Festas de Montejuntos (Alandroal) têm início esta sexta-feira

As Festas em honra de Nossa Senhora da Conceição, em Montejuntos, no concelho de Alandroal, estão de regresso já esta sexta-feira, dia 28, e decorrem até domingo, dia 30.

O presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, revela que Montejuntos “é um local onde se fazem duas festas por ano e onde as tradições ligadas à tauromaquia estão mais enraizadas e dão um colorido especial a este certame”, garantindo que “há sempre motivos para conhecer as festas que decorrem no concelho, bem como visitar Alandroal”.

As Festas em honra de Nossa Senhora da Conceição, em Montejuntos, no concelho de Alandroal, decorrem entre esta sexta-feira e domingo.

Ovibeja na capital do Baixo Alentejo e com mais expositores

A 39ª edição da Ovibeja já decorre no Parque de Feiras e Exposições da cidade, contando este ano com um maior número de expositores.

Paulo Arsénio, presidente da Câmara de Beja, revela que as expectativas para este certame “estão muito elevadas”, uma vez que há “mais expositores do que no ano passado e as inscrições foram fechadas muito tempo antes do certame, o que é muito apetecível e convidativo para quem nos quiser visitar e o que queremos é que até dia 1 de maio haja uma afluência muito expressiva de pessoas e que a feira se venha a concretizar com muito êxito”.

O presidente da Câmara de Beja garante que “há muitos stands, muitos pavilhões e uma oferta muito diversificada, em questões patrimoniais, agrícolas, workshops e colóquios, o que faz com que quem vem à feira, por exemplo, de manhã, queira ficar o resto do dia”.

Ovibeja que decorre até dia 1 de maio, feriado nacional, na capital do Baixo Alentejo.

Ovibeja condecorada com o Prémio Cinco Estrelas Regiões

A Ovibeja foi também ela condecorada com o Prémio Cinco Estrelas Regiões, na Categoria de Festas, Feiras e Romarias.

Este galardão resulta, segundo a organização, de um “sistema de avaliação que mede o grau de satisfação que os produtos, serviços ou marcas conferem aos seus utilizadores, tendo como critérios de avaliação as cinco principais variáveis que influenciam os consumidores nas suas decisões de compra/consumo”.

O Prémio Cinco Estrelas Regiões “é um sistema de avaliação que identifica, segundo a população portuguesa, o melhor que existe em cada uma das 20 regiões ao nível de recursos naturais, gastronomia, arte e cultura, património e outros ícones regionais de referência nacional”.

Claudino Matos, Diretor Geral da Associação de Agricultores do Sul, evidencia que “receber este prémio é um grande orgulho e comprova que a Ovibeja é uma marca com notoriedade”.

Segundo a entidade organizadora “para chegar às marcas vencedoras, estiveram envolvidos 436.000 consumidores, que avaliaram mais de 900 marcas, através da metodologia do Prémio Cinco Estrelas. Destas, apenas 116 conseguiram provar a sua excelência e conquistar o Prémio”.

Prémio Jacques Delors tem candidaturas até 31 de maio

A edição deste ano do Prémio Jacques Delors tem candidaturas abertas até 31 de maio e pretende reconhecer trabalhos de investigação sobre temas da atualidade, relacionados com a realidade europeia.

Podem ser entregues dissertações de mestrado ou teses de doutoramento, desde que ainda não estejam publicadas, sendo que o vencedor terá um prémio de quatro mil euros e verá a sua obra publicada pela Comissão Europeia.

Tudo para saber sobre o prémio Jacques Delors, na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou, no nosso podcast abaixo:

FIAPE 2023 está de regresso a Estremoz

A FIAPE 2023 regressa hoje ao Parque de Feiras e Exposições de Estremoz.

A FIAPE é um certame de valorização e promoção socioeconómica e turística do Concelho de Estremoz, integrando diversas mostras das atividades com maior peso económico no Concelho e na Região, sendo elas a agropecuária, artesanato, mármore, produtos regionais, gastronomia, mostra institucional e atividades comerciais e industriais.

Para a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, “a dimensão e o número de expositores na FIAPE mostram a vitalidade deste território” onde “há uma sinergia de atividades”.

Já José Sádio, presidente da Câmara de Extremoz, afirma que este é “o maior evento do concelho”, onde estão presentes “várias atividades voltadas para a área da pecuária”.

Olímpio Galvão, presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, considera que “este é um grande evento, onde é notável a união do Alentejo”, esperando “levar bons exemplos para edição deste ano da Feira da Luz”.

Capoulas Santos, presidente da APORMOR, refere que, neste certame, “há uma boa mostra de animais e máquinas agrícolas”.

O presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, esteve presente também na inauguração e destaca que “este é um certame com grande potencial”.

Inácio Esperança, presidente da Câmara de Vila Viçosa, revela que “esta é uma grande feira agrícola do Alentejo Central”, sendo “um setor económico muito importante para toda a região”.

O presidente da Câmara de Sousel, Manuel Valério, destaca o facto “do borrego ter vindo sempre a fazer parte da feira”.

“Este costuma ser um grande evento, é conhecido no distrito e na região, portanto, esperamos que decorra da forma ordeira que tem decorrido, sendo que a FIAPE também é um espaço de encontros e reencontros”, salienta Sónia Ramos, vereadora da Câmara Municipal de Estremoz.

António Anselmo, presidente da Câmara de Borba, afirma “que tudo o que é feito na região tem importância”, por isso é para si “um orgulho marcar presença no certame”.

O presidente da Câmara de Avis, Nuno Silva, adianta “esta Feira é um marco na região”.

“É com especial e muita satisfação” que Gonçalo Lagem, presidente da Câmara de Monforte, marca presença nesta feira, onde destaca a “qualidade e dinâmica empresarial da FIAPE”.

A FIAPE 2023 que vai decorrer até dia 1 de maio no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz.

Ovibeja começa esta quinta-feira

39ª edição da Ovibeja começa hoje e termina dia 1 de maio, este ano, o tema da feira é “Comunicar, Um Grande Desafio para a Agricultura.

A Ovibeja é um palco privilegiado para a reflexão e debate sobre os grandes temas da atualidade, apresentados nos vários colóquios, seminários e workshops promovidos pela organização e por várias outras entidades ao longo do evento.

Relativamente à comunicação, este é um dos temas essenciais para estreitar laços entre o campo e a cidade e sedimentar o conhecimento sobre o mundo rural e o papel da agricultura como garante da alimentação humana e da fixação de pessoas no território.

Com a visita de mais de 150 mil visitantes, a Ovibeja conta com mais de mil expositores, vários pavilhões temáticos dedicados ao agroalimentar, pecuária, institucional e serviços, artesanato, restauração, cante alentejano, maquinaria agrícola, atividades pedagógicas e comunicação de boas práticas agrícolas.

Claudino Matos, Diretor Geral da Associação de Agricultores do Sul e organizadora do evento, revela que “este ano houve uma procura muito grande quer por parte de expositores quer por parte de entidades a querem fazer atividades na Ovibeja”.

“Nós queremos sempre fazer uma Ovibeja melhor que a do ano anterior. O nosso lema é “Ovibeja é todo o Alentejo deste mundo”, salienta ainda Claudino Matos.

Uma das imagens de marca da Ovibeja é ainda a abertura dos festivais de primavera, com quatro concertos e as “ovinoites”, que este ano conta com os concertos de LuísTrigacheiro, no dia 27; Os Quatro e Meia, dia 28; Xutos e Pontapés, dia 29, e Barbara Tinoco, dia 30.

49 anos do 25 de Abril festejados em Viana do Alentejo

O concelho de Viana do Alentejo assinalou os 49 anos do 25 de Abril com um conjunto de atividades de cariz cultural e desportivo que tiveram início no passado dia 23 de abril, em Alcáçovas, e terminaram no dia 25, com um espetáculo de dança, no Cineteatro Vianense.

A sessão solene das comemorações, que teve lugar no Cineteatro Vianense, na tarde de dia 25 de abril, para além do presidente da Assembleia Municipal, Estevão Pereira e do presidente da Câmara, Luis Miguel Duarte, estiveram também representantes das várias forças políticas do concelho – Bárbara Matadinho, pelo VIVA, Sara Grou, pelo PS e Rosa Barros, pelo PCP.

No seu discurso, o presidente da Câmara, Luis Miguel Duarte, salientou a importância dos valores adquiridos com o 25 de Abril, referindo que é importante trabalhar para manter esses mesmos direitos, bem como refletir sobre o estado atual da área social, trabalhando para o futuro.

Luis Miguel Duarte indicou ainda que “falar do 25 de Abril, sem falar do poder local é deixar de fora um dos maiores direitos conquistados” e aproveitou ainda a ocasião para efetuar um breve resumo dos trabalhos iniciados desde a tomada de posse deste executivo, destacando a requalificação da Escola Básica e Secundária Dr. Isidoro de Sousa e a construção dos Centros de Saúde de Aguiar e Alcáçovas, obras há muito desejadas por todos.

Para além da sessão solene, o programa das comemorações dos 49 anos do 25 de Abril contou ainda com um conjunto de atividades de cariz cultural e desportivo, nas três freguesias do concelho, que incluiu a inauguração do Centro Social de Aguiar, um investimento total de cerca de 1.200.000 euros, financiado por fundos comunitários em aproximadamente 1.000.000 euros.

50 infrações à legislação rodoviária registadas pela GNR de Évora

50 infrações à legislação rodoviária ao nível contraordenacional, registadas esta quarta-feira, dia 26 de abril, pelo Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana (GNR). Foram também registadas duas à legislação policial e uma à legislação ambiental.

Foram ainda registados três acidentes de viação, sendo três colisões. Destes sinistros resultaram três feridos leves e danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas 13 ocorrências, sendo sete crimes contra o património, cinco crimes contra as pessoas e um crime contra o estado.

A GNR dá continuidade às operações Resina, Floresta Segura, Escola Segura, Lake, PNF e operação Coglia.

StartUP Montemor-o-Novo promove 2ª edição do Concurso de Ideias de Negócio

O Município de Montemor-o-Novo, através da incubadora startUP Montemor-o-Novo, promove a 2.ª edição do Concurso de Ideias de Negócio, destinado a premiar as duas melhores ideias de negócio, a implementar no concelho de Montemor.

O objetivo da iniciativa é contribuir para o fomento do empreendedorismo, a constituição de novas empresas de cariz inovador, permitindo a renovação e diversificação do tecido económico concelhio, a fixação de quadros qualificados e a consequente criação e distribuição de riqueza.

Os destinatários deste concurso deverão cumprir pelo menos um dos critérios: Ser maior de 18 anos; Ser estudante do ensino superior com inscrição em vigor; Ser empreendedor com empresa constituída há menos de 3 anos ou ser empresário em nome individual com atividade iniciada há menos de 3 anos; Encontrar-se em situação de desemprego.

Os projetos submetidos a concurso devem ser originais e ser suscetíveis de dar origem a novas empresas, a novos produtos, processos ou sistemas, ou à introdução de melhorias significativas em produtos e/ou processos na economia local.

A fase de candidaturas decorre até dia 7 de maio, através do preenchimento e envio do formulário para startup@cm-montemornovo.pt.

Na edição deste ano, os participantes irão ter a oportunidade de participar num Bootcamp dedicado a desenvolver a apresentação Pitch da sua ideia de negócio. Posteriormente, no dia 15 de junho decorrerá a grande final do concurso onde serão anunciadas os dois projetos vencedores.

Serão premiadas as duas melhores ideias de negócio, a implementar no Concelho de Montemor-o-Novo com o primeiro prémio a ter o valor de 1 500 euros, estando previstos também a oferta dos serviços de incubação gratuitos durante um ano na startUP Montemor-o-Novo, conceção e desenvolvimento do logótipo do projeto pela empresa “Haja Criatividade!”, bem como consultoria e diploma de participação.

Pode aceder ao formulário de candidatura aqui.

Ervas & Companhia em Orada de 12 a 14 de maio

A Câmara Municipal de Borba reuniu, ontem, quarta-feira, 26 de abril.

Tendo em conta os pontos a discussão foi deliberado, por unanimidade, ratificar a adenda ao Acordo de Colaboração para Implementação do Programa de Apoio à Redução Tarifária, no âmbito dos transportes escolares, celebrado com a CIMAC.

O Relatório Final e os Protocolos respeitantes  ao Programa de Apoio ao Associativismo e Coletividades (PAAC 2023), foi aprovado por maioria, com as seguintes Associações /Coletividades: Barbus – Associação Borba Mais; Associação Rock Best Friends; Associação de Dadores Benevolos de Sangue de Orada;  Associação Jovem de Orada; Sociedade “A Recreativa”; Associação Borba Contigo Cidade Compassiva; Associação de Caçadores e Pescadores de Rio de Moinhos; Centro Cultural de Borba; Associação de Desenvolvimento Montes Claros; Centro de Cultura e Desporto da Freguesia Matriz; Clube de Praticantes de BTT e Ciclismo 33cl BIKE; Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos de Borba; Associação Amigos do Barro Branco; Grupo União de Veteranos Borbenses; Casa da Cultura de Orada e Associação Portuguesa de Deficientes/Delegação de Évora.

Quanto ao Protocolo de Colaboração com a Casa da Cultura de Orada, para realização em parceria do evento “Ervas & Companhia 2023”, nos próximos dias 12,13 e 14 de maio em Orada, foi deliberado por unanimidade.

Foi também aprovada, por unanimidade, a celebração de Protocolo de Cooperação em formação de contexto de trabalho entre o Município de Borba e o Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa.