Voto de pesar pelo falecimento da vereadora Paula Calado

À redação da Rádio Nova Antena chegou o voto de pesar da Câmara de Elvas pelo falecimento da vereadora Paula Calado que reproduzimos abaixo:

A vereadora da Câmara Municipal de Elvas, Paula Cristina Henriques Mota Calado, faleceu este sábado, vítima de acidente de viação sofrido ontem.

A Câmara Municipal de Elvas ao tomar conhecimento do seu falecimento, emite um voto de pesar em honra à vida e à memória da autarca.

Decreta também os dias 25, 26 e 27 de junho, como dias de Luto Municipal, expressando o mais profundo e sentido pesar pelo triste acontecimento, em nome de todo o executivo.

Ao apresentar sentidos pêsames à família, a Câmara Municipal recorda o trabalho da vereadora, Paula Calado, eleita pela coligação PSD/CDS-PP em 26 de setembro de 2021, de 52 anos, natural de Elvas, e empossada a 8 de outubro de 2021.

A docente, formada em ensino de Português e Inglês pela Universidade de Évora, antes de assumir funções executivas no Município de Elvas, lecionava na Escola Secundária D. Sancho II de Elvas e no Instituto Politécnico de Portalegre.

Na Câmara Municipal de Elvas tinha os pelouros da Divisão de Cultura e Turismo, e todas as transferências recebidas pelo Município (Castelo), gestão do Forte da Graça e do Forte de Santa Luzia; dos Museus Municipais, da Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo e Arquivos; da coordenação de Elvas Património Mundial e da Feira Agrícola.

A nível político, Paula Calado era presidente da concelhia do PSD de Elvas, e integrou a direção de Rui Rio e fez parte da presidência da Mesa da Assembleia Distrital do PSD.

Vítima de acidente em Arraiolos acaba por morrer em Lisboa

Paula Calado morreu este sábado, 24 de junho, no Hospital de São José, em Lisboa.

A vítima grave do despiste de um motociclo na passada sexta feira na Estrada Nacional 4, junto à localidade de Vimieiro, em Arraiolos, acabou por falecer este sábado dia 24 de junho, no Hospital de São José em Lisboa, para onde foi helitransportada.

Paula Calado, de 52 anos, era vereadora na Câmara Municipal de Elvas e tinha os pelouros da Divisão de Cultura e Turismo, e todas as transferências recebidas pelo Município (Castelo), gestão do Forte da Graça e do Forte de Santa Luzia; dos Museus Municipais, da Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo e Arquivos; da coordenação de Elvas Património Mundial.

Paula Calado era presidente da concelhia do PSD de Elvas, e integrou a direção de Rui Rio e fez parte da presidência da Mesa da Assembleia Distrital do PSD.

Paula Calado, formada em ensino de Português e Inglês pela Universidade de Évora, antes de assumir funções executivas no Município de Elvas lecionava na Escola Secundária D. Sancho II e no Instituto Politécnico de Portalegre.

À família enlutada, a Rádio Nova Antena de Montemor o Novo endereça as mais sentidas condolências.

Los Perdición este sábado à noite nas Festas de São Geraldo

São Geraldo está em festa desde ontem, sexta-feira, 23 de junho. Para este sábado, último dia do evento, promovido pelo Grupo de Amigos de São Geraldo, estão previstas várias ativididades.

Após uma caminhada, haverá almoço convívio, marcado para as 13 horas. Pelas 14h30, tem início um torneio de sueca e, às 18h30, um peddy-paper familiar. A partir das 22 horas, haverá baile com Miguel Oliveira, seguindo-se, às 23 horas, a atuação de Los Perdición (na imagem). A partir das 2h30, é o DJ Saints quem anima o público.

As entradas no evento, como vem sendo habitual, são gratuitas.

Pre0cupada este sábado com caminhada, Noites Curtas e música em Montemor

Imagem: Projeto Ruínas

A edição deste ano da Pre0cupada, promovida pela Oficinas do Convento, em conjunto com outras entidades, e que teve início na passada quarta-feira, 21 de junho, contempla este sábado, dia 24, em Montemor, um conjunto de atividades.

Para além de uma caminhada pelas margens do Rio Almansor, com ponto de encontro no restaurante “A Ribeiro”, às 18 horas, esta noite, no Convento de São Francisco, haverá concerto de 3I30 (23 horas) e um Dj Set com 2 jack 4U (a partir da meia-noite).

A programação do evento termina hoje em Montemor, sendo que a partir de dia 28, o evento centra-se em Casa Branca, onde não vão faltar workshops, concertos, exposições, teatro e cinema. Margarida Sanches, da Oficinas do Convento, que lembra “o potencial” da aldeia, ainda que bastante despovoada, recorda que a primeira sessão da Pre0cupada em Casa Branca aconteceu em 2019.

