Pintura e colagem de Henrique Ruivo no Espaço.arte em Campo Maior

“Mansas são as tardes” é o nome da exposição, do artista plástico Henrique Ruivo, que está patente no Espaço.arte, em Campo Maior.

A mostra conta “com 28 obras, acima de tudo, de pintura e colagem, deste artista, que teve uma forte ligação a Campo Maior”, revela a vereadora na Câmara de Campo Maior, São Silveirinha.

A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10 às 13 horas e das 14 às 17 horas, através de marcação ou de forma livre. São Silveirinha acrescenta que no âmbito desta mostra, irá decorrer, no dia 17 de maio, “uma conversa de artista sobre esta exposição, com o professor de Belas Artes, Fernando Rosa Dias, dirigida principalmente ao público escolar da área de artes, mas o público em geral, também pode participar”.

A exposição “Mansas são as tardes” está patente no Espaço.arte até dia 9 de julho.

Município de Vila Viçosa prepara candidatura a Património Mundial

Na sequência dos trabalhos que têm vindo a ser executados no processo de revisão e reformulação do dossiê da candidatura de Vila Viçosa a Património Mundial da UNESCO, o Município de Vila Viçosa promove na noite desta quarta-feira, pelas 21 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma sessão de apresentação do Relatório Final das Sondagens de Arqueologia, que decorreram em Vila Viçosa.

Irá decorrer ainda uma sessão de apresentação da proposta do Plano de Gestão, que, de acordo com o município, “é uma componente muito relevante” do processo de candidatura.

A autarquia convida toda a comunidade local a estar presente nesta sessão, relembrando que considera “fundamental contar com a participação e colaboração de todos na construção deste processo, que permitirá elevar Vila Viçosa a Património Mundial”.

Crianças e jovens em convívio de andebol no Pavilhão de Montemor

O passado sábado, 29 de abril, foi dia de andebol no Pavilhão Municipal de Montemor-o-Novo. O recinto acolheu o Festand Interregional de Andebol, nos escalões de Minis (Sub-12 masculino / Sub-11 feminino) e Bambis (Sub-10 masculino / Sub-9 feminino).

O evento foi promovido pela Federação de Andebol de Portugal e pela Associação de Andebol de Setúbal, em conjunto com o Município de Montemor-o-Novo, contando com a participação de oito equipas, provenientes dos três distritos do Alentejo, na qual se inclui uma equipa do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo. O encontro teve a presença de quase uma centena de jovens andebolistas.

Juntaram-se ao Festand as seguintes equipas: Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo; Agrupamento de Escolas de Mora; Associação Cultural e Recreativa Zona Azul (Beja);  Associação Desportiva de Alter (Alter do Chão); Évora Andebol Clube; Grupo Desportivo Arenense (Marvão); Núcleo de Andebol do Redondo; e Sporting Clube de Cuba.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

Caminhada pela Saúde em Foros de Vale de Figueira esta quinta-feira

Arranca esta quinta-feira, dia 4 de maio, pelas 9h30, junto à Escola EB1 de Foros de Vale de Figueira, mais uma “Caminhada pela Saúde”.

A iniciativa está integrada no ciclo de caminhadas nas várias freguesias do concelho, promovido de forma conjunta pelo Município de Montemor-o-Novo e U.C.C. do Centro de Saúde de Montemor-o-Novo.

A caminhada desta quinta-feira tem a duração de aproximadamente uma hora e 30 minutos. As participações são livres de inscrições.

De recordar que esta série de caminhadas começou na cidade de Montemor-o-Novo, a 18 de abril, contando com a participação das várias escolas e instituições do espaço da União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras.

Cinco acidentes e um incêndio esta terça-feira

Cinco acidentes de viação, sendo quatro colisões e um despiste, foram registados pelo Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana (GNR), esta terça-feira, dia 2 de maio. Destes sinistros resultaram apenas danos materiais.

Foi ainda registado um incêndio agrícola, em Arraiolos, tendo ardido cerca de 1400 metros quadrados de pasto.

No âmbito da criminalidade, foram registadas 11 ocorrências, sendo cinco crimes contra o património, quatro contra as pessoas e dois crimes previstos em legislação avulsa.

A GNR de Évora efetuou uma detenção em flagrante delito, pelo crime de difamação, calúnias e injúrias.

Ao nível contraordenacional, a GNR registou 53 infrações à legislação rodoviária.

A GNR dá continuidade às operações Escola Segura, Lake e Resina, Floresta Segura e PNF.

Assembleia Municipal de Borba aprova prestação de contas de 2022

A Assembleia Municipal de Borba, reunida a 28 de abril em sessão ordinária no Salão dos Paços do Município, aprovou por maioria os documentos de prestação de contas, inventário de bens, direitos e obrigações patrimoniais do Município referentes a 2022.

Na mesma sessão, foi ainda deliberada a aprovação, por maioria, a segunda alteração modificativa ao Orçamento de 2023.

Da ordem de trabalhos, foi ainda aprovada por unanimidade a proposta de regulamento para transmissão em direto das sessões da Assembleia Municipal de Borba.

Montemor: corte de vegetação no Bairro Vale Flores

Estão a decorrer trabalhos de controlo de vegetação, através do corte de ervas com roçadora, até sexta-feira, dia 5 de maio, das 7h às 16h30, no Bairro Vale Flores, em Montemor-o-Novo.

Os trabalhos decorrem nas seguintes ruas: Rua José Régio, Rua Hilário de Brito Correia, Rua Carlos de Oliveira, Rua Gonçalves Zarco, Rua Defensores da Liberdade, Rua Luís de Freitas Branco, Rua do Olival, Rua Antero de Quental e Rua Joaquim José Varela.

De modo a permitir a realização dos trabalhos e evitar eventuais danos, o acesso estará temporariamente condicionado, informa a Câmara Municipal de Montemor.

“Pedimos que esteja atento e evite circular, estando proibido o estacionamento na área de intervenção. Os trabalhos poderão ser adiados ou sofrer atrasos por motivos imprevistos. Pelo incómodo apresentamos as nossas desculpas”, diz a autarquia.

Rancho Folclórico e Etnográfico Montemorense comemora 38º aniversário

Foi no Pavilhão de Exposições Municipal de Montemor-o-Novo, que o Rancho Folclórico e Etnográfico Montemorense celebrou, a 29 de abril, o seu 38.º aniversário, com um Serão de Tradições.

Ao grupo aniversariante, juntaram-se dois outros, em representação das suas respetivas regiões. Participaram no Serão, o Rancho Folclórico de São Guilherme (Leiria) e o Rancho Folclórico do Calvário (Algarve).

Foi com estes ingredientes, e com ambiente festivo e de comemoração não só do Rancho Folclórico e Etnográfico Montemorense, mas também da tradição do folclore, que continua bem viva, que se passou a noite de sábado.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

A importância das abelhas e como as preservar em destaque no “ABC”

“Sem as abelhas não há raça humana”: É esta a frase que o investigador no InnovPlantProtect, Hadi Sheikhnejad, usa para reforçar a importância da preservação das abelhas. O projeto ABC procura formas de alterar as práticas agrícolas para preservas estes animais polinizadores.

Hadi Sheikhnejad explica que as abelhas desempenham um papel crítico na manutenção das comunidades de plantas naturais e precisam de “recursos alimentares como o pólen e o néctar” para produzir colónias fortes.

O projeto ABC preocupa-se com o grande número de abelhas que estão a desaparecer e, para impedir que isso aconteça, é necessário que as práticas agrícolas disponibilizem um ambiente com plantas em épocas de floração. Desta forma, estes insetos poderão sobreviver e reproduzir-se.

A importância das abelhas e como preservá-las é o tema em destaque esta semana no programa “O ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”, do InnovPlantProtect, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

FIAPE 2024 já tem data marcada

A 36ª edição da FIAPE e da 40ª Feira de Artesanato, em Estremoz já têm data marcada para 2024.

O município de Estremoz informa que o certame vai decorrer de 1 a 5 de maio de 2024, no Parque de Feiras e Exposições da cidade.

Mostra “40 anos da Galeria de Desenho” no Museu de Estremoz

A Galeria D. Dinis, em Estremoz, tem patente, até 21 de maio, a exposição “40 anos da Galeria de Desenho”, através da qual se pretende assinalar as quatro décadas de existência da Galeria de Desenho do Museu Municipal Prof. Joaquim Vermelho.

O projeto desta galeria nasceu de uma exposição de pintura de Rogério Ribeiro, realizada em outubro de 1981 em Estremoz, tendo sido inaugurada a 21 de maio de 1983, nos antigos Paços Medievais do Concelho, contando, na altura, com a presença de individualidades da cultura nacional, como artistas plásticos, personalidades de centros de cultura, profissionais da comunicação social e autarquias, recorda Hugo Guerreiro, o Chefe de Divisão da área da Cultura do Município de Estremoz.

Passados 40 anos da criação deste projeto, resultado do trabalho de um grupo de pessoas interessadas em dotar a cidade de um centro de cultura contemporânea, o acervo da Galeria de Desenho já é composto por mais de duas centenas de obras doadas, na sua maioria, pelos próprios artistas.

A exposição de comemoração destes 40 anos conta com um conjunto de obras “muito relevantes, dos autores mais conhecidos, desde Jorge Vieira, José Aurélio, Armando Alves, entre outros”, adianta Hugo Guerreiro.

O Museu Municipal de Estremoz Professor Joaquim Vermelho foi recentemente restaurado, sendo que a exposição, que está patente desde o dia 25 de março, está a ter muito êxito, “com mais de três mil visitantes, neste último mês”. Estes números demonstram, segundo o Chefe de Divisão da área da Cultura, “a vitalidade do museu municipal e da cidade, enquanto polo cultural”. “Temos vindo a crescer bastante na cultura e no turismo”, remata.

