Jogos do Município: Fase Concelhia de Hipismo no Centro Hípico D. Duarte

Foi pela mão do Centro Hípico D. Duarte que os desportos equestres foram representados, na edição deste ano, nos Jogos do Município de Montemor-o-Novo. Na manhã de 1 de julho e, com início às 10 horas, as suas instalações acolheram a Fase Concelhia de Hipismo.

Tratou-se de uma manhã com provas de várias categorias e com representação de diferentes faixas etárias. “Contudo, o mais importante a reter foi o convívio entre os vários participantes e, claro, a paixão pela equitação”, diz a Câmara Municipal de Montemor.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

Dillaz, Bispo, Pedro Abrunhosa, Ivandro e Bárbara Tinoco em Avis

De 28 a 30 de julho, Avis é palco de mais uma edição daquele que é um dos eventos mais emblemáticos do Alto Alentejo: a Feira Franca.

A abertura da Feira está agendada para as 20 horas de dia 28 e na primeira noite vão passar pelo palco principal Dillaz, Bispo, T-Rex, bem com os grupos de DJ’s Insert Coin e Dupla Mete Cá Sets, que prometem prolongar a festa pela noite dentro.

No dia 29, os nomes mais sonantes do cartaz são Mr. Bones, Pedro Abrunhosa, Ivandro e o DJ Kratus.

O terceiro e último dia da Feira conta com as atuações de Super Mars e Bárbara Tinoco, sendo que o encerramento fica a cargo de Zé Pedro Sousa.

Mas a Feira Franca é muito mais do que a música que ecoa do palco principal, sendo de destacar a participação de diversos artistas e grupos locais que vão pisar o palco secundário para mostrar os seus talentos na área da música e da dança.

Os visitantes encontram também neste evento barraquinhas com artesanato de todo o país, bem como de produtores e instituições locais, que dão a conhecer o trabalho que desenvolvem. A não esquecer os petiscos que refletem o melhor da gastronomia regional e que podem ser encontrados nas tasquinhas.

De assinalar ainda as exposições bem como as atividades desportivas que integram o programa da Feira, organizada pelo Município de Avis, com o apoio das Freguesias e Uniões de Freguesias do Concelho e associações e coletividades locais.

Os bilhetes estarão à venda em breve na Ticketline e nos locais habituais.

Festival Raya com “noites longas e animadas” de 7 a 15 em Campo Maior

A edição deste ano do Festival Raya, em Campo Maior, está aí à porta, sendo que, nos próximos dois fins de semana, sobem ao palco Profjam, Marisa Liz, Calema e Bárbara Bandeira. O evento decorre de 7 a 15 de julho.

Com a promessa de que estas serão “noites longas”, o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, revela que, para além do destaque que é dado aos quatro nomes de referência, e sem esquecer “a prata da casa”, a autarquia preparou ainda uma série de atividades, a desenrolarem-se, ao longo de toda a semana, no intervalo dos dois fins de semana de espetáculos. “A ideia é termos noites animados, com nomes de referência, mas sem perdermos a essência daqueles que são os nomes da nossa localidade. É isso que temos tentado fazer”, garante.

À semelhança do que aconteceu na edição passada do festival, Rosinha garante que este ano o Raya tem também “um cartaz fantástico”. “Vamos ter alguns upgrades, feitos ao próprio formato, naquilo que será o espaço, bem como as condições e o próprio palco”, adianta.

Luís Rosinha, ainda que assuma que o investimento feito pela autarquia no evento é “grande”, assegura que os campomaiorenses merecem esse esforço, para que tenham oportunidade de ver e ouvir bons artistas. Não querendo comparar o Raya a nenhum outro festival do género, na região, nem tão pouco entrar em “concorrência”, o presidente da Câmara diz ainda que o evento tem o cartaz que a autarquia considerou ser “o mais correto”.

O programa completo do Festival Raya para conhecer aqui.

Exposição “Ismael – E se fosses tu?” na Oficina da Criança

Está patente na Oficina da Criança, de Montemor-o-Novo, a exposição “Ismael – E se fosses tu?”.

Ismael é a personagem central de um livro, lançado já este ano, na Biblioteca Municipal Almeida Faria, da autora Sílvia Mota, utente da Associação 29 de Abril, com ilustrações de Carlos Picamilho, que adaptou a história para banda desenhada. A obra descreve o modo como Ismael, durante a sua infância, sofreu bullying.

Para concretizar esta exposição, para além de Sílvia Mota e Carlos Picamilho, há que valorizar o contributo da artesã Alice Candeias, formadora de costura e bordados na Associação 29 de Abril, e dos outros utentes da associação.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

Sociedade Carlista assinalou aniversário com sessão solene

Na passada sexta-feira, 30 de junho, e no dia em que a Sociedade Antiga Filarmónica Carlista celebrou 162 anos de existência, o seu Salão Nobre foi casa para a sessão solene comemorativa do aniversário.

Durante a sessão solene, foram homenageados alguns sócios da Sociedade Carlista, pela sua antiguidade enquanto associados, sendo também sublinhada a importância, histórica e atual, da associação para o panorama cultural montemorense.

Em representação do Município de Montemor-o-Novo, marcou presença na cerimónia, Rúben Costa, coordenador da Unidade de Cultura e Arte da Divisão Sócio Cultural, na impossibilidade da comparência dos membros do executivo, pela realização de sessão de Assembleia Municipal em hora coincidente.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

Escola de Ballet da Câmara de Montemor faz espetáculo de fim de ano

A Escola de Ballet da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo apresenta no sábado, 8 de julho, o seu espetáculo de final de ano letivo 2022/2023, no cineteatro Curvo Semedo.

Numa viagem entre o Barroco e o Rock, as alunas apresentam mais uma vez o resultado do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos meses, sempre com muita dedicação.

Os bilhetes estão disponíveis no Posto de Turismo de Montemor-o-Novo.

“Uma Noite de Aventura na Biblioteca” na quinta-feira em Montemor

Esta quinta-feira, 6 de julho, há nova edição de “Uma Noite de Aventura na Biblioteca”. Histórias, jogos e outras surpresas esperam pelos mais novos, na Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo, a partir das 21 horas.

A iniciativa é destinada a crianças dos seis aos 12 anos, num máximo de 20 participantes.

As inscrições, que são gratuitas, podem ser feiras através do contacto 266 898 105 ou do email biblioteca@cm-montemornovo.pt.

Emagrecimento Saudável no programa “De Boa Saúde”

O organismo é composto pelo anabolismo e catabolismo. Quando o organismo está desequilibrado e existe uma alimentação irregular, o anabolismo aumenta e é mais fácil absorver calorias do que as perder, ou seja, é mais rápido ganhar ganhar peso e mais difícil perder.

Com o consumo excessivo e prolongado de calorias, aumenta o risco de desenvolver obesidade, que por sua vez traz consigo o aumento de outras doenças como as cardiovasculares, diabetes ou cancro.

Desta maneira, para estimular o catabolismo, isto é, perder peso de forma saudável, é preciso duas coisas: dieta alimentar e exercício físico. Fazer as duas coisas ao mesmo tempo é difícil devido ao comodismo, mas é fundamental para conseguir atingir o peso desejado e aumentar a massa muscular. A educação desde cedo na alimentação dos filhos por parte dos pais é um fator crucial para evitar o excesso de peso.

O emagrecimento de forma saudável é o tema em destaque no programa “De Boa Saúde” com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes, que pode ouvir no podcast abaixo:

Visitas ao Património na Ermida de Nossa Senhora da Visitação

No passado domingo, dia 2 de julho, realizou-se uma visita guiada à Ermida de Nossa Senhora da Visitação, em Montemor-o-Novo, no âmbito das Visitas ao Património, que pretende valorizar e proporcionar o contacto, a munícipes e visitantes, com o património físico e histórico do concelho de Montemor-o-Novo.

Esta visita, orientada por Filomena Caetano, teve como objetivo dar a conhecer aos participantes um pouco da história da Ermida de Nossa Senhora da Visitação e da devoção a este título mariano. Foi uma visita repleta de história, arte e devoção, com um bom grupo de participantes, atentos e participativos, no qual se incluiu a Presidente da Assembleia Municipal, Carmen Carvalheira.

A realização desta atividade neste dia visou comemorar o momento em que D. Manuel I, nas suas Ordenações Manuelinas, ordenou que se fizesse no dia 2 de julho uma procissão solene em todo o reino.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

Clubes do Município de Montemor unidos no encontro “Crescer em Movimento”

Foi durante a manhã de sábado, 1 de julho, que decorreu no Pavilhão Gimnodesportivo Municipal de Montemor-o-Novo, o encontro do programa “Crescer em Movimento”, que uniu vários clubes e associações desportivas do concelho.

No encontro estiveram presentes 29 crianças, em representação de quatro clubes: Associação de Solidariedade Social de Silveiras, Clube de Ténis de Montemor-o-Novo, Foros de Vale Figueira Futebol Clube e Rugby Clube Montemor.

Foi ainda imprescindível a colaboração da Escola de Equitação Equimor, numa manhã em que as crianças puderam experimentar diferentes atividades desportivas, variando entre o hipismo, o rugby, o ténis e a ginástica. Para tal, as crianças tiveram sempre o apoio e acompanhamento dos técnicos do Município de Montemor-o-Novo e das referidas associações.

O programa “Crescer em Movimento” tem por base o objetivo de proporcionar às crianças o acesso à prática desportiva de base e, assim, contribuir para um estilo de vida saudável na infância e juventude, através da melhoria das suas habilidades motoras fundamentais.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

Peças de guerra e caça do neolítico em exposição no Museu Militar de Elvas

“Peças de Guerra e Caça do período Neolítico (3.000 a.C.) – A Anta 2 da Mitra” é o nome da exposição que está patente, desde 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, no Museu Militar de Elvas.

O Coronel Nuno Duarte, diretor do Museu Militar de Elvas, revela que esta exposição, que resulta de uma parceria com o Departamento de Arqueologia, da Universidade de Évora, pretende mostrar “artefactos arqueológicos ligados à caça e à guerra”. “Este ano optámos por este tipo de exposição para diversificar a oferta ao público”, adianta.

A ligação entre estas peças e a guerra, diz ainda Nuno Duarte, prende-se com o facto de “os mesmos utensílios que serviam para caçar animais, naquele período, eram os mesmos utilizados para a defesa”.

“É um privilégio expor estas peças arqueológicas pela primeira vez, e em Elvas, de um dólmen, propriedade da Universidade de Évora, que resultam de escavações desde há 20 anos, e como temos uma grande riqueza, sobretudo, de pontas de seta, machados, que estão relacionados com a caça e a guerra e fizemos aqui um casamento simpático, entre materiais pré-históricos, neste espaço de excelência militar”, revela o professor Jorge de Oliveira, da Universidade de Évora. Para tal, por ocasião da abertura da exposição, proferiu uma palestra, com a qual pretendeu, acima de tudo, “explicar o contexto ritual e os mitos que estão subjacentes aos fenómenos megalíticos, do Norte Alentejano, a zona de maior concentração deste tipo de monumentos da Península Ibérica”.

A exposição está disponível para visita até 10 de setembro.

“Careca dos Caracóis”, “A Torre” e “Luna Parque” vencem prova cega de caracóis em Borba

O “Fim-de-Semana do Caracol” terminou no final da tarde de domingo, 2 de julho, em Borba.

A Festa que, durante três dias, promoveu o tradicional petisco e os restaurantes e cafés de Borba, terminou com uma prova cega de caracóis e a entrega de prémios.

O primeiro prémio foi entregue ao estabelecimento “Careca dos Caracóis”, o segundo ao “A Torre” e o terceiro “Luna Parque”.

O evento contou com muita animação pelos Grupos: Bomb’Além, Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba, Voz Amiga e os artistas “Tributo a António Variações”, “Kris Rosa” e “David Melão.

A organização foi das Juntas de Freguesia da Matriz e São Bartolomeu e do Município de Borba.

Parque Urbano foi “Da Poesia ao Cante” na passada sexta-feira

O anfiteatro do Parque Urbano tornou-se no centro de mais uma excelente proposta cultural. Na noite de sexta-feira, 30 de junho, acolheu “Da Poesia ao Cante”, um festival organizado pela Associação de Formação Artística e Bem Estar (AFABE).

Foram quatro os momentos que, como a denominação do evento sugere, uniram a poesia ao cante. O festival arrancou com a poesia, declamada por Ricardo Maria Louro, seguindo-se a atuação do Grupo Coral Feminino Ecos do Monte. Depois foi também tempo para as crianças e jovens, alunos da AFABE, mostrarem o seu talento, tanto em voz como no acompanhamento instrumental. Finalmente, ‘Da Poesia ao Cante’ encerrou com a música tradicional alentejana de três amigos de São Sebastião da Giesteira, os Giest’Encante.

Em suma, o festival garantiu que o fim de semana começava da melhor maneira no Parque Urbano, com a representação de alguns dos muitos traços culturais do Alentejo.

Equipa de Vigilância Florestal já funciona em Montemor-o-Novo

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo está a realizar mais uma edição do Programa de Voluntariado Jovem – Equipa de Vigilância Florestal (EVF).

Na passada sexta-feira, 30 de junho, na véspera do início deste programa, que funciona de 1 de julho a 15 de setembro, decorreu no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, a receção dos jovens voluntários que irão integrar a EVF no mês de julho. Nesta iniciativa esteve presente o vice-presidente Henrique Lopes, a coordenadora do Serviço Municipal de Proteção Civil e Segurança, Sandra Matias, Anabela Ferreira, do Centro Juvenil, e o comandante dos Bombeiros Voluntários, Hugo Ventura. Foram deixadas palavras de agradecimento e estímulo aos jovens, por se terem inscrito no programa, alguns deles pela primeira vez.

Decorreu também a primeira sessão de formação, que teve a sua componente teórica no Quartel e uma parte mais prática no posto de vigia situado no Castelo de Montemor-o-Novo. Recordamos que todas as atividades, no âmbito deste programa de Voluntariado Jovem, são desenvolvidas em colaboração com os Agentes de Proteção Civil do Concelho, nomeadamente com os Bombeiros Voluntários e GNR.

Os voluntários participantes no programa contribuirão para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, através da rápida deteção de colunas de fumo e do consequente encurtamento dos tempos de alerta e acionamento dos meios dos Bombeiros Voluntários, da possibilidade de triangulação do posto de vigia do castelo com outros postos de vigia, da maior precisão e celeridade na localização das ocorrências e da redução do seu número.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

GNR de Évora efetua cinco detenções na segunda-feira

O Comando Territorial de Évora da GNR registou ontem, segunda-feira, 3 de julho, na sua área de responsabilidade, quatro acidentes de viação, sendo duas colisões e dois despistes, dos quais resultaram três feridos leves e danos materiais.

Foi ainda registado um incêndio agrícola, em Alandroal, tendo ardido no total cerca de 2.3 hectares de pasto e uma azinheira

A GNR efetuou ainda cinco detenções, duas em flagrante delito pelo crime de condução sem habilitação legal e outras duas fora de flagrante delito em cumprimento de mandato de detenção para presença ato processual e uma detenção no âmbito da saúde mental.

No âmbito da criminalidade foram registadas 14 ocorrências: seis crimes contra o património, seis contra as pessoas, um contra a vida em sociedade e outro previsto em legislação avulsa.

No âmbito contraordenacional, registaram-se 27 infrações relativas à legislação rodoviária  e cinco à legislação policial.

A GNR dá continuidade às operações Resina, Escola Segura, Floresta Segura, Pica-Pau Exames Nacionais, Campo Seguro e Verão Seguro.

Ciclo da Primavera pode vir a conhecer alterações no futuro

Com mais de 20 anos de história em Montemor-o-Novo, o Ciclo da Primavera voltou, uma vez mais, a animar as freguesias e as localidades do concelho, com as mais variadas propostas artísticas e culturais.

Terminada a edição deste ano, mais curta que o habitual, uma vez que passou de três para dois meses, diz o vice-presidente da Câmara, agora é tempo de se pensar se o formato atual é “o mais correto”. Ainda assim, Henrique Lopes (na imagem) faz um balanço “positivo” do Ciclo da Primavera deste ano.

Henrique Lopes adianta que, do seu ponto de vista, mais que recetoras, as Juntas de Freguesias devem passar a ser também “produtoras de dinâmicas culturais”. “Para mim, essa era a matriz mais correta”, garante.

A autarquia quer agora fazer uma avaliação deste Ciclo da Primavera, juntamente as juntas de freguesia e os serviços de Arte e Cultura do município, e decidir se o atual formato é para manter ou se irá conhecer alterações.

“Agora iremos refletir sobre o impacto real que o Ciclo da Primavera teve juntos do públicos, nos territórios do concelho, e dessa avaliação irá decorrer ou a sua continuidade ou a sua reformulação, que eu acho que é a perspetiva mais correta”, diz ainda, assegurando que o objetivo é que o evento possa ter “uma matriz cultural e artística forte e que forme públicos”.

Mambo Jambo, Pimpinella, Leemar, Joana Cota, Ciranda e D’Ladeira Abaixo foram alguns dos responsáveis, entre 29 de abril e 25 de junho, levar a animação, sobretudo musical, a todos os cantos do concelho de Montemor-o-Novo.