A Universidade de Évora irá ser a anfitriã do XII Congresso Nacional de Geologia.
A decisão foi anunciada durante a Assembleia Geral da Sociedade Geológica de Portugal, que decorreu no passado dia 18 de julho, em Coimbra, no XI Congresso Nacional de Geologia.
Este, que é um evento de referência na área das Ciências Geológicas em Portugal, irá reunir geólogos, especialistas, estudantes e profissionais da indústria com o intuito de partilhar conhecimentos, avanços científicos e tecnológicos, também irão ser discutidos os desafios e as perspetivas futuras na área da Geologia.
Para Pedro Nogueira, professor do departamento de Geociências e investigador do Instituto de Ciências da Terra, da Universidade de Évora, esta “será uma ocasião crucial para abordar temas de relevância geológica, tais como a exploração sustentável dos recursos minerais e energéticos, a gestão dos riscos geológicos ou as implicações das alterações climáticas na sociedade. Espera-se que o evento reúna um leque diversificado de apresentações científicas, workshops, mesas-redondas e visitas técnicas”.
“Estamos imensamente honrados e entusiasmados por termos sido selecionados como a instituição anfitriã do XII Congresso Nacional de Geologia. A escolha da nossa proposta é o reconhecimento do trabalho da nossa equipa e da nossa dedicação ao desenvolvimento das Ciências Geológicas em Portugal”, revela ainda o professor do departamento de Geociências.
A organização do Congresso será coordenada pelo Departamento de Geociências da Universidade de Évora, tendo como coorganizadores o Instituto de Ciências da Terra, o laboratório Hercules, o laboratório Nacional de Energia e Geologia e o centro Ciência Viva de Estremoz.
Pedro Nogueira considera ainda esta “uma oportunidade única para compartilhar conhecimentos, fortalecer colaborações e demonstrar o potencial do nosso Departamento e da Universidade de Évora.”
Para já, ainda não se sabe as datas em que o Congresso irá decorrer.


O Município de Montemor-o-Novo está a realizar um estudo de caraterização do Rio Almansor, que se destina a servir de suporte ao desenvolvimento de iniciativas de valorização daquele ecossistema, que pretende vir a concretizar futuramente.
Avis é palco, entre sexta-feira e domingo, de 28 a 30 de julho, de mais uma edição da Feira Franca.
O Parlamento Europeu abriu candidaturas, destinadas a organizações sem fins lucrativos e sem ligações políticas, para que possam organizar um Evento Europeu de Juventude, no próximo ano, na sua região.
As visitas da Oficina da Criança aos lares de idosos do concelho de Montemor-o-Novo continuam, no âmbito do projeto “Barro Entre 4 Mãos”, integrado no Programa de Férias 2023 do Município.
A exposição de aguarela “Rostos da Minha Aldeia”, do artista Júlio Jorge, está patente, desde o passado dia 14 de julho, na sua terra natal: São Cristóvão.
A Oficina da Criança e o Centro Juvenil de Montemor-o-Novo têm levado, todas as sextas-feiras, ao longo deste mês de julho, os mais novos até à praia, iniciativa que termina amanhã, dia 28.
O filme de animação “Robinson Crusoé”, de Vincent Kesteloot e Ben Stassen, é apresentado esta quinta-feira, 27 de julho, a partir das 21h30, no Parque Urbano de Montemor-o-Novo.
A Oficina da Criança de Montemor-o-Novo, ao longo desta semana, tem sido espaço para uma Oficina “Dedicada à Luz”, no âmbito do Programa de Férias 2023, promovido pelo Município.

