Emissão de vales de manuais gratuitos é possível na plataforma MEGA

Teve início, na passada segunda-feira, 31 de julho, a emissão de vales, relativos aos manuais escolares, cedidos de forma gratuita, para alunos de 1º ciclo e 9º ano.

A partir da próxima segunda-feira, dia 7 de agosto, terá início a emissão de vales relativos aos alunos do 2º ciclo (5º e 6º anos), 7º e 8º anos e, no dia 11 (sexta-feira), para alunos do secundário (10º, 11º e 12º) e outras ofertas formativas.

Para beneficiar de manuais escolares gratuitos, os encarregados de educação têm de registar-se na plataforma MEGA ou através da app Edu Rede Escolar. No primeiro acesso será necessário confirmar o número de contribuinte (NIF), devendo os encarregados de educação ter consigo os dados de acesso ao Portal das Finanças para que seja efetuada a validação. Caso não tenham os dados, devem solicitá-los através do Portal das Finanças.

A partir da plataforma dos manuais escolares gratuitos, os encarregados de educação terão acesso aos dados escolares do(s) educando(s), bem como aos vales correspondentes aos respetivos manuais escolares e à lista das livrarias aderentes onde poderá ser feito o levantamento dos mesmos.

Para proceder ao levantamento dos manuais escolares, na rede de livrarias aderentes, será necessário imprimir os vales ou apresentá-los em formato digital. Na impossibilidade de aceder à internet, o encarregado de educação deve dirigir-se à escola onde o seu educando está matriculado e solicitar os vales em papel.

Saiba o que foi aprovado na Reunião da Câmara de Borba

A reunião da Câmara de Borba decorreu ontem, quarta-feira, 2 de agosto, nos Paços do Concelho.

Na referida reunião foi aprovado por unanimidade o protocolo de parceria entre o Município de Borba e o Centro de Cultura e Desporto da Freguesia Matriz, para a realização da corrida noturna das Festas em Honra do Senhor Jesus dos Aflitos 2023, no dia 14 de agosto, em Borba.

O Protocolo de Parceria “EDL2030: O Local + Próximo” e Carta de Adesão foram igualmente aprovados.

Quanto à definição de critérios e orientações do PAD 2023 foi deliberado, por maioria, aprovar a listagem de despesas que são consideradas elegíveis e não elegíveis, os critérios de avaliação das candidaturas e os limites máximos de comparticipação por candidatura.

Protocolo AECS 2023 2024 foi deliberado, por maioria, celebrar com a Associação Tempos Brilhantes, o Protocolo de Parceria, com vista à realização das AEC’s no Concelho de Borba, no ano letivo 2023/2024

Aprovado foi também o protocolo de Parceria entre o Município de Borba e Associação dos Amigos do Barro Branco para realização das Festas em Honra de Nossa Senhora da Vitória 2023 nos próximos dias 1,2,3 e 4 de setembro de 2023.

A celebração de escritura definitiva de compra e venda do lote 26 do Loteamento do Forno, em Orada, foi deliberada, por unanimidade.

Também foi aprovado, por unanimidade a celebração do Protocolo de Cooperação entre o Município de Borba e a Direção de Finanças de Évora.

A celebração de Contrato de compra e venda da parcela do prédio propriedade de Maria José Sanches Mexia foi deliberado, por maioria, adquirir pelo valor  de 9.123,00€, parcela do prédio rústico sito em Atras do Bosque, correspondente à área de  6.082,00 m2 de 30000 m2 e onde 6.219,00m2 respeitam a domínio público.

“Barro Entre 4 Mãos” da Oficina da Criança chega a Cortiçadas de Lavre

A atividade “Barro Entre 4 Mãos”, desenvolvida pela Oficina da Criança de Montemor-o-Novo, no âmbito do Programas de Férias 2023, continua a distribuir sorrisos e a criar bons momentos nos lares de idosos do concelho.

Esta semana, o destino foi “O Sobreiro” – Associação de Proteção Social à População de Cortiçadas de Lavre.

Na atividade, como tem sido hábito, as crianças e os idosos juntaram-se em torno da mesa de trabalho, colocando mãos à obra para criar peças únicas em barro. Com um grande espírito de entreajuda e de confraternização, as peças iam surgido enquanto as várias gerações em reunião partilhavam diferentes histórias.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

Encontro de Folclore no sábado à noite no Ciborro

Ciborro, no concelho de Montemor-o-Novo, volta a estar em festa, já este sábado, 5 de agosto, com a realização do XII Encontro de Folclore.

No evento, a decorrer no Largo do Povo, atuam, para além do Rancho Folclórico do Ciborro, que organiza o encontro, o Grupo de Danças e Cantares da Cidreira (Coimbra) e o Rancho Folclórico Flores do Alentejo (Évora). O início das atuações está marcado para as 21h30.

A partir das 23h30, há espetáculo com os Mini-Break.

“Histórias na Biblioteca” regressam esta sexta-feira a Montemor

As sessões de “Histórias na Biblioteca” estão de regresso, já amanhã, dia 4 de agosto, à Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo, a partir das 18 horas.

Através desta iniciativa pretende-se incutir o gosto pela leitura e tornar o livro uma opção para os tempos livres das crianças.

As inscrições são gratuitas, para esta atividade, que se dirige a crianças de todas as idades.

Estágios remunerados da Comissão Europeia com candidaturas abertas

A Comissão Europeia tem candidaturas abertas, para estágios remunerados, nas áreas de Administração e Tradução, até 31 de agosto.

Estes estágios, com duração de cinco meses, podem ser realizados em Bruxelas, Luxemburgo e em outras cidades europeias, e a iniciarem-se em março do próximo ano, têm uma remuneração mensal de 1.350 euros.

A candidatura é efetuada online, através no portal da Comissão Europeia. Os candidatos devem ser nacionais de um Estado-Membro da União Europeia, ter licenciatura e conhecimentos de, pelo menos, duas línguas oficiais, devendo uma delas ser inglês, francês ou alemão. Para além disso, não podem ter beneficiado de qualquer outro estágio ou emprego numa instituição ou órgão comunitário, por mais de seis semanas.

Os critérios de seleção baseiam-se na experiência de trabalho, perfil internacional demonstrado por meio de educação, experiência de trabalho ou voluntariado no estrangeiro, aptidão para trabalhar em ambiente internacional e área de conhecimento rara.

Tudo para saber sobre este estágios no “Espaço Europa” desta semana, com Ana Pereira, do Europe Direct, no podcast abaixo, e no site do Europe Direct Alto Alentejo.

Ruth Marlene, Raya e Miguel Gameiro & Pólo Norte em Borba

As festas de Borba em honra do Senhor dos Aflitos estão de regresso de 14 a 21 de agosto. O programa conta com diversas atividades que vão desde espetáculos musicais a comemorações religiosas.

A vereadora na Câmara de Borba, Sofia Dias refere que “os espetáculos começam logo no dia 14, no recinto das festas, com animação noturna”, sendo que, “nos outros anos isto não acontecia”.

Nos três primeiros dias do evento haverá uma noite dedicada ao folclore (dia 14), uma noite de fado (dia 15), a noite de dança jovem (dia 16) e as Glossy (dia 17). Já na sexta-feira, sábado e domingo sobem ao palco o grupo Raya, Miguel Gameiro & Pólo Norte e Ruth Marlene, respetivamente.

Após a atuação da artista Ruth Marlene, no domingo, e “se o clima permitir, faremos também o regresso do nosso espetáculo de fogo de artifício”, revela a vereadora.

Ao longo dos dias de festividades vão haver vários momentos de celebrações religiosas, quer com as eucaristias diárias, quer com as procissões, em que o destaque vai para a “procissão grande no domingo”, que é “a mais aguardada pelos munícipes”, assegura.

A vereadora da Câmara de Borba explica ainda que estas festas são “sempre muito aguardadas por todos, com o regresso de muitos emigrantes, num momento de convívio e reencontro de família e amigos”.

Dois incêndios em veículos registados pela GNR de Évora esta quarta-feira

O Comando Territorial de Évora da GNR registou ontem, quarta-feira, dia 2 de agosto, na sua área de responsabilidade, seis acidentes de viação, sendo quatro colisões e dois despistes, dos quais resultaram um ferido grave e danos materiais.

Foram ainda registados dois incêndios em veículos em Évora e Redondo, tendo ambos ardido de forma parcial.

No âmbito da criminalidade, foram registadas nove ocorrências: quatro crimes contra o património, dois contra as pessoas, dois contra a vida em sociedade e um crime previsto em legislação avulsa.

A GNR efetuou ainda uma detenção fora de flagrante delito, em cumprimento de mandado de detenção, para assegurar a presença em ato processual.

No âmbito contraordenacional, registaram-se 40 infrações relativas à legislação rodoviária e duas relativas à legislação policial.

A GNR continua a dar seguimento às operações Escola Segura 2022/2023, Resina 2023, Floresta Segura 2023, Pica-Pau Exames Nacionais 2023, Campo Seguro 2023, Prevenção de Afogamentos e Operação Verão Seguro 2023.

Montemor recebe esta quinta-feira à noite extensão do festival “Monstrinha”

O Cineclube & Filmoteca de Montemor vai animar mais uma noite em Montemor-o-Novo, com uma sessão de cinema ao ar livre, que vai decorrer esta quinta-feira, 3 de agosto, às 21h30, no Jardim dos Cavalinhos.

No âmbito do 22.º Festival de Animação de Lisboa, a “Monstrinha”, vão ser exibidas sete curtas de diferentes origens, dobradas em português.

Nesta sessão vão ser exibidas as seguintes curtas: “Não Rebentes” [‘Don’t Blow It Up’] de Alžbeta Mačáková Mišejková; “Não Tenhas Medo!” [‘Don’t Be Afraid!’] de Marita Mayer; “Parede Azul” [‘Blue Wall’] de Wan-Tu Chung, Yu-Cheng Tu; “Sermos irmãs” [‘To Be Sisters’] de Anne-Sophie Gousset, Clément Céard; “Jules & Juliette”, de Chantal Peten; “Cavalinhos Mágicos” [‘Fairy Horses’], Oksana Nesenenko; “Em Nome das Plantas’ [‘In the Name of Plants’] de Hervé Bressaud.

Festival Sete Sóis Sete Luas regressa este sábado a Montemor

O Festival Sete Sóis Sete Luas está de regresso a Montemor-o-Novo já na noite deste sábado, 5 de agosto, com um concerto no castelo da cidade. Até 4 de setembro, outros espetáculos serão apresentados em outros espaços de Montemor, bem como em duas instituições do concelho.

Este festival é dedicado, sobretudo, à música popular contemporânea e tem uma forte associação a José Saramago e à obra “Memorial do Convento”, explica o vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Henrique Lopes. Trata-se de um evento “bastante icónico”, assegura.

Esta, que é já a 31ª edição do festival, “contempla artes plásticas”, contando também com a participação de “figuras de grande relevo da cultura mediterrânica e do mundo lusófono”. Mas como este festival não se faz só de música, mas também “de partilha e diálogo entre as culturas”, segundo Henrique Lopes, os seus objetivos passam por “dar robustez ao diálogo intercultural e também dar uma mobilidade dos artistas dos países da rede”, que já são já 12. Além disso, Henrique Lopes refere ainda que este festival, onde “não se perde a identidade de cada artista”, é  “um exemplo extraordinário daquilo que é a interculturalidade.”

Da Sicília, em Itália, chega Mario Incudine, que vai abrir o festival, pelas 19 horas, de sábado, dia 5 de agosto, no Castelo de Montemor-o-Novo.

Na sexta-feira seguinte, dia 11 agosto, é a vez da Tarrafal 7Sóis Orkestra, oriunda de Cabo Verde, levar a sua música ao Auditório do Parque Urbano de Montemor-o-Novo, num espetáculo com  início às 21h30. Durante esse dia, o mesmo grupo vai ainda animar a Santa Casa da Misericórdia de Cabrela, pelas 11 horas, e a Associação de Proteção Social à população de Santiago de Escoral, a partir das 15 horas, em dois concertos de cariz solidário.

O encerramento do festival, em Montemor, vai ficar a cargo do grupo Orain-Bi, proveniente do País Basco, que vai apresentar o seu espetáculo de circo acrobático, pelas 21 horas, no dia 4 de setembro, na Feira da Luz/Expomor.

As entradas neste 31º Festival Sete Sóis Sete Luas são gratuitas.