Decorreu entre 7 e 10 de junho a Plataforma Portuguesa de Artes Performativas – PT.23, promovida pel’O Espaço do Tempo, apoiada pelo Município de Montemor-o-Novo. Nos dias em que teve curso, a PT.23 acolheu diversos espetáculos e agentes culturais, mostrando o que de mais notável existe no ramo das Artes Performativas em Portugal. Foram ainda convidados programadores nacionais e internacionais para o comprovar.
Um dos centros da iniciativa foi o Cineteatro Curvo Semedo, abrindo portas ao PT.23 pela primeira vez no dia 7, recebendo ‘CARCAÇA’, de Marco da Silva Ferreira.
No dia 8, Tânia Carvalho apresentou ‘Versa-Vice’, porque segundo a coreógrafa, uma peça e qualquer outra manifestação artística pode ter várias interpretações, contrárias até.
Dia 9, Lígia Soares trouxe ‘A Minha Vitória Como Ginasta de Alta Competição’, que incide sobre duas jovens ginastas de grande nível, sobre os seus feitos, mas, sobretudo, sobre os seus dilemas e a pressão que enfrentam e que pode condicionar a sua performance.
Finalmente, o dia 10 presenciou ‘VÄRA’, de Daniel Matos, um encontro entre corpos nus que desafia o espectador a olhar para além da consumpção da imagem em exposição em palco.
Para além do Cineteatro Curvo Semedo, o PT.23 chegou a outras salas do Município de Montemor-o-Novo: o Convento de São Domingos e a Sociedade Carlista foram ambas casa para a Plataforma, bem como a Blackbox, a Oficina Magina e a XL Box d’O Espaço do Tempo.
Fonte: Município de Montemor-o-Novo


O despiste de um veículo ligeiro de mercadorias, na Estrada Nacional 114, em Foros de Vale Figueira, no concelho de Montemor-o-Novo, resultou em três feridos leves, na tarde desta segunda-feira, 12 de junho.
Depois de sessões dedicadas às obras “A História de Roma” e “O Rei Sombra”, o ciclo temático “História e Ficção”, da Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo, termina no próximo dia 29.
Os Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, representados por uma equipa da Categoria A, participaram este fim de semana, dias 10 e 11 de junho, no Concurso Nacional de Manobras, que se realizou na Covilhã.
Comemorou-se, na passada quarta-feira, 7 de junho de 2023, o 40.º aniversário da Biblioteca Municipal Almeida Faria.
O Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal Continental é um trabalho que resulta do estudo de investigadores, técnicos e voluntários que durante três anos avaliaram o estado das espécies de mamíferos do nosso país.



O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, depois de já o ter feito com as restantes freguesias, assinou no passado dia 7, com o presidente da União Freguesias Vila Bispo Silveiras, António Danado, o protocolo referente ao “Voucher de Apoio à Família”, que “se trata de um bom exemplo desse trabalho próximo e em forte articulação com as Juntas de Freguesia do concelho”.
O Embaixador da República de Cabo Verde em Portugal, Eurico Correia Monteiro, acompanhado por uma Representação da Embaixada da República de Cabo Verde em Portugal e do Centro Cultural Cabo Verde, foram recebidos nos Paços do Concelho de Montemor-o-Novo, na passada quarta-feira, 7 de junho, pelo presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, e pelos vereadores Henrique Lopes, Sílvia Santos e António Pinto Xavier, bem como por técnicos da autarquia.
O Grupo União Sport (GUS) conseguiu, ao fim de vários anos, resolver um problema que manchava o seu nome no Banco de Portugal e que o impedia de realizar as tão desejadas obras no Estádio 1º de Maio.