Montemor acolhe cerca de 300 jovens no âmbito da JMJ

Montemor-o-Novo vai acolher cerca 300 jovens, no âmbito das Jornada Mundial da Juventude, que se realiza no nosso país, num protocolo celebrado entre o município de Montemor-o-Novo e a Arquidiocese de Évora, com a colaboração da Paróquia de Montemor.

O vereador no Município de Montemor, António Pinto Xavier, revela que o município “vai garantir a dormida de 200 jovens, nas instalações das escolas, bem como proporcionar a sua participação, em atividades culturais e facilidades no que diz respeito a transportes e entradas nas piscinas municipais”. O vereador acrescenta que os paroquianos vão ainda albergar mais 100 jovens.

António Pinto Xavier refere ainda que esta é uma situação que “o município vê com muito bons olhos, porque Montemor será beneficiado, nas questões turísticas e económicas”.

Montemor-o-Novo irá receber, entre 26 de julho e 1 de agosto, cerca de 300 jovens, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude.

“Caminhar Pelas Freguesias” decorre dia 15 em São Cristóvão

Segunda edição do “Caminhar Pelas Freguesias” vai decorrer no dia 15 de abril, em São Cristóvão.

Ao bem-estar e à atividade física junta-se a pureza da “aldeia branca” para participar na caminhada por São Cristóvão.

Dia 15 de abril, a partir das 9h30,  vão contar-se 7km a partir do ponto de encontro, junto à  Junta de Freguesia de São Cristóvão.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir do formulário disponível , até dia 13 de abril

No Dia Nacional dos Moinhos “Vamos Falar de Turismo… Sustentável”

O Dia Nacional dos Moinhos assinalou-se no passado dia 7 de abril. Em Montemor as comemorações perlongam-se até dia 12, com a iniciativa “Vamos Falar de Turismo… Sustentável”.

O programa passa pelo Cineteatro Curvo Semedo, começando com uma mesa redonda sobre o tema e passando depois para a apresentação de um projeto de turismo sustentável, o Ecocubo. Em seguida, está programado um passeio pelos Migmatitos do Rio Almansor, com direito a explicação acerca da formação de rochas desse tipo.

 

Realização de queimas de sobrantes e de queimadas suspensa

Realização de queimas de sobrantes e de queimadas está suspensa, até às 23h59 do dia 11 de abril, devido a continuação de tempo quente e seco, com temperaturas máximas acima da média para a época.

Segundo a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se para os próximos dias tempo quente e seco, tendo como efeitos expectáveis tempo seco com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais. Por isso, o Município de Montemor suspende a realização de queimas de sobrantes e queimadas no período compreendido até dia 11 de abril.

Mais se informa que a queima de amontoados, sem autorização e sem o acompanhamento definido pela autarquia local, é considerada uso de fogo intencional.

Recomenda-se a todos os munícipes a adoção de cuidados acrescidos face ao agravamento previsto das condições da meteorológica para os próximos dias.

No dia 11 de abril será efetuada nova reavaliação, de acordo com a disponibilização de informação pelo IPMA.

Trilho da Filhós vai decorrer a 14 de maio

A 4ª edição do Trilho da Filhós, uma prova de BTT, vai se realizar em Cabrela, dia 14 de maio, às 9 horas.

“Esta edição vai contar com duas provas, uma de 35km e outra de 65km” e com vários prémios para os ciclistas, nomeadamente, para “aqueles que se inscreverem até ao dia 14 de abril, que vão ter uma lembrança adicional”, explica Paula Martins, presidente da Junta de Freguesia de Cabrela. “Esta prova de BTT também vai ter prémios por escalões que tem seguro e um prémio especial para a equipa que tiver o maior número de inscrições, que será um leitão”, acrescenta ainda Paula Martins.

O Trilho da Filhós para além dos prémios, segundo Paula Martins, vai ter almoço quer para os participantes como para os acompanhantes “com diferentes custos, ou seja, para aqueles que queiram participar e almoçar tem o custo de 18 euros, para aqueles que trouxerem acompanhante para o almoço tem o valor de dez euros e ainda para aqueles que queiram apenas participar, sem almoço, terá o custo de 12 euros”. No âmbito de Cabrela ser considerada uma ecofreguesia também vai haver um ecosorteio “que consiste numa estadia, de uma noite, na Casa das Letras em Cabrela”.

Os percursos vão ser na Rede Natura, com um grau de dificuldade “entre fácil e médio”, afirma a presidente da Junta de Freguesia.

A 4ª edição do Trilho da Filhós, uma prova de BTT, vai se realizar em Cabrela, dia 14 de maio, às 9 horas. As inscrições podem ser feitas a partir do site Apedalar.pt.

Semana Gastronómica do Açafrão em Alter do Chão até este domingo

O açafrão é o protagonista até este domingo, dia 9 de abril, das ementas de cinco restaurantes de Alter do Chão, no decorrer da Semana Gastronómica, promovida pela Câmara Municipal.

Segundo explica Antónia Durão, técnica de turismo no Município de Alter do Chão, é já um hábito, na semana que antecede a Páscoa, realizar-se esta iniciativa, dado que, por tradição, e por esta altura, no concelho, come-se muito o ensopado de borrego com arroz amarelo de açafrão.

Ao todo, são cinco os restaurantes de Alter do Chão aderentes a esta Semana Gastronómica do Açafrão, aos quais o Município oferece garrafas de licor de açafrão, para que os clientes, “no final da refeição, possam degustar deste licor que se encontra à venda no Posto de Turismo”.

Sons do Minho atuam neste último dia da Feira do Queijo de Rio de Moinhos

A Feira do Queijo em Rio de Moinhos termina hoje, domingo, 9 de abril, depois de três dias a promover este produto típico da região.

Neste último dia do certam há visita às queijarias da freguesia, pelas 10.30 horas, mediante inscrição prévia e também animação musical com os Tombas Lobos, à mesma hora.

A encerrar o certame, pelas 15.30 horas atuam os Sons do Minho.

“A Páscoa alerta que ainda há vida e precisa de ser celebrar”, afirma Padre José Morais

Segundo a Bíblia, após a crucificação e morte de Cristo, recordada na Sexta-Feira Santa, Cristo ressuscitou ao terceiro dia, ou seja, hoje, Domingo de Páscoa.

Este dia tem como propósito ser um momento de reflexão, em homenagem à vida e morte de Cristo, e de agradecimento e glorificação do seu sofrimento.

O Padre José Morais, pároco em Montemor, conta que “neste dia, no Alentejo, antigamente também era celebrada a segunda-feira a seguir ao Domingo de Páscoa, com uma refeição no campo e em família, onde se comia borrego”.

“Gostaria que todas as pessoas pudessem partilhar e desfrutar de momentos de alegria. A Páscoa alerta que ainda há vida e precisa de ser celebrar”, adianta o Padre José Morais.

Hoje, Domingo de Páscoa, é celebrado em família, com a partilha de momentos de confraternização e de alegria.