Inscrições para Feira de Inspiração Renascentista de Vila Viçosa até sexta-feira

As inscrições para os espaços comerciais, tasquinhas e stands no âmbito da “Feira de Inspiração Renascentista” de Vila Viçosa, que decorre entre 8 e 11 de junho, estão abertas até sexta-feira, dia 12 de maio.

O certame, que decorrerá no mês de junho, revela o vice-presidente da Câmara de Vila Viçosa, Tiago Salgueiro, já “marca o calendário cultural da região, sendo objetivo dar um formato ainda maior ao certame, onde é feita a recriação desta época histórica, com o apoio de instituições locais, dando uma dinâmica do ponto de vista turístico e ajudando também a economia local”.

Tiago Salgueiro adianta que se esperam “mais inscrições que ano passado”, sendo que as normas e regulamento para as associações e empresas que se queiram inscrever, estão disponíveis para consulta.

O vice-presidente da Câmara de Vila Viçosa acrescenta que este ano há uma novidade que é “a utilização do recinto do paço Ducal será utilizado para um grande espetáculo na noite de sábado e o que queremos é criar uma dinâmica através da história, Vila Viçosa tem todas as condições para o efeito, temos um património muito rico e diversificado e o queremos é valorizar esse período de ouro o século XVI”.

As inscrições podem ser feitas através do Balcão Único, localizado no edifício da Câmara Municipal de Vila Viçosa, durante o horário das 9 às 12.30 horas e das 14 às 16.30 horas, ou através dos emails geral@cm-vilavicosa.pt e luís.lourinho.silva@cm-vilavicosa.pt.

Troféu Alentejo em Obstáculos teve prova em Montemor-o-Novo

A segunda prova do 1º Troféu Alentejo em Obstáculos, realizou-se no domingo, 7 de maio, no Parque de Feiras Municipal, integrada no programa da Feira de Maio de Montemor-o-Novo.

O Troféu conta com organização da Equimor em conjunto com a Campus, escola de equitação de Vila Viçosa e tem um caráter solidário, já que parte do valor de inscrição reverte a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Esta foi a primeira prova do Troféu a ter lugar em Montemor-o-Novo e contou com competições de várias categorias que variam da Gincana aos obstáculos de 1,20m. No dia 4 de junho, realiza-se a terceira prova do Troféu, também em Montemor-o-Novo.

Artistas do Encontro Internacional de Aguarela recebidos na Câmara de Montemor

Durante a manhã de 9 de maio, Os vários artistas presentes no V Encontro Internacional de Aguarela de Montemor-o-Novo foram recebidos esta manhã de terça-feira, 9 de maio, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

O vereador com o Pelouro da Cultura e Arte, Henrique Lopes, recebeu os artistas que têm pintado a cidade, o seu património e paisagens a aguarela, ofertando-lhes lembranças endereçadas pelo Município.

O V Encontro Internacional de Aguarela decorre até sábado, 13 de maio. Pode ainda visitar a Galeria Municipal, onde vêm a ser expostos alguns dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do Encontro.

Aulas de Yoga para criança começam este mês em Montemor

A partir deste mês de maio, as crianças do Município de Montemor-o-Novo podem participar, no âmbito da Oficina da Criança, a sessões de Introdução ao Yoga Através de Jogos.
Uma atividade que lhes permitirá fazer uma pausa a meio das tardes de brincadeira e que vai acontecer todas as quartas-feiras, entre as 16 e as 17 horas.
Destinadas às crianças dos 6 aos 14 anos, as sessões de Introdução ao Yoga através de Jogos é de participação livre. A iniciativa vai acontecer até ao final deste ano.

Oficina de Produção Musical às quartas e sextas no Centro Juvenil

O Centro Juvenil de Montemor-o-Novo, na Avenida Gago Coutinho, em Montemor-o-Novo, continua a dinamizar a Oficina de Produção Musical, todas as quartas-feiras e sextas-feiras, das 14 às 18 horas.

Nesta oficina, destinada a jovens a partir dos 14 anos, é possível aprender produção musical, técnicas de gravação em estúdio, Djing, escrita criativa e live act.

A Oficina de Produção  é um projeto iniciado e desenvolvido pelo Centro Juvenil desde 2009. Tem sido, desde então, um lugar de encontro e de partilha, motor de novas descobertas, promotor de dinâmicas para e com a comunidade, um lugar de debate e aprendizagens aberto a todos os jovens.

Malefícios do tabaco em destaque no “De Boa Saúde”

Fumar aumenta significativamente o risco de morte prematura e de doenças cardiovasculares, cancro ou doenças respiratórias graves. Segundo a Organização Mundial da Saúde o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas a cada ano.

O médico Pintão Antunes revela que deixar de fumar “não é fácil, porque é um vício”, e para tomar esta decisão deve sempre ser acompanhado por um profissional de saúde.

Os malefícios do tabaco é o tema em destaque esta semana no programa “De Boa Saúde” com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes, que pode ouvir na emissão, às 12.45 e às 16.30 horas ou, no podcast abaixo:

Montemor-o-Novo em Ceuta na receção do “Sete Sóis Sete Luas”

O Município de Montemor-o-Novo esteve representado no receção oficial no 20º Encontro Internacional da Rede Cultural de Cidades Sete Sóis Sete Luas, que se realizou em Ceuta, uma cidade autónoma de Espanha, no norte de África.

O Município de Montemor-o-Novo esteve representado pelo vice-presidente Henrique Lopes, tendo a receção oficial decorrido no Palácio Autonómico, pelo vereador da Cultura de Ceuta.

O Festival Sete Sóis Sete Luas realiza-se há vários anos, sendo um projeto com uma vasta programação cultural, com diversas atividades anuais.

Oficina “Pais & Filhos a Desbundar” anima o Parque Urbano

O bichinho da Desbunda voltou à Oficina da Criança na manhã do passsado sábado, 6 de maio, com mais uma edição da oficina “Pais & Filhos a Desbundar”.

A iniciativa aconteceu no Parque Urbano de Montemor-o-Novo, perto das instalações da Oficina.

Diversão não faltou durante a iniciativa que colocou pais e filhos a brincar e a sujar-se, enquanto os mais pequenos pintavam uma mega-tela com tintas obtidas através de vegetais.

Até outubro, a Desbunda será frequente, com mais cinco datas até ao final do ciclo. A próxima acontece no dia 3 de junho.

Silveiras acolhe este sábado a iniciativa “caminhar pelas freguesias”

O ciclo “Caminhar Pelas Freguesias” prossegue, em Montemor-o-Novo, já este sábado, 13 de maio.

No total são 12 quilómetros de trilho, nas Silveiras, com a concentração marcada para as 9.30 horas, com partida da Junta de Freguesia.

As inscrições estão abertas até quinta-feira, 11 de maio, e podem ser feitas através do email desporto@cm-montemornovo.pt, nas juntas de freguesia ou na piscina municipal coberta.

Borba assinalou o Dia da Mãe no Jardim Municipal

Borba comemorou, no passado domingo, 7 de maio, o Dia da Mãe.

O Município de Borba, o Sport Clube Borbense, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Borba e a Associação Borba Contigo Cidade Compassiva foram as entidades que se juntaram para dinamizar várias atividades no Jardim Municipal de Borba.

Entre elas, destacamos aeróbica, capoeira, futebol, pintura, desenho e fotografia.

Uma manhã muito divertida passada em família e agregadora de quase todas as faixas etárias, espalhadas pela envolvente ao coreto da cidade.

Festival da Juventude de Borba de 1 a 4 de junho

O Município de Borba promover o Festival da Juventude entre os dias 1 e 4 de junho.

O dia 1 de junho está programado para os mais jovens, com inúmeras atividades ao longo do dia, com demonstrações de meios, insufláveis, jogos, pinturas faciais e a apresentação do livro “O Velocidades, O Cadeirinhas e os seus sete amigos” de Nuno Vilaranda.

Já no dia 2, a festa faz-se à noite com a apresentação final das Atividades de Enriquecimento Curricular: o “momento ideal para mostrar aos pais, encarregados de educação e familiares aquilo que se tem feito ao longo do ano nestas atividades”.

No sábado, dia 3 de junho, serão desenvolvidas várias atividades radicais ao longo de todo o dia, que termina com o momento alto deste festival, a animação noturna. O Baile de Favela, um projeto do DJ e Produtor Mastiksoul tem início pelas 23 horas no Pavilhão de Eventos, prometendo “uma noite inesquecível”.

A programação deste festival termina no dia 4, com o espetáculo Infantil “A Cinderela”.

Na realização de algumas destas atividades, o Município de Borba conta com a parceria de várias associações e entidades do concelho.

Royal Bermuda e a sua “exótica saudade” no Centro Juvenil

O Centro Juvenil de Montemor-o-Novo acolheu, no passado sábado, 6 de maio, na sua Sala Multiusos, um concerto de Royal Bermuda. A banda apresentou o seu mais recente álbum “Sempiterna”.

No Centro Juvenil, a banda, recentemente alargada a quatro elementos e à percussão, que se funde com as guitarras de forma sublime, vagueou, de forma simples, “da balada mais profunda à mais fogosa folia”, como tanto gostam de fazer.

Clube de Ténis de Montemor recebe crianças do Saber Crescer

O Clube de Ténis de Montemor-o-Novo recebeu no passado sábado, 6 de maio, as crianças do Centro Lúdico Escolar Saber Crescer, para uma manhã de desporto.

Entre aulas de mini-ténis e cardio-ténis, nesta iniciativa participaram mães e filhos, em jeito de antecipação do Dia da Mãe.

Um momento de convívio e desenvolvimento de capacidades que permitiu ainda reforçar os laços familiares.

GNR de Évora regista seis incêndios agrícolas, um em Montemor

Seis acidentes de viação, dos quais três colisões, dois atropelamentos e um despiste foram registados ontem, segunda-feira, 8 de maio, pelo Comando Territorial de Évora da GNR. Destes sinistros resultaram um ferido leve e danos materiais.

Também ontem foram registados seis incêndios agrícolas em Montemor-o-Novo, Redondo, Arraiolos, Mourão e Vila Viçosa, tendo ardido no total um hectare de pasto e uma oliveira.

A GNR efetuou ainda três detenções, sendo duas em flagrante delito: uma pelo crime de condução em estado de embriaguez e outra pelo crime de condução sem habilitação legal; e outra fora de flagrante delito, em cumprimento de mandado de detenção no âmbito da saúde mental.

No âmbito da criminalidade, foram registadas 16 ocorrências, sendo quatro crimes contra as pessoas, nove contra o património, dois contra a vida em sociedade e um previsto em legislação avulsa.

Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda 34 infrações à legislação rodoviária e duas à legislação policial.

A GNR dá continuidade às operações Escola Segura 2022/2023, Lake 2022/2023, Resina 2023, Floresta Segura 2023, Roadpol 2023 e Peregrinação Segura 2023.

Montemor repensa futuro da Biblioteca Municipal com projeto “Bibliotecas São Pessoas”

O Município de Montemor-o-Novo lançou em abril o projeto “Se Há Futuro, Há Bibliotecas: Bibliotecas São Pessoas”.

Esta é uma iniciativa que parte da ideia de repensar a Biblioteca Municipal Almeida Faria, com o objetivo de garantir que aquele espaço seja uma “biblioteca com futuro, envolvido em pleno com a comunidade, onde se encontra inserido”, revela a responsável pela biblioteca Liliana Pincante.

Tendo surgido através do programa Tansforma, coordenado pela Comunidade do Alentejo Central (CIMAC), explica a responsável, o projeto foi “totalmente desenhado para a Biblioteca Almeida Faria”.

Todas as sessões deste programa partem de uma única questão, relacionada com o futuro que se pretende para a Biblioteca Almeida Faria, para “um diagnóstico participativo e experimental”.

Depois das sessões de 29 e 30 de abril, com um “World Café”, durante o qual se realizaram várias dinâmicas com energias centradas no tema da reestruturação da Biblioteca Municipal enquanto espaço comunitário, e “Ideias à Mesa”, com um lanche com direito sessão de poesia, seguem-se outras duas, a 20 de maio e 7 de junho.

Para o próximo dia 20, está previsto, a partir das 13 horas, um almoço, inserido no programa da 13.ª Festa dos Contos, promovida pela Trimagisto, em conjunto com o Município de Montemor-o-Novo. Já no dia 7 de junho, a iniciativa “Livros Humanos” vai juntar a Universidade Sénior e o Grupo de Teatro da Escola Secundária de Montemor, para que os alunos contare as suas histórias de vida, até porque, segundo Liliana Pincante, “ao requisitar um livro a pessoa vai estar a requisitar, na realidade, uma pessoa, uma história de vida”.