Caminhada solidária em prol “Vamos todos ajudar o David a sorrir” vai decorrer dia 10 de junho

“Vamos ajudar o David a sorrir” é a missão proposta pelo Grupo Desportivo de Pavia com a organização de uma caminhada solidária no dia 10 de Junho, às 18h30, no Campo do Rossio, em Pavia. O objetivo é angariar fundos para ajudar nas terapias do David, um menino Paviense.

A caminhada tem um percurso de 5km e é apenas uma das várias atividades desportivas que irão decorrer neste. Será uma oportunidade única para fazer exercício físico, conviver com amigos e ajudar uma causa tão nobre.

O David tem 7 anos e tem paralisia cerebral discinética diatónica com tretraparesia GMFCS nível 5 FMS 1/1/1. É um menino feliz que precisa das suas terapias para manter a qualidade de vida e evoluir.

As inscrições têm o custo de cinco euros e podem ser feitas aqui.

O padrinho do evento é o atleta olímpico, Paulo Guerra.

Espetáculo do Dia Mundial da Dança decorre no dia 29

Espetáculo comemorativo do Dia Mundial da Dança, da Escola de Ballet da Câmara Municipal de Montemor em colaboração com a Escola de Dança Amélia Mondoza, de Évora, vai decorrer no próximo dia 29 de abril, pelas 21h30 no Cineteatro Curvo Semedo.
Os bilhetes são gratuitos e estão disponíveis no Posto de Turismo de Montemor-o-Novo.

Jornada Ibérica “O Verbo Ser no Feminino” dias 27 e 28

A II Jornada Ibérica “O Verbo Ser no Feminino” tem lugar no Auditório do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora, entre 27 e 28 de abril.

Esta iniciativa é organizada pelo Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central da Administração Regional de Saúde do Alentejo, em parceria com a Universidade de Évora. Na iniciativa, serão abordados os temas da prevenção, igualdade, inclusão e promoção da saúde em contexto laboral.

Viana do Alentejo celebra 25 de abril com atividades culturais e desportivas

O Município de Viana do Alentejo em parceria com as Juntas de Freguesia de Aguiar, Alcáçovas e Viana do Alentejo, vai assinalar os 49 anos do 25 de Abril com um conjunto de atividades de cariz cultural e desportivo.

Tertúlia, baile, espetáculos musicais, inauguração do Centro Social de Aguiar, almoço da liberdade, Malha na Vila, futsal, corrida da liberdade, espetáculo de dança e a sessão protocolar são algumas das atividades agendadas no âmbito das comemorações da Revolução dos Cravos, promovidas pelo Município em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho.

Dia 23, domingo, a Junta de Freguesia de Alcáçovas promove a Tertúlia “Onde estava no 25 de abril de 1974?”, no Auditório do Paço dos Henriques, em Alcáçovas.

No sábado, dia 24, o destaque vai para o espetáculo musical com Nuno do Ó e Amigos de Abril, no Jardim Público, em Alcáçovas, o espetáculo musical com “Boina Cantary“, no Cineteatro Vianense, ambos às 22h00, e para o churrasco com a atuação do Grupo Coral de Aguiar, e baile com Nuno Florindo, no Jardim da Cooperativa, em Aguiar, organizado pelo Município e Junta de Freguesia de Aguiar, a partir das 21h. À meia-noite, os 49 anos do 25 de abril são celebrados ao som de “Grândola Vila Morena” e lançamento pirotécnico, nas três freguesias.

A manhã do dia 25 de abril começa com uma arruada nas freguesias de Aguiar e de Viana do Alentejo, seguida da inauguração do Centro Social de Aguiar, pelas 10h. Ainda de manhã, nas freguesias de Alcáçovas e de Viana do Alentejo realiza-se a Corrida da Liberdade, organizada pelo Município em parceria com a Junta de Freguesia de Alcáçovas e a Junta de Freguesia de Viana do Alentejo. A Junta de Freguesia de Aguiar realiza, no Jardim da Cooperativa, pelas 12h30, o Almoço da Liberdade.

A sessão protocolar que assinala as comemorações do 49º aniversário da revolução de abril está marcada para as 15h, no Cineteatro Vianense.

A tarde é dedicada ao desporto. Pelas 15h30, no Jardim da Cooperativa, em Aguiar, realiza-se a iniciativa Malha na Vila, organizada pela Junta de Freguesia de Aguiar e pelo Grupo Coral de Aguiar, seguida da Corrida da Liberdade, promovida pela Câmara Municipal de Viana e pela Junta de Freguesia de Aguiar. Às 17h, no Centro Social de Aguiar, defrontam- se as equipas femininas do Grupo Cultural e Desportivo de Aguiar e do Sport Club Alcaçovense, num jogo de futsal, organizado pela Câmara Municipal.

As comemorações dos 49 anos do 25 de Abril terminam às 17h, com o espetáculo de dança “CHICO”, pela Companhia de Dança Contemporânea de Évora, numa criação de Nélia Pinheiro, no Cineteatro Vianense.

Liga AFE disputa a 1.ª mão das meias-finais este domingo

Este domingo, 23 de abril, às 16 horas, na Liga AFE disputa-se a 1.ª mão das meias-finais.

O Fazendas do cortiço na 1.ª mão das meias-finais da Liga AFE desloca-se ao Municipal de Borba para jogar com o Borbense. Fábio Regouga, treinador do Fazendas do Cortiço, prevê “um jogo muito difícil, diante de uma equipa muito jovem”. O objetivo, refere o treinador do Cortiço, é “tentar dar o seu melhor e trazer um resultado positivo para discutir depois a 2.ª mão”.

Já o Escouralense vai receber Lusitano de Évora B. João Rolo, treinador do Escouralense, antevê “um jogo difícil, que vai exigir o máximo da equipa”.

Acompanhe amanhã, aqui na RNA, na Bancada Desportiva, entre as 15 horas e as 19 horas, com Paulo Canas e Nuno Gamito, os resultados dos jogos da Liga da Associação e da Liga Elite.

Liga Elite > 20.ª jornada > 23 abril 2023

Monte Trigo – Redondense
Atlético Reguengos – Arcoense
Gr. União Sport – Estrela de Vendas Novas
Sporting Viana Alentejo – Canaviais
Portel – Cabrela
Alcaçovense – Arraiolense

Play-off Liga AFE Meias-Finais > 1.ª mão > 23 abril 2023

Borbense – Fazendas Cortiço
Estrela Escouralense – Lusitano de Évora “B”

Borba celebra 25 de Abril com programa “bastante diversificado”

Teatro, fado, folclore e atividades desportivas são algumas das propostas da Câmara Municipal de Borba, no âmbito das comemorações dos 49 anos da Revolução de Abril, que arrancam, no concelho, já este sábado, dia 22, com o espetáculo “Até Amanhã, Liberdade”, pelas 21h30, na Praça da República.

Ao longo de quatro dias, segundo revela a vereadora no município borbense Sofia Dias, Borba vai contar com um programa “bastante diversificado”.

Para domingo, dia 23, estão previstos um torneio de malha, um passeio pedestre, uma dádiva de sangue, um jogo de futebol, uma tarde de fado e, à noite, a partir das 21h30, na Praça da República, um espetáculo de Rock, pela associação Rock Best Friends.

Já na segunda-feira, dia 24, adianta Sofia Dias, a Brigada 14 de Janeiro apresenta o espetáculos “Cantamos a Liberdade”, pelas 22h30, na Praça da República. “Se os avisos da Proteção Civil e as condições assim o permitirem”, na passagem do dia 24 para 25, à meia-noite, e como já vai sendo tradição em Borba, há fogo de artifício.

Na terça-feira, 25 de abril, realizam-se uma largada de pombos, um passeio de BTT e uma arruada pela Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba, que culmina na Praça da República, para o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho. A mesma banda irá percorrer as freguesias rurais do concelho, primeiro em Orada e depois em Rio de Moinhos, onde decorrerá, na Casa do Povo, uma sessão solene da Assembleia Municipal. Ainda na Orada, haverá jogo de solteiros e casados e torneio de sueca e, em Rio de Moinhos, tiro ao alvo.

As comemorações culiman com um espetáculo musical de folclore, onde participa, entre outros, a tuna da Universidade Sénior da Santa Casa da Misericórdia de Borba.

Feira de São Marcos é “uma marca” em Alter do Chão e está de regresso

Fernando Daniel, Aurea, Noble e Os Quatro e Meia são os cabeças de cartaz da edição deste ano da Feira de São Marcos, que decorre até dia 25 deste mês, em Alter do Chão.

Com “mais de cem expositores”, entre artesanato e gastronomia, e um cartaz musical “de muita qualidade, com artistas nacionais bastante reconhecidos”, esta feira, que acontece sempre em abril, associada ao tradicional leilão da Coudelaria de Alter, explica a vereadora na Câmara Municipal, Raquel Palmeiro, é uma “marca no concelho”.

Espetáculos equestres e uma exposição de animais são outros dos ingredientes desta feira, que decorre no centro de Alter do Chão, no jardim, junto ao castelo.

“Vamos ter uma boa tenda de restauração, para dar resposta a todos aqueles que nos procurem. Temos uma ótima oferta para os nossos munícipes e para toda a região do Alentejo”, garante a autarca.

O acesso à feira será gratuito, mas é necessário bilhete válido para entrada no recinto de concertos. Os bilhetes encontram-se disponíveis no Posto de Turismo de Alter do Chão, Ticketline e nos lugares habituais. O bilhete geral custa 15 euros, enquanto o preço dos ingressos diários varia entre os quatro e os seis euros.

A Feira de São Marcos é organizada pelo Município local e pela Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão.

Euromilhões com jackpot de 112 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, prevê um jackpot no valor de 112 milhões de euros, uma vez que ninguém acertou ontem, sexta-feira, 21 de abril, na chave sorteada.

O segundo prémio, de 318 mil euros, saiu a três apostadores no estrangeiro.

O terceiro prémio, no valor de 17 mil euros contemplou 13 apostadores, um deles com aposta registada em Portugal.

Já o quarto prémio, de 926 euros, saiu a 75 apostadores, sete deles com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 07 – 08 – 18 – 33 – 42 e pelas estrelas 02 e 08.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.