Inscrições abertas para Encontro de Volkswagen Carocha de Cabeço de Vide

O 11º Encontro de Volkswagen Carocha de Cabeço de Vide está marcado para dia 27 de maio.

João Leal, da comissão organizadora, revela que pela 11ª vez “Cabeço de Vide vai estar em festa, porque vai receber os amantes de carochas que vêm de norte a sul do país onde evidenciamos o valor histórico-cultural desta viatura mítica, que foi criada nos 30, e juntamos esta homenagem à viatura, com uma homenagem ao patrono deste encontro, que foi Joaquim Firmino Costa Pinto, que foi a pessoa que, mais carochas teve, na zona”.

João Leal adianta que este ano o encontro tem início às 11 horas, “na Avenida da Libertação, em frente à casa de Joaquim Firmino Costa Pinto, segue-se o desfile por Cabeço de Vide e depois seguimos para o Crato, onde iremos almoçar, e depois de almoço são entregues os prémios nas categorias de: carro em melhor estado de conservação, melhor restaurado e com a matrícula mais antiga”. Segue-se uma visita ao Museu do Padre Belo e ao Mosteiro de Flor da Rosa.

As inscrições, gratuitas, para este passeio podem ser feitas até dia 20 deste mês, através do email ribeirinho.leal@hotmail.com, ou pelo telefone 968 076 319. No entanto, o custo da refeição fica a cargo dos participantes.

Este membro da comissão organizadora diz ainda que este encontro se assume como “muito positivo para a região e para Cabeço de Vide”, adiantando que do júri do concurso para entrega de prémios faz parte o elvense Eduardo Cristiano, que é “um expert no que aos carros clássicos diz respeito”.

11º encontro de Carochas da marca Volkswagen que vai decorrer  dia 27 de maio, em Cabeço de Vide.

Inscrições abertas para edição deste ano da Feira da Luz/Expomor

A Feira da Luz/Expomor realiza-se, este ano, de 30 de agosto a 4 de setembro, em Montemor-o-Novo.

As inscrições para feirantes terminaram na passada sexta-feira, dia 12, mas mantém-se ainda abertas para outras tipologias. O chefe da Divisão de Planeamento e Apoio ao Desenvolvimento Económico da Câmara de Montemor, Daniel Pedreira, explica que já esta sexta-feira, dia 19, terminam as inscrições para “bebidas, módulos, tasquinhas e street food”.

A Câmara Municipal de Montemor está ainda a receber, até dia 26 de maio, as intenções de participação para o “espaço de empresas, colecionismo, alfarrabistas, zona de atividades económicas e associações”.

Estas inscrições podem ser feitas, de forma presencial, na Câmara Municipal de Montemor-o-Novo ou através do envio, dos formulários (ver aqui) devidamente preenchidos, para o email dpade@cm-montemornovo.pt.

Garantindo que a Câmara Municipal está a trabalhar, desde o início do ano, para promover mais “uma grande edição” do certame, Daniel Pedreira revela que a afluência de inscrições tem sido positivo, exceção feita às associações. “Mas ainda há tempo”, diz, ainda assim.

A Feira da Luz/Expomor proporciona, para além da oportunidade de negócio e investimentos, a possibilidade de troca de contactos e um vasto e diversificado programa, que inclui espetáculos, exposições (culturais e pecuárias), feira tradicional, atividades económicas e agrícolas, iniciativas de carácter desportivo, recreativo e cultural, feira do livro, concursos, artesanato e ateliers. A Feira da Luz/Expomor é uma organização da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e da APORMOR.

GNR de Évora regista incêndio em Foros de Vale de Figueira

O Comando Territorial da GNR de Évora registou ontem, 16 de maio, na sua área de responsabilidade, três acidentes de viação, sendo três colisões dos quais resultaram danos materiais.

Um incêndio agrícola foi registado Foros de Vale de Figueira, no concelho de Montemor-o-Novo, tendo ardido cerca de 10 m2 de pasto.

No âmbito da criminalidade, foram registadas nove ocorrências, sendo três crimes contra as pessoas, três contra o património e outros três contra a vida em sociedade.

A GNR efetuou duas detenções em flagrante delito, sendo uma por condução em estado de embriaguez e outra por detenção/tráfico de arma proibida.

No âmbito contraordenacional, a GNR registou 44 infrações relativas à legislação rodoviária e três à legislação policial.

A GNR dá continuidade às operações “Escola Segura 2022/23”, “Lake 2022/23”, “Resina 2023”, “Floresta Segura 2023” e “Poço Protegido”.

Limpeza da EB1 Conde Ferreira condiciona trânsito na sexta-feira e sábado

A EB1 n.º 2 – Conde Ferreira, em Montemor-o-Novo, vai ser alvo de trabalhos de higiene e limpeza, na sexta-feira e sábado, dias 19 e 20 de maio, pelo que o trânsito, na Rua das Fontainhas, vai estar condicionado.

Este condicionamento prende-se com “questões de segurança e para evitar danos”, sendo que será interdito o estacionamento nos dias nestes dois dias.

“Agradecemos desde já a sua compreensão. Os trabalhos poderão ser adiados por motivos imprevistos. Pelo incómodo apresentamos as nossas desculpas”, diz a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

Ordem dos Arquitetos promove visita guiada ao Convento da Saudação

Numa iniciativa inserida no ciclo de visitas “Arquitetura pelo Alentejo”, com organização da secção regional do Alentejo da Ordem dos Arquitectos, em colaboração com o Município de Montemor-o-Novo, realiza-se no sábado, 20 de maio, uma Visita ao Convento da Saudação, em Montemor-o-Novo.

A visita, que tem início marcado para as 15 horas, será acompanhada pelo arquiteto Miguel Viseu Coelho e pelo conservador David Teves Reis.

Da parte do município estarão presentes o arquiteto Daniel Carrapa e o engenheiro Vitor Cotovio, pela sua proximidade à intervenção de salvaguarda que ali teve lugar sob a direção do professor João Appleton.

Os interessados em participar devem fazer a sua inscrição, que é gratuita, através do email alentejo.geral@ordemdosarquitectos.org.

Mambo Jambo levaram o “Ciclo da Primavera” a Fazendas do Cortiço

No final de tarde do passado sábado, 13 de maio, o “Ciclo da Primavera” juntou-se à festa de final de época do Grupo Cultural Desportivo Fazendas do Cortiço.

Junto ao Pavilhão Multiusos de Fazendas do Cortiço, os Mambo Jambo fizeram uma viagem por diferentes gerações e estilos musicais, conquistando os presentes, e até colocando um dos jogadores do Cortiço a cantar em palco.

Os Mambo Jambo são uma banda de covers, constituída por músicos alentejanos, na maioria montemorenses, formada por Ângelo Cunha (Voz, guitarra e piano), Nuno Galego (guitarra), Gonçalo Almodôvar (Guitarra), Pedro Silva (Baixo) e António Arimatea (Bateria).

Do Rock, à Pop, passando pelo Reggae, Soul, Blues, dos grandes clássicos que marcaram gerações, aos novos sucessos, das canções em inglês, aos temas em português, os Mambo Jambo apresentaram um reportório variado, interpretando temas de inúmeros artistas/bandas.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

Joana Cota encantou com o seu fado nas Silveiras

No serão de sábado, 13 de maio, o “Ciclo da Primavera”, promovido pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, levou Joana Cota, uma verdadeira “trovadora dos tempos modernos”, ao Centro Cultural de Silveiras.

Com o seu “O Fado sai à Rua”, Joana Cota conquistou o público presente, que vibrou com uma voz jovem que transborda emoções. Miúdos e graúdos ficaram encantados com as interpretações de clássicos, antigos e atuais do fado, bem como os seus originais.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

Reynolds Wine Growers e projeto ABC ensinam jovens sobre ecossistema sustentável

O InnovPlantProtect tem o objetivo de mostrar às pessoas formas sustentáveis de lidar com a agricultura. Neste âmbito, o laboratório colaborativo elvense iniciou uma parceria com a Reynolds Wine Growers, em Arronches, no âmbito do projeto ABC, para demonstrar aos alunos de Elvas a importância de um ecossistema sustentável, linhas orientadores desta herdade.

Nelson Martins, responsável pela produção na Reynolds Wine Growers, na edição desta semana do programa “O ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade” revela que a economia circular “está muito presente na herdade” e as práticas agrícolas têm como objetivo “regenerar os solos como eram antes da intervenção do homem”.

Nas visitas de campo, os alunos podem perceber, na prática, como é possível ter uma agricultura mais amiga do ambiente.

Quanto a parceria com o InnovPlantProtect, Nelson refere que tem duas vertentes, a primeira é para usufruir dos laboratórios para análises microbiológicas e a segunda tem o objetivo de passar os conhecimentos aos alunos, que “serão os futuros agricultores”.

A parceria entre a Reynolds Wine Growers e o InnovPlasntProtect é o tema em destaque esta semana no programa “O ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Reunião de Câmara de Montemor esta quarta-feira às 15 horas

A décima reunião ordinária da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, no ano de 2023, tem lugar esta quarta-feira, 17 de maio, às 15 horas.

A sessão é aberta ao público e conta com a transmissão em direto na página do Facebook do Município, ficando posteriormente disponível para visualização permanente nas páginas de Facebook e Youtube.

Montemor celebra Dia dos Museus com entradas gratuitas e nova exposição

Comemora-se esta quinta-feira, 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus. Em Montemor-o-Novo, a data não passa despercebida e será celebrada até domingo, dia 21, em vários espaços da cidade.

Para além de entradas gratuitas, esta quinta-feira, no Museu de Arqueologia, e até domingo, no Centro Interpretativo do Castelo, será ainda inaugurada a exposição “Relíquias de S. Filipe e seu companheiro”, na sexta-feira, dia 19, na Sala do Capítulo do Convento de São Domingos, pelas 19 horas.

Sendo que as entradas gratuitas, ao longo do fim de semana, no Centro Interpretativo do Castelo, destinam-se não só aos montemorenses, mas também a todos os visitantes, o vereador na Câmara de Montemor-o-Novo António Pinto Xavier considera que é uma “excelente altura para receber os amigos e levá-los a conhecer” o espaço.

Assegurando que “não faltam razões para visitar Montemor e para conhecer melhor a sua história”, António Pinto Xavier lembra ainda que, no Arquivo Municipal, está patente, desde o passado dia 12 de maio, a exposição “A Misericórdia de Montemor-o-Novo – História e Arte”. “É um trabalho espetacular do professor Jorge Fonseca, realizado em cooperação com os técnicos da Câmara Municipal e a Santa Casa. É uma exposição sobre o arquivo da Santa Casa da Misericórdia, que é um tesouro municipal, e que permite consultar documentos históricos e conhecer toda esta história”, remata.

Festas dos Contos volta a animar Montemor durante três dias

A Festa dos Contos está de regresso a Montemor-o-Novo, já esta quinta-feira, 18 de maio, numa programação que se estende até sábado, dia 20.

O evento, que vai já para a sua 13ª edição, nasceu do desejo de Carlos Marques, da companhia de teatro Trimagisto, em sintonia com o Município de Montemor, de elevar o ato de contar histórias a uma disciplina artística e, simultaneamente, criar um espaço de mediação cultural entre quem faz e quem vê.

Carlos Marques, que revela que, ao contrário do que tem acontecido em edições anteriores, a festa acontecerá no Cineteatro Curvo Semedo “e nos lugares ao seu redor”, e não no pátio da Biblioteca Municipal Almeida Faria, garante que o evento, agora “renovado”, tem sido sempre “muito acarinhado”.

Centrada nas palavras que caem em desuso, a festa, este ano, conta com um programa “diversificado e abrangente”, que engloba, entre outros, sessões de contos, concertos e uma caminhada, ao longo de três dias: tudo, com entrada gratuita.

Desde contos à noite, programas para as famílias, espetáculos para bebés, performances, uma espécie de romaria entre a Biblioteca Municipal e o Cineteatro Curvo Semedo, onde vai ser abordada a história local”, a festa vai ser “um momento de partilha de histórias e abrangente a todas as faixas etárias”.

A Festa dos Contos vai além do óbvio, segundo Carlos Marques, seguindo pelo caminho também da comédia e da música. Exemplos disso são o espetáculo de comédia “Vacas, Guerras, Porcos e Clérigos” e um concerto da cantora Chica, uma cantautora de intervenção.

Num evento em que a poesia contemporânea se vai unir aos contos tradicionais, a festa dos contos começa esta quinta-feira com a sessão de histórias “À Volta do Vinho”. Por isto e muito mais, Carlos Marques garante que são muitas as razões para não faltar à festa.

Jackpot de 55 milhões no sorteio de sexta-feira do Euromilhões

Não houve totalistas no sorteio de ontem, 16 de maio, do Euromilhões, pelo que na próxima sexta-feira, dia 19, vai estar em jogo um jackpot de 55 milhões de euros.

Um apostador no estrangeiro venceu o segundo prémio, de quase 539.367 euros, e sete, incluindo um em Portugal, arrecadaram 18 mil euros, do terceiro prémio.

O quarto prémio, de 1.636 euros, saiu a um total de 24 jogadores, dois com aposta registada em território nacional.

A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 4, 6, 9, 14 e 37 e as estrelas 4 e 11.

A informação apresentada não dispensa a consulta das listas oficiais de resultados na página dos Jogos Santa Casa.