Santa Casa de Montemor abre inscrições para voluntários no CATL em agosto

A Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Novo tem inscrições abertas para quem quiser fazer voluntariado, no Centro de Atividade de Tempo Livre, no mês de agosto.

O objetivo é construir brinquedos para doar. Estas ações destinam-se a maiores de 15 anos, com gosto pelos trabalhos manuais.

As inscrições estão abertas até segunda-feira, 24 de julho e podem ser feitas através do email scmmn@scmmmn.com.

Projeto “Escola Coesão” já tem protocolo assinado

O projeto “Escola da Coesão”, que surgiu numa perspetiva de promoção da capacitação institucional e do ecossistema dos Fundos à escala da região Alentejo com um foco especial junto dos jovens e instituições com o intuito de dar a conhecer o impacto da politica da União Europeia (UE) neste território, foi assinado ontem, 20 de julho, na CCDR Alentejo o Protocolo da Escola da Coesão.

O protocolo agora assinado, integra a Estratégia de Desenvolvimento do Alentejo 2030, num dos desafios estratégicos que tem a ver com o reforço da ação coletiva regional e resulta de um trabalho conjunto para a implementação do projeto Escola da Coesão.

Trata-se de uma iniciativa com potencial agregador e de desafio para os agentes do território, relacionada com capacitação das pessoas, das instituições e do ecossistema dos Fundos à escala da região Alentejo, com o objetivo de dar a conhecer o impacto da política europeia e porque a boa governação é fundamental na definição das políticas públicas.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo assume a liderança do projeto que tem como parceiros a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), responsável pelo, Centro Europe Direct do Alentejo Central e Litoral, a Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM), responsável pelo Centro Europe Direct do Baixo Alentejo, o Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Publica, as Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, Alentejo Litoral, Baixo Alentejo e ainda a Direção Geral dos estabelecimentos escolares, o Instituto de Emprego e Formação Profissional o Instituto Padre António Vieira os Instituto Politécnico de Beja de Portalegre e Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), responsável pelo Centro Europe Direct do Alto Alentejo, bem como o Instituto Português do Desporto e Juventude, o Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia e a Universidade de Évora.

O presente acordo pretende dinamizar uma cultura colaborativa de território, em ambiente escolar, associativo, recreativo e cultural, à luz da transição digital, energética e ambiental em curso.

A Escola da Coesão, representa uma visão integrada do conceito “Escola” em sentido amplo e abrangente do termo, não só como local físico, mas, fundamentalmente, como espaço onde os jovens desempenham um papel ativo no diálogo estruturado das aprendizagens formais e informais, apreendendo a realidade vivenciada com abertura para um futuro sem barreiras geográficas, com igualdade de direitos e oportunidades.

O protocolo agora assinado para a ‘Escola da Coesão’ enquadra‐se em quatro dos objetivos estabelecidos na Estratégia Europeia para a Juventude 2021‐2027, Conectar a União Europeia com a Juventude, Promover sociedades inclusivas, Fomentar a informação e o diálogo construtivo, Criar espaços de participação para todos.

Cinema ao Ar Livre já começou em Montemor-o-Novo

O Cinema ao Ar Livre, dinamizado pelo Cineclube & Filmoteca de Montemor-o-Novo, inserido no programa das Noites de Verão, já teve início.

A iniciativa vai levar o cinema a vários locais da cidade de Montemor-o-Novo, assim como das freguesias, sempre ao ar livre.

O auditório do Parque Urbano, exibiu ontem, 20 de julho, a primeira sessão, com o filme “Yakari – A Grande Aventura”, de Xavier Giacometti, que estriou a 1973. O filme teve uma receção calorosa, trazendo nostalgia a quem já o tinha assistido e paixão a quem o assistiu pela primeira vez, unindo diferentes gerações.

Hoje, 21 de julho, o Cinema ao Ar Livre chega a São Cristóvão. No Largo 25 de Abril, é exibido ‘Alma Viva’, de Cristèle Alves Meira.

Caminhar pelas freguesias chega este sábado a Lavre

A iniciativa Caminhar Pelas Freguesias decorre amanhã, sábado, 22 de julho, em Lavre.

A concentração está marcada para as 9 horas, na junta de freguesia de Lavre, para depois serem percorridos sete quilómetros pelos trilhos da vila e dos seus arredores.

Oficina da Criança de Borba ocupa os mais novos no verão

A Oficina da Criança, do Município de Borba, proporciona aos mais novos diversas atividades, para ocupar os seus tempos livres nesta época de verão.

A vereadora na Câmara de Borba, Sofia Dias, revela que este ano se registaram “muitas inscrições e, anualmente, há cada vez mais inscrições, por isso nota-se também uma escassez de recursos humanos o que nos leva, num futuro próximo a repensar o modo de funcionamento deste espaço e no que estamos a oferecer às nossas crianças”.

Sofia Dias acrescenta que as atividades decorrem “de segunda a sexta-feira, das 8.30 às 17.30 horas, e contemplam almoço nos meses de julho e setembro”. Em agosto, “tal não é possível, uma vez que as pessoas que asseguram esse serviço são as mesmas que estão nas escolas e irão de férias”.

Município de Vendas Novas queixa-se do serviço de Correios

O Município de Vendas Novas enviou, na semana passada, um comunicado à Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), a dar conta da sua preocupação face às diversas reclamações que tem recebido de munícipes, a manifestar desagrado com a recente ineficiência do serviço de Correios no concelho, serviço gerido pela empresa CTT.

Segundo a autarquia, “têm sido registados frequentes atrasos na entrega de correspondência aos cidadãos”, o que tem causado “elevados prejuízos aos habitantes”, uma vez que quem não reside perto do posto dos correios é ainda mais prejudicado.

O município remete ainda que “existem registos de cartas de eletricidade, gás, água e comunicações cuja receção foi posterior à data de pagamento”, assim como “diversos pensionistas referem não ter recebido, na data devida, as suas reformas, devido ao atraso da entrega postal”

“É opinião do Município que o serviço prestado não se compadece com a qualidade mínima exigível para a sexta maior cidade do Alentejo e não cumpre com o contrato do serviço postal, nem garante um adequado serviço à população, com as graves consequências que daí possam advir”, informa a autarquia.

Deste modo, foi solicitado à ANACOM “que envide todos os esforços para que a empresa concessionária reponha imediatamente a qualidade e regularidade do serviço” no concelho e que, “caso tenha por adequado, dê início a eventuais processos de multa por incumprimento.”

Comunicado do Município de Vendas Novas:

O Município de Vendas Novas enviou, na semana passada, um ofício à Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), a dar conta da sua preocupação face às diversas reclamações que tem recebido de munícipes a manifestarem desagrado com a recente ineficiência do serviço de Correios no Concelho, serviço gerido pela empresa CTT, privatizada em 2014.

Têm sido registados frequentes atrasos na entrega de correspondência aos cidadãos, o que tem causado elevados prejuízos aos habitantes de Vendas Novas, principalmente aos que residem mais distantes do Posto de Correio.

No documento, a autarquia expôs mesmo diversos casos que lhe foram transmitidos, realçando a gravidade da situação vivida:

– Existem registos de cartas de eletricidade, gás, água e comunicações cuja receção foi posterior à data de pagamento;

– Diversos pensionistas referem não ter recebido na data devida as suas reformas, devido ao atraso da entrega postal;

– Alguns contribuintes viram os prazos para obrigações fiscais serem comprometidos pelos atrasos na receção de correspondência da Autoridade Tributária;

– Desde o envio até à receção de encomendas tem-se verificado que o tempo pelo menos duplicou face aos meses anteriores.

É opinião do Município que o serviço prestado não se compadece com a qualidade mínima exigível para a sexta maior cidade do Alentejo e não cumpre com o contrato do serviço postal, nem garante um adequado serviço à população, com as graves consequências que daí possam advir.

Por isso, solicitou à ANACOM, entidade reguladora do sector, que envide todos os esforços para que a empresa concessionária reponha imediatamente a qualidade e regularidade do serviço postal no Concelho e que, caso tenha por adequado, dê início a eventuais processos de multa por incumprimento

DECO: saiba como transportar os seus animais de estimação nas férias

Em altura de férias, e para quem quer levar os seus animais de estimação, há detalhes a ter em conta, como por exemplo o meio de transporte. Na edição desta semana da rubrica da Associação para a Defesa do Consumidor, a jurista da DECO Alentejo, Ana Sofia Rosa, explica como e sob que regras é possível levar o cão ou gato quando se vai de férias.

No carro, por exemplo, os animais devem viajar em caixa própria “para evitar que se movimentem”. “Podem viajar num porta-bagagens que não seja completamente fechado e com uma rede a separá-los dos bancos traseiros para não serem projetados em direção aos passageiros”. Para os cães “há ainda a alternativa de usarem um cinto de segurança específico”, explica a jurista.

Em termos de transportes públicos, o comboio é uma solução gratuita, que tem “regulamentação específica para o transporte de animais e, de acordo com a lei, os passageiros podem transportar gratuitamente apenas um animal de companhia, dentro de uma transportadora equivalente a bagagem de mão”. A exceção é feita a animais perigosos e potencialmente perigosos, que não podem ser transportados.

O transporte de animais de companhia em autocarro ou camioneta é igualmente permitido. As condições de transporte são similares às descritas para o comboio, ou seja, o animal tem de viajar acompanhado, devidamente acondicionado em caixa transportadora apropriada e apresentar-se em adequado estado de saúde e de higiene. Ainda assim, para transportar o companheiro de quatro patas, “o consumidor tem de pagar meio bilhete, sendo certo que os animais de companhia não podem, em caso algum, tomar lugar nos bancos dos veículos afetos ao transporte público”.

Levar o animal de estimação no avião é também possível. O animal pode viajar na cabine ou no porão, “segundo o peso, o tamanho e a espécie”. Na cabine, só animais cujo peso, com a caixa, não ultrapasse os oito quilos. Quanto ao transporte no porão, a caixa de transporte “tem de ser rígida” e o consumidor terá de fornecer comida e água para a viagem. “Animal e caixa, em conjunto, não podem pesar, regra geral, mais de 45 quilos”, remata Ana Sofia Rosa.

O programa desta semana para ouvir na íntegra no podcast abaixo:

Segunda prova do Circuito Nacional de Ski Náutico na Barragem da Atabueira

A Barragem da Atabueira, no Ciborro, casa do Ski Clube do Alentejo (SCA), recebeu no último sábado, 15 de julho, a segunda prova do Circuito Nacional de Ski Náutico.

Nesta prova, disputada a duas mangas, estiveram em competição 26 participantes, femininos e masculinos, divididos pelas diversas categorias.

O atleta, Frederico, foi o melhor esquiador associado ao SCA, tendo ficado em 2.º lugar da Categoria Open (a categoria mais elevada) e batendo o seu recorde pessoal: duas bóias a 12 metros. Há que notar também a ausência de Jaime Azarujinha, que foi impedido de participar na competição devido a uma lesão.

O Circuito Nacional de Ski Náutico, sob alçada da Federação Portuguesa de Motonáutica, é composto por três provas, sendo que o circuito termina a 16 de Setembro, em Montargil.

Jovens de Alandroal visitam este sábado o Zoomarine

A União de Freguesias de Alandroal, com o apoio da Câmara Municipal, proporciona, amanhã, sábado, dia 22 de julho, uma viagem até ao Zoomarine, no Algarve, a pessoas não reformadas.

Segundo o presidente da Câmara, João Grilo, a autarquia decidiu, este ano, “dar apoio a uma saída de verão”, a cada uma das freguesias do concelho, cabendo a cada junta decidir o seu programa específico, “nos moldes que entendessem que era mais necessário, atendendo às necessidades de cada freguesia”.

“A Junta do Alandroal optou por proporcionar um dia diferente aos jovens casais, que têm filhos, numa experiência no Zoomarine; depois já juntas que estão a pensar dar mais oportunidade aos idosos. Cada um terá o seu programa específico e nós daremos o apoio com as viaturas municipais e tudo aquilo que é possível”, diz João Grilo.

Com isto, diz ainda o autarca, e a juntar a todo o apoio que é dado à Ludoteca de Verão, que leva as crianças à praia e a museus, o Município de Alandroal tenta “manter uma proximidade com todas as pessoas do concelho e proporcionar-lhes momentos lúdicos” durante esta altura do ano.

“Histórias na Biblioteca” esta sexta-feira

Na Biblioteca Municipal Almeida Faria, há sempre histórias para e por contar. Nesse sentido, esta sexta-feira, 21 de julho, há uma nova sessão de “Histórias na Biblioteca”, às 18 horas.

Através destas sessões de contos, a Biblioteca Municipal pretende incutir o gosto pela leitura e tornar o livro num objeto aprazível para as crianças nos seus tempos livres.

Oficina da Criança ensina os mais novos a fazer brigadeiros

Todos os dias têm sido de aventuras para os mais novos que frequentam a Oficina da Criança em Montemor, com as atividades do Programa de Férias 2023.

Na passada terça-feira, dia 18 de julho, por exemplo, foi também dia de os pequenos se reunirem na cozinha para confecionar uns deliciosos brigadeiros.

GNR de Évora regista três acidentes na quinta-feira

O Comando Territorial de Évora da GNR registou ontem, quinta-feira, 20 de julho, na sua área de responsabilidade, três acidentes de viação, sendo duas colisões e um despiste, dos quais resultaram dois feridos leves e danos materiais.

A GNR registou também ontem três incêndios, sendo dois agrícolas, em Évora e Redondo, tendo ardido um total 100 metros quadrados de pasto e um urbano, em Portel.

No âmbito da criminalidade foram registadas nove ocorrências: dois crimes contra o património, cinco contra as pessoas, um contra a vida em sociedade e outro previsto em legislação avulsa.

A GNR efetuou ainda uma detenção em cumprimento de mandato de detenção para cumprimento de pena.

No âmbito contraordenacional, registaram-se 34 infrações relativas à legislação rodoviária.

Grandes nomes da música portuguesa no 25º Festival de Lavre

Entre 28 e 31 de julho, o Festival de Lavre promete trazer ainda mais animação ao concelho de Montemor-o-Novo. Ao palco vão subir vários nomes incontornáveis da música portuguesa, como Tara Perdida, José Cid, Ivandro e Toy.

Com uma componente social “muito grande e muito forte”, para além da sua vertente lúdica, o festival, que se celebra este ano, os seus 25 anos de existência, tem sido um evento, através do qual, explica André Cabica, da organização, ajudar a combater “o flagelo da desertificação” da vila. “Sabemos que o trabalho que desenvolvemos é uma mera gota no oceano, mas acreditamos que é muito importante para de, algum modo, inverter-se esta tendência”, assegura. Estes são já 25 anos de “muito trabalho” e “de dedicação a Lavre, às suas gentes, aos seus costumes e tradições. São 25 anos de muitas alegrias, muitas emoções”, garante.

Para esta edição, que conta com “muitas novidades”, a organização pensou e preparou uma programação “aprimorada” para celebrar, da melhor maneira, as suas bodas de prata. Para além dos concertos, não vão faltar espetáculos de teatro, dança, cinema, culinária e workshops, que a organização acredita serem ingredientes fundamentais para atrair mais público. A aposta na comunicação do evento também está a ser, desta feita, diferente, e por isso, a expectativa é receber muita gente em Lavre.

No dia 28 (sexta-feira), a responsabilidade de abrir o festival é de Tara Perdida e Fernando Alvim. No dia 29 (sábado), atuam José Cid, com a animação a prosseguir noite dentro com Zinko. Seguem-se, no dia 30 (domingo), Ivandro e Baile das Novinhas. No último dia, 31 de julho (segunda-feira), sobem ao palco Toy e I Love Baile Funk.

Entre as novidades deste ano, André Cabica destaca a programação específica, com concertos, workshops e palestras, criada para um espaço lounge, nos antigos Lavadouros de Lavre, recentemente requalificados. Neste espaço vão atuar Royal Bermuda, Trio Alcatifa, Pedro Jóia e Bruno Chaveiro.

Garantindo que não faltam motivos para visitar Lavre, durante o evento, André Cabica revela ainda que a área de campismo, para que os mais jovens, sobretudo, possam aproveitar o festival do início ao fim, foi melhorada. O responsável destaca ainda um cortejo etnográfico, com a participação de diversos grupos, a ter lugar no dia 29 de julho.

Os bilhetes já encontram à venda, no posto de turismo de Montemor-o-Novo, União de Freguesias das Cortiçadas de Lavre e Lavre, Junta de Freguesia de Vendas Novas, Casa do Povo de Lavre, Quiosque A Bolota e Deck Bar (Vendas Novas). Também podem ser adquiridos online (aqui). Os preços variam entre os sete e os oito euros, nos bilhetes diários. O bilhete geral custa 20 euros e o ingresso, com campismo, 25 euros.

Colisão em Montemor-o-Novo provoca ferido grave

Uma colisão entre dois veículos ligeiros de passageiros ocorreu na tarde de ontem, quinta-feira, 20 de julho, na Estrada Nacional (EN) 114, à saída de Montemor-o-Novo, em direção a Évora.

Deste sinistro, segundo informação do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil, resultou um ferido grave, uma mulher de 49 anos, que foi transportada para o Hospital do Espírito Santo de Évora.

Para o local foram mobilizados os Bombeiros de Montemor-o-Novo, a VMER e a GNR, num total de 11 operacionais, apoiados por quatro viaturas.