, é provisório, até que seja construída a nova ponte, intervenção que vai demorar o seu tempo até ser uma realidade. “É uma infraestrutura que, naturalmente, não se espera que esteja construída em sete ou oito meses. Vai demorar algum tempo a encontrar-se o terreno”, remata.

Montemor: Festival Sete Sóis Sete Luas começa este sábado com Mario Incudine

Imagem: Facebook Mario Incudine

O Festival Sete Sóis Sete Luas, em Montemor-o-Novo, começa este sábado, 5 de agosto, pelas 19 horas, com um concerto do artista italiano Mario Incudine.

Esta primeira atuação da 31º edição deste festival vai ter lugar no Castelo de Montemor-o-Novo.

Este festival vai contar com a participação de figuras da cultura mediterrânica e do mundo lusófono, como como Itália, Cabo Verde e País Basco.

Conheça a programação completa do evento: