Nacional de Remo disputado no domingo nas Azenhas d’el Rei

A Área Recreativa das Azenhas d’el Rei, em Montejuntos, no concelho de Alandroal, é palco, este domingo, 16 de abril, do Campeonato Nacional de Fundo de Remo.

Este promete ser um dia cheio de ação para remadores e comunidade local, a partir das 9h30, sendo que, para além da competição, vão ser promovidas atividades para quem quiser experimentar a modalidade.

Esta é a primeira vez que o concelho de Alandroal acolhe uma prova desta natureza, promovida pela Federação Portuguesa de Remo, diz o presidente da Câmara, João Grilo, muito devido às condições que estão agora reunidas, com a praia fluvial de Azenhas d’el Rei e a certificação da estação náutica. “Passamos a ter uma realidade um bocadinho diferente daquela que tínhamos e começamos a poder acolher atividades ligadas à água”, assegura.

A discutir este Nacional de Fundo de Remo vão estar cerca de 300 remadores de 20 clubes. Com isso, espera ainda o autarca, se possa “projetar a vocação náutica do concelho”.

“Temos outros objetivos para o futuro, porque queremos passar a ter atividades ligadas aos desportos náuticos com alguma regularidade”, garante ainda João Grilo, pelo que foram já estabelecidas algumas parcerias com a Federação Portuguesa de Remo.

Teatro Bernardim Ribeiro recebe Residência artística dias 15 e 16

A Residência Artística “Viver o Teatro com Cristina Cavalinhos” decorre este fim de semana, dias 15 e 16, no Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz. A iniciativa tem como objetivo trabalhar técnicas e contextos de interpretação para televisão.

Os participantes terão a oportunidade de conhecer diferentes formas de interpretação e diferentes técnicas, que podem ser adaptadas aos diferentes contextos de trabalho, seja em teatro, televisão ou cinema

Esta é uma iniciativa do Colectivo Cultura Alentejo e é gratuita e para maiores de 12 anos. É possível fazer a inscrição até dia 14 de abril , através do email: colectivoculturaalentejo@gmail.com.

Apoio Psicoeducativo está de regresso ao Centro Juvenil em Montemor

O Apoio Psicoeducativo está de regresso este mês, ao Centro Juvenil, em Montemor. Este apoio está disponível, às sextas-feiras, das 9 horas às 18 horas.

Anabela Ferreira, do Centro Juvenil, explica que os jovens podem ter apoio “seja no âmbito educativo ou seja ele no âmbito pessoal. Porque o jovem se não estiver bem, vai refletir também na escola”

Os jovens dos 14 anos aos 25 anos têm acesso ao Apoio Psicoeducativo com a psicóloga Carla Brito, com marcação prévia.

Filme “Margot” no Cineteatro Curvo Semedo na noite de quinta

O filme “Margot” de Catarina Alves Costa vai ser exibido esta quinta-feira, dia 13 de abril, no Cineteatro Curvo Semedo, às 21h30.

“Margot” conta a história da etnomusicóloga alemã Margot Dias, que troca a sua vida burguesa na Alemanha, no final dos anos 50, pela cultura e expressão artística da minoria étnica moçambicana Maconde.

Paralamento Europeu adota novas regras para combater disparidade salarial

A diretiva da transparência salarial foi aprovada, recentemente, pelo Parlamento Europeu, numa proposta da Comissão Europeia, que surge do facto de as mulheres ganharem em média, na União Europeia, menos 13%, por hora, do que os homens.

A nova legislação vai obrigar as empresas da União Europeia a divulgar informações que facilitem aos trabalhadores a comparação de salários e exponham as disparidades salariais entre homens e mulheres.

Todas as propostas, desta diretiva, para conhecer no programa desta semana “Espaço Europa”, com Ana Pereira do Europe Direct Alto Alentejo, que pode ouvir, na emissão às 12.45 horas e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Rastreio do cancro de mama em Foros de Vale de Figueira

A Unidade Móvel do Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro vai estar a fazer o rastreio do cancro de mama junto ao Centro Cultural, em Foros de Vale de Figueira, esta sexta-feira, dia 14 de abril, das 9 às 13 horas e das 14 às 17.30 horas.

As mulheres do município elegíveis para o rastreio, entre os 50-69 anos, vão dispor com uma equipa técnica especializada na área do cancro da mama e contar com equipamentos digitais novos que potenciam uma melhor qualidade do diagnóstico.

Educação para a sexualidade no Centro Juvenil dias 21 e 22

Oficinas de educação para a sexualidade vão ter lugar nos dias 21 e 22 de abril, com Vânia Beliz, no Centro Juvenil. Estas duas Oficinas são dedicadas para Educadores, Professores e Outros Profissionais.

A 21 de abril, entre as 14 horas e as 17 horas, decorre a oficina “Educar para a Sexualidade: Estratégias lúdicas para abordar a sexualidade desde o pré-escolar”. E no dia 22 de abril, entre as 9h30 e as 12h30, tem lugar a oficina “Educar para a Sexualidade na Puberdade e Adolescência: O que querem e precisam saber os nossos jovens?”

As inscrições podem ser feitas a partir do email juventude@cm-montemornovo.pt.

As oficinas têm limite de 24 pessoas.

Campanha 2023 da Cebola Roxa de Montemor começou dia 3

No âmbito da Implementação da Estratégia Alimentar – SMEA em Montemor, o Gabinete do Produtor Agrícola do Município de Montemor, iniciou a 3 de abril a campanha 2023 da Cebola Roxa de Montemor-o-Novo.

O fornecimento do cebolo aos 31 produtores está a decorrer durante o mês de abril, em Montemor-o-Novo, com o Município a apoiar em 50% do valor das plantas para plantação, de forma a incentivar os produtores a continuarem a investir neste produto, nesta fase de consolidação.

Protocolo entre o Município de Montemor e o Grupo dos Amigos de Montemor assinado

Protocolo entre o Município de Montemor representado pelo presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, e o Grupo dos Amigos de Montemor – Museu (GAM), representado pelo seu presidente, António Paulo Xavier foi assinado no passado 5 de abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Com base neste protocolo, o Município compromete-se, em 2023, atribuir ao GAM, um apoio no valor máximo de 17 533 euros, que visa ajudar na manutenção e funcionamento do Museu de Arqueologia e dos núcleos museológicos, bem como a instalação de um núcleo de investigação na área do património cultural, instalação/passagem da reserva arqueológica municipal para o Convento de São Domingos e o funcionamento da Universidade Sénior do GAM.

 

Crianças da Academia do Sorriso plantam árvores na Ecopista do Montado

Crianças do ATL Academia do Sorriso plantaram duas arvores na Ecopista do Montado no passado dia 6 de abril, uma atividade solicitada pelo projeto pedagógico do ATL Academia do Sorriso – Centro de Estudos e Explicações, Lda.

As crianças desta Academia tiveram a oportunidade de “pôr as mãos na terra” e plantar duas árvores de espécies autóctones (uma azinheira e um freixo), disponibilizadas pelo viveiro do Município, tendo em vista fomentar a biodiversidade e criar ensombramento.

Procissão do Enterro do Senhor realizou-se na passada sexta-feira

Procissão do Enterro do Senhor realizou-se durante a noite da passada sexta-feira, 7 de abril.

O evento foi o ponto alto da Sexta-Feira Santa, data na qual os cristãos evocam o julgamento, a crucificação, a morte e o enterro de Jesus Cristo e foi integrado nas solenidades da Semana Santa em Montemor-o-Novo. Na Procissão, ficou registada a participação de muitos fiéis.

Multi Atividades na Barragem dos Minutos na passada quinta-feira

Escola de Natação Municipal de Montemor voltou a dinamizar uma manhã em cheio na Barragem dos Minutos, na passada quinta-feira, 6 de abril.

O dia teve início com um passeio de bicicleta, a partir das instalações da Piscina Coberta, e até à Barragem, onde os jovens participantes tiveram à sua espera várias atividades como a canoagem e alguns jogos desportivos.

A iniciativa Multi Atividades surge como uma forma de promover a atividade física entre os jovens do Município e o contacto com a natureza e a fauna e flora envolventes.

Inscrições abertas para a 4ª edição do Trilho da Filhós

A 4ª edição do Trilho da Filhós, uma prova de BTT, vai se realizar em Cabrela, dia 14 de maio, às 9 horas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas a partir do site Apedalar.pt.

“Esta edição vai contar com duas provas, uma de 35km e outra de 65km” e com vários prémios para os ciclistas, nomeadamente, para “aqueles que se inscreverem até ao dia 14 de abril, que vão ter uma lembrança adicional”, explica Paula Martins, presidente da Junta de Freguesia de Cabrela. “Esta prova de BTT também vai ter prémios por escalões que tem seguro e um prémio especial para a equipa que tiver o maior número de inscrições, que será um leitão”, acrescenta ainda Paula Martins.

O Trilho da Filhós para além dos prémios, segundo Paula Martins, vai ter almoço quer para os participantes como para os acompanhantes “com diferentes custos, ou seja, para aqueles que queiram participar e almoçar tem o custo de 18 euros, para aqueles que trouxerem acompanhante para o almoço tem o valor de dez euros e ainda para aqueles que queiram apenas participar, sem almoço, terá o custo de 12 euros”. No âmbito de Cabrela ser considerada uma ecofreguesia também vai haver um ecosorteio “que consiste numa estadia, de uma noite, na Casa das Letras em Cabrela”.

Os percursos vão ser na Rede Natura, com um grau de dificuldade “entre fácil e médio”, afirma a presidente da Junta de Freguesia.

A 4ª edição do Trilho da Filhós, uma prova de BTT, vai se realizar em Cabrela, dia 14 de maio, às 9 horas. As inscrições podem ser feitas a partir do site Apedalar.pt.