Bombeiros de Mora promovem este domingo o Aquarace

A quarta edição do Aquarace, uma prova de Trail Running, organizada pelos Bombeiros Voluntários de Mora, vai decorrer no domingo, dia 16 de abril.

Fátima Calhau, membro da organização, explica que esta prova “é bastante importante não só para a coporação dos bombeiros, mas também para desenvolver, nas pessoas do concelho, hábitos de vida saudáveis, prática de exercício e para responder às necessidades da corporação”.

Este ano há algumas surpresas, revela Fátima Calhau, adiantando que “será maravilhoso e melhor que os anteriores”, e também irá decorre a prova de Aquarace Kids, no sábado, dia 15 de abril.

Esta prova passa por “várias linhas de água, pequenas ribeiras, e por paisagens do concelho, com alguma dificuldade no percurso, sendo uma aventura controlada, porque estão presentes os bombeiros, enfermeiros, e elementos de outros quartéis de bombeiros”.

O valor das inscrições, nesta inciativa, reverte para os Bombeiros Voluntários de Mora, este ano, “para a recuperação de um veículo de resgate, que engloba muito dinehiro que a corporação não tem”.

A prova conta com caminhada, mini trail, trail curto e trail longo. A partida está marcada para as 9 horas, do dia 16 de abril, junto ao Museu do Megalistismo.

O Aquarace é organizado pelos Bombeiros Voluntários de Mora com o apoio de várias entidades nomeadamente o Município de Mora e a empresa Trilho Perdido.

As inscrições para participação na Feira da Luz/Expomor 2023 já estão abertas

A Feira da Luz/Expomor 2023 vai decorrer de 30 de agosto a 4 de setembro, com a organização da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo e a Apormor.  As inscrições para participação na Feira da Luz/Expomor 2023 já se encontram abertas.

Reconhecida como um dos grandes certames da região, a Feira da Luz/Expomor proporciona, para além da oportunidade de negócio e investimentos, a possibilidade de troca de contactos e um vasto e diversificado programa, que inclui espetáculos, exposições (culturais e pecuárias), feira tradicional, atividades económicas e agrícolas, iniciativas de carácter desportivo, recreativo e cultural, feira do livro, concursos, artesanato, ateliers, etc.

As fichas de inscrição estão disponíveis no website do Município.

Filme “65” vai ser exibido no Cineteatro Curvo Semedo esta sexta-feira

O filme “65” vai estar em exibição no Cineteatro Curvo Semedo esta sexta-feira, dia 14, às 21h30.

Sinopse: “65” é a história de um viajante espacial “futurista” que cai em um planeta distante e apenas o capitão e uma jovem sobrevivem. À medida que os dois viajantes espaciais se orientam pelo terreno estrangeiro, é revelado que o planeta é na verdade a Terra há 65 milhões de anos – e cheio de dinossauros pré-históricos que ameaçam sua sobrevivência. As coisas ficam ainda mais complicadas quando eles descobrem que um grande asteróide, O asteróide, está em rota de colisão direta com a Terra e a dupla deve desesperadamente alcançar sua nave de fuga enquanto a extinção do mundo se aproxima rapidamente.

O filme tem a duração de 87 minutos e é classificado para maiores de 12 anos

Os bilhetes estão disponíveis nos locais habituais e na BOL do Município.

Dia repleto de atividades em Lavre este sábado

Este sábado vai ser um dia repleto de atividades em Lavre. O Rugby Clube Montemor organiza um convívio juvenil, em conjunto com o Monte Selvagem. Já no futebol, o Grupo Desportivo de Lavre estará em ação num jogo da Taça Distrital de Sub-13 Feminino.

Este dia ainda  vai ter o caráter solidário do Dia Campero.

Clube de Jogos de Tabuleiro sábado na Biblioteca Municipal

Sessão do Clube de Jogos de Tabuleiro vai ter lugar este sábado dia 15 de abril, entre as 15 horas e as 18 horas, na Biblioteca Municipal.

As inscrições podem ser feitas presencialmente na Biblioteca Municipal ou através dos contacto 266898105 ou do email biblioteca@cm-montemornovo.pt

Grupo Coral Fora D’oras comemora 12 anos este sábado (com som)

O Grupo Coral Fora D’oras volta ao palco do Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, num espetáculo comemorativo do seu 12º aniversário este sábado, dia 15, pelas 15 horas.

O Grupo Coral Fora D’oras traz consigo ainda quatro convidados: o Grupo de Cante Os Lagoias (Portalegre), o Grupo de Cantares Alentejano “Os Cá de Cima” (Alter do Chão), a Tuna da Universidade Sénior do Grupo dos Amigos de Montemor – Museu e o Rancho Coral Feminino “Papoilas do Enxoé” (Vale de Vargo, Serpa).

Os bilhetes estão disponíveis no Posto de Turismo e na BOL do Município.

A Rádio Nova Antena esteve à conversa com José Grulha, membro do Grupo Coral Fora D’oras, que explicou a história destes 12 anos do Grupo Coral Fora D’oras e a programação deste dia, para ouvir no podcast abaixo:

 

As rendas das casas é o tema na rubrica da DECO

Depois de nos últimos anos o valor das rendas não ter sofrido um aumento muito expressivo, em 2023 as rendas voltaram a aumentar. Excecionalmente, o aumento, de 2%, é inferior ao que estava previsto (5,43%), não acompanhando a subida da inflação e as normas do Novo Regime de Arrendamento Urbano (NRAU). Este limite visa mitigar os efeitos da inflação junto dos arrendatários.

A comunicação do aumento da renda deverá ser feita por escrito pelo senhorio com uma antecedência mínima de 30 dias antes da data de pagamento da nova renda, através de uma minuta própria. Caso o inquilino note que esteja algum cálculo errado “o ideal será o inquilino esclarecer as suas dúvidas diante o senhorio, tentando perceber o que levou o senhorio aplicar aquele cálculo, que por vezes não se trata de uma atualização, mas sim de uma nova proposta negocial terminando o contrato de arrendamento”, como explica Ana Sofia Batista, jurista da DECO.

As rendas das casas é o tema em destaque na rubrica desta semana da DECO. Que pode ouvir no podcast abaixo:

 

“Histórias na Biblioteca” de regresso à Biblioteca Municipal esta sexta-feira

“Histórias na Biblioteca” estão de regresso à Biblioteca Municipal Almeida Faria, esta sexta-feira, dia 14 de abril, às 18 horas.

Através da leitura e exploração das histórias, a iniciativa pretende estimular a imaginação, desenvolver a capacidade analítica e criativa, fomentar o incentivo à leitura e tornar o livro um objeto aprazível junto das crianças.

Trata-se de uma sessão aberta a todas as idades.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do email biblioteca@cm-montemornovo.pt ou do contacto 266 898 105.

Peddy Paper: Descoberta dos Monumentos e Sítios de Montemor este sábado

A 18 de abril comemora-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Em Montemor-o-Novo, a data é assinalada logo a partir deste sábado, dia 15 abril.

Este sábado, realiza-se um Peddy Paper: “À Descoberta dos Monumentos e Sítios de Montemor-o-Novo”, a partir do Posto de Turismo, pelas 15 horas, e término no Centro Interpretativo do Castelo. As inscrições para a iniciativa são gratuitas e já estão abertas, podendo ser efetuadas no Posto de Turismo: turismo@cm-montemornovo.pt ou pelo 266 898 103.

Serão ainda gratuitas as entradas no Centro Interpretativo do Castelo nos dias 15, 16 e 18 de abril.

Dois incêndios deflagraram em Montemor e Vendas Novas esta quinta-feira

Foto ilustrativa

Dois incêndios deflagraram um em veículo ligeiro de passageiros em Montemor, tendo ardido o mesmo parcialmente, e um agrícola em Vendas Novas, tendo ardido 0,1 hectare de pasto e sobrantes. Estes incêndios foram registados pelo Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana (GNR), esta quinta-feira, dia 13 de abril.

A GNR de Évora efetuou quatro detenções: três em flagrante delito, uma pelo crime de condução em estado de embriaguez, outra pelo crime de condução sem habilitação legal e outra pelo crime de detenção ao tráfico de armas proibidas e outra fora de flagrante delito em cumprimento de mandato de detenção para presença em ato processual.

No âmbito da criminalidade foram registadas oito ocorrências, sendo três crimes contra o património, dois contra a vida em sociedade, dois crimes previstos em legislação avulsa e um crime contra as pessoas.

Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda 25 infrações à legislação rodoviária e uma à legislação policial.

A GNR dá continuidade às operações Resina, Floresta Segura, Escola Segura, Lake.

Inscrições abertas para as mesas redondas “Cuidar Alentejo”

CLDS 4G Ativar Montemor está a organizar três mesas redondas com o tema “Cuidar Alentejo”, que vão decorrer nos dias 19 e 20 de abril, no auditório da União de Freguesias da Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras. As inscrições estãoa abertas até este domingo, dia 16 de abril.

Nestas mesas redondas, os profissionais de cada uma das áreas, com moderação de uma pessoa convidada, interagem e participam na discussão do tema proposto.

“Estas mesas têm como objetivo criar um espaço de partilha e reflexão sobre várias temáticas relacionadas com o envelhecimento, e que sentimos que são uma preocupação e uma fonte de interesse, por parte dos vários agentes que trabalham no terreno”, explica Isabel Soares, Coordenadora do CLDS 4G Ativar Montemor, sobre o surgimento da ideia de organizar estas mesas.

O formato mesa redonda tem “uma maior proximidade entre as pessoas”, cujo também o objetivo passa por “a interatividade”, de modo a envolver as pessoas que estiverem presentes”, revela Isabel Soares.

O evento está divido em três mesas com o tema geral “Cuidar Alentejo”:

A mesa um vai ter lugar dia 19 de abril de manhã, com o tema “Cuidadores- dificuldades e boas práticas no cuidado de idosos”. “Este é um tema primordial no Ativar Montemor, por serem cuidadores de excelência da população idosa. Faz-nos sentido debatermos algumas questões relacionadas com o cuidar da pessoa idosa com os vários técnicos”, garante Isabel Soares.

A mesa dois vai decorrer também no dia 19 de abril, no período da tarde, cujo tema aborda os  “Voluntários e Promotores de Voluntariado- dificuldades e boas práticas do voluntariado”. Isabel Soares, afirma ainda que o voluntariado é uma mais valia social: “O voluntariado cada vez mais se assume como uma forma de intervenção social, e por isso nesta mesa vamos falar sobre voluntariado no sentido de perceber quais são as mais valias e o que se deve fazer para dar mais condições a quem queira ser voluntário”.

A última mesa desta iniciativa, a mesa três, vai realizar-se no dia 20 de abril, durante todo o dia. Neste debate a temática “vítimas – dificuldades e boas práticas no apoio à vítima idosa”, vai ser colocada em cima da mesa. “Continua haver muitos casos de violência contra a pessoa idosa, e por isso, faz-nos sentido sentar e falar sobre este tema, com as seguintes questões: quais são as principais problemáticas; quais são os principais interventores, e como é que cada um de nós, como ser social, pode intervir”, explica Isabel Soares.

Ao longo de cada debate serão tiradas notas sobre as conclusões a que os grupos cheguem para compilar num Guia de Boas Práticas. Este Guia fará referência à prestação dos profissionais e pretende-se disseminá-lo por todos os profissionais dos CLDS do Alentejo, das organizações sem fins lucrativos do concelho de Montemor, bem como de todas as entidades públicos ou privadas do mesmo.

As inscrições para as três mesas estão abertas até este domingo, dia 16 de abril, e podem ser feitas a partir do site www.ativarmontemor.pt. As inscrições são gratuitas e obrigatórias