Estremoz: exposição “Retratos Contados de Ruy de Carvalho” abre dia 23

A exposição “Retratos Contados de Ruy de Carvalho” é inaugurada no próximo dia 23 de maio (terça-feira), no Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz.

A inauguração, que contará com a presença de Ruy de Carvalho, está marcada para as 16 horas, seguindo-se, uma hora depois, uma tertúlia.

A mostra, que fica disponível para visita até 24 de junho, serve de mote para a celebração dos 96 anos de vida e os 80 de carreira do ator.

Reabrir Capela dos Ossos em Campo Maior reforça oferta turística

Com uma vasta oferta no que toca ao setor do turismo, Campo Maior viu ser, recentemente, essa mesma oferta ampliada e reforçada, com a reabertura da Capela dos Ossos.

A vereadora na Câmara de Campo Maior, São Silveirinha, lembrando que há agora mais este espaço museológico e religioso na vila para visitar, sempre “muito procurado pelos turistas”, garante que os campomaiorenses são “muito sortudos”, dada a variada oferta no que toca a museus.

Para além da Capela dos Ossos, ao lado da Igreja Matriz, que também pode ser visitada, diz São Silveirinha, Campo Maior conta também o Museu de Arte Sacra, o Museu Aberto, onde também se pode visitar a Casa das Flores e “fazer um workshop da flor de papel” e o Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada de Campo Maior, junto ao castelo.

Também o Lagar-Museu, “onde se pode encontrar “tudo o que é relacionado com os lagares, a produção e a degustação do azeite”, o jardim do Palácio Visconde de Olivã, o Museu de Santa Beatriz, a primeira santa portuguesa e ainda o espaço.arte, a galeria municipal da vila.

Até decisão em contrário, por parte da Câmara Municipal de Campo Maior, as entradas em todos os espaços museológicos da vila têm entrada gratuita. Funcionam todos, sem exceção, de terça-feira a domingo, das 10 às 13 horas e entre as 14 e as 17 horas.

Beleza de Montemor e do Alentejo retratada no Encontro de Aguarela

Terminou, este fim de semana, mais um al de Aguarela de Montemor-o-Novo. A quinta edição realizou-se entre os dias 3 e 13 de maio, contando com curadoria do artista montemorense Júlio M. Jorge, que trouxe até Montemor-o-Novo onze aguarelistas de oito nacionalidades.

Os artistas, ao longo dos dez dias, desenvolveram workshops, expandindo a sua arte à comunidade, e pintaram a beleza de Montemor-o-Novo e do Alentejo em aguarela. Os seus trabalhos ficaram, até ao passado sábado, em exposição na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo.

O evento foi organizado pela Associação de Aguarelas de Portugal (AAPOR), com o apoio do Município de Montemor e o Grupo dos Amigos de Montemor – Museu.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

Montemor: Dia Mundial da Abelha celebrado no sábado no Mercado Municipal

O Dia Mundial da Abelha celebra-se no sábado, dia 20 de maio, sendo que, em Montemor-o-Novo, a efeméride será assinalada no Mercado Municipal.

Cada um terá a oportunidade de, no sábado, no mercado municipal, provar mel e outros produtos, conhecer a atividade apícola do concelho e perceber o porquê de estes insetos, tão importantes para o planeta, terem direito a um dia próprio.

A iniciativa surge no âmbito da SMEA: Semear em Montemor – Estratégia Ambiental.

Como ocupar o tempo depois da reforma no “De Boa Saúde”

Quando as pessoas passam à fase da reforma, para o bem-estar físico e mental devem ocupar o seu tempo com atividades de que gostam, para um envelhecimento ativo e positivo.

O médico Pintão Antunes revela que, atualmente, depois da reforma, há muitas pessoas que continuam a trabalhar, para se manterem ocupadas, apelando para que façam apenas aquilo de que gostem.

A melhor forma de ocupar o tempo na reforma é o tema em destaque esta semana no programa “De Boa Saúde” com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes, que pode ouvir na emissão às 12.45 horas e às 16.30 horas, ou no podcast abaixo:

Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre abre inscrições para 23/24

A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre tem já abertas as inscrições para o próximo ano letivo.

Com um elevado número de candidatos internacionais, Conceição Grilo, diretora da instituição de ensino, considera que é “um desafio muito grande para a escola” e adianta que se mantém a oferta de “cozinha, pastelaria e restaurante/bar, para os alunos que terminam o 9º ano e querem fazer o 12º ano, num curso profissional, com três anos de certificação escolar e profissional”.

Já para os alunos que já concluíram o 12º ano e se querem especializar, Conceição Grilo revela que há uma novidade, relativamente aos cursos de especialização técnica, que “passam a ter apenas a duração de um ano com estágio integrado”.

A diretora da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre explica ainda que os candidatos podem obter mais informações sobre toda a oferta formativa, através dos contactos da instituição de ensino, que conta com uma equipa especializada, para prestar esses esclarecimentos.

GNR de Évora regista incêndio agrícola na Azaruja e nove crimes

O Comando Territorial da GNR de Évora registou ontem, 15 de maio, na sua área de responsabilidade, um incêndio agrícola na Azaruja, no concelho de Évora, tendo ardido no total cerca de um hectare de pasto, mato e 32 sobreiros.

No âmbito da criminalidade, foram registadas nove ocorrências, sendo cinco crimes contra as pessoas e quatro contra o património.

No âmbito contraordenacional, a GNR registou 63 infrações relativas à legislação rodoviária e três à legislação ambiental.

A GNR dá continuidade às operações “Escola Segura 2022/23”, “Lake 2022/23”, “Resina 2023”, “Floresta Segura 2023” e “Poço Protegido”.

“História e Arte” da Misericórdia de Montemor exposta no Arquivo Municipal

Encontra-se patente, no Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo, a exposição “A Misericórdia de Montemor-o-Novo. História e Arte”, que visa celebrar e valorizar o património da Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Novo.

A inauguração desta exposição realizou-se na passada sexta-feira, 12 de maio, contando com considerável participação, com o Município de Montemor-o-Novo a fazer-se representar pelos vereadores responsáveis pelos pelouros do Património Cultural e da Cultura e Arte: António Pinto Xavier e Henrique Lopes, respetivamente.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

Pirilampo Mágico de regresso para ajudar jovens com deficiência

A campanha do Pirilampo Mágico deste ano, que já teve início, decorre até ao próximo dia 4 de junho. Cada boneco custa dois euros, valor que irá contribuir para a empregabilidade dos portadores de deficiência.

Organizada pela FENACERCI, a campanha, desta feita, reúne 85 organizações, entre elas a CERCIMOR, em Montemor-o-Novo.

Ainda que tenha vindo a mudar o seu aspecto, ao longo de várias décadas de existência, o Pirilampo Mágico, que hoje em dia já conta com um vasto leque de produtos associados, como canecas, sacos, pins e tshirts, garante a presidente da instituição montemorense, Ana Cristina Saloio, continua a centrar-se no mesmo objetivo de sempre: a procurar a “comparticipação da comunidade”, contribuindo para a causa através da compra do Pirilampo Mágico.

A campanha, que teve início no passado sábado, dia 13, lembra ainda Ana Cristina Saloio, volta a acontecer no seu mês habitual, depois de no ano passado se ter realizado em outubro. Considerando que o Pirilampo Mágico “é do agrado de todos, sobretudo das crianças”, Ana Cristina Saloio adianta que a campanha, este ano, é dedicada ao tema “A energia que ilumina o sonho”.

Para além da habitual venda, nas ruas e nos locais habituais, como nos CTT e Pingo Doce, a CERCIMOR, com o apoio da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, promove na sexta-feira (dia 19 de maio), a partir das 20 horas, nas piscinas cobertas da cidade, uma mega aula de hidroginástica, em que a inscrição é feita através da compra de um pirilampo.

Ana Cristina Saloio não tem dúvidas que esta será mais uma importante campanha, através da qual se vai conseguir reunir “algum financiamento”, capaz de apoiar os vários serviços das instituições associadas da FENARCECI. Para isso, funcionários e utentes da CERCIMOR também procuram vender o Pirilampo Mágico aos seus familiares.