Inauguração da exposição “Evolução” vai decorrer este sábado

Vai ser inaugurada a exposição “Evolução” do grupo “UP Creators” este sábado, dia 1 de abril, no Convento de S. Domingos em Montemor, às 16.30 horas.

No dia da inauguração vai decorrer um desfile de moda (Halyna Shcherban) e apontamentos musicais (Grupo Coral “Fora D`Oras” e do Grupo Feminino “Ecos do Monte”).

Prémio Inovação para mulheres agricultoras tem candidaturas até dia 31

O Prémio Inovação para mulheres agricultoras, promovido pelas associações europeias dos agricultores e cooperativas europeias, tem candidaturas abertas até dia 31 deste mês.

Este prémio pretende “reconhecer o papel da mulher na agricultura e no desenvolvimento rural, bem como o impacto que têm tido na promoção da sustentabilidade na agricultura”, como revela Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, adiantando que se destina a uma mulher agricultora ou empresária que seja dirigente de uma empresa agrícola.

As candidaturas a este prémio podem ser feitas aqui.

Escola de Música e Dança Ensemble MonteMor planeia várias atividades

A Escola de música e dança Ensemble MonteMor e, depois dos workshops que promoveu no passado mês de janeiro, tem já agendadas algumas atividades para os próximos meses.

Carlos Cruz, coordenador pedagógico desta instituição de ensino artístico, revela que “a partir de março estão planeadas as audições de instrumento, em que os alunos atuam ao sábado à tarde, sendo uma atividade aberta ao público em geral”. Já em abril, será celebrado o Dia Mundial da Dança e, “teremos algumas saídas com alguns grupos da escola, que ainda estão a ser agendadas e teremos também a nossa festa de final de ano”.

Ensemble MonteMor que tem já agendado para os próximos meses várias iniciativas, relacionadas com a música e dança.

Alandroal recebe Campeonato Nacional de Remo em abril

Numa parceria entre a Federação Portuguesa de Remo e Câmara Municipal de Alandroal disputa-se, pela primeira vez nas águas do Alqueva, o Campeonato Nacional de Remo, nos dias 15 e 16 de abril.

No domingo, dia 16 de abril, a Área Recreativa das Azenhas d’el Rei será o palco escolhido para este campeonato que contará mais de 300 remadores de 20 clubes que vão discutir o Nacional de Fundo.

Estão previstas diversas regatas de longa distância, em que os atletas de ParaRemo vão percorrer 2.000 metros, juvenis e veteranos fazem 4.000 metros e os juniores e os seniores competem em provas de 6.000 metros.

Será um dia cheio de ação para remadores e comunidade local, a partir das 9:30 da manhã, para além da competição vão ser promovidas atividades para quem quiser experimentar o remo.

Alentejo com o melhor resultado de sempre no Campeonato Nacional das Profissões

No passado dia 24 de março, a Delegação Regional do Alentejo do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) promoveu, no Serviço de Formação Profissional de Vila Nova de Santo André, uma receção à equipa que representou o Alentejo na última edição do Campeonato Nacional das Profissões, que se realizou em Portimão, de 7 a 12 de março.

A iniciativa teve por objetivo entregar os certificados e diplomas a todos os participantes, mas sobretudo agradecer o empenho, esforço e dedicação demonstrados por todos e que resultou na conquista de 23 medalhas: oito medalhas de ouro, duas medalhas de prata, seis medalhas de bronze e sete medalhas de excelência.

A região obteve ainda a medalha de ouro que distingue o campeão dos campeões, título atribuído a João Pereira, do Centro de Emprego e Formação Profissional do Alentejo Litoral, concorrente na profissão de Técnico de Produção Aeronáutica – Montagem de Estruturas.

Este foi o melhor resultado de sempre obtido pelo Alentejo, que assim triplicou o número de medalhas conquistadas em edições anteriores, comprovando a qualidade e a excelência da formação profissional ministrada pelo IEFP na região, através dos resultados obtidos no confronto dos concorrentes dos Centros de Formação Profissional do IEFP do Alentejo com os concorrentes de vários operadores, a nível nacional.

A etapa nacional, em Portimão, contou com a participação de cerca de 360 concorrentes de todo o país, provenientes de diferentes operadores de educação e formação; 290 jurados e outros técnicos e formadores; 100 empresas e várias entidades patrocinadoras; e 55 profissões.

Os jovens medalhados, nesta etapa nacional, poderão vir a representar Portugal na 8.ª edição do Campeonato Europeu das Profissões, que decorrerá em setembro, em Gdánsk, na Polónia, e na 46.ª edição do Campeonato Mundial das Profissões, que terá lugar em Lyon, França, em setembro de 2024.

Todos os medalhados do Alentejo na lista abaixo:

Nome Entidade Profissão Medalha
João Pereira CEFP Alentejo Litoral Técnico de Produção Aeronáutica – Montagem de Estruturas Ouro/Campeão Regional/Campeão Nacional
Diogo Bárbara CEFP Évora Padaria Ouro
Joana Ripado CEFP Évora Cabeleireiro Ouro
Rafael Ferreira CEFP Évora Condução de Drones Ouro
Sérgio Queimada CEFP Évora Jardinagem Paisagística Ouro
João Marques CEFP Portalegre Produção e Transformação de Compósitos Ouro
Pedro Correia CEFP Évora Web Technologies Prata
João Zêzere CEFP Portalegre Produção e Transformação de Compósitos Prata
Bárbara Leandro CEFP Alentejo Litoral Caring – Serviços Pessoais e à Comunidade Bronze
Bruno Godinho CEFP Portalegre Produção e Transformação de Compósitos Bronze
Rafael Coelho CEFP Beja Tecnologia Automóvel (Mecatrónica) Bronze
Simone Fadista CEFP Évora Tecnologias da Moda – Designer Bronze
Vitor Cruz CENFIM – Sines Soldadura Bronze
Mariana Marques CEFP Portalegre Produção e Transformação de Compósitos Bronze
Liliana Guerreiro CEFP Alentejo Litoral Animação/Vídeo Excelência
Beatriz Souza CEFP Évora Condução de Drones Excelência
Margarida Rocha CEFP Beja Marketing digital | E-commerce Excelência
Margarida do Rosário CEFP Beja Tecnologias da Informação | Microsoft Excelência
Mariana Teixeira CEFP Beja Cabeleireiro Excelência
Alexandre Verdú CEFP Évora Desenho Gráfico Excelência
Rute Correia CEFP Alentejo Litoral Animação/Vídeo Excelência

 

Luís Trigacheiro sobe ao palco na 39.ª Ovibeja

O cantor Luís Trigacheiro, natural de Beja, vai dar o primeiro concerto da 39.ª Ovibeja.

De acordo com a Rádio Pax, Luís Trigacheiro, que sobe ao palco no dia 27 de abril, vai apresentar os temas de “Fado do Meu Cante”, título do seu primeiro álbum, que homenageia Paulo Abreu de Lima, compositor angolano que vivia na região do Alentejo e que faleceu no ano de 2021.

Recorde-se que Luís Trigacheiro foi o grande vencedor da edição de 2020 do programa “The Voice Portugal”, transmitido na RTP.

A 39.ª Ovibeja realiza-se no Parque de Feiras e Exposições Manuel de Castro e Brito, em Beja, entre os dias 27 de abril e 1 de maio e é uma iniciativa organizada anualmente pela Associação de Agricultores do Sul (ACOS).

Câmara de Montemor atribui de 220 mil euros a associações culturais

A assinatura de contratos de programa que oficializam a prestação de apoios, por parte do Município, a duas associações culturais do concelho: Oficina do Convento e Alma d´Arame realizou-se no dia 24 de março, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. Com base nos protocolos assinados, o orçamento disponibilizado para apoio a estas duas associações ascende a perto de 220 mil euros, que incluem os apoios no âmbito do seu projeto financiado pela Direção Geral das Artes.

O Município tem como um dos seus objetivos estratégicos a promoção e o desenvolvimento cultural, com base na lógica de intervenção cultural, em parceria com as forças vivas da comunidade, em particular com os agentes culturais e de criação artística. De igual modo, pretende consolidar a sua marca de Cidade e Concelho de apoio à criação artística.

