Feira de Atividades Económicas em Arronches arranca na quinta-feira

Cerca de 150 expositores de diversas áreas de negócio, com destaque para o setor da agricultura, vão estar na 12ª edição da Feira das Atividades Económicas de Arronches.

O evento vai decorrer de quinta-feira a domingo, de 13 a 16 de julho, no Espaço Multiusos do Rossio. O presidente da Câmara de Arronches, João Crespo, revela que, “no ano passado tornou-se o certame mais atrativo e com melhores condições para os expositores, pelo que este ano a dinâmica mantém-se e com uma programação musical muito interessante, para agradar a todos os públicos e que, normalmente tem sempre muita adesão”:

João Crespo destaca os artistas que irão atuar nestes quatro dias de certame. “No primeiro dia temos o Noble que é uma figura em grande a inaugurar o certame e depois segue-se uma noite com música dos anos 90; já na sexta-feira temos o Emanuel, que promete uma noite grande, seguindo-se o Dj; no sábado atua João Pedro Pais, que está a comemorar 25 anos de carreira e no domingo temos um espetáculo de tributo aos Queen, com apontamentos de fogo de artificio, pelo que acreditarmos que seja um encerramento em grande”:

Mas, para além da animação musical, esta Feira de Atividades Económicos, como afirma o presidente da Câmara de Arronches, faz-se também de “gastronomia regional, com tasquinhas e bares e, na parte agropecuária temos uma grande adesão com concursos de ovinos e concurso de rebanhos da nossa terra”.

Em termos musicais, este ano vão estar na FAE, além dos grupos locais, Noble (dia 13), Emanuel (14), João Pedro Pais (15) e a fechar (dia 16), um concerto de tributo aos Queen, com FF e a Banda Euterpe de Portalegre.

Escola de Ballet de Montemor foi “Do Barroco ao Rock” no final de ano letivo

A Escola de Ballet da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo deu por terminado, no passado sábado, a 8 de julho, o seu ano letivo 2022/2023. Foi no palco do Cineteatro Curvo Semedo, perante uma plateia bastante composta, que praticamente encheu a sala, que a Escola apresentou o seu espetáculo ‘Do Barroco ao Rock’.

Há que destacar a grande variedade de influências notadas nas danças apresentadas durante todo o espetáculo, que decorreu ao ritmo de muita música, que ligou o rock das últimas décadas aos grandes instrumentais da era barroca. A qualidade artística, que comprovou o sucesso do trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo pelas alunas das diversas faixas etárias e pela professora Amélia Mendoza, foi verificada por todos os presentes, que ficaram maravilhados pela entrega e pela espetacularidade em palco.

Na abertura do espetáculo, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, congratulou a Escola de Ballet pelo fim de mais um ano letivo, cumprindo já 44 anos a promover a arte, a cultura e, em particular, a dança na comunidade montemorense.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

Nova empresa junta-se à startUP Montemor-o-Novo

A Nautil Piscinas, Lda., uma empresa local sediada em São Cristóvão, é a mais recente empresa a juntar-se à comunidade startUP Montemor-o-Novo.

Para celebrar a relação foi assinado um contrato de incubação, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão.

Saiba mais sobre a Nautil Piscinas em http://www.nautil.pt/ e sobre a startUP Montemor-o-Novo em https://startupmontemornovo.com/ 

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

Núcleo da Liga dos Combatentes de Montemor celebrou centenário

Na manhã de sábado, 8 de julho, junto ao “Monumento aos mortos da Grande Guerra de Montemor-o-Novo”, realizou-se a cerimónia comemorativa do Centenário do Núcleo da Liga dos Combatentes de Montemor-o-Novo, através de uma iniciativa que incluiu a Cerimónia de imposição da medalha comemorativa das campanhas a ex-combatentes, entrega de Diplomas a Jovens Sócios manifestando o Testemunho “Dos Avós aos Netos”.

O Município de Montemor-o-Novo esteve representado pelo Presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, que deixou palavras de reconhecimento pelo trabalho do Núcleo, “uma das associações mais antigas do nosso concelho, que ao longo destes 100 anos de existência sempre honrou e dignificou o nome de Montemor-o-Novo”. Com a constante preocupação em “honrar os mortos por Portugal e dignificar os vivos”, o Núcleo de Montemor tem desenvolvido as suas atividades de forma exemplar e extraordinária. Tem fomentado em permanência a exaltação do amor à Pátria, mas também a esta nossa terra”, disse Olímpio Galvão. Assumindo o compromisso de estar sempre disponível para o trabalho em conjunto com o Núcleo montemorense, o Presidente da Câmara assumiu igualmente “o compromisso de trabalhar em conjunto com o Núcleo, para a criação de um memorial ao Combatente do Ultramar em Montemor-o-Novo”.

Intervieram ainda na cerimónia José Leal, Presidente Núcleo da Liga dos Combatentes de Montemor-o-Novo, o Presidente da União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras, António Danado, e o Comandante Filipe Macedo, da Direção Central da Liga dos Combatentes.

Também estiveram presentes na cerimónia o Vereador António Pinto Xavier e representantes da União de Freguesias de Cortiçadas de Lavre e Lavre e Junta de Freguesia do Ciborro, bem como de outros Núcleos da Liga de Combatentes.

Nesta iniciativa, que teve o contributo de uma força militar do Regimento de Artilharia Nº 5, sediado em Vendas Novas, José Leal foi condecorado com a medalha de honra de mérito grau ouro, da Liga dos Combatentes, e foram ofertadas medalhas comemorativas da Liga dos Combatentes ao Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, ao Presidente da União de Freguesias de Vila, Bispo e Silveiras e ao Presidente do Núcleo de Montemor-o-Novo da Liga dos Combatentes. Também foram distinguidos com a medalha do Centenário do Núcleo de Montemor-o-Novo, a Direção Central da Liga dos Combatentes, assim como a toda a Direção do Núcleo e algumas pessoas que, com o seu voluntariado, muito têm contribuindo para o desenvolvimento deste Núcleo.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

 

Quercus teme que ambiente na Extremadura saia ameaçado com novo Governo

A Quercus teme que o ambiente, na Estremadura espanhola, esteja ameaçado com o novo Governo, que toma posse esta semana.

Segundo José Janela, da associação ambientalista, “o partido de extrema-direita VOX vai fazer parte do governo da Extremadura, em coligação com o Partido Popular (PP) e existe um acordo entre os dois partidos, que exige que se altere o plano de desmantelamento da central nuclear de Almaraz, que está previsto ter início entre 2027 e 2028.”

José Janela considera que isto “é preocupante, para além de outras medidas que estão no acordo”.

Tudo para saber sobre o acordo entre novo Governa da Extremadura e o seu impacto ambiental, na edição desta semana do programa “Ambiente em FM”, com José Janela da Quercus, par ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Observação de estrelas no sábado na Praia de Azenhas d’El Rei

A Câmara Municipal de Alandroal promove, no próximo sábado à noite, 15 de julho, na Praia das Azenhas D’el Rei, em Montejuntos, uma sessão de observação de estrelas.

“À Luz das Estrelas” – assim se chama esta atividade – faz parte de um programa de iniciativas que são desenvolvidas, ao longo de todo ano, no âmbito dos programas da Bandeira Azul e das Estações Náuticas, mas sobretudo no verão, diz o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, lembrando que serve também para que se possa continuar “a afirmar o destino de Alandroal como fazendo parte da estratégia Dark Sky Alqueva”.

“As observações astronómicas fazem todo o sentido, uma vez que estamos na reserva Dark Sky Alqueva, e são atividades que queremos continuar a desenvolver. Quantas mais oportunidades destas criarmos, melhor”, garante.

Por outro lado, o autarca explica que há “muitas outras” atividades previstas para a Praia das Azenhas D’el Rei, ligadas ao desporto ou até mesmo à componente educativa, para as crianças. “A ideia é manter um conjunto de atividades para além daquelas que o concessionário do restaurante vai promovendo, como animação musical”, recorda.

João Grilo garante ainda que a praia, para além de “muito atrativa” durante o dia, em que as pessoas podem apanhar sol e refrescar-se, também o é à noite, com a oferta de restauração e animação, que “vale a pena visitar”.

As inscrições na iniciativa de observação de estrelas são gratuitas, mas obrigatórias. Devem ser feitas no Posto de Turismo de Alandroal ou através de telefone (268 440 045) ou email (turismo.alandroal@cm-alandroal.pt).

GNR de Évora: fim de semana com dez detenções e 11 acidentes

O Comando Territorial de Évora da GNR registou entre sexta-feira, 7 de julho, e ontem, domingo, dia 9, na sua área de responsabilidade, 11 acidentes de viação, sendo sete colisões, três despistes e um atropelamento, dos quais resultaram quatro feridos leves e danos materiais.

Durante o fim de semana, a GNR registou dois incêndios agrícolas: um em Alcáçovas, no concelho de Viana do Alentejo, e outro na A6, no concelho de Montemor-o-Novo, tendo ardido no total cerca de 150 metros quadrados de pasto.

No âmbito da criminalidade foram registadas 26 ocorrências: oito crimes contra as pessoas, sete contra a vida em sociedade, seis contra o património, dois crimes previstos em legislação avulsa, dois crimes de maus-tratos a animais de companhia e um crime contra o Estado.

A GNR efetuou ainda dez detenções em flagrante delito: sete pelo crime de condução em estado de embriaguez, duas por condução sem habilitação legal e uma pelo crime de desobediência.

No âmbito contraordenacional, registaram-se 80 infrações relativas à legislação rodoviária, sete à legislação policial e duas à legislação ambiental.

A GNR dá continuidade às operações “Escola Segura 2022/23”, “Resina 2023”, “Floresta Segura 2023”, “Pica-Pau Exames Nacionais 2023”, “Campo Seguro 2023”, “Prevenção de Afogamentos” e “Operação Verão Seguro 2023”.

Biblioteca de Montemor com muitas atividades ao longo deste verão

“Costura entre Livros” e “À Conquista da Biblioteca” são duas das muitas iniciativas dinamizadas pela equipa da Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo, este verão, a pensar, sobretudo, nos mais pequenos.

A primeira sessão de “Costura entre Livros”, atividade a ser desenvolvida todas as terças-feiras, até final de agosto, arranca já amanhã, 11 de julho, na Biblioteca Municipal. A iniciativa é destinada a crianças dos seis aos 12 anos, entre as 15 e as 18 horas.

Às quintas-feiras de julho e agosto, decorrem as sessões “Brincar com as Histórias”, para crianças a partir dos três anos, entre as 15 e as 18 horas.

Já a sessão de taça tibetanas “Boas Vibrações de Verão na Biblioteca”, com Ana Rita Palmiro, está marcada para sexta-feira, dia 14 de julho, a partir das 18 horas. Trata-se de uma atividade de grupo, destinada a todas as atividades.

Entre as 21 horas e a meia-noite de 26 de julho, é promovida a atividade “À Conquista da Biblioteca”: uma iniciativa destinada a famílias e crianças a partir dos seis anos.

Todas estas atividades carecem de inscrição, que é gratuita. A inscrição deve se feita através do número 266 898 105 ou pelo email biblioteca@cm-montemornovo.pt