Colóquio dedicado às Misericórdias a 26 de maio em Montemor

O colóquio “Misericórdias: Assistência, Sociedade e Poder” está marcado para o próximo dia 26 de maio, no Arquivo Municipal de Montemor. Com a  iniciativa pretende-se valorizar o património, as instituições e a sua missão.

O colóquio, que decorre entre as 9 e as 17 horas, contará com a participação de investigadores do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), Escola Superior de Educação de Coimbra, Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade (CEPESE), Ayuntamiento de Olivenza e Universidades do Minho, Coimbra e Évora, tendo por objetivo aprofundar o conhecimento e debate sobre o papel incontornável que as Misericórdias assumem na sociedade ao longo do tempo, perspetivando diversas abordagens de âmbito assistencial, social ou patrimonial.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do email arquivo@cm-montemornovo.pt ou do contacto 266 898 110.

O programa completo do evento para conhecer nas imagens abaixo.

Desenho e pintura na Galeria Aqui d´El Arte em Vila Viçosa

Uma exposição de desenho e pintura de Ana Guerreiro, intitulada “Flutuantes ou da Vocação Atlante”, está patente na Galeria Aqui d´El Arte, no CECHAP, em Vila Viçosa.

Promovida pelo Centro de Estudos de Cultura, História, Artes e Patrimónios (CECHAP), a mostra poderá ser visitada, até ao dia 31 de maio, na galeria situada nas instalações daquela associação.

Bombeiros de Montemor têm segunda Equipa de Intervenção Permanente a funcionar

Entrou ontem, terça-feira, 2 de maio, em funcionamento a segunda equipa de Intervenção Permanente (EIP) dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo.

A ocasião foi assinalada com uma formatura com as duas EIP, numa cerimónia que contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, da comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central, Maria João Rosado, do comandante e 2.º comandante dos Bombeiros Voluntários, Hugo Ventura e Vítor Falcão, o presidente da direção da associação, António Pinetra, o vogal da direção da associação, José Augusto Lopes, e a coordenadora municipal de Proteção Civil, Sandra Matias.

A entrada em funcionamento da segunda EIP resulta de um protocolo tripartido entre a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, o Município e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). Este protocolo prevê que Município e a ANEPC comparticipem em partes iguais os custos decorrentes da remuneração dos elementos da EIP, bem como os demais encargos relativos ao regime de segurança social e seguros de acidentes de trabalho.

Estas equipas têm como principal objetivo melhorar a eficiência da proteção civil e das condições de prevenção e socorro à população, face à ocorrência de acidentes e catástrofes, valorizando e reforçando o socorro prestado pelos nossos bombeiros enquanto pilares fundamentais do sistema de proteção e socorro, garantindo uma maior prontidão na resposta às ocorrências que impliquem intervenções de socorro à população e de defesa dos seus bens.

Fonte: Município de Montemor-o-Novo

Plataforma NoPaper traz “agilidade e eficiência” aos licenciamentos em Montemor

A plataforma NoPaper – Desmaterialização de Processos Urbanísticos Online já começou a ser utilizada pelo Município de Montemor-o-Novo.

Esta plataforma torna possível uma desmaterialização integral dos processos de urbanismo, potenciando e maximizando os recursos físicos, técnicos, humanos e financeiros da autarquia, ao mesmo tempo que possibilita uma melhor administração dos instrumentos de gestão territorial.

Esta “inovação”, explica o vereador na Câmara, António Pinto Xavier, representa uma “maior eficiência” e redução de custos para todos os envolvidos, para além da componente ambiental, com a não utilização do papel.

“A introdução deste software, a nível da gestão urbanística, permite a tramitação de processos em suporte digital, ou seja, os licenciamentos de todo o tipo passam a ser digitais. Isto, para além da poupança do papel, permite um ganho de eficiência para ambos os lados, quer para o município, quer para a pessoa que coloca o requerimento, porque pode fazê-lo 24 horas por dia e não tem que se deslocar à Câmara”, explica ainda António Pinto Xavier.

A plataforma NoPaper está disponível online (aqui), a partir do site do Município de Montemor-o-Novo, desde 27 de março.

Euromilhões com jackpot de 158 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, prevê um jackpot no valor de 158 milhões de euros, uma vez que ninguém acertou ontem, terça-feira, 2 de maio, na chave sorteada.

O segundo prémio, de 383 mil euros, saiu a dois apostadores no estrangeiro.

O terceiro prémio, no valor de cerca de 30 mil euros contemplou seis apostadores, com aposta registada fora do território nacional.

Já o quarto prémio, de 2.067 euros, saiu a 27 apostadores, um com aposta registada em Portugal.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 07 – 32 – 44 – 47 – 48 e pelas estrelas 07 e 08.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

Montemor: reunião de Câmara esta quarta-feira às 15 horas

A nona reunião ordinária da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, deste ano, tem lugar esta quarta-feira, 3 de maio, às 15 horas.

A sessão é aberta ao público e conta com a transmissão em direto na página do Facebook do Município, ficando posteriormente disponível para visualização permanente nas páginas de Facebook e Youtube.