Encontro Internacional de Aguarela regressa a Montemor

O V Encontro Internacional de Aguarela de Montemor-o-Novo vai decorrer entre os dias 3 e 13 de maio, onde onze artistas de oito nacionalidades participam no evento, que inclui workshops na Galeria Municipal e uma base de trabalho no Convento de São Domingos.

Os trabalhos realizados pelos artistas participantes estarão em exposição, a partir do dia 4, na Galeria Municipal.

Este encontro vai contar com a participação dos artistas: André Kano (Portugal); Eugeniu Gorean (Roménia); George Politis (Grécia); Geremia Cerri (Itália); João Casaca (Portugal); Joe Downen (Inglaterra); Jonathan Agreey (Gana); Mona Omrani (Espanha); Roberto Zangarelli (Itália); Sonia Garcia (Espanha),e Veneta Docheva (Bulgária).

Tarde Alentejana no último dia da FIAPE

Hoje, dia 1 de maio, é o último dia da 35º edição da FIAPE – Feira Internacional Agropecuária de Estremoz.

O dia de hoje tem um decorrer diferente, pois como não tem animação noturna, a organização deste evento preparou uma Tarde Alentejana.

A FIAPE realiza-se no Parque das Feiras e Exposições, e pode visitar as exposições de pecuária e maquinaria agrícola, artesanato, produtos regionais, atividades comerciais e industriais, gastronomia e ainda oferece uma diversidade cultural.

O horário dos Pavilhões para esta segunda-feira, funcionará igual para todos, das 11h até às 20h.

Lutas dos trabalhadores com questões ambientais no “Ambiente em FM”

Neste dia 1 de maio, em que se assinala o Dia Mundial do Trabalhador, José Janela, da Quercus, recorda, no “Ambiente em FM”, desta semana, as várias lutas dos trabalhadores em defesa de melhores condições ambientais no trabalho.

No programa, o ambientalista revela também que, “segundo a Organização Internacional do Trabalho a expressão emprego verde designa qualquer emprego digno que contribua para preservar ou restabelecer a qualidade do ambiente, na agricultura, na indústria, nos serviços ou na administração.

As lutas com questões ambientais, no trabalho é o tema em destaque esta semana no programa “Ambiente em FM”, que pode ouvir, na emissão, às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

1º de Maio é Dia do Trabalhador e feriado nacional

Hoje, dia 1 de maio começou a ser festejado, em Portugal, a partir de maio de 1974, após a Revolução do 25 de abril.

O Dia do Trabalhador é comemorado em todo o país. As manifestações, marchas, celebrações e comícios realizados nesta data tem como objetivo apresentar ao Governo, e às entidades patronais, quais as necessidades e os direitos dos trabalhadores.

Olímpio Galvão, presidente da Câmara Municipal, deixou uma mensagem a todos os trabalhadores, saliento que é “essencial haver respeito pelo trabalhador”, sendo necessária “uma estreita ligação entre os empregadores e os trabalhadores, no sentido comunitário”.

O autarca usa ainda uma referência ao Comendador Rui Nabeiro “que mostrou que é possível ter um império económico, mas respeitando os trabalhadores e a comunidade. Este é um bom exemplo a recordar neste 1 de maio”.

Dia do Trabalhador assinala-se esta segunda-feira

O Dia do Trabalhador assinala-se hoje, dia 1 de maio. Em Portugal, a data começou a ser comemorada a partir de maio de 1974, altura em que passou a ser considerada feriado nacional, uma vez que durante o Estado Novo, a comemoração deste dia era reprimida.

Nesta data, destacam-se não só as conquistas dos trabalhadores, relativamente aos seus direitos, mas também é objetivo sensibilizar para a falta de condições de trabalho que ainda se verificam por todo o mundo.