Para que o festival possa ser uma realidade em Casa Branca, é necessário um “intenso trabalho prévio”, para o qual a Oficinas do Convento tem convidado a população e todos os interessados a ajudar. Lembrando ainda que há outras associações a promover espetáculos em Casa Branca, Margarida Sanches garante que o objetivo da Oficinas do Convento é levar pessoas até à aldeia, para a dinamizar.

A programação completa do evento para conhecer no site da Oficinas do Convento.

Festival de Folclore este sábado na Casa do Povo de Orada

A cerimónia de abertura das “Comemorações dos 85 Anos do Concurso da Aldeia Mais Portuguesa de Portugal – Festival de Folclore da Orada 2023”, tem lugar este sábado, 24 de junho, na Casa do Povo de Orada e está marcada para as 12 horas.

A iniciativa conta ainda com mostra de artes e sabores, pelas 15.30 horas, seguindo-se às 16.30 horas um momento musical e pelas 21.30 horas o Festival de Folclore.

De recordar que a freguesia de Orada, no concelho de Borba, foi uma das 12 finalistas do referido concursos, pelo que agora é altura de lembrar esta participação que lhe deu o título de uma das mais autênticas aldeias de Portugal.

Vereadora na Câmara de Elvas com prognóstico reservado

Paula Calado, vereadora no Município de Elvas, eleita pelo PSD, com o pelouro da Cultura, e o seu companheiro Miguel Velasques, funcionário no mesmo município, sofreram ontem um acidente de moto, na Estrada Nacional 4, sentido Elvas – Lisboa, antes de chegar à localidade de Vimieiro, concelho de Arraiolos, perto da entrada do Monte Velho, ao km 127. Ambos saíram gravemente feridos do acidente.

O estado de saúde de Paula Calado inspira mais cuidados, uma vez que a vereadora continua em estado muito grave, encontrando-se em risco de vida, com prognóstico reservado, podendo não resistir aos graves ferimentos sofridos.

Paula Calado está no Hospital de São José, em Lisboa, para onde foi transportada no helicóptero que aterrou em plena Nacional 4, tendo o trânsito estado encerrado durante cerca de 90 minutos.

Miguel Velasques, que também sofreu ferimentos graves, tem várias fraturas nas vértebras, punho e nariz, embora se encontre fora de perigo, internado no Serviço de Observação (SO) no Hospital do Espirito Santo, em Évora.

A Rádio ELVAS avançou ontem com a noticia em primeira mão ver Aqui

Barragem dos Minutos tem agora uma capacidade de armazenamento cem vezes superior

O aproveitamento hidroagrícola da Barragem dos Minutos foi recentemente ampliado, com a construção de um reservatório e tubagens necessárias à rega.

Trata-se, segundo recorda o presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, de um investimento de cinco milhões de euros, “a complementar o investimento feito, há mais de 20 anos, que totalizou 11 milhões de euros”. “Por isso, 16 milhões de euros para a agricultura, em Montemor-o-Novo, o maior investimento no nosso território”, assegura o autarca.

Para o presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras, António Danado, que destaca “o trabalho imenso” desenvolvido pela Associação de Beneficiários da Barragem dos Minutos, esta é uma obra “importante”, dado que com ela é possível reservar “alguma água”, sobretudo, quando a região está em seca. Ainda assim, Danado garante que, “dificilmente, a Barragem dos Minutos se vai manter com níveis aquíferos suficientes para alimentar todas as necessidades de Montemor”.

António Danado diz ainda que seria importante fazer a ligação de Alqueva à Barragem dos Minutos, para se poder “alimentar mais esta zona interior do país e dar uma melhor resposta às necessidades das sociedades agrícolas”.

Já João Mamede, um dos técnicos da Associação de Beneficiários da Barragem dos Minutos, explica que este novo reservatório tem uma capacidade de armazenamento “cem vezes superior” ao antigo. “O existente tinha 600 mil litros e o de hoje tem 60 milhões de litros, o que nos dá mais descanso, é melhor para os agricultores e supomos que não vamos ter tantas faltas de água”, diz ainda.

Para terminar a obra, explica ainda João Mamede, falta apenas “a EDP instalar a eletricidade”. “Agora ainda estamos a trabalhar com um gerador”, remata.

De recordar que, na passada quarta-feira, a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, no âmbito da iniciativa “Governo Mais Próximo” esteve de visita à Barragem dos Minutos. As imagens dessa visita para ver na galeria abaixo: