Pre0cupada encerra com a ação participativa “Vamos Fazer uma Açorda”

A edição deste ano da Pre0cupada, da Oficinas do Convento, termina amanhã, domingo, 2 de julho, em Casa Branca, com a Ação Participativa “Vamos Fazer uma Açorda”, pelas 19 horas, no Largo da Estação.

Antes, neste último dia do evento, haverá torneio da malha, pelas 15 horas, na Zona Freixo, à mesma hora que decorrem duas ações participativas “Terra para Pixel”, também na Zona Freixo, e “Deixa o Teu Perfil”, na Escola Primária.

Às 16 horas, decorre a Oficina dos Afetos, na Zona Freixo. Uma hora depois, haverá concerto de Ulf Ding – Uma Viagem Sonora e Contemplativa no jardim de Casa Branca.

A Pre0cupada chega ao fim amanhã, depois de levar, durante mais de uma semana, as mais variadas propostas artísticas, quer à aldeia de Casa Branca, quer à cidade de Montemor-o-Novo.

Concerto dos D.A.M.A. este sábado no São João de Évora

Os D.A.M.A. apresentam-se em concerto, nesta noite de sábado, 1 de julho, às 22 horas, no palco principal da Feira de São João, em Évora, num dia em que o certame tem o programa completo que se segue.

18.00 horas – OLHA – Espetáculo de Flamenco, no Parque Infantil Almeida Margiochi: Espaço Criança, numa organização da Associação de dança e Arte Companhia de Triana

18.30 horas – Cantinho dos Animais, na Av. General Humberto Delgado, Alameda Social (stands)

19.00 horas – Sarau ÉvoraGímnica, no Jardim Público: Parque Diversão Desportivo, com apoio do Clube de Ginástica de Évora, ÉvoraGym, Juventude Sport Club e Fundação Salesianos

19.00 horas – Concerto Peixe Vivo (Associação Porta 37 – Caio Santos e Gheysla), das 19 às 20 horas e das 20 às 21 horas, Animação de rua, Teatro Universo dos Pequeninos, artes circenses, no Parque Infantil Almeida Margiochi: Espaço Criança | Av. General Humberto Delgado: Alameda Social

19.30 horas – La Banda, Alunos da EB André de Resende, na Av. General Humberto Delgado – Alameda Social (Palco)

20.00 horas – A Volta ao Mundo em Cinco Canções (Creche Rainha Dona Leonor, da Santa Casa da Misericórdia de Évora; e 21.00 horas – Espetáculo musical, Concerto Mais Alto! Teatro LU.CA, no Parque Infantil Almeida Margiochi: Espaço Criança

21.30 horas – Bruno Cramez, no Jardim Público: Espaço Jovem (Palco Pequeno)

22.00 horas – Concerto dos D.A.M.A., no Espaço Rossio, Palco Principal (junto ao Monte Alentejano)

22.00 horas – Marta Lima, Jardim Público: Espaço Jovem (Palco Jovem)

22.30 horas – DJ, no Palco AJASUL

22.45 horas – Glossy e 00.00 horas – Perez401, no Jardim Público: Espaço Jovem (Palco Jovem)

Elvas celebrou 11 anos de Património da UNESCO com vídeo mapping e música

O 11º aniversário da classificação de Elvas como Património da Humanidade pela UNESCO foi celebrado, na noite de ontem, 30 de junho, na Praça da República, com vários momentos musicais e um espetáculo de vídeo mapping, com a projeção a ser feita na Sé.

Para o presidente da Câmara, Rondão Almeida, que recorda que Elvas é das quatro cidades do país classificadas como Património Mundial a que inclui, nessa classificação, “o maior número de elementos”, foi “um orgulho e um prazer” encontrar a Praça da República cheia neste primeiro de dois dias de comemorações.

O autarca, se por um lado, lembra “o esforço dos antepassados” para a edificação de todo o património da cidade, por outro, recorda “o grande trabalho”, levado a cabo, ao longo de 18 anos, para que a candidatura à UNESCO fosse uma realidade. Sem nunca esquecer o trabalho de Elsa Grilo, Rondão Almeida garante que, contrariamente ao que verifica hoje, há cerca de 20 anos, o estado do património da Cidade-Quartel Fronteiriça era de degradação.

Neste dia de comemoração da elevação de Elvas a Património da Humanidade, para além da animação musical e do espetáculo de vídeo mapping, “organizado por um elvense, que há bem pouco, colocou a sua empresa em Elvas”, Rondão Almeida explica que a gastronomia da região também teve o seu destaque.

Antes do espetáculo de vídeo mapping “Lux Elvas”, estiveram a animar os presentes Quintas Percussion e DJ Dinga, sendo que ainda subiram ao palco o grupo “A Portuguesa”, bem como o fadista Marco Rodrigues e o grupo Coral “Os Boinas”, de Ferreira do Alentejo.

Este sábado, 1 de julho, na Praça da República de Elvas, entre 21 às 23 horas, haverá animação musical com Quintas Percussion e DJ Cuba, seguindo-se, novamente, o espetáculo de vídeo mapping.

Com “outra disponibilidade financeira”, Câmara de Évora tem vindo “a melhorar” a Feira de S. João

A Feira de São João, em Évora, aproxima-se do fim, sendo que até domingo, 2 de julho, não faltam motivos para uma visita ao certame, com propostas para todos os gostos e idades.

No jardim público da cidade, por exemplo, realiza-se um conjunto de atividades dedicadas às crianças e famílias.  “É um excelente espaço de lazer, de brincadeira”, garante o presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá.

“Quem gosta mais de música mais pesada tem, quem gosta de outro tipo de artes tem, quem gosta mais da feira tradicional. Procura responder aos vários gostos e isso esteve traduzido positivamente”, acrescenta o autarca.

E para além dos artistas conhecidos do grande público, esta feira conta com as atuações de mais de 30 grupos locais, em vários palcos, para que se possa dar a conhecer divulgar o que “de bom” existe no concelho e na região.

Hoje, com uma “maior disponibilidade financeira”, a Câmara Municipal de Évora tem vindo a conseguir fazer várias melhorias a esta feira de São de João. “Conseguimos melhorar o espaço da feira e as pessoas sentem, de facto, que há essa vontade de ir melhorando a feira”, remata.

Esta noite, ao palco principal do certame, sobem os D.A.M.A, a partir das 22 horas. Amanhã, a encerrar a feira, atuam os Clã.

Fim de semana do Caracol em Borba: Grupo Voz Amiga em arruada este sábado

O fim de semana do Caracol prossegue este sábado, 1 de julho, em Borba, com diversas atividades.

Leonel Infante, presidente da Junta de Freguesia da Matriz revela que hoje é a vez do Grupo Voz Amiga da Terrugem animar os estabelecimentos, pelas 19 horas e, à noite, pelas 21.30 horas atua a Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba e às 23 horas, Kris Rosa.

Fim de semana do Caracol que decorre em Borba dando destaque a este petisco típico que será confecionado em cerca 20 estabelecimentos aderentes.

Jogos do Município: São Cristóvão acolheu fase concelhia de Malha

A freguesia de São Cristóvão, no concelho de Montemor-o-Novo, foi anfitriã da Fase Concelhia dos Jogos do Município, daquele que é, talvez, o jogo mais representativo do Alentejo: a Malha.

Foi na tarde quente do passado domingo, 25 de junho, que os representantes das várias freguesias do concelho em prova se deslocaram para a derradeira fase, na área do Complexo Desportivo de São Cristóvão.

O vereador do Desporto, António Pinto Xavier, assistiu de perto à competição, testemunhando o clima de convívio e confraternização gerado em torno da Malha.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

Montemor despediu-se do “Ciclo da Primavera” com o fado de Joana Cota

Foi em Foros de Vale de Figueira, no Centro Cultural, que terminou mais um Ciclo da Primavera, no concelho de Montemor-o-Novo.

A edição de 2023 despediu-se do Município de Montemor-o-Novo e das freguesias do concelhom após quase dois meses de muita música e animaçãom para miúdos e graúdosm que cumpriram com o propósito por detrás do Ciclo: a descentralização da cultura.

O último espetáculo do Ciclo da Primavera ’23 realizou-se pela noite do passado domingo, 25 de junho, quando Joana Cota encantou todo o público presente no Centro Cultural com o seu fado.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

Obra vencedora do Prémio José Saramago apresentada em Montemor-o-Novo

O escritor Rafael Gallo, vencedor do Prémio José Saramago em 2022, apresentou o romance “Dor Fantasma” na passada terça-feira, 27 de junho, na Biblioteca Municipal Almeida Faria, numa sessão promovida pelo Município de Montemor-o-Novo e a Fundação José Saramago.

Durante o dia, o escritor, natural de São Paulo, Brasil, teve a oportunidade de conhecer alguns dos territórios dos percursos do Roteiro Literário Levantado do Chão, na cidade de Montemor-o-Novo e na vila de Lavre.

Na sessão de apresentação da obra, ao fim da tarde, na Biblioteca Municipal Almeida Faria, esteve presente o vereador do Município de Montemor-o-Novo, Henrique Lopes, que agradeceu a presença do escritor e referiu o interesse que a obra lhe suscitou.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

Biblioteca Almeida Faria: Sara Rodi no encerramento do Ciclo “História e Ficção”

Na passada quinta-feira, 29 de junho, a Comunidade de Leitores da Biblioteca Almeida Faria, em Montemor-o-Novo, recebeu a escritora Sara Rodi para um debate em torno do romance “D. Teresa de Távora, a Amante do Rei”.

Durante a sessão foram abordados os principais temas da obra, com destaque para uma análise mais incisiva à protagonista do romance D. Teresa de Távora.

Esta sessão encerrou o Ciclo “História e Ficção”, que decorreu nos últimos três meses. Em julho haverá início a um novo ciclo temático, desta vez, Ciclo “Ler aos Quadrados”, onde serão debatidas obras de Banda Desenhada. Todas as sessões são abertas ao público.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

Casa Branca em festa este fim de semana

A aldeia de Casa Branca, no concelho de Montemor-o-Novo, está em festa este fim de semana, dias 1 e 2 de julho.

A animação musical do evento este sábado, a partir das 20 horas, está a cargo do Grupo Coral e Instrumental “Flores do Monfurado”, João Lérias e DJ Angelita. Antes, pelas 19 horas, haverá atuação do Grupo de Sevilhanas da ACRA.

Amanhã, depois da atuação da Tuna da Escola Superior de Enfermagem de São João de Deus, pelas 19 horas, as festas de Casa Branca terminam ao som de Nuno Florindo, que sobe ao palco às 21h30.

O programa completo para consultar abaixo:

Próximo sorteio do Euromilhões com “jackpot” de 50 milhões

O sorteio de ontem, 30 de junho, do Euromilhões, não teve totalistas, pelo que o “jackpot” em jogo, na próxima terça-feira, é de 50 milhões de euros.

Três apostadores estrangeiros amealharam o segundo prémio, no valor de 225.928,11 euros, e seis jogadores conquistaram terceiro prémio, num valor de 26.401,56 euros cada um.

Quatro portugueses levam para casa o quarto prémio, num total de 31 apostadores, no valor de 1.591,63 euros.

A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 1, 6, 25, 29 e 36 e as estrelas 7 e 10.

A divulgação destes resultados não dispensa a consulta na página oficial dos Jogos Santa Casa.