Oficina de Escrita Criativa “Memórias no Museu” decorre este sábado

Oficina de Escrita Criativa “Memórias no Museu” com a escritora Sara Rodi, vai decorrer este sábado dia 22 e dia 29 de abril, no Centro de Etnologia – Museu Local, entre as 15 horas e as 18 horas.

Esta oficina pretende contribuir para a expressividade criativa e literária dos participantes e tem como ponto de partida os objetos do Museu de Etnologia – Museu Local, em Montemor-o-Novo.

Durante esta semana, até à proxima sessão, dia 29 de abril, “os participantes vão ter a oportunidade de fazer alguns trabalhos em casa para explorarem a sua expressividade criativa”, salienta Nuno Cacilhas, da biblioteca municipal.

Esta oficina “é especial devido ao local onde decorre, no Centro de Etnologia, porque explora a entidade e a memória do povo de Montemor”, refere ainda Nuno Cacilhas.

As inscrições são gratuitas e limitadas e podem ser feitas na Biblioteca Municipal Almeida Faria ou através do contacto 266 898 105 ou do email roteirolevantadodochao@cm-montemornovo.pt

Coruche comemora os 49 anos do 25 de Abril de 1974

Em 2023, as comemorações do 25 de Abril de 1974 desenvolvem-se num programa cultural completo que se iniciou no dia 16, com a abertura da exposição “Terra de Gente, Terra da Liberdade” na Galeria do Mercado Municipal.

Pelas 17 horas do feriado nacional de 25 de Abril, a Sociedade de Instrução Coruchense apresenta-se no Pavilhão Multiusos de Coruche, para um concerto comemorativo do 127.º aniversário e, na véspera, o Pátio do Museu Municipal recebe o concerto “Por Terras do Zeca”, de Davide Zaccaria, secundado por fogo de artifício na frente ribeirinha.

Coruche amanhece a 25 de Abril com sessão solene comemorativa, logo após o hastear da bandeira nacional. “Comemore-se Abril” e “a Liberdade está a passar por aqui”, refere o Município coruchense.

A exposição “Terra de Gente, Terra da Liberdade”, de 16 de abril a 14 de maio, marca o início das celebrações de Abril na Galeria do Mercado Municipal, prestando tributo ao movimento coletivo de construção da democracia local, aludindo a lugares e à realidade do Concelho. Da revolução dos cravos às primeiras eleições democráticas locais (1974-1976), passando pela criação das freguesias em 1984 e culminando na consolidação do poder local em 1986, particularmente em Coruche, a mostra afirma mais do que apenas o estabelecimento do poder local como uma das transformações de maior impacto produzidas na sociedade portuguesa após o 25 de Abril de 1974.

Apresentando-nos uma trajetória de dois momentos desse processo, a exposição comemorativa abarca, por um lado, o surgimento da comissão administrativa local (1974 a 1977), as eleições municipais de 1976 e a tomada de posse do primeiro mandato democrático. Por outro, centra atenções em todo o processo democrático e eleitoral de cidadania no município de Coruche. O poder local democrático tal como hoje existe em Portugal surge apenas em 1976, consagrado na Constituição da República Portuguesa, aprovada a 2 de Abril desse ano nas primeiras eleições livres. Hoje, é um dado adquirido que a qualidade da vida quotidiana depende e beneficia da gestão municipal conduzida por órgãos autárquicos democraticamente eleitos.

E como as celebrações de Abril não se fazem sem música e sem canções, a Sociedade de Instrução Coruchense (SIC) proporciona um concerto comemorativo do seu 127.º aniversário pelas 17 horas de 16 de abril, no Pavilhão Multiusos de Coruche, congregando a Banda Juvenil da Escola de Música da SIC.

No dia 23 o FIFCA Portugal- Festival Internacional de Folclore Culturas e Artes traz o mundo a Coruche com a presença de de três grupos de Portugal (Rancho Folclórico de Vila Nova da Erra, de Coruche; Rancho Folclórico Os Camponeses de Malpique, de Constância, e Rancho Folclórico e Etnográfico de Cernache do Bonjardim, do município da Sertã) e de comitivas de países como Índia, Bulgária, Paraguai, Timor, Polónia ou Ucrânia.

A 24 de abril pelas 10h30 é inaugurado o Núcleo Escolar da Erra, em Vila Nova da Erra, com a presença da ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes. À noite é o músico, produtor e compositor Davide Zaccaria, diplomado em Violoncelo e Guitarra, a trazer ao Pátio do Museu Municipal o concerto “Por Terras do Zeca”, que redunda de álbum homónimo lançado em 2007 com Dulce Pontes, Filipa Pais, Lúcia Moniz e Uxia, dando voz aos temas de Zeca Afonso, arranjados pelo músico italiano, radicado em Portugal há longa data. Versátil e sobejamente citado como um mestre na fusão de mundos e referências da música clássica, do jazz e da música popular de raiz tradicional, Davide Zaccaria estende-nos o convite para embarcarmos numa viagem por terras de Zeca Afonso, plenas de mensagens poéticas, melódicas, harmónicas e rítmicas, num tributo declarado à obra seminal (quer como compositor, quer como poeta) de Zeca. Segue-se, à meia-noite de dia 24 de Abril, um espetáculo pirotécnico de fogo de artifício na frente ribeirinha do Parque do Sorraia.

Por fim, o dia 25 de Abril é marcado desde logo, às 10 horas, pela cerimónia do hastear da Bandeira Nacional, seguindo-se, às 10h15, a sessão solene das comemorações, conduzida por Francisco Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Coruche e Berta Lopes, Presidente da Assembleia Municipal de Coruche. Após a apresentação de cumprimentos à mostra associativa presente, as cerimónias prosseguem com duas inaugurações: Arranjos Exteriores e Ordenamento da Entrada da EB 2/3 Dr. Armando Lizardo e a reabilitação do edificado e requalificação paisagística do espaço envolvente do Bairro 23 de Junho, no Couço, com a presença da Senhora Secretária de Estado da Habitação, Maria Fernanda Rodrigues. Em nome dos valores democráticos plantados pela Revolução dos Cravos, 25 de Abril sempre!

 

Consultas de Saúde Mental às famílias mais carenciadas

Cuidar Mor é um projeto social com o objetivo de promover consultas de Saúde Mental às famílias mais carenciadas. Este projeto é da cooperação entre a UFVBS (União das freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras) e a Freitas Clinic.

Pretende-se com este projeto que todas as pessoas abrangidas pelo cartão Mor solidário ou que sejam funcionários numa IPSS na área geográfica da nossa freguesia, possam ter acesso a consultas de saúde mental na Freitas Clinic, a preços mais acessíveis e ao alcance de todos.

Presidente da República visita Ovibeja no dia 29

Foto arquivo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visita a 39ª edição da Ovibeja no dia 29 de abril, sábado, a partir das 15 horas.

No entanto, a organização da 39ª Ovibeja, que se realiza de 27 de abril a 1 de Maio, decidiu, este ano, não convidar a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, para o certame, nem qualquer membro do Governo.

Rui Garrido, afirmou em entrevista publicada no website da ACOS que, “depois de muito ponderar, a direção da ACOS tomou a decisão de não convidar formalmente a senhora ministra da Agricultura para visitar a Ovibeja, tendo em atenção o descontentamento generalizado dos agricultores, bem patente nas várias manifestações realizadas neste último mês, nas quais a ACOS tem participado ativamente. Mas o primeiro-ministro também não ouve a contestação dos agricultores e teima em manter no Governo uma ministra sem qualquer peso político e sem competência para o lugar. Naturalmente que, perante uma postura desta índole, não faz, igualmente, sentido, convidar o Senhor Primeiro-Ministro e por consequência, outros membros do atual Governo“.

Assembleia Geral do GUS convocada para esta sexta-feira

Assembleia Geral Ordinária do Grupo União Sport vai reunir-se esta sexta-feira, dia 21 de abril, às 20.30 horas, na Sede “Bancada”.

Nesta reunião a ordem de trabalhos vai ser divida em dois pontos: no ponto um vai ter lugar a apresentação, discussão e votação do Relatório de Atividades e Contas de 2022 e parecer do Conselho Fiscal, e no ponto dois vai te lugar assuntos diversos.

Se à hora indicada não estiverem presente metade e mais um dos sócios do clube, a Assembleia reunirá uma hora depois em segunda convocatória, com qualquer número de associados.

Montemor celebra 25 de Abril com Fernando Tordo

O programa das comemorações do 25 de Abril de 1974 de Montemor-o-Novo é contemplado pelos concertos de Ana Laíns e Filarmónica Carlista e ainda Fernando Tordo.

De acordo com a Câmara Municipal, as comemorações têm início no dia 24 de abril pelas 22 horas, com o concerto “Ana Laíns convida Carlista – As Canções da Liberdade” no palco do Cineteatro Curvo Semedo, onde se irão “homenagear algumas das canções mais emblemáticas da Liberdade”.

As celebrações continuam no dia 25 de abril, pelas 9 horas, com o Hastear das Bandeiras no Largo dos Paços do Concelho, que conta com a participação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo.

Pelas 9.30 horas, no Parque Urbano, a Oficina da Criança terá a funcionar um Atelier de Moinhos de Vento e Jogos Tradicionais.

O município adianta também que se irá realizar a 41.ª edição da Estafeta da Liberdade, uma prova “que anima as estradas do concelho de Montemor-o-Novo desde 1981” e que parte da freguesia de São Cristóvão durante a manhã.

Já pelas 17 horas, realiza-se a Sessão Solene “49 anos do 25 de Abril”, “uma iniciativa que conta com intervenções de todas as forças políticas eleitas na Assembleia Municipal de Montemor-o-Novo” no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Faria.

Por fim, pelas 21.30 horas, tem lugar o concerto “Fernando Tordo – As Canções da Minha Vida” no Cineteatro Curvo Semedo. O cantor irá recordar “os grandes temas e as memórias que sobressaem da sua vida artística”, com “o carisma e energia que lhe são conhecidos”.

Documentário “Dancing Pina” no Cineteatro Curvo Semedo esta quinta-feira

O documentário “Dancing Pina” vai ser exibido no Cineteatro Curvo Semedo, esta quinta-feira, dia 20 de abril, às 21h30.

Sinopse: Pina Bausch revolucionou a dança moderna com a sua coreografia. Mas o que resta do seu legado? Dois projectos mostram como uma geração jovem de bailarinos está a redescobrir a coreografia de Pina: a companhia de bailado da Semperoper, em Dresden, ensaia a ópera de Pina Ifigénia entre os Tauros e bailarinos de toda a África ensaiam o bailado de Pina A

Sagração da Primavera na Escola das Areias no Senegal. Uma metamorfose fascinante: enquanto os dançarinos de rua, bailado clássico e dança africana tradicional e moderna transformam o trabalho de Pina, a coreografia desta transforma-os.

Os bilhetes estão disponíveis na BOL do Município.

Desafio Pela Saúde com 70 atividades em Évora

Depois do interregno provocado pela pandemia, o Desafio Pela Saúde, que tem como finalidade sensibilizar a população em geral para a adoção de estilos de vida ativos e saudáveis, está de regresso nos dias 21 e 22 de abril, sexta-feira e sábado, oferecendo mais de sete dezenas de propostas…Pela Saúde.

Tendo sempre como pano de fundo o tema anual da Organização Mundial de Saúde, que celebra atualmente 75 anos, a oitava edição do Desafio Pela Saúde é, este ano, enquadrado pelo desígnio Saúde Para Todos. Esta iniciativa volta a ter como objetivo principal fomentar a atividade física nos diferentes grupos etários e consciencializar a população dos benefícios que os bons hábitos alimentares e a atividade física podem trazer à saúde de cada um.

O evento, que se enquadra também no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde, proporciona um vasto leque de atividades desportivas, durante 24 horas em locais dispares, tais como: Praça do Giraldo, Arena D’Évora e Piscinas Municipais, para além de espaços particulares, designadamente campos de futebol, pavilhões desportivos, ginásios e empresas.

O Desafio Pela Saúde proporciona um leque variado de iniciativas, de participação pública e gratuita, de onde se destacam, entre outros, a Caminhada das Escolas – Serpente Papa Léguas, a Corrida e a Caminhada Solidária Desafio Pela Saúde, Desporto Adaptado, Maratona de Hidroginástica, Aulas Desafio, Rastreios Diversos, Ações de Sensibilização, Dança, Ginástica e Palestras.

O Desafio pela Saúde é uma parceria entre a Câmara Municipal de Évora Administração Regional de Saúde do Alentejo, Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central, Unidade de Cuidados na Comunidade de Évora, Hospital do Espírito Santo de Évora, Universidade de Évora, com a Escola Superior de Enfermagem e o Departamento de Desporto, Instituto Português de Juventude e Desporto, Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares e Polícia de Segurança Pública.

Comissão Europeia reconhece importância de “Salvar as Abelhas e os Agricultores”

A Iniciativa de cidadania europeia “Salvar as abelhas e os agricultores” já recolheu um milhão de assinaturas, de pelo menos sete países diferentes da União Europeia, o número necessário para que a Comissão Europeia possa legislar sobre esta matéria.

Esta iniciativa fundamentava-se no facto de haver, atualmente, uma degradação na biodiversidade e declínio das abelhas, pelo que se pretendia, entre outros, um maior apoio aos agricultores para que sejam mais sustentáveis nas suas culturas, bem como a redução dos pesticidas sintéticos.

Entretanto a Comissão Europeia pediu já ao Parlamento Europeu rapidez para aprovar as medidas em questão. Tudo para saber no programa “Espaço Europa” desta semana, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Três incêndios agrícolas registados pela GNR de Évora em 24 horas

Três incêndios agrícolas deflagraram nas localidades de Vendas Novas e Ciladas São Romão, concelho de Vila Viçosa, esta quarta-feira, dia 19 de abril, tendo ardido no total cerca de meio hectare de pasto. Estes incêndios foram registados pelo Comando Territorial de Évora da GNR.

Foram ainda registados sete acidentes de viação, sendo quatro colisões, dois despistes e um atropelamento. Destes sinistros resultaram um ferido leve e danos materiais.

Foi efetuada pela GNR de Évora uma detenção em flagrante delito pelo crime de condução sem habilitação legal.

No âmbito da criminalidade foram registadas seis ocorrências, sendo dois crimes contra o património, dois crimes contra as pessoas, um contra a sociedade e outro previsto em legislação avulsa.

Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda 31 infrações à legislação rodoviária e uma à legislação policial.

Iniciou-se esta segunda-feira, dia 20 de abril, a Operação Coglia, onde a GNR de Évora através do serviço de proteção da natureza e do ambiente, excuta ações de fiscalização, controlo, armazenamento, transporte de comércio, e circulação de resíduos, com em especial incidência nos operadores de gestão de resíduos. Esta operação vai decorrer até dia 30 de abril.

A GNR dá continuidade às operações Resina, Floresta Segura, Escola Segura, Lake e operação RoadPol.

Dias Abertos Artes & Ofícios | Novo Design regressa a Montemor

A segunda edição dos Dias Abertos Artes & Ofícios | Novo Design, está de regresso a Montemor. A Ciranda Associação de Artesãos em parceria com o Município de Montemor-o-Novo, vão realizar no dia 22 de Abril, dois ateliers no Castelo de Montemor-o-Novo, pelas 15 horas.

“A bienal de Artes & Ofícios é organizada pela SPIRA, que é uma entidade que trabalha na revitalização patrimonial. Esta é o segundo ano que esta atividade acontece e é um projeto que visa principalmente afirmar o território numa perspetiva de artes e ofícios como destino e de programação cultural diversificada”, explica Paula Cinzas, presidente da Ciranda Associação de Artesãos, quanto ao objetivo desta iniciativa.

Comparativamente à edição anterior, este ano, na segunda edição dos Dias Abertos Artes & Ofícios | Novo Design o número de participantes aumentou, com “muitos mais artesões e associações”, como revela Paula Cinzas.

O Atelier de Cestaria será conduzido pelo artesão Joaquim Conivente, já o Atelier de Postais Bordados será guiado pela artesã Maria José Batista.

A atividade é aberta a toda a população e requere inscrição até etsa quinta-feira, dia 20 de abril através dos sites: https://bienalarteseoficios.pt/eventos/postal-bordado/  https://bienalarteseoficios.pt/eventos/criacao-de-um-cesto/

As inscrições têm o custo de cinco euros.

Estremadura quer alargar a Plataforma Logística para Elvas

A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, acompanhada da Secretária de Estado do Desenvolvimento Territorial, Isabel Ferreira, do presidente da CCDR Alentejo, Ceia da Silva e do presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, visitou ontem a Plataforma Logística do Sudoeste Europeu, em Badajoz, onde lhe foi apresentada a estratégia da Junta da Estremadura, no âmbito da logística.

Ana Abrunhosa ouviu das entidades espanholas a necessidade de alargar a Plataforma Logística para Elvas “dado que a primeira fase da Plataforma já tem os terrenos todos comprometidos e as empresas maiores, tem depois fornecedores, empresas médias ou pequenas que trabalham para essas empresas que tem necessidade de  se instalar e Elvas pode e deve receber também essas empresas”. A Ministra disse ainda que a Plataforma não é so de Badajoz é do Caia, com Fundos Comunitários que apoiam o desenvolvimento dos dois Países”.

Nos Paços do Concelho, em Elvas, a Câmara Municipal perante várias dezenas de convidados, apresentou  os investimentos que estão a ser feitos no concelho, tanto pela Câmara, como por IPSS e por empresas, bem como algumas intenções de criação de empresas num futuro próximo.

Foi realçado no discurso final por Rondão Almeida que “há cerca de mil e 300 hectares de terreno do Estado que deve ser afetados à criação de zonas industriais, onde se possam instalar as empresas que pretendem vir para Elvas, neste momento; e tal como a Junta da Estremadura disse também, para as que queiram vir nos próximos meses, para complementar a Plataforma do outro lado da fronteira”.