Torres Humanas da Catalunha em Évora este sábado

Na capital do Alentejo, vai ser possível assistir ao vivo à edificação dos Castellers de Vilafranca, campeões do último concurso desta tradição. No próximo sábado, dia 22, durante o segundo dia do Desafio Pela Saúde, vai ser possível assistir ao vivo, na Praça de Giraldo, em Évora, entre as 17 e as 17.30 horas, à edificação das tradicionais Torres Humanas da Catalunha.

Parecem castelos, mas são apenas “construções” de carne e osso — literalmente. Os castells, ou torres humanas, remontam ao século XVIII e fazem parte da lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. É uma das tradições mais famosas de Espanha, mais precisamente da Catalunha, região onde são criadas verdadeiras torres de pessoas. Agora, estas construções impressionantes vão ser feitas em Évora. As famosas torres humanas chegam à Cidade Capital Europeia da Cultura 2027 no âmbito da presença desta delegação em Portugal para celebrar, em Lisboa, o Dia de Sant Jordi (23 de abril), uma data incontornável no calendário cultural da Catalunha.

Esta iniciativa de promoção deste Património Mundial, organizado pelo Governo da Catalunha em Portugal, traz a Évora os Castellers de Vilafranca, grupo que atualmente celebra 75 anos de existência, e que são os campeões do último concurso desta tradição. Vão estar sob o tabuleiro da Praça de Giraldo um total de 150 pessoas.

Neste sábado, os Castellers de Vilafranca visitam, de manhã, Elvas e, à tarde, Évora, fazendo uma clara associação entre “patrimónios” classificados pela Unesco. Por outro lado, a presença da delegação catalã em Évora também está associada à realização da Feira do Livro na cidade.

2º Encontro de Arte Rupestre vai ter lugar nos dias 22 e 23 de abril

2º Encontro de Arte Rupestre vai ter lugar nos dias 22 e 23 de abril, no Campo de Feiras. Esta iniciativa esté inserida nas comemorações dos 60 anos, da descoberta da Gruta do Escoural.

Neste encontro de arte vai ter o intuito de recriar, mas desta vez com artistas urbanos que vão usar a técnica do graffiti, para fazer uma pintura mural inspirada nas pinturas rupestres da gruta do Escoural. A pintura mural vai mostrar a ligação entre a arte rupestre de então, e a arte urbana dos tempos atuais, duas formas de expressão artística que usam o espaço publico como tela, e que refletem a cultura e a identidade dos seus autores.

Esta iniciativa será uma alusão ao primeiro encontro, que aconteceu aqui há mais de 17 mil anos, quando os nossos antepassados pintaram as paredes da gruta do Escoural. Nessas pinturas, reproduziram cenas da sua vida e do seu ambiente, e são consideradas umas das mais antigas manifestações artísticas da península Ibérica, e revelam a criatividade e sensibilidade, dos primeiros habitantes desta região.

Concerto Música Sefardita chega a Cabrela este sábado

Concerto Música Sefardita chega a Cabrela este sábado,  dia 22 de Abril, às 18 horas, para abrir a primeira edição do “Alentejo World Heritage Festival”, na Igreja da Nossa Senhora da Conceição.

A música sefardita foi transmitida durante séculos através da tradição oral, e não há exemplos de música escrita até o século XIX. No entanto, pode ser provado com bastante rigor, que algumas destas canções foram compostas antes do decreto de expulsão de 1492, quando os reis católicos, D. Isabel e D. Fernando, romperam com uma longa tradição de tolerância religiosa em Castela, Leão e Portugal.

“Esta é uma iniciativa da associação Lar Doce Lar, com o do Município de Montemor e da Junta de Freguesia de Cabrela (…) A música Sefardita é uma música medieval judaica e árabe, o concerto tem o nome de En Tierras Ajenas”, revela Paula Martins, presidente da Junta de Freguesia de Cabrela, sobre o concerto que chega pela primeira vez a Cabrela.

A música Sefardita mistura a música medieval judaica e árabe, o Ladino e outras raízes culturais que o Alentejo representa.

Os bilhetes são limitados, uma vez que a Igreja da Nossa Senhora da Conceição tem 200 lugares disponíveis. Os bilhetes são gratuitos e estão acessíveis na bol.

Programa de Arrendamento Apoiado na rubrica da DECO desta semana

O regime do arrendamento apoiado é aplicável às habitações detidas, a qualquer título, por entidades das administrações direta e indireta do Estado, das regiões autónomas, das autarquias locais, do setor público empresarial e dos setores empresariais regionais, intermunicipais e municipais, que por elas sejam arrendadas ou subarrendadas.

Este regime aplica-se, ainda, ao arrendamento de habitações financiadas com apoio do Estado que, nos termos de lei especial, estejam sujeitas a regimes de renda fixada em função dos rendimentos dos arrendatários.

“O cálculo é feito em função dos rendimentos dos agregados familiares a que se destina aquele contratado de arrendamento específico, é sempre visto caso a caso. E podem usufruir deste programa todos os cidadãos, nacionais ou estrangeiros, desde que detentores de títulos validos de permanência no território nacional reunindo as condições estabelecidas na legislação”, explica Ana Sofia Batista, da Delegação Alentejo da Associação para a Defesa do Consumidor, sobre o regime de arrendamento apoiado.

O Programa de Arrendamento Apoiado é o tema da edição desta semana da rubrica da DECO, que pode ouvir no podcast abaixo:

 

Ciclo da Primavera leva Cantigas do Festival a São Cristóvão

O Ciclo da Primavera vai iniciar-se no concelho de Montemor-o-Novo, entre os meses de abril a junho de 2023, numa organização do Município e das Juntas de Freguesia.

A primeira iniciativa irá realizar-se no sábado, 29 de abril, no Campo de Futebol de São Cristóvão, com o projeto montemorense “Cantigas do Festival”. O Festival da Canção continua a ser uma das referências do panorama musical português e, desde sempre, é responsável pelo lançamento ou afirmação de grandes talentos e carreiras. Cantigas do Festival é um projeto que propõe uma “viagem” entre temas emblemáticos do Festival da Canção, desde 1964 até aos nossos dias, prestando homenagem à Música Portuguesa.

CERCIMOR está entre os dez finalistas do Prémio Futebol para Todos

A CERCIMOR está entre os dez finalistas do Prémio Futebol para Todos, com o projeto “Jogar, Praticar e viver com a Diferença”. Neste momento, está a decorrer uma votação na página do Facebook da CERCIMOR para que entre os dez finalistas do Prémio Futebol para Todos haja um vencedor que vai beneficiar de um financiamento com o valor máximo de 50 mil euros.

Ana Cristina Saloio, presidente da CERCIMOR, apela ao voto da comunidade “para que desta forma, a associação possa chegar à final e serem financiados com o valor máximo de 50 mil euros, que vai ser distribuído por duas entidades”.

Esta iniciativa é promovida pela Federação Portuguesa de Futebol e é um programa que é apoiado pelas Nações Unidas. Este projeto tem como objetivo “apoiar na redução de algumas desigualdades na comunidade. Este é um programa que ajuda as instituições de solidariedade a pensar em projetos de forma a criar dinâmicas na comunidade”, como salienta Ana Cristina Saloio.

“A CERCIMOR candidatou-se ao projeto de requalificação de um campo de futebol dentro da entidade de forma a criar dinâmica”, explica ainda Ana Cristina Saloio.

Uma das entidades que a CERCIMOR tem uma maior proximidade, segundo Ana Cristina Saloio, é o Grupo União Sport, no qual a associação tem uma equipa de futebol adaptado “que vai participando em campeonatos e faz parte já do Grupo”.

Os projetos vencedores serão selecionados de acordo com uma ponderação de 80% pelo Painel de Júri e 20% da votação do público.

CERCIMOR que está entre os dez finalistas do Prémio Futebol para Todos, com o projeto “Jogar, Praticar e viver com a Diferença”, cuja votação está a decorrer aqui.

Incêndio em anexo agrícola em Vimieiro destruiu duas casas de recria

Imagem ilustrativa

Incêndio em anexo agrícola na localidade de Vimieiro, concelho de Arraiolos, destruiu duas casas de recria onde se encontrava cerca de 640 animais de espécie suína, tendo os mesmos sucumbido durante o incêndio. Este incêndio foi registado esta quinta-feira, dia 20 de abril, pelo Comando Territorial de Évora da GNR, sendo também registados dois incêndios agrícolas nas localidades de Viana do Alentejo e Borba, tendo ardido no total 0,4 hectares de pasto, vegetação e silvas.

Foram ainda registados pela GNR de Évora quatro acidentes de viação, sendo três colisões e um atropelamento. Destes sinistros resultaram um ferido leve e danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas sete ocorrências, sendo quatro crimes contra o património, dois crimes contra as pessoas, um contra a sociedade.

Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda 71 infrações à legislação rodoviária, duas à legislação policial e uma à legislação ambiental.

A GNR dá continuidade às operações Resina, Floresta Segura, Escola Segura, Lake, operação RoadPol e Operação Coglia.

“Cria a tua história de banda desenhada” decorre este sábado

“Cria a tua história de banda desenhada” é o mote para o workshop que decorre este sábado,  dia 22 de abril, na Biblioteca Municipal Almeida Faria.

Liliana Pincante, coordenadora da Biblioteca Municipal de Montemor-o-Novo, adianta que esta iniciativa pretende também “estimular a criação de personagem, bem como o conceito da estrutura e narrativa do que é uma banda desenhada”, acrescenta Liliana Pincante.

O workshop de ilustração de banda de desenhada, por Carlos Picamilho decorre este sábado, dia 22 de abril, na biblioteca municipal, entre as 15 e as 17 horas e destina-se a crianças entre os 9 e os 12 anos. As inscrições podem ser feitas através do email biblioteca@cm-montemornovo.pt ou do contacto telefónico 266 898 105.