Os Campeonatos Nacionais de Jovens da época 2022/2023 que se realizaram no Coliseu Comendador Rondão Almeida, em Elvas chegaram ao fim e contaram com a participação de 230 jogadores. De acordo com a Federação Portuguesa de Xadrez, os Nacionais foram muito equilibrados e os 14 títulos bem distribuídos, mas o maior destaque global vai para o Xadrez Colégio Efanor, que conseguiu quatro títulos, para além de dominar as classificações coletivas em absolutos e femininos.
Os quatro títulos do Xadrez Efanor foram conquistados por Sara Soares (Sub-18 femininos), Sofia Valente (Sub- 14 femininos), Tiago Frutuoso (Sub-10 absolutos) e Luísa Melo (Sub-10 femininos).
Dos vários campeões, apenas dois terminaram as respetivas provas com sete triunfos nas sete jornadas. Foram eles o mestre FIDE José Guilherme Santos (A.XAT Montemor-o-Novo), nos Sub-20, e Francisco Silva (CX A2D), nos Sub-08. Ambos dominaram de fio a pavio os respetivos torneios e já tinham garantido o primeiro lugar após seis jornadas.
Outro vencedor antecipado foi Roman Ryabukhin (GX Alekhine), russo a jogar sob a bandeira da FIDE e residente no nosso país, que já tinha garantido o sucesso após seis rondas no campeonato de Sub-16. Roman venceu o torneio mas não ficou com o título nacional por não ser cidadão português e essa honra coube a João Pedro Afonso (CX A2D), segundo classificado e o único a roubar meio ponto a Ryabukhin, através do empate na sétima ronda.
Outros dois jogadores a residirem no nosso país mas ainda sem a nacionalidade portuguesa venceram as respetivas categorias. Tratam-se de Veronika Ryabukhina (GX Alekhine), irmã de Roman e vencedora dos Sub- 12 femininos, e Danil Tarkin (Barreirense), que triunfou nos Sub-10 absolutos. Nestas duas categorias os títulos
nacionais foram para os segundos classificados, respetivamente Margarida Ribeiro (CA Téssera) e Tiago Frutuoso (Xadrez Efanor). De destacar os dois títulos obtidos por jogadores da Associação de Residentes das Telheiras, que viu consagrar José Rosa, nos Sub-12, e Sara Teixeira, nos Sub-08 femininos.
Também com dois títulos tivemos o CX A2D, por via dos já citados João Pedro Afonso (Sub-16 absolutos) e Francisco Silva (Sub-08 absolutos). O Barreirense juntou o sucesso de Danil Tarkin nos Sub-10 ao título feminino de Raquel Duque nos Sub-20 e o
GX Alekhine ficou com a certeza que os dois irmãos Ryabukhin são jogadores de imensa qualidade, de quem se espera obterem a cidadania portuguesa proximamente.
Os outros títulos nacionais foram para o Vitória SC (Pedro Gil Silva, Sub-18 absolutos), NS São Miguel (Victoria Cymbron, Sub-16 femininos), CX Colégio Português (David Farias (Sub-14 absolutos) e CA Téssera (Margarida Ribeiro, Sub-12 femininos). O mestre FIDE Pedro Gil Silva acabou por só confirmar o estatuto de número 1 da prova de Sub-18 na última jornada, em que bateu o surpreendente Nicolas Pacetti (C Norton de Matos). Pedro Gil, recorde-se, tinha perdido na primeira ronda frente a Sara Soares.
As classificações coletivas, que não são considerados títulos nacionais mas demonstram o trabalho feito pelos clubes no xadrez jovem, premiaram a regularidade e profundidade do Xadrez Colégio Efanor.
Em absolutos a segunda posição foi para o Vitória SC, enquanto a Associação dos Residentes das Telheiras fechou o pódio. Em femininos, a ADRC Mata de Benfica, segunda, e o CX Colégio Português, terceiro, foram as equipas a acompanhar a Efanor no pódio.
Pódios finais
Sub-20:
Absolutos:
1.o José Guilherme Santos (MF, A.XAT Montemor-o-Novo), 7 pontos
2.o Samuel Gonçalves (Ferroviários do Barreiro), 5,5
3.o Pedro Fonseca (Xadrez Efanor), 5.
Femininos:
1.o Raquel Duque (Barreirense), 4
2.o Camila Avelino (ADRC Mata de Benfica), 3,5
3.o Maria Elisa Oliveira (GD Dias Ferreira), 3,5.
Sub-18:
Absolutos:
1.o Pedro Gil Silva (MF, Vitória SC), 5,5
2.o Nicolas Pacetti (C Norton de Matos), 5,5
3.o Filipe Bártolo (GX Alekhine), 5.
Femininos:
1.o Sara Soares (Xadrez Efanor), 4
2.o Filipa Camacho (CX Colégio Português), 3
Sub-16:
Absolutos:
1.o Roman Ryabukhin (GX Alekhine), 6,5
2.o João Pedro Afonso (CX A2D), 5 – campeão nacional
3.o Lucas Gonçalves (GD Ginásio Louriçal), 5
4.o Gustavo Ribeiro (CA Téssera), 5.
Femininos:
1.o Victoria Cymbron (NS São Miguel), 5
2.o Margarida Correia (ACX Algarve), 4
3.o Maria Francisca Vaz (Académica de Coimbra), 2.
Sub-14:
Absolutos:
1.o David Farias (CX Colégio Português), 6,5
2.o Sofia Valente (Xadrez Efanor), 6
3.o Matviy Faryma (Independente Torrense), 5,5
Femininos:
1.o Sofia Valente (Xadrez Efanor), 6
2.o Bruna Tarelho (CX Colégio Português), 4,5
3.o Clara Marques (CXA Escolas de Aveiro), 4,5.
Sub-12:
Absolutos:
1.o José Rosa (ART- Ass. Residentes Telheiras), 6
2.o Miguel Rocha (Vitória SC), 5,5
3.o Maksym Faryma (independente Torrense), 5.
Femininos:
1.o Veroniuka Ryabukhina (GX Alekhine), 5
2.o Margarida Ribeiro (CA Téssera), 3,5 – campeã nacional
3.o Beatriz Gonçalves (Ferroviários do Barreiro), 3.
4.o Maria Pita Baptista (ADRC Mata de Benfica), 1.
Sub-10:
Absolutos:
1.o Danil Tarkkin (Barreirense), 6
2.o – Tiago Frutuoso (Xadrez Efanor) – campeão nacional, 5,5
3.o Nino Luccas (CXAE Filipa de Lencastre), 5
4.o Miguel Andrade (O Amanhã da Criança), 5
Femininos:
1.o Luísa Melo (Xadrez Efanor), 4,5
2.o Maria Rita Matos (Xadrez Efanor), 4
3.o Madalena Rocha (Vitória SC), 4.
Sub-08:
Absolutos:
1.o Francisco Silva (CX A2D), 7
2.o Afonso Teixeira (ART – Ass. Residentes Telheiras), 5
3.o Bernardo Beijouco (Xadrez Efanor), 5.
Femininos:
1.o Sara Teixeira (ART- Ass. Residentes Telheiras), 4 pontos
2.o Margarida Andrade (O Amanhã da Criança), 3,5
3.o Leonor Pereira (ADRC Mata de Benfica), 3.
Classificação coletiva:
Absolutos:
1.o Xadrez Colégio Efanor, 40 pontos
2.o Vitória SC, 29
3.o ART – Ass. Residentes Telheiras, 24.
Femininos:
1.o Xadrez Colégio Efanor, 42 pontos
2.o ADRC Mata de Benfica, 25
3.o CX Colégio Português, 21.


A mobilidade elétrica é cada vez mais uma realidade presente na vida dos municípios como um pilar importante para cumprirmos o compromisso de atingirmos a
Amanhã, sexta-feira santa, dia 7 de abril, vai decorrer a Oração de Laudes na Igreja do Hospital de São João de Deus, às 10 horas.
O Centro Juvenil irá dispor de um espaço de “Consulta Juvenil… Sem Tabus”, a partir do dia 14 de abril, e vai ter lugar todas as sextas-feiras, entre as 15h30 e as 17h30, o Dr. Rui Pinto e a Enf.ª Fátima Santos.
A curta metragem “Ice Merchants”, de João Gonzalez, e o documentário “As Águas do Pastaza”, de Inês T. Alves vão ser exibidos esta quinta-feira, às 21h30, no Cineteatro Curvo Semedo.
Piscina coberta municipal de Montemor recebeu o primeiro evento da iniciativa Populações Especiais 2023. Durante a manhã desta quarta-feira, dia 5 de abril, a piscina municipal abriu portas a um grupo de idosos das instituições do Município de Montemor-o-Novo.
O Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), em parceria com a ARS Alentejo e o ACES Alentejo Central, continua com o Rastreio do Cancro de Mama no Município de Montemor-o-Novo.
O terceiro dia da Colónia de Férias Oficina da Criança, em Tavira, começou com a viagem até Cacela Velha, onde o grupo foi recebido pela equipa do Município de Vila Real de Santo António, que preparou um roteiro pela pequena vila. Descoberta foi a arquitetura, a Ria Formosa no seu total esplendor e as diferentes espécies da flora caraterizante da região.
O Programa Jovens Políticos Eleitos, do Comité das Regiões Europeu, que tem candidaturas abertas até à próxima segunda-feira, dia 10 de abril, tem procurado permitir o contacto entre jovens políticos da União Europeia, para a partilha de boas práticas, para dar voz às regiões e municípios da União Europeia no processo legislativo europeu e para aumentar a sua visibilidade nos círculos europeus.
O Comando Distrital de Évora da Polícia de Segurança Pública, em parceria com a Polícia Nacional espanhola, desenvolvem este fim de semana, dias 8 e 9 de abril, uma patrulha conjunta, com vista a desenvolver um policiamento de proximidade e também devido à grande afluência de turistas, nesta época festiva.
Os quartosde-final da Taça Distrito de Évora “Dinis Vital” jogam-se esta sexta-feira e sábado, dias 7 e 8 de abril, com a presença de duas equipas do concelho de Montemor: o Grupo União Sport e o Estrela Escouralense.
A equipa de iniciados do Grupo União Sport está na final da Taça José Pratas. A equipa do União vai jogar com o Estrela de Vendas Novas 1920.
O tenista montemorense Rodrigo Leal alcançou, recentemente, o título de campeão regional sub-16 em singulares, pela Associação de Ténis de Lisboa, e de vice-campeão regional sub-16, em pares, ao lado do seu parceiro Diogo Serafim.
O Grupo Coral Fora D’oras volta ao palco do Cineteatro Curvo Semedo num espetáculo comemorativo do seu 12º aniversário, dia 15 de abril, pelas 15 horas.
A militar da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Évora, em Montemor, Rute Ferreira foi árbitra de futsal e representou a arbitragem da Associação de Futebol de Évora numa das meias-finais da Taça de Portugal feminina de futsal, sendo terceiro árbitro no jogo Tebosa e Nun’Álvares, no passado sábado, dia 1 de abril, que teve lugar no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim.
A Feira do Queijo de Rio de Moinhos, Borba, está de regresso amanhã, sexta-feira, 7 de abril, a esta freguesia do concelho de Borba, onde decorre até domingo, dia 9.
O Campeonato Nacional de Jovens, na modalidade de xadrez, que está a decorrer, em Elvas desde domingo, termina hoje.

Visitas às empresas instaladas na Zona Industrial da Adua (ZIA) continuam, com o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, acompanhado por técnicos da autarquia.
Instaladas armadilhas para combater à vespa velutina (vespa asiática) que inclui sensibilização, monitorização da espécie, eliminação de ninhos e colocação de armadilhas de captura em zonas estratégicas, de modo a combater a proliferação da espécie.
Sete ocorrências no âmbito da criminalidade foram registadas pelo Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana (GNR), esta quarta-feira, dia 5 de abril. Destas ocorrências três crimes foram contra o património, dois contra as pessoas e dois contra a vida em sociedade.
A exposição “Conventos da Vila” vai estar patente no Arquivo Municipal de Montemor, até esta sexta-feira, dia 7 de abril.
O Grupo União Sport (GUS) ganhou candidatura da Federação Portuguesa de Futebol, que permite parte de financiamento para a instalação de um campo sintético de futebol 11 com linhas de nove.
Devido a trabalhos de poda de árvores na zona da Rua Fernando Namora em Montemor, por questões de segurança e para evitar danos, o estacionamento está proibido esta quinta-feira, dia 6 de abril, até às 16h30, .