Escouralense junta-se a GUS nas meias-finais da Taça Dinis Vital

Após ontem o Grupo União Sport (GUS) ter carimbado o apuramento para as meias-finais da Taça Distrito de Évora “Dinis Vital”, ao bater no prolongamento o Redondense por 1-4, neste sábado, 8 de abril, o Escouralense foi a Vila Viçosa vencer o Calipolense por 0-2.

A completar os resultados dos quartos de final da Taça, o Alcaçovense perdeu em casa com o Atlético de Reguengos por 1-2 e o Portel ganhou, no D. Nuno Álvares Pereira, por 2-0 ao Lusitano de Évora B.

As meias-finais da Taça Dinis Vital estão agendadas para 14 maio, com o sorteio já pré-definido a ditar as seguintes partidas:
Atlético Reguengos x Grupo União Sport
Portel x Escouralense

Feira Internacional da Cortiça em maio em Coruche

A 15ª Edição da Feira Internacional da Cortiça realiza-se este ano de 25 a 28 de maio, em Coruche.

A FICOR está mais uma vez de portas abertas para receber expositores e proporcionar a produtores, transformadores e outros agentes económicos locais, regionais, nacionais e/ou estrangeiros a apresentação dos seus produtos ou serviços, visando a promoção da fileira da cortiça e do montado enquanto nicho ecológico e económico.

“É uma feira dedicada sobretudo à temática e fileira da cortiça, desde a área produtiva à área industrial e também à área de investigação no setor. Vamos ter também uma componente mais científica onde vamos ter no observatório da cortiça um conjunto de conferências e seminários. Este ano e uma vez que o município de Coruche lidera a EEC PROVERE “Montado de Sobro e Cortiça”, vamos também realizar o congresso dedicado a este grande projeto, uma vez que abrange a maior parte da zona do Alentejo e Ribatejo” explica Susana Cruz, vereadora da Câmara Municipal de Coruche, sobre as atividades envolventes na Feira Internacional da Cortiça.

A EEC PROVERE “Montado de Sobro e Cortiça” está aliada à FICOR, sendo que “contempla mais de 60 parceiros entre eles dos vários municípios, que no seu todo são 27 municípios no Alentejo e Ribatejo que estão associados a este projeto”. A EEC PROVERE não atua apenas no desenvolver “da perspetiva turística do montado e deste território, mas também serve como um uptead (atualizar) competitivo do setor a nível empresarial”, esclarece ainda Susana Cruz.

Juntamente com a FICOR vai estar também a 5.ª edição do evento Wine & Cork, que prevê a participação de empresas que tenham a sua sede ou base de negócio assente no território de intervenção da EEC PROVERE “Montado de Sobro e Cortiça”, que visa “a promover os vinhos que são enrolhados com cortiça. Este espaço tem também inscrições abertas até ao dia 2 de maio, e onde os produtores de vinho podem estar presentes com um espaço todo dedicado ao vinho, juntamente com a cortiça e gastronomia. Porque vai existir também uma área de Show Cooking, onde fazemos a harmonização dos vinhos presentes com a gastronomia. Para estabelecer ainda melhor esta ligação, entre o vinho e a gastronomia, vai acontecer workshops”, revela Susana Cruz sobre o espaço de Wine & Cork.

Produtores de todo o país juntam-se a este evento “com uma área expositiva, onde os agentes da fileira e do setor vão estar representados nesta feira”, como indica ainda a vereadora da Câmara de Coruche.

Paralelamente a este projeto, também vão realizar-se atividades como a apresentação dos projetos de moda do Concurso de Ideias e Criatividade do Montado de Sobro e Cortiça em pleno desfile no Coruche Fashion Cork. Para além do desfile vai existir também “a Corrida das Pontes e da Família, no dia 28 de maio”, que “certamente vai atrair muitas pessoas para Coruche”, como afirma ainda Susana Cruz.

As inscrições para participação de expositores – empresas e instituições locais, regionais, nacionais ou estrangeiras estão abertas até 22 de abril. No entanto, para os expositores para a parte do Wine & Cork, as inscrições estão abertas até ao dia 2 de maio.

A FICOR 2023, que alia conferências e debates a desfiles de moda, mas também concertos, espetáculos de stand-up comedy e provas de vinho a espaços especialmente dedicados à gastronomia.

Tribute to Queen kind of Magic & The Flashing Voices vão atuar em Elvas

Tribute to Queen kind of Magic & The Flashing Voices vão atuar no dia 15 de abril, no Coliseu de Elvas, às 21.30 horas.

A marca distintiva dos Kind of Magic & The Flashing Voices reside na abordagem que fazem à música dos Queen, produzindo ao vivo a sonoridade sinfónica original.

Este ano a banda celebra o seu décimo aniversário, assim como, os Queen comemoram 50 anos do lançamento do seu primeiro álbum, que contém as músicas “Keep Yourself Alive” e “Liar”.

“Este evento assenta na comemoração dos 50 anos do lançamento do primeiro álbum dos Queen e, ao mesmo tempo, é um ano em que também fazemos o nosso décimo aniversário, por isso, o que fizemos para esta tour foi recolher as principais músicas de Queen. Deste modo, celebramos estes dois aniversários que acabam por casar”, revela Pedro Ferreira, dos Tribute to Queen Kind of Magic, sobre a tour da banda, neste ano atípico e festivo.

Este será um momento para recordar o passado, através de várias músicas icónicas da banda britânica, por isso, Pedro Ferreira convida “os amantes dos Queen” a estarem presentes neste evento.

Tribute to Queen kind of Magic & The Flashing Voices vão atuar dia 15 de abril no Coliseu de Elvas, às 21.30 horas. Os bilhetes estão à venda no próprio dia no coliseu ou na ticketline ou na blueticket.

CLDS 4G Ativar Montemor está a organizar mesas redondas com o tema “Cuidar Alentejo”

CLDS 4G Ativar Montemor está a organizar três mesas redondas com o tema “Cuidar Alentejo”, que vão decorrer nos dias 19 e 20 de abril, no auditório da União de Freguesias da Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras.

Nestas mesas redondas, os profissionais de cada uma das áreas, com moderação de uma pessoa convidada, interagem e participam na discussão do tema proposto.

“Estas mesas têm como objetivo criar um espaço de partilha e reflexão sobre várias temáticas relacionadas com o envelhecimento, e que sentimos que são uma preocupação e uma fonte de interesse, por parte dos vários agentes que trabalham no terreno”, explica Isabel Soares, Coordenadora do CLDS 4G Ativar Montemor, sobre o surgimento da ideia de organizar estas mesas.

O formato mesa redonda tem “uma maior proximidade entre as pessoas”, cujo também o objetivo passa por “a interatividade”, de modo a envolver as pessoas que estiverem presentes”, revela Isabel Soares.

O evento está dividido em três mesas com o tema geral “Cuidar Alentejo”:

A mesa um vai ter lugar dia 19 de abril de manhã, com o tema “Cuidadores- dificuldades e boas práticas no cuidado de idosos”. “Este é um tema primordial no Ativar Montemor, por serem cuidadores de excelência da população idosa. Faz-nos sentido debatermos algumas questões relacionadas com o cuidar da pessoa idosa com os vários técnicos”, garante Isabel Soares.

A mesa dois vai decorrer também no dia 19 de abril, no período da tarde, cujo tema aborda os  “Voluntários e Promotores de Voluntariado- dificuldades e boas práticas do voluntariado”. Isabel Soares, afirma ainda que o voluntariado é uma mais valia social: “O voluntariado cada vez mais se assume como uma forma de intervenção social, e por isso nesta mesa vamos falar sobre voluntariado no sentido de perceber quais são as mais valias e o que se deve fazer para dar mais condições a quem queira ser voluntário”.

A última mesa desta iniciativa, a mesa três, vai realizar-se no dia 20 de abril, durante todo o dia. Neste debate a temática “vítimas – dificuldades e boas práticas no apoio à vítima idosa”, vai ser colocada em cima da mesa. “Continua haver muitos casos de violência contra a pessoa idosa, e por isso, faz-nos sentido sentar e falar sobre este tema, com as seguintes questões: quais são as principais problemáticas; quais são os principais interventores, e como é que cada um de nós, como ser social, pode intervir”, explica Isabel Soares.

Ao longo de cada debate serão tiradas notas sobre as conclusões a que os grupos cheguem para compilar num Guia de Boas Práticas. Este Guia fará referência à prestação dos profissionais e pretende-se disseminá-lo por todos os profissionais dos CLDS do Alentejo, das organizações sem fins lucrativos do concelho de Montemor, bem como de todas as entidades públicos ou privadas do mesmo.

As inscrições para as três mesas estão abertas até dia 16 de abril, e podem ser feitas a partir do site www.ativarmontemor.pt. As inscrições são gratuitas e obrigatórias.

Miguel Azevedo atua esta noite de sábado na Feira do Queijo em Rio de Moinhos

A Feira do Queijo, numa organização da Câmara de Borba, decorre em Rio de Moinhos, até amanhã, domingo, 9 de abril.

Hoje, sábado, dia 8, às 10.30 horas, há animação de rua, pela Bandalheira Street Band. À mesma hora, há visita às queijarias de Rio de Moinhos, uma atividade sujeita a marcação prévia. Às 11 horas, recriação das Artes do Fabrico do Queijo.

Às 15.30 horas, há espetáculo de folclore, com as atuações do Rancho Folclórico Cravos e Rosas do Alentejo, de Orada (Borba) e do Rancho Folclórico dos Foros da Fonte Seca (Redondo).

Pelas 18.30 horas decorre a finalização de um mural alusivo a este certame, da autoria do artista Guzt.

Às 21.30 horas, o espetáculo é com Miguel Azevedo. E, às 23.30 horas, começa a Noite Jovem, com as presenças dos DJs Izy e Polson, numa organização do Grupo Recreativo e Cultural das Festas de São Tiago de Rio de Moinhos.