As Oficinas do Convento terão um apoio no valor máximo de 140 mil euros, que incluiu 75 mil euros, no âmbito do seu projeto financiado pela Direção Geral das Artes, inserido no Programa de Apoio Sustentado às Artes – Artes Visuais (num montante global de 960 mil euros (quadrienal), e 65 mil euros de apoio logístico, através da cedência de espaços municipais, recursos técnicos e humanos e estadias em espaços municipais.

Já a Alma d´Arame terá um apoio no valor máximo de 79 765 mil euros, que incluiu 60 mil euros, no âmbito do seu projeto financiado pela Direção Geral das Artes, inserido no Programa de Apoio Sustentado às Artes – Programação (num montante global de 960 mil euros (quadrienal), e 19 765 euros de apoio logístico, também através da cedência de espaços municipais, recursos técnicos e humanos e estadias em espaços municipais.

Para alcançar os objetivos do seu Programa Cultural e Desportivo, o Município de Montemor irá continuar a disponibilizar apoios financeiros, técnicos, logísticos e, também, equipamentos e instalações.

Espetáculo “Esta Senhora Vem Consigo” teve lugar no Cineteatro Curvo Semedo

“Esta Senhora Vem Consigo”, da Theatron – Associação Cultural, dia 24 de março ao Cineteatro Curvo Semedo, como parte da Festa do Teatro de Montemor e do Festival Contra-Regra.

A peça retrata o Portugal do início dos anos 60 do século XX, com elevada ênfase na relação entre diferentes géneros, estratos sociais e gerações, tendo como base “Angústia para o Jantar”, obra de Luís de Sttau Monteiro. O espetáculo segue o trilho das vidas de aparências, preconceitos e interdições que limitavam o sexo feminino na época.

Agroecologia no programa “O ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”

A Agroecologia propõe transformações no sistema alimentar por meio de pesquisa, educação e ações voltadas para a sustentabilidade, esse tema está totalmente alinhado com os princípios da Economia Circular e, por sua vez, com o projeto, do InnovPlantProtect, ABC- AgriBioCircular.

Na edição desta semana, a investigadora do departamento de Monitorização e diagnóstico de pragas e doenças do InnovPlantProtect, Maysa Toledo, explica que “com a intenção de repensarmos a produção de alimentos de uma forma sustentável, a Agroecologia começa a ser descrita como método científico na década de 80. Só que se engana aquele que pensa que, por essa razão, a Agroecologia é considerada apenas uma ciência. Apesar de ser primeiramente descrita dessa maneira no meio científico, muitos princípios já estavam a ser praticados pela população rural e por povos tradicionais muito antes disso, destacando o seu aspeto social e cultural”.

Maysa Toledo acrescenta que “o conceito de economia circular comunica com as propostas da Agroecologia para o desenvolvimento de sistemas agrícolas mais sustentáveis, assim como gerir a matéria-prima utilizada na agricultura como, por exemplo, o uso sustentável de água e do solo, a utilização de adubação verde oriunda do próprio sistema agrícola, promovendo a reciclagem de nutrientes e também a redução da emissão de resíduos, como, por exemplo, fertilizantes e pesticidas que acabam por poluir o solo, são propostas que podem coexistir dentro da abordagem da Economia Circular e da Agroecologia”.

A agroecologia é o tema em destaque, esta semana, no programa “O ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”, que pode ouvir no podcast abaixo:

Município de Montemor assina protocolo com Associação A.MOR

Foi assinado um protocolo entre o Município de Montemor, representada pelo presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, e a A.MOR – Associação para a moeda local de Montemor-o-Novo, no passado dia a 22 de março, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O Município considera que a existência de uma moeda local é um fator diferenciador e positivo para o desenvolvimento económico e social de Montemor, uma vez que pode manter dentro do concelho uma parte da riqueza que aqui é gerada.

A Câmara Municipal tem igualmente o objetivo de apoiar o Movimento Associativo da área económica, sendo este reconhecido como um parceiro privilegiado para a promoção do desenvolvimento económico do concelho.

O Município assume que lhe compete um papel determinante na criação de condições para a promoção, dinamização e reforço de atividades conducentes ao desenvolvimento económico. Esse papel traduz-se, nomeadamente, no apoio à criação, ao financiamento e ao funcionamento de equipamentos, bem como no apoio, colaboração e mesmo parcerias com as Associações do concelho dirigidas à área socioeconómica.

É neste âmbito que surge este protocolo com a A.MOR, em que o Município perspetiva atribuir um apoio financeiro no valor máximo de 9 mil euros.

Restrição à circulação pelo caminho municipal envolvente ao Castelo de Montemor

Devido às ocorrências de deslizamento de terras nos taludes e vertentes do caminho municipal envolvente ao Castelo de Montemor-o-Novo, que têm ocorrido periodicamente e cuja situação de fragilidade é especialmente agravada aquando da ocorrência de situações meteorológicas adversas de maior intensidade, serão mantidas as restrições à circulação no sentido de salvaguardar a segurança de todos.

Dança e Música na Oficina da Criança nos primeiros três meses de 2023

Nos primeiros três meses de 2023, na Oficina da Criança, decorreu o Ciclo Dança e Música. Ao longo de três sábados, Rita Roberto dinamizou três sessões diferentes para diferentes públicos.

A última dessas sessões, intitulada “Dançar em Família”, teve lugar a 18 de março, levando as crianças e as suas famílias a mexer consoante os ritmos, redescobrindo novas formas de partilha, através da dança, com a relação afetiva na base da expressão corporal.

Espetáculo “Peek-a-Boo” teve lugar no Cineteatro Curvo Semedo

O espetáculo “Peek-a-Boo”, com a artista Catarina Caetano, teve lugar no passado domingo, dia 26 de março, no Cineteatro Curvo Semedo. O espetáculo para crianças e famílias chegou à Festa do Teatro no âmbito do Festival Contra-Regra.

Os próprios criadores, Catarina Caetano e Nuno Borda de Água, dizem: “Peek-a-Boo é um (…) espetáculo sem grande sentido, carregado de sentimento, que pretende apenas espicaçar mentes”.

5.ª Sessão “StartUP Convida…” decorreu na passada sexta-feira

A 5.ª Sessão “StartUP Convida…”, dedicada ao tema “Mulheres Empreendedoras em Montemor-o-Novo”, decorreu na passada sexta-feira, dia 24 de março, nas instalações da incubadora Startup Montemor-o-Novo na Zona Industrial da ADUA.

A sessão teve como convidadas Anabela Jorge, promotora do projeto ID VELIT – Natural Cosmetics, um projeto incubado na startUP Montemor, dedicado à produção de produtos de cosmética natural; Célia Macedo, promotora do projeto Célia Macedo ceramics, um projeto também incubado na startUP Montemor, que se dedica à produção peças de cerâmica decorativas e utilitárias; e Teresa Paiva, neurologista, especialista em medicina do sono e promotora do projeto Sleep and Nature, uma recente unidade hoteleira que se instalou em Lavre.

14 ocorrências registadas no âmbito da criminalidade pela GNR de Évora

Foram registadas 14 ocorrências no âmbito da criminalidade, pelo Comando Territorial de Évora da GNR, esta terça-feira, dia 28 de março. Destas ocorrências oito crimes foram contra o património, quatro contra as pessoas, um contra a vida em sociedade e outro contra o estado.

Foram ainda registados, quatro acidentes de viação, sendo três colisões e um despiste. Destes sinistros resultaram danos materiais.

A GNR de Évora registado um acidente de trabalho na localidade de Borba, do qual resultou um ferido leve.

Foram efetuadas duas detenções fora de flagrante delito em cumprimento de mandato de detenção e de condução, uma para presença em ato processual e outra no âmbito da saúde mental.

Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda 67 infrações à legislação rodoviária, uma à legislação ambiental e uma à legislação policial.

A GNR dá continuidade às operações Resina, Floresta Segura, Escola Segura, Lake, Network e Praicept um.

Euromilhões com jackpot de 30 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, prevê um jackpot no valor de 30 milhões de euros, uma vez que ninguém acertou ontem, terça-feira, 28 de março, na chave sorteada.

O segundo prémio, de 482 mil euros, saiu a um apostador no estrangeiro. O terceiro prