Piscinas municipais de Vendas Novas abrem esta segunda-feira

As piscinas municipais de Vendas Novas abrem portas na próxima segunda-feira, dia 12 de junho, mantendo-se em funcionamento até dia 9 de setembro, no horário das 10 às 19 horas, encerrando ao domingo.

O valor da entrada varia entre um euro e quatro euros, dependendo da idade e do dia da semana. São gratuitas para crianças até aos 5 anos e os maiores de 65 têm um preço especial.

Inaugurado no ano de 1989, o complexo das piscinas municipais é um verdadeiro oásis no tempo quente de verão, atraindo milhares de pessoas de todos os lugares. Inclui uma piscina olímpica, tanque de saltos, piscina infantil, tanque coberto de aprendizagem, bar, posto médico e uma extensa e apetecível zona verde.

Localizadas numa das principais artérias da cidade, a Avenida 25 de abril, estão enquadradas no parque desportivo municipal, que inclui o pavilhão gimnodesportivo, polidesportivo descoberto, campo de futebol sintético, estádio de futebol, pista de atletismo e campos cobertos de padel, sendo o lugar perfeito para um dia de lazer ou dedicado à atividade física.

O preçário pode ser consultado AQUI.

Grupo de Forcados de Arronches promove largadas de touros na vila

Foto ilustrativa

O Grupo de Forcados Amadores de Arronches promove, no âmbito das Festas de São João, que decorrem na vila, largadas de touros até amanhã, segunda-feira, 12 de junho.

O cabo dos forcados, Manuel Cardoso, revela que o grupo há 12 anos que promove esta iniciativa, que se assume um “concurso entre ganadarias da região, não havendo preferência entre vacas e touros, e o que conta é a bravura das reses”.

Manuel Cardoso acrescenta que o objetivo é “promover a tauromaquia, mas também o convívio entre todos”, convidando todos os aficionados para marcarem presença nestas largadas, onde também haverá serviço de bar com comida e bebida”.

As largadas de touros decorrem às 21 horas, no antigo campo de futebol de Arronches, conhecido como Largo do Rossio.

Atividade de três dias do roteiro “Levantado do Chão” adiada para data a anunciar

A atividade prevista para os dias 30 de junho, 1 e 2 de julho, em que se iram realizar os três percursos do Roteiro Literário “Levantado do Chão”, que une os Municípios de Montemor-o-Novo, Lisboa e Évora, organizada pelo Município de Montemor-o-Novo e pela Fundação José Saramago, foi adiada para data a anunciar.

No caso do concelho de Montemor, este é um roteiro turístico, que dá a conhecer em particular a vila de Lavre, através das palavras do Nobel da Literatura.

Sendo esta uma forma de “conhecer o território e promover e preservar a cultura”, o vereador no Município de Montemor-o-Novo, Henrique Lopes, garante que este roteiro literário é “uma aposta claramente ganha”. Resultado de um processo que “tem muitos anos”, o roteiro, inaugurado em 2020, é descrito pelo autarca como um projeto “inovador e exemplar, não havendo mais nenhum em todo o país”.

Embora ainda “em fase de experimentação”, este roteiro, que assenta no desenvolvimento sustentável e na economia circular de banda larga, tem conseguido atrair, ao concelho, “muitos visitantes”.

Com três percursos, a viagem deste roteiro totaliza 238 quilómetros, entre Montemor-o-Novo, Évora e Lisboa, feita através de uma rede de percursos e de pontos de interesse em torno da obra e da própria vida de José Saramago. Estes percursos podem ser feitos por qualquer pessoa, de forma autónoma, com o apoio da app ou do site do roteiro.

O roteiro oferece mais de vinte pontos de interesse, que vão desde Fundação José Saramago à Casa de Leitura José Saramago, passando pelo Museu do Aljube, entre muitos outros locais icónicos do livro. Além disso, é possível conhecer os aspectos biográficos relacionados com a estadia de José Saramago em Lavre, localidade para onde o autor viveu e se inspirou para escrever aquele que viria a ser o seu primeiro grande romance.

Para este ano, está prevista a inauguração do Centro Interpretativo “Levantado do Chão”, que será implementado no edifício da Biblioteca Municipal Almeida Faria. Este centro, garante Henrique Lopes, em que a tecnologia terá o seu destaque, vai proporcionar uma “experiência única” a todos os visitantes.

Feira Renascentista de Vila Viçosa encerra este domingo

A Feira de Inspiração Renascentista encerra neste domingo, dia 11, em Vila Viçosa, onde vem a decorrer deste a passada quinta-feira, 8 de junho, no recinto do castelo, numa organização da Câmara Municipal.

O programa deste dia derradeiro começa às 15 horas, com as aberturas do mercado ducal e da exposição de instrumentos de tortura. Às 18 horas, abrem as áreas temáticas: acampamento castrense, exposição de falcoaria, fazenda com animais de quinta, jogos renascentistas para famílias e mestres de ofícios a trabalhar ao vivo.

Às seis da tarde, há Cortejo Real pelas ruas de Vila Viçosa e, meia hora depois, o arauto faz a abertura da Feira de Inspiração Renascentista.

Às 19 horas, começam as danças e zombarias; e, a partir das 20.30 horas, são desenvolvidas as atividades de antanho.

Dino d’Santiago no encerramento de “O Tapete está na Rua”

A edição deste ano de “O Tapete está na Rua” chega ao fim este domingo, 11 de junho, com um concerto de Dino d’Santiago, na Praça do Município de Arraiolos. O espetáculo tem início às 22 horas.

Mas até lá, não faltam atividades, neste último dia do certame. Durante todo o dia, decorre no Campo Municipal Cunha Rivara, decorre o 3º Torneio de Futebol “O Tapete está na Rua”, sendo que, às 9h30, Manizola apresenta “Arraiolos Challenge Day 2.0”.

Pelas 10 horas, tem início mais um passeio “Pelo Fio da Tradição”, na Praça do Município. À mesma hora, no Córtex Frontal, decorre um workshop de bordado de Arraiolos, com Olga Narbut.

Às 10h30, no Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos, as famílias são desafiadas para alguns jogos de tabuleiro. Pelas 11 horas, a animação no centro histórico fica a cargo da Banda Filarmónica da Sociedade Musical União Vimieirense.

“As Aventuras do Tapete: o Restauro” serão tema para um momento de animação de rua, no centro histórico, pelas 11h30. Às 16 horas, a animação será da responsabilidade de Rast – Música e Danças Mouriscas e Arraya d’Olos. Pelas 17 horas, também no centro histórico, atua o Rancho Etnográfico “Os Camponeses”, de Arraiolos.

O espetáculo “Novelo”, da companhia Takatum, é apresentado, pelas 18 horas, no cineteatro de Arraiolos.

Algumas imagens do evento para ver na galeria:

Ministro da Administração Interna emite nota de pesar pela morte de Micael Santos

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, emitiu uma nota de pesar pelo falecimento do subchefe dos Bombeiros de Vila Viçosa, Micael Santos, que faleceu ontem, sábado, 10 de junho.

Na nota, enviada à nossa redação pode ler-se “foi com profunda tristeza que recebi a notícia da morte do bombeiro Micael Santos, Subchefe do Corpo de Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa, na sequência das queimaduras sofridas no passado dia 5 de junho durante um incêndio numa oficina”.

“Neste momento de grande dor e consternação, endereço as minhas sentidas condolências à família de Micael Jorge Espada Santos, aos seus amigos e ao Corpo de Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa”.