Município de Montemor instala 15 novos oleões na cidade e freguesias rurais

O Município de Montemor-o-Novo terminou, no passado dia 7 de julho, a instalação de 15 oleões para a recolha de Óleo Alimentar Usado (OAU), na cidade e freguesias rurais.

Na cidade, os novos oleões encontram-se na Avenida Capitão Salgueiro Maia, Rua Fernando Namora, Avenida Gago Coutinho – Largo Calouste Gulbenkian, Rua Comandante Fragoso, Rua Gil Eanes, Rua de Olivença, Rua Tomé Adelino Vidiga e no Largo Machado dos Santos.

Nas freguesias rurais, podem-se encontrar no Parque o Mirante – EN 114, em Lavre; Rua do Pinheiro, em Cortiçadas de Lavre; Rua Bento Gonçalves, em Foros de Vale de Figueira; Estrada Nacional 2, em Ciborro; Rua Dr. Bernardino Machado, em Santiago do Escoural; Rua Primeiro de Maio, em São Cristóvão; e na Rua Francisco António Correia Palhavã, em Cabrela.

Tendo em vista um melhor ambiente e uma maior taxa de valorização do óleo Alimentar Usado (OAU), a rede de recolha deste resíduo foi alterada, ajustando algumas localizações e instalando oleões mais modernos e resistentes. Os novos Oleões (metálicos e de cor cinzenta) estão equipados com sensores que permitem que a monitorização em tempo real, sabendo-se assim qual o estado de enchimento do oleão e o número de depósitos que foram lá colocados.

Os OAU são óleos de origem vegetal, utilizados normalmente nas nossas cozinhas para preparar alimentos. Os OAU quando despejados indevidamente no esgoto doméstico, podem danificar os canos, dificultando e provocando problemas nas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR). Quando eliminados de forma errada, constituem um potencial perigo de contaminação, quer dos solos, quer das águas.

A melhor maneira de usar o oleão, será depositar o óleo num recipiente estanque, como numa garrafa de plástico, após este arrefecer, devendo estar bem fechado. O oleão serve somente para óleo alimentar, deste modo, deve-se evitar depositar manteigas, óleos lubrificantes de motores e outros resíduos. 

Os OAU cheios são encaminhados e podem ser valorizados, obtendo-se biodiesel ou sabão.