Fazendas do Cortiço vence Borbense e vai à final da Liga AFE

Depois de ter batido por 1-2 , fora de casa, o Borbense, na 1.ª mão das meias finais da Liga AFE, neste domingo, 30 de abril, no Parque Desportivo de Montemor, na 2.ª mão, o Fazendas do Cortiço voltou a ganhar ao Borbense, desta feita por 3-2, com os golos da equipa treinada por Fábio Regouga, a serem marcados por Fabinho, Luís Conceição e Martim Rosa.

Deste modo, estão encontrados os finalistas da Liga AFE, que colocará frente a frente, os líderes do Grupo A e do Grupo B, na 1.ª fase do campeonato, respetivamente Lusitano de Évora B e Fazendas do Cortiço, sendo que o Cortiço é a única equipa que se encontra invicta, até ao momento, neste campeonato.

A final da Liga AFE, que vai decidir o Campeão Distrital, tem lugar no próximo dia 6 de maio, em Santana do Campo. Lusitano de Évora B e Fazendas de Cortiço asseguram também a subida à Elite, visto que sobem os dois finalistas.

 

GUS vence em Arraiolos e Canaviais festeja título na Elite

Neste domingo, 30 de abril, na Liga Elite, jogou-se a 21.ª jornada, com o Grupo União Sport (GUS) a deslocar-se até ao Campo Cunha Rivara, em Arraiolos, onde ganhou por 0-4 ao Lusitano Arraiolense, na penúltima jornada do campeonato. Também na Elite, o Cabrela, após estar a perder por 0-2, deu a cambalhota no marcador e ganhou por 3-2 ao Alcaçovense. Com a vitória do Canaviais por 2-1 com Monte Trigo, sagra-se campeão da Elite, beneficiando do empate entre Vendas Novas e Atlético de Reguengos.

Sobre a deslocação do União a Arraiolos, a turma unionista efetuou muitas alterações no 11 inicial, com 5 habituais titulares a estarem de fora das escolhas iniciais. A partida iniciou com natural ascendente do União. Após ameaçar por Bruno Machado, aos 15 minutos, o GUS alcançou o golo inaugural, numa jogada de envolvimento da equipa treinada por João Guerra, com Fábio Capela, à saída do guardião contrário, a rematar em arco para o primeiro golo da tarde. Aos 20 minutos, Rodinhas teve tudo para empatar, mas desperdiçou, disparando ao lado da baliza à guarda de Nuno Brás, que neste jogo regressou à titularidade. Aos 25 minutos, o Arraiolense sofre contrariedade, com Jonatan a ser substituído devido a lesão, por Rafael Serra. A equipa da casa tem nova grande oportunidade, aos 28 minutos, mas Ronaldo não consegue acertar bem de cabeça no esférico. Aos 30 minutos, num golo em muito semelhante ao primeiro, o União alcança o 0-2, desta feita por Gonçalo Catalão, com a bola ainda a beijar a base do poste do Arraiolense. Já em cima dos 45 minutos, Bruno Machado efetuou um excelente remate mas a bola foi ao poste esquerdo. Ainda antes do intervalo, nova má notícia para o Arraiolense, com Paulo Oliveira a ser rendido por Pinto, também por lesão, fazendo com que o Arraiolense ficasse sem jogadores de campo no banco de suplentes, ficando apenas ao lado do treinador Hélio Borges o guarda-redes suplente. Ao intervalo, o GUS vencia por 0-2,num resultado que era justo.

A 2.ª parte iniciou com uma alteração no GUS, com Miguel Manjerico, que vem de longa recuperação de lesão, a ser rendido por João Semedo. O jogo estava morno, quando Thalison foi para jogo, aos 65 minutos, entrando para o lugar de Gonçalo Catalão. Pouco depois, Thalison tem perdida incrível, falhando a oportunidade para fazer o 0-3, algo que iria concretizar, aos 80 minutos, com um remate forte e colocado a fazer balançar as redes à guarda de Patrick. Já antes, João Guerra havia procedido à 3.ª substituição, com Tomás Silva a entrar para o lugar de Luís Madeira. O Arraiolense teve oportunidade para o golo de honra, diga-se merecido, com Rafael Serra a cabecear à vontade, mas sem corresponder bem ao cruzamento de Rodinhas. Aos 87minutos, Capela cruzou para Bruno Machado fazer o 0-4 final, um tento muito criticado pelo Arraiolense, já que o guarda-redes Patrick estava lesionado, tendo inclusivamente de ser substituído. Ainda antes do final da partida, João Guerra deu oportunidade para os jovens jogadores Sálio, Minhoca e Gonçalo Ambrósio de irem a jogo, de modo a somarem minutos na equipa principal. Em síntese, foi um jogo tranquilo e uma vitória natural do GUS.

Resultados:
Liga Elite > 21.ª jornada
Sporting Viana Alentejo 1-1 Arcoense
Estrela de Vendas Novas 2-2 Atlético Reguengos
Redondense 3-0 Portel
Arraiolense 0-4 Gr. União Sport
Canaviais 2-1 Monte Trigo
Cabrela 3-2 Alcaçovense

Classificações:
1 GDR Canaviais 51
2 At. Reguengos 46
3 U. Montemor 46
4 Estrela Vendas Novas 38
5 Redondense 29
6 Alcaçovense 25
7 Arcoense 24
8 Sp. Viana 23
9 Monte Trigo 22
10 GD Portel 21
11 GD Cabrela 17
12 Arraiolense 10

 

Trail da Filhós vai ser em Cabrela a 28 de maio

3ª Edição do Trail da Filhós vai decorrer, em Cabrela, a 28 de maio, com partida marcada às 9 horas.

Esta edição vai contar com caminhada de sete km, e corrida com distâncias de 17km e dez km.

Esta prova está inserida no circuito Trilhos do Montado, que ao longo deste ano, soma quatro provas, sendo elas “a passada prova na Herdade dos hospitais, o Trail da Filhós em Cabrela, o Run Castle em Montemor e o Trail por Terras de Lavre. Os atletas que participarem em três destas provas estão a concorrer para um prémio final”, explica Paula Martins, presidente da Junta de Freguesia de Cabrela, sobre esta iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Montemor.

O Trail da Filhós, à semelhança do Trilho da Filhós, a última prova de BTT feita na freguesia, segundo Paula Martins, também vai ter prémios “para a equipa com mais participações seja nos 17km, dez km ou dos sete km de caminhada, o prémio será um leitão. Para além deste prémio para a equipa mais numerosa, também vai haver prémios por escalões, o ecosorteio com direito a uma noite com estadia na Casa das Letras em Cabrela”. O ano passado a freguesia contou com mais de 300 participantes no Trail da Filhós.

As inscrições podem ser feitas até dia 24 de maio e cada modalidade, seja corrida ou caminhada, vai ter um custo “de dez euros para o trail de dez km, de 12 euros para o trail de 17km e de seis euros para a caminhada de sete km”, como revela ainda Paula Martins. Nestes valores está incluída a oferta de uma bifana e bebida.

As inscrições podem ser feitas até dia 24 de maio através do site Acorrer.pt

Antigo aluno do Seminário de Évora é bispo da diocese de Baucau (Timor-Leste)

O Papa nomeou como bispo de Baucau, diocese de Timor-Leste, D. Leandro Maria Alves, de 48 anos de idade, anunciou o Vaticano, em comunicado.

O responsável sucede no cargo a D. Basílio do Nascimento, primeiro bispo de Baucau, que faleceu a 30 de outubro de 2021, aos 71 anos, na sequência de um problema cardíaco.

Leandro Maria Alves nasceu a 10 de maio de 1974, em Ermera, Arquidiocese de Díli, e passou pelo seminário de Kupang, Indonésia, e pelo Seminário Maior de Évora. Estudou no Instituto Superior de Teologia de Évora, entre 2001 e 2004, concluindo a sua formação teológica e obtendo o grau de bacharelato no âmbito do protocolo entre o ISTE e a Universidade Católica Portuguesa.

O novo bispo foi ordenado presbítero a 8 de dezembro de 2006, ficando ao serviço da Arquidiocese de Díli.

Entretanto assumiu os seguintes cargos e prosseguiu os seus estudos: vice-pároco da Catedral de Díli, em 2006-2007 e 2017-2019; formador do Seminário Maior São Pedro e São Paulo, em 2008-2011; diretor da Fundação Diocesana São Paulo de Díli; reitor do Seminário Menor Nossa Senhora de Fátima de Díli; diretor da Escola Secundária Católica, em 2011-2014; licenciou-se em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Urbaniana, entre 2014-2017; foi presidente da Comissão de Garantia para a qualidade dos estudos do Instituto Superior de Filosofia e Teologia D. Jaime Garcia Goulart (ISFIT – CET), em 2017-2020; em 2017, Professor de Teologia Dogmática no ISFET de Díli e Secretrário-Executivo da Conferência Episcopal Timorense; em 2019, Presidente da União do Clero da Arquidiocese de Díli; administrador Paroquial da Catedral de Díli em 2020-2022, sendo elevado a Pároco da Catedral de Díli, em 2023.

Timor-Leste tem atualmente três dioceses, tendo no ano passado sido nomeado o primeiro cardeal do país, D. Virgílio do Carmo da Silva.

O Arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho, em nome da Arquidiocese, felicita D. Leandro Maria Alves e a Igreja irmã de Timor-Leste pela nomeação.

GUS em Arraiolos na 21.ª jornada da Liga Elite

Neste domingo, 30 de abril, às 16h, na Liga Elite, joga-se a 21.ª jornada. Na penúltima jornada da Elite, o Grupo União Sport desloca-se até ao Campo Cunha Rivara, em Arraiolos, para jogar com o Lusitano Arraiolense, o último classificado da Elite. Também na Elite, o Cabrela recebe o Alcaçovense.

Na presente jornada, o GUS joga fora de casa com o último classificado da Elite, o Arraiolense, que na 1.ª volta perdeu em Montemor por 4-1. João Guerra, treinador do União, tem a consciência de que “está muito difícil alcançar o 1.º lugar”, mas não vai desistir, por isso “o GUS tem de ganhar em Arraiolos e respeitar o adversário, para dar a volta a este ciclo menos positivo”.

Já o Cabrela recebe o Alcaçovense, que está em 6.º lugar. André Repolho, Treinador do Cabrela, diz que quer “neste jogo assegurar já a manutenção”, apesar “do Cabrela ter o plantel limitado a 13/14 jogadores disponíveis”.

Neste jogo, André Repolho não está no banco do Cabrela, algo que já estava previsto, sendo substituído por Edgar. André Repolho anunciou igualmente que está de saída, após 4 anos, do cargo de treinador do Cabrela. O treinador refere que “foram 4 anos muito agradáveis”.

Penúltimo dia da FIAPE com Baila Maria, Kura e Marisa Liz

Os Baila Maria, Kura e Marisa Liz, subirão ao palco dia 30  abril.

A artista principal Marisa Liz, cantora portuguesa. Destacou-se principalmente como vocalista dos Amor Electro, banda que integra desde 2010. Estreou-se a solo, com o single “Guerra Nuclear”.

Hoje que é o penúltimo dia da 35ºedição da FIAPE – Feira Internacional Agropecuária de Estremoz, que termina amanhã, dia 1 de Maio 2023.

Para o último dia, 1 de maio a organização preparou uma Tarde Alentejana.

A FIAPE realiza-se no Parque das Feiras e Exposições, e pode visitar as exposições de pecuária e maquinaria agrícola, artesanato, produtos regionais, atividades comerciais e industriais, gastronomia e ainda oferece uma diversidade cultural.

A realização da FIAPE no Parque das Feiras e Exposições, possibilita a visita a exposições de pecuária e maquinaria agrícola, artesanato, produtos regionais, atividades comerciais e industriais, gastronomia e ainda oferece uma diversidade cultural.

Para hoje, o horário dos Pavilhões mantém-se igual. Para visitar Pavilhão A e B, será durante as 11h e as 01h. O Pavilhão C está aberto das 11h às 23h. Feira de Artesanato e exposições exteriores tem horário é entre as 11h e as 24h. A Tenda dos Produtos Regionais está disponível das 11h às 03h. O espaço da animação noturna funciona da 00h às 06h.

Tributo a Chico Buarque na abertura Oficial do Ciclo da Primavera

“Tributo a Chico Buarque: quem te viu e quem te vê” é o espetáculo de abertura oficial do Ciclo da Primavera 2023, que vai decorrer este domingo, dia 30 de abril, no Cineteatro Curvo Semedo, pelas 21h30. Este ano o Ciclo da Primavera realiza-se entre os meses de abril a junho.

Este é um concerto de homenagem a Chico Buarque, um dos principais artistas da música brasileira, com os cantores Marcus Lima e Thais Motta. O espetáculo passeia pelos muitos sucessos do cantor, apresentando a sua obra. Com arranjos e piano do maestro Cristóvão Bastos e acompanhamento dos músicos João Lyra (violão), Dudu Oliveira (sopros), Bororó (baixo) e Marcos Thadeu (bateria e percussões).

O Ciclo da Primavera conta já com mais de 20 anos de história, continuando a afirmar-se como um projeto cultural de referência para o concelho. Colocando em prática os propósitos da descentralização cultural, ao nível local, o Ciclo da Primavera alarga-se à generalidade das freguesias e localidades do Concelho de Montemor-o-Novo, através da programação de várias dezenas de ações culturais e artísticas multidisciplinares de qualidade.

Por outro lado, o envolvimento dos agentes culturais locais apresenta-se como um dos elementos mais importantes neste projeto, potenciando a atividade dos diversos artistas, criadores e intérpretes locais, permitindo que os mesmos possam divulgar os seus trabalhos e apresentar as suas criações.