Festas de Coruche começam a 6 de agosto

As festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo, em Coruche, são mais um ano marcadas por um cartaz com inúmeros artistas, espetáculos e concertos.

As festividades começam dia 6 de agosto, com as tradicionais novenas, que se prolongam até dia 14, e abrangem ainda com o Tríduo Solene e eucaristias no dia 15 de agosto.

De 14 a 19 de agosto a festa é diversificada, com concursos de pesca desportiva, animação no espaço da Tertúlia dos Forcados e atividade taurina ao longo de toda a programação, assim como a largada de toiros, fogo-de-artifício e folclore, encerrando com um espetáculo de pirotecnia.

As celebrações em Honra de Nossa Senhora do Castelo são organizadas de forma tripartida, pela Câmara Municipal de Coruche, pela Comissão de Festas de Coruche e pela Irmandade de Nossa Senhora do Castelo.

Festival Sete Sóis Sete Luas: AYWA atuam esta noite em Elvas

AYWA é o nome do grupo que vai levar, esta noite de sábado, 22 de julho, à Praça da República, as sonoridades de França e Marrocos, no âmbito do Festival Sete Sóis Sete Luas.

A vereadora na Câmara de Elvas, Vitória Branco revela que este espetáculo terá sonoridades “bastante interessantes, com muita percussão e música muito ritmada”.

Vitória Branco espera que a população “venha para a Praça, se divirta e sinta que aprendeu algo de novo com estes sons”.

O espetáculo de AYWA, tem entrada livre e está marcado para as 21.30 horas, na Praça da República. De recordar que também hoje, entre as 17 e as 20 horas o chef marroquino, Moha, estará a desenvolver, no MACE, um laboratório gastronómico e que as iguarias confecionadas estarão disponíveis para a população degustar, depois, no coração da cidade.

Verão de muitas atividades na Biblioteca Municipal Almeida Faria

“Costura entre Livros” e “À Conquista da Biblioteca” são duas das muitas iniciativas dinamizadas pela equipa da Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo, este verão, a pensar, sobretudo, nos mais pequenos.

“Costura entre Livros”, atividade a ser desenvolvida todas as terças-feiras, até final de agosto, arrancou a 11 de julho, na Biblioteca Municipal. A iniciativa é destinada a crianças dos seis aos 12 anos, entre as 15 e as 18 horas.

Às quintas-feiras de julho e agosto, decorrem as sessões “Brincar com as Histórias”, para crianças a partir dos três anos, entre as 15 e as 18 horas.

Entre as 21 horas e a meia-noite de 26 de julho, é promovida a atividade “À Conquista da Biblioteca”: uma iniciativa destinada a famílias e crianças a partir dos seis anos.

Todas estas atividades carecem de inscrição, que é gratuita. A inscrição deve se feita através do número 266 898 105 ou pelo email biblioteca@cm-montemornovo.pt

“Noite de verão” vai animar Cabrela nesta noite de sábado

“Noite de verão” é o nome da iniciativa, promovida pela junta de freguesia de Cabrela que tem lugar esta noite de sábado, 22 de julho, a partir das 19 horas, no Largo Dr. Pascoal Coelho.

Entre música ao vivo, com covers dos anos 80/90 e 2000 e a atuação de João Leal e Paulo Duarte, a festa faz-se também com divertimentos para as crianças, porco no espeto, sardinhada e várias surpresas.

Feira da Luz/Expomor com um investimento “semelhante” ao do ano anterior

A edição deste ano da Feira da Luz/Expomor, em Montemor-o-Novo, decorre de 30 de agosto a 4 de setembro.

Reconhecida como um dos grandes certames da região, a Feira da Luz/Expomor proporciona, para além da oportunidade de negócio e investimentos, a possibilidade de troca de contactos e um vasto e diversificado programa, que inclui, entre outros, espetáculos, exposições culturais e pecuárias, feira tradicional, atividades económicas e agrícolas, iniciativas de carácter desportivo, recreativo e cultural, feira do livro, concursos, artesanato e ateliers.

Lembrando que o certame é já “um misto de festival de final de verão” e um evento marcadamente económico, o presidente da Câmara, Olímpio Galvão, que considera “importante” a presença das empresas, garante que a Feira da Luz representa “um grande investimento” para a autarquia.

“Tem uma importância económica grande a ligação à APORMOR, mostrando o que é que é este território, o concelho, com o maior encabeçamento de gado bovino do país e que tem no leilão da APORMOR um exemplo de dinâmica económica”, assegura o presidente. “É importante que as empresas estejam presentes, para mostrarem o seu trabalho do dia a dia, para promoverem as suas ideias e o seu negócio”, acrescenta.

Tendo procurado, no ano passado, “inovar”, a autarquia quis dar ao certame um “espírito mais moderno”, que Olímpio Galvão considera que resultou “muito bem”. E porque Montemor-o-Novo “sabe muito bem receber”, assegura, a expectativa é que milhares de pessoas possam voltar, no decorrer da Feira da Luz, a passar e a apaixonar-se pela cidade. “Este ano o investimento será semelhante (ao do ano anterior), e nessa procura de muitos espectadores, que se apaixonem por Montemor-o-Novo e que, nessa paixão, traga gente a morar em Montemor”, adianta, lembrando que isso tem vindo a acontecer, ao longo do último ano, com “boas novidades” com reaberturas de escolas e turmas “com mais meninos”.

A Feira da Luz faz parte de uma estratégia de “atração ao território” que, segundo alega Olímpio Galvão, “tem sido bem desenvolvida e tem tido sucesso”. “Abrir Montemor ao mundo”, diz ainda, é o grande objetivo.