17.ª Corrida das Pontes em Coruche tem lugar no dia 28 de maio

A 17.ª Corrida das Pontes, que integra a 17.ª Corrida da Família, em Coruche, realiza-se a 28 de maio, no último dia da FICOR – Feira Internacional da Cortiça de Coruche.

Fátima Galhardo, vereadora da Câmara de Municipal de Coruche, salienta que “esta corrida é mítica para o concelho, uma vez que é o atravessamento das sete pontes que ligam à vila de Coruche. Esta corrida conta ainda com centenas de inscrições de vários sítios do país”.

Organizada pelo Município de Coruche com colaboração técnica da empresa Trilho Perdido, a prova principal compreende um circuito de dez quilómetros em estrada plana, a que se somam três quilómetros da Corrida da Família, destinada a todos os que desejam participar na festa desportiva pelo prazer de correr ou caminhar, sem intuito competitivo. Como habitual, está prevista uma aula prévia de aquecimento.

“Esta corrida tem como principal enfoque não só dar a conhecer as características naturais do concelho de Coruche, nomeadamente, o Montado, como também é um momento mítico para os interessados que queiram participar”, sublinha ainda Fátima Galhardo

As inscrições são obrigatórias e estão abertas até dia 22 de maio, se bem que haja descontos para inscrições até 15 de maio (7,50 euros até dia 15 de maio e dez euros de 16 a 22 de maio).

Já a participação na Corrida da Família, que não terá qualquer tipo de classificação, requer inscrição, mas é gratuita.

As inscrições realizam-se online em www.trilhoperdido.com e o pagamento é efetuado por Multibanco através da opção “Pagamento de Serviços”.

41.ª Estafeta da Liberdade com partida em São Cristóvão

41.ª Estafeta da Liberdade vai ter lugar na manhã do dia 25 de abril, às 10h, cuja partida é efetuada este ano, na freguesia de São Cristóvão.

Os 49 anos da liberdade, trazida pela Revolução dos Cravos, são comemorados pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo através de um conjunto de iniciativas, sendo uma delas a 41.ª Estafeta da Liberdade, é uma prova que anima as estradas do concelho de Montemor-o-Novo desde 1981.

As inscrições podem ser feitas nas Juntas de Freguesias ou clubes.

Podcast: à conversa com André Banha (c/som)

O regresso da União de Freguesias da Nossa Senhora Da Vila, Bispo e Silveiras à Feira de Nanterre, atividades agendadas para este mês de abril (como a iniciativa “Lembrar Abril”), o novo projeto “CuidaMor” e ainda outras iniciativas futuras, foram os temas que a Rádio Nova Antena conversou com André Banha, vogal da União de Freguesias.

A entrevista a André Banha para ouvir no podcast abaixo:

Qual a melhor hora para ingerir fruta? Saiba tudo no “De Boa Saúde desta semana

“É melhor comer fruta antes, durante ou depois das refeições? Esta questão é o mote para o programa desta semana “de boa saúde”.

O médico Pintão Antunes defende que, “no caso dos diabéticos, devem ingerir fruta, fora das refeições ou, uma hora e meia depois da refeição, para não aumentar o valor da glicose”.

Quem não tem qualquer problema de saúde pode comer a qualquer hora. Tudo para saber sobre este tema com o médico Pintão Antunes e Carlos Falcato, no “De boa Saúde” desta semana, para ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas, ou no podcast abaixo:

Grupo Fora d’Oras celebrou o 12º aniversário no Curvo Semedo

Grupo Coral Fora d’Oras celebrou o 12º aniversário através de um espetáculo comemorativo, no Cine-teatro Curvo Semedo, no passado dia 15 de abril.

No espetáculo atuaram cinco grupos: o aniversariante e quatro convidados, vindos do Alto e Baixo Alentejo. Atuaram o Grupo de Cantares Alentejano “Os Cá de Cima” (Alter do Chão), o Grupo de Cante “Os Lagoias” (Portalegre), o Rancho Coral Feminino “Papoilas do Enxoé” (Vale de Vargo, Serpa) e também a Tuna da Universidade Sénior do Grupo de Amigos de Montemor.

Acima de tudo, para além do aniversário do Fora d’Oras, naquela tarde comemorou-se o cante alentejano, Património Cultural e Imaterial da Humanidade. À homenagem ao Grupo Coral Fora d’Oras, juntou-se, em representação do Município de Montemor-o-Novo, o vereador da Cultura e Arte, Henrique Lopes, a passo que a União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras foi representada pelo seu presidente, António Danado.

Espaço Sem Tabus no Centro Juvenil já abriu

A abertura do Espaço Sem Tabus, no Centro Juvenil de Montemor, realizou-se no dia 14 abril. O Espaço Sem Tabus é uma consulta juvenil direcionada aos jovens do concelho de Montemor-o-Novo, numa parceria entre a UCC Monte Mor e a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

Este gabinete funcionará todas as sextas-feiras, das 15h30 às 17h30, com o apoio do Dr. Rui Pinto e da Enf. Fátima Santos.

17 ocorrências no âmbito da criminalidade registadas pela GNR de Évora

17 Ocorrências no âmbito da criminalidade registadas esta segunda-feira, dia 17 de abril, pelo Comando Territorial de Évora da GNR. Destas ocorrências 12 crimes foram contra o património, três contra as pessoas, um contra a vida em sociedade e outro previsto em legislação avulsa.

Foram ainda registados três acidentes de viação, sendo três despistes. Destes sinistros resultaram dois feridos leves e danos materiais.

Foi ainda registado um acidente de trabalho na localidade de Alandroal, do qual resultou um ferido leve.

Foram registados três incêndios agrícolas nas localidades de Évora, Borba, Glória, concelho de Estremoz, tendo ardido no total cerca de 0,6 hectares de pasto e sobrantes.

Foram efetuadas pela GNR de Évora três detenções: uma em flagrante delito pelo crime de condução sem habilitação legal, e duas detenções fora de flagrante delito em cumprimento de mandato de detenção para presença em ato processual.

Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda 56 infrações à legislação rodoviária e duas à legislação ambiental.

A GNR dá continuidade às operações Resina, Floresta Segura, Escola Segura, Lake e operação RoadPol.

Mesas Redondas “Cuidar Alentejo” vão decorrer esta quarta-feira

CLDS 4G Ativar Montemor está a organizar três mesas redondas com o tema “Cuidar Alentejo”, que vão decorrer está quarta e quinta-feira, dias 19 e 20 de abril, no auditório da União de Freguesias da Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras.

A mesa um vai ter lugar esta quarta-feira de manhã, com o tema “Cuidadores- dificuldades e boas práticas no cuidado de idosos”. “Este é um tema primordial no Ativar Montemor, por serem cuidadores de excelência da população idosa. Faz-nos sentido debatermos algumas questões relacionadas com o cuidar da pessoa idosa com os vários técnicos”, garante Isabel Soares.

A mesa dois vai decorrer também esta quarta-feira, no período da tarde, cujo tema aborda os “Voluntários e Promotores de Voluntariado- dificuldades e boas práticas do voluntariado”. Isabel Soares, afirma ainda que o voluntariado é uma mais valia social: “O voluntariado cada vez mais se assume como uma forma de intervenção social, e por isso nesta mesa vamos falar sobre voluntariado no sentido de perceber quais são as mais valias e o que se deve fazer para dar mais condições a quem queira ser voluntário”.

Nestas mesas redondas, os profissionais de cada uma das áreas, com moderação de uma pessoa convidada, interagem e participam na discussão do tema proposto.

“Estas mesas têm como objetivo criar um espaço de partilha e reflexão sobre várias temáticas relacionadas com o envelhecimento, e que sentimos que são uma preocupação e uma fonte de interesse, por parte dos vários agentes que trabalham no terreno”, explica Isabel Soares, sobre o surgimento da ideia de organizar estas mesas.

O formato mesa redonda tem “uma maior proximidade entre as pessoas”, cujo também o objetivo passa por “a interatividade”, de modo a envolver as pessoas que estiverem presente, revela Isabel Soares.

Ao longo de cada debate serão tiradas notas sobre as conclusões a que os grupos cheguem para compilar num Guia de Boas Práticas. Este Guia fará referência à prestação dos profissionais e pretende-se disseminá-lo por todos os profissionais dos CLDS do Alentejo, das organizações sem fins lucrativos do concelho de Montemor, bem como de todas as entidades públicos ou privadas do mesmo.

Clube de Ténis de Montemor-o-Novo comemora 37 anos

O Clube de Ténis de Montemor-o-Novo comemora esta terça-feira, dia 18 de abril o seu 37º aniversário. A Direção do clube convida todos os sócios e a população em geral, para uma cerimónia oficial de homenagem que se realiza esta terça-feira, às 19 horas.

A sessão de abertura vai contar com: minuto de silêncio, em homenagem a todos os presidentes, Órgãos Sociais e sócios falecidos; cerimónia de Descerramento das Placas com a nomeação dos Courts 2 e 3, com os nomes de Cristina Reis e Luísa Reis, nomeadamente; homenagem a todos os presidentes do Clube de Ténis de Montemor-o-Novo, com a entrega de Diplomas de Honra; homenagem aos sócios que pertenceram aos Órgãos Sociais das Direções do Clube de Ténis de Montemor-o-Novo, com a entrega de Diplomas de Mérito e entrega de diplomas aos sócios que completaram os 25 anos, em 2022 e 2023.

No encerramento da erimónia vai ter lugar a bola de Honra e corte do bolo de Aniversário do Clube de Ténis de Montemor-o-Novo.

“IVA 0%” em mais de 40 alimentos considerados essenciais entra em vigor esta terça-feira

Laticínios, fruta, carne, peixe, e vegetais são alguns dos alimentos que a partir de hoje, dia 18 de abril, estão isentos de IVA. Depois de a medida ter sido promulgada pelo Presidente da República.

O objetivo do Governo é que os preços de venda ao consumidor destes produtos baixem, refletindo a redução do imposto, de modo a atenuar os efeitos da inflação.

A Rádio Nova Antena saiu à rua para questionar os ouvintes sobre esta medida e perceber se esta redução fará a diferença no orçamento familiar. Se por um lado, há quem considera a medida “insuficiente” e “não vai servir de quase nada, não se irá notar nas compras” e consideram que deveria “ter sido aumentado o ordenado mínimo das pessoas”, há também quem pense que a medida “pode ajudar, mas a diferença vai ser pouca”.

A isenção do IVA nos 44 alimentos que compõem o cabaz básico vai estar em vigor entre hoje e 31 de outubro.