Claque Ultras Calipolense promove torneio de futsal “Vila Viçosa Joga”

A claque Ultras Calipolense promove o torneio de futsal “Vila Viçosa Joga”, que vai decorre entre amanhã, 17 de julho e dia 22 deste mês.

O torneio vai disputar-se no polidesportivo descoberto de Vila Viçosa no máximo com oito equipas seniores.

No final do torneio haverá prémios para os três primeiros classificados, de 600, 300 e 100 euros, respetivamente.

As inscrições têm um custo de 100 euros e podem ser feitas através do email vilavicosajoga.futsal@gmail.com, ou do contacto 96 26 90 529.

Obra da piscina de Portalegre deve ter início ainda este ano

Com o projeto de arquitetura da piscina municipal descoberta de Portalegre já pronto, a obra, tão desejada pelos portalegrenses, deve arrancar ainda este ano.

A presidente da Câmara, Fermelinda Carvalho, que confessa que gostava que, no próximo verão, a obra estivesse já concluída, lembra que a intervenção “vai levar o seu tempo”, até porque é preciso renovar “totalmente” o espaço, ou não estivesse ele “muito degradado”.

“Já terminámos o projeto de arquitetura e vamos adjudicar agora as especialidades da obra da piscina descoberta. Queremos ainda, este ano, iniciar a obra, que encerrou portas, acho eu, mal, porque faz muita falta e percebemos que era uma prioridade”, comenta a autarca.

Considerando esta uma obra “de grande envergadura”, se não estiver ainda pronta, no próximo verão, estará, por essa altura, “muito adiantada, com certeza”, diz ainda Fermelinda Carvalho.

Para já, funcionam as outras quatro piscinas municipais do concelho: a da Quinta da Saúde, do Reguengo, da Ribeiro de Nisa e de Alegrete. A Piscina da Quinta da Saúde encerra à segunda-feira; a do Reguengo, à terça; a da Ribeiro de Nisa, à quarta; e a de Alegrete, à quinta. Funcionam todas das 10 às 20 horas.

Évora quer ser uma Capital Europeia da Cultura “diferente de todas as outras”

A Câmara Municipal de Évora tem vindo, nos últimos tempos, a receber e a reunir com várias delegações, de outros países, num conjunto de iniciativas que se inserem no âmbito da estratégia de promoção da cidade, enquanto Capital Europeia da Cultura, em 2027.

O presidente da Câmara, Carlos Pinto de Sá, explica que a Capital Europeia da Cultura, em 2027, será “uma proposta diferente” de todas as outras que já existiram. Segundo o autarca, é uma proposta que “faz uma rotura com aquilo que eram as Capitais Europeias da Cultura e que, constrói, a partir de agora, e até 2027, os projetos”. A ideia, adianta, é, não de compra, mas de construção de espetáculos, que acontecerá a partir deste ano e até 2027.

Para já, explica ainda Carlos Pinto de Sá, a autarquia está a preparar a análise do plano de ação, bem como o protocolo que será assinado com o Governo, para fazer face ao financiamento que o município irá receber. Esse financiamento, diz ainda, não será apenas proveniente do Estado, mas também “dos fundos da União Europeia e do fundo de Turismo”.

Câmara de Alandroal apoia freguesias na realização de viagens de verão

A União de Freguesias de Alandroal, com o apoio da Câmara Municipal, proporciona, no próximo dia 22, uma viagem até ao Zoomarine, a pessoas não reformadas.

Segundo o presidente da Câmara, João Grilo, a autarquia decidiu, este ano, “dar apoio a uma saída de verão”, a cada uma das freguesias do concelho, cabendo a cada junta decidir o seu programa específico, “nos moldes que entendessem que era mais necessário, atendendo às necessidades de cada freguesia”.

“A Junta do Alandroal optou por proporcionar um dia diferente aos jovens casais, que têm filhos, numa experiência no Zoomarine; depois já juntas que estão a pensar dar mais oportunidade aos idosos. Cada um terá o seu programa específico e nós daremos o apoio com as viaturas municipais e tudo aquilo que é possível”, diz João Grilo.

Com isto, diz ainda o autarca, e a juntar a todo o apoio que é dado à Ludoteca de Verão, que leva as crianças à praia e a museus, o Município de Alandroal tenta “manter uma proximidade com todas as pessoas do concelho e proporcionar-lhes momentos lúdicos” durante esta altura do ano.

Os interessados em participar nesta ida ao Zoomarine, na Guia, a poucos quilómetros de Albufeira, devem fazer a sua inscrição até terça-feira, dia 18. As inscrições, limitadas ao número de lugares existentes, deve ser feita pelo telefone 268 449 581.

Workshops de Banda Desenhada a partir desta segunda-feira em Montemor

Entre amanhã, 17 de julho, e 7 de agosto, sempre às segundas-feiras à tarde, entre as 18 horas e as 19h30, a Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo, é espaço para que os mais novos dêem asas à imaginação, em workshops de Banda Desenhada.

Diferentes daqueles que terminaram recentemente, em que se conseguiam produzir páginas de histórias de banda desenhada, explica o responsável pela iniciativa, Carlos Rafael Picamilho, nestes workshops de verão, com a duração de hora e meia, as crianças, a partir dos seis anos, terão oportunidade de trabalhar uma capa de um livro. “Eles constroem uma personagem, seja masculina, feminina, um super-herói, o que eles entenderem, e depois farão uma capa de banda semelhante à do cartaz que promove este workshop”, adianta.

Com recurso “a técnicas simples”, Carlos Rafael Picamilho, que revela que muitas crianças o têm surpreendido, garante que as conseguem, facilmente, produzir bons trabalhos. “Eles são autênticas esponjas. A forma como eu desenho também é muito simples, com traços simples, com técnicas acessíveis a qualquer pessoa e eles apanham aquilo muito bem”, acrescenta.

O objetivo destes workshops, diz ainda o responsável, é que as crianças se divirtam, desenhando sempre à sua maneira: “cada um tem o seu estilo, não há sempre a tendência de olharmos para o vizinho do lado e compararmos o que estamos a fazer”.

Estas sessões são destinadas a crianças a partir dos seis anos. As inscrições, que são gratuitas, devem ser feitas através do email da Biblioteca Almeida Faria: biblioteca@cm-montemornovo.pt