Visitas ao património de Montemor retomadas em julho

Com a chegada de julho, regressam, a Montemor-o-Novo, as Visitas ao Património.

A primeira visita, marcada para dia 2, será feira à Ermida de Nossa Senhora da Visitação, pelas 11 horas. No decorrer da visita, será dado a conhecer um pouco do património religioso e arquitetónico de um dos ex-líbris de Montemor-o-Novo.

A participação na visita é gratuita, mas mediante inscrição prévia, que deve ser feita no Posto de Turismo de Montemor-o-Novo, ou através do contacto 266 898 103 ou do email turismo@cm-montemornovo.pt.

Embaixador do Peru de visita a Montemor-o-Novo

No âmbito da sua visita à Fábrica de Chocolate da empresa Melgão Cacau e Chocolates, instalada na antiga Estação Ferroviária de Montemor-o-Novo, o embaixador do Peru, Carlos Gil de Montes, foi depois recebido, esta terça-feira, 27 de junho, na Câmara Municipal de Montemor.

Carlos Gil de Montes teve oportunidade de conhecer o projeto dos irmãos António e Serafim Melgão, que surgiu precisamente depois uma viagem ao Peru, onde António Melgão, chef pasteleiro há mais de 30 anos, 25 deles a trabalhar o chocolate, encontrou “as melhores favas de cacau do mundo”.

Após a visita à Fábrica de Chocolate, teve lugar uma receção no Salão Nobre da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, onde o embaixador, acompanhado por António e Serafim Melgão, foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, e pelos vereadores Henrique Lopes e António Pinto Xavier. Numa agradável troca de palavras, foi possível dar a conhecer a Carlos Gil Montes um pouco da história de Montemor, bem ilustrada nos painéis de azulejos do Salão Nobre da autarquia.

Após o almoço, onde a gastronomia local esteve bem representada, o embaixador ainda visitou o Castelo e a Quinta da Plansel.

Cãominhada em Montemor a favor da Patolas e Patinhas

No âmbito das comemorações do seu 162° aniversário, a Sociedade Carlista promoveu, no passado sábado, 24 de junho, uma cãominhada solidária, em Montemor-o-Novo.

Com a colaboração do Serviço Municipal de Veterinária e da associação Patolas e Patinhas, para a qual reverteu o valor das inscrições, participaram alguns cães do Centro de Recolha Oficial – Canil e Gatil Municipal (CRO), com objetivo de passar a mensagem “Adota-me”.

A iniciativa, onde participou a vereadora Sílvia Santos, iniciou bem cedo, junto ao Jardim dos Cavalinhos. Durante o caminho houve muita alegria e o coração dos participantes derreteu com a meiguice dos cães do CRO.

Estes amigos de quatro patas, estão à espera de um novo lar, que os acolha e que esteja disponível para receber algo inigualável que é a sua fiel amizade. Quem quiser visitar o CRO e levar para casa um amigo fiel, deve contactar o Serviço Municipal de Veterinária, através do email smveterinaria@cm-montemornovo.pt ou do contacto 934527291.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

Festival do Gaspacho de regresso a Vendas Novas

O “Fim de Semana Gastronómico do Gaspacho” está de regresso a Vendas Novas, já no fim de semana, dias 1 e 2 de julho.

Participam na iniciativa 11 restaurantes de Vendas Novas, que prometem apresentar as suas diferentes versões desta típica comida de verão.

O gaspacho, tradicional sopa fria de tomate, pepino, alho, cebola, temperos e pão, um prato icónico do Alentejo que, a par da açorda, são dignos representantes do património culinário da região.

Nos restaurantes participantes, o público pode optar pela receita espanhola, em que os ingredientes são triturados, mas é a Alentejana, com tudo finamente cortado, que prevalece. As variações são de acordo com o tipo de peixe que acompanha.

No final, por cada dez euros gastos na refeição, os clientes recebem uma senha, que lhes irá permitir habilitarem-se ao sorteio de cinco vales de 50 euros, a descontar nos restaurantes aderentes.

Arraiolos promove Festas de São Boaventura na Feira de São João

Arraiolos é um dos municípios representados na Feira de São João, em Évora, para, sobretudo, divulgar o seu património, no âmbito de Évora – Capital Europeia da Cultura 2027.

“A Capital Europeia da Cultura é uma aposta para todo o Alentejo e irá, sem dúvida, beneficiar toda a região e obviamente que Arraiolos tinha que estar aqui presente, para mostrar os seus patrimónios, as suas mais-valias, divulgar o nosso tapete, divulgar os nossos percursos pedestres e as iniciativas que temos nos próximos dias”, explica a presidente da Câmara, Sílvia Pinto.

Para além disso, o município está também no certame para promover as tradicionais festas de São Boaventura, marcadas para 7, 8 e 9 de julho, e pelas quais vão passar “A Garota Não”, Miguel Araújo e Helena Lourenço.

Coruche: evento cultural dinamiza Jardim 25 de Abril no domingo

No próximo domingo, dia 2 de julho, o Jardim 25 de Abril, em Coruche, recebe a iniciativa “Sim, o Nosso Jardim”, um evento único com um programa repleto de iniciativas culturais, lúdicas e promotoras de bem-estar para toda a família. Organizada pelo Município de Coruche, a iniciativa oferece um dia de teatro musical infantil, ateliês de arte, sessões de fotoshooting, crossfit, pilates, ioga, mindfulness, bodybalance, dança e música jazz.

Ao longo do dia está ainda aberto o Mercadinho de Verão, com produtos locais, de artesanato e design, desenvolvido por empreendedores e parceiros locais.

O Jardim 25 de Abril, requalificado em cofinanciamento pelo Alentejo 2020, foi transformado num moderno e multifacetado espaço verde urbano, propício à criação de dinâmicas próprias de utilização e usufruto dos equipamentos pela população local. Com ligações históricas à música, à cultura, ao lazer e ao bem-estar das famílias, e considerando também a proximidade com a praia fluvial do Sorraia e a pista de pesca, o espaço oferece condições extraordinárias para a sua utilização multidisciplinar e intergeracional, exercendo ainda um efeito de atração turística de novos públicos.

Oportunamente, a Câmara Municipal de Coruche promove a 2 de julho, domingo, um dia especial de cultura, lazer, saúde e família.

Cultura: artes plásticas, dança e jazz

No verde campo das artes plásticas, os mais pequenos podem desenvolver a criatividade no jardim com a artista Maria do Carmo Moser, que desenvolve um atelier de arte e de enredos para personagens imaginadas, recomendando-se o uso de roupa adequada à liberdade de sujar. Já a Oficina d’Artes de Coruche (ODAC) apresenta, pelas 17 horas, o espetáculo “ODAC no Jardim”, que encerra o ano de atividades nas suas diversas valências artísticas, nomeadamente dança e música.

E porque “Jazz Faz Tarde”, às 18h30 o 003 Jazz Trio oferece um concerto em formato acústico no anfiteatro natural existente no jardim. O 003 Jazz Trio, do virtuoso saxofonista Gonçalo Prazeres, do contrabaixista Gonçalo Leonardo e do baterista João Ventura, interpreta um reportório easy listening que revisita clássicos do jazz de nomes incontornáveis como John Coltrane, Miles Davis, Dizzy Gillespie ou Dave Brubeck.

Lazer & Saúde: Jardim do Bem-Estar

Entre as 8h30 e as 10h30 a manhã é dedicada ao bem-estar e à saúde. Crossfit, ioga, pilates, mindfulness e bodybalance são as atividades que decorrem em simultâneo no “Jardim do Bem-Estar”, organizadas pela associação desportiva Cross&Lift Sorraia e pela ODAC.

Jardim da Família

Às 10h30 reúne-se a família para “O Jardim da Nossa Infância”, uma peça de teatro musical que envolve o público num espetáculo interativo e aberto ao som de cantigas infantis intergeracionais como “Atirei o Pau ao Gato”, “A Loja do Mestre André” ou “Olha a Bola Manel”. As memórias serão inapagáveis, registadas pelas lentes dos fotógrafos locais José João Ferreira, Francisco Ruivo e Pedro Ribeiro numa sessão de fotoshooting para mais tarde recordar em família.

Por fim, a partir das 19h30 acontece a prova de vinhos “Experiência de Baco”, organizada por produtores locais e pela Martin Boutique Wines, ao som do DJ set Velvet Grooving – um sunset perfeito à beira-rio.

Sal e hipertensão no programa “De Boa Saúde”

Uma colher de chá é a quantidade máxima que devemos ingerir de sal por dia. Mas na realidade, o consumo diário em Portugal está a mais do dobro da quantidade recomendada.

Com a ingestão em demasia, as consequências são para a nossa saúde. O consumo excessivo de sal está diretamente ligado ao aumento do risco de doenças crónicas como hipertensão. Ao aumentar a pressão sobre os vasos sanguíneos, a hipertensão é, por sua vez, um dos principais fatores de risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares como os AVC.

Para combater a hipertensão arterial, há que combater os fatores de risco, nomeadamente o sal. Apesar de ser fundamental para a vida, moderação é a palavra chave a ter em conta na hora de temperar a comida.

Além do sal, também o tabaco, a cafeína e o stress aumentam o risco de hipertensão. O remédio para tudo isto é adotar um estilo de vida saudável.

O sal e as consequências da hipertensão é o tema em destaque esta semana no programa “De Boa Saúde” com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes, que pode ouvir no podcast abaixo:

Rafael Gallo apresenta “Dor Fantasma” esta terça-feira em Montemor

O romance “Dor Fantasma”, de Rafael Gallo, é apresentado esta terça-feira, 27 de junho, pelas 18 horas, na Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo.

Esta a obra sagrou-se, no ano passado, vencedora do Prémio Literário José Saramago, sendo esta sessão promovida em conjunto com a Fundação José Saramago.

Sinopse da obra:

Rômulo Castelo, um pianista virtuoso, dedica-se inteiramente a buscar a perfeição na sua arte e, todas as manhãs, ao acordar, fecha-se na sua sala de estudos. Por trás da porta blindada, que também o distancia de um casamento problemático e de um filho que jamais corresponderá aos seus ideais de excelência, ensaia aquela que é considerada a peça intocável de Liszt, o Rondeau Fantastique. Em breve, Rômulo irá oferecer a sua genialidade ao mundo, numa tournée pela Europa que o sagrará como o maior intérprete daquele compositor. A vida, porém, tem outros planos e, de um dia para o outro, incapaz de se reinventar na adversidade, Rómulo vê fugir-lhe aquele que julgava ser o seu lugar por direito no pódio do mundo.

Piscinas Recreativas Municipais de Montemor-o-Novo já abriram portas

As Piscinas Recreativas Municipais de Montemor-o-Novo abrem portas esta terça-feira, 27 de junho. Para que tal seja possível, “é necessário um esforço por parte de diversos serviços da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, para que tudo esteja pronto para receber os muitos visitantes deste equipamento”, diz a Câmara Municipal.

Fundamentais são também “todos os trabalhadores e trabalhadoras que irão trabalhar neste equipamento municipal”.

Ao início da tarde do passado dia 19 de junho, o presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, efetuou uma receção de boas vindas à maioria dos trabalhadores que vão trabalhar neste equipamento municipal, desejando-lhes um bom desempenho nas suas funções. Na mesma ocasião foi efetuada a assinatura do contrato de trabalho de cada trabalhador.

O Município tem tido “dificuldade em preencher as vagas disponíveis e necessárias, em termos de recursos humanos, fundamentais para o funcionamento das Piscinas Recreativas”. A Câmara Municipal e os seus serviços “tentaram minimizar o impacto destas questões, já que em primeiro lugar está a segurança de todos e a boa fruição deste equipamento”.

Ao longo de cerca de três meses, várias dezenas de milhares de visitantes vão perder-se em horas de lazer e contentamento, nas Piscinas Recreativas de Montemor, cujo encerramento está previsto para 9 de setembro.

As informações sobre preços, horários e principais normas de funcionamento deste equipamento podem ser consultadas aqui.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

Piscina Coberta de Montemor-o-Novo encerra ano letivo 2022/2023

Foi na manhã do passado sábado, 24 de junho, que a Piscina Coberta Municipal de Montemor-o-Novo se despediu do ano letivo 2022/2023.

Como tal, realizou-se o tradicional Festival de Encerramento, que começou cedo, pelas 9 horas, com a presença de muitas dezenas de alunos e famílias pertencentes à Escola de Natação Municipal.

Na primeira parte do Festival, os bebés e os alunos das turmas de Adaptação ao Meio Aquático puderam chapinhar, mergulhar e divertir-se bastante com os vários jogos aquáticos que a equipa da Piscina Coberta preparou.

Pólo aquático, escorregas, pranchas flutuantes… nada faltou para assegurar que os sorrisos e a boa disposição também invadissem a Piscina.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

Fim de semana do Caracol em Borba de 30 de junho a 2 de julho

O já tradicional fim-de-semana do caracol, em Borba, decorre entre sexta-feira e domingo, de 30 de junho a 2 de julho. A iniciativa é desenvolvida pelas juntas de freguesia de Matriz e São Bartolomeu e pretende promover este petisco tão característico da região.

Leonel Infante, presidente da Junta de Freguesia da Matriz revela que, este ano, “a iniciativa conta com mais de 20 estabelecimentos aderentes, onde podemos provar os diferentes pratos de caracóis, havendo ainda outros atrativos durante estes três dias, como animação musical, arruadas e divertimentos para crianças”.

Para sexta-feira, 30 de junho, explica Leonel Infante, está prevista “uma arruada com os Bomb’alem pelos estabelecimentos aderentes, marcada para as 19 horas, e ainda outro espetáculo de tributo a António Variações, às 22.30 horas, na Praça do município”.

Nó sábado, dia 1 de julho, é a vez do Grupo Voz Amiga da Terrugem animar os estabelecimentos, pelas 19 horas e, à noite, pelas 21.30 horas atua a Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba e às 23 horas, Kris Rosa.

Já no domingo o destaque vai para prova cega de caracóis, em que um júri irá eleger os três melhores pratos, de entre os mais de 20 estabelecimentos aderentes. Esta prova está marcada para as 17.30 horas, sendo que a entrega de prémios só será feita às 20.30 horas. Ainda neste último dia, pelas 18.30 horas atua David Melão.

O presidente da Junta de Freguesia da Matriz garante ainda que este evento cada vez “leva mais pessoas a Borba, o que nos alegra muito, porque damos a conhecer não só o petisco dos caracóis, como também a cidade, dá vida aos estabelecimentos e animamos a economia local, e promovemos o convívio entre todos”.

GNR de Évora efetou esta segunda-feira quatro detenções

O Comando Territorial de Évora da GNR registou ontem, 26 de junho, na sua área de responsabilidade, cinco acidentes de viação, sendo duas colisões, dois despistes e um atropelamento, dos quais resultaram um ferido leve e danos materiais.

Também ontem a GNR registou dois incêndios; um agrícola, na localidade de Vera Cruz, no concelho de Portel, tendo ardido cerca de 14 hectares de pasto, estevas e sobreiros; e outro em contentor de lixo, na Azaruja, no concelho de Évora, tendo provocado danos no referido contentor.

No âmbito da criminalidade foram registadas 18 ocorrências: oito crimes contra o património, sete contra as pessoas, dois contra a vida em sociedade e um crime previsto em legislação avulsa.

Os militares da GNR efetuaram ontem quatro detenções em flagrante delito: duas pelo crime de condução sem habilitação legal e duas pelo crime de tráfico de drogas proibidas.

No âmbito contraordenacional, registaram-se 25 infrações relativas à legislação rodoviária e uma à legislação ambiental.

Município de Montemor-o-Novo aprova voto de saudação a Vicente Pereira

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo deliberou, no passado dia 14 de junho, aprovar, por unanimidade, o voto de saudação ao atleta Vicente Pereira, apresentado pela coligação CDS/PSD.

Este voto de saudação surge na sequência da conquista da medalha de ouro, por parte do nadador do Sporting Clube de Portugal, nos Global Games, da Federação Internacional para Aletas com Deficiência Intelectual, que decorreu em Vichy, França.

Para além da conquista do ouro, Vicente Pereira estabeleceu um novo recorde mundial nos 50 metros mariposa, com o tempo de 31,05 segundos.

“Esta conquista é um testemunho do seu talento, dedicação ao mundo do desporto que vem coroar uma série de vitória e superações desportivas”, lê-se no voto de saudação.

O CDS/PSD destaca ainda Vicente Pereira como um “exemplo de inclusão e igualdade no desporto” e agradece “a todo a equipa de apoio, treinadores, familiares e todos os envolvidos no seu desenvolvimento e preparação”.

Época balnear na Praia Fluvial do Sorraia já começou

A época balnear na Praia Fluvial do Sorraia, em Coruche, teve início esta segunda-feira, 26 de junho, estando o seu encerramento marcado para 3 de setembro.

Funcionando das 10 às 18 horas, a Praia Fluvial do Sorraia encontra-se “devidamente licenciada, cumprindo todos os requisitos no que respeita à gestão de praias, à qualidade das águas balneares e à assistência a banhistas”, garante a Câmara Municipal de Coruche.

Situada na margem direita do rio, junto ao Parque do Sorraia, a praia fluvial foi distinguida, no ano passado, com o galardão Bandeira Azul, por critérios como qualidade da água e do espaço (ordenamento), segurança e serviços, vigilância e sensibilização das pessoas (educação ambiental).

A praia tem uma extensão total de areal de 1771 metros quadrados, dos quais 420 são dedicados a campos de jogos e 181 à zona de chapéus-de-sol.

Jorge Fonseca apresenta antologia na Biblioteca Municipal Almeida Faria

“Estudos Montemorenses e Outros Textos Dispersos” é um livro que reúne uma vasta coleção de trabalhos do historiador Jorge Fonseca, redigidos ao longo dos anos, alguns deles publicados fora do concelho de Montemor e que, por isso, de acesso menos fácil aos montemorenses interessados pelo passado da sua terra. A obra, uma edição do Município de Montemor-o-Novo, foi apresentada na passada sexta-feira, 23 de junho, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria.

A apresentação do livro foi levada a cabo pelo autor e pelo vereador do Património Cultural, António Pinto Xavier, em representação do Município de Montemor-o-Novo, tendo o vereador da Cultura, Henrique Lopes, marcado presença na assistência, num auditório que se viu lotado.

Lançada no 40.º Aniversário da Biblioteca Municipal, a obra apresenta-se como mais uma importante contribuição de Jorge Fonseca – um dos grandes pilares da história da Biblioteca – para o património do concelho. O vereador António Pinto Xavier, em texto publicado neste livro, referiu que “há pessoas que mudam o destino dos sítios por onde passam e Jorge Fonseca é uma dessas pessoas. Por tudo o que nos legou e pelas gerações de investigadores que influenciou, Montemor-o-Novo deve-lhe muito mais do que um simples obrigado!”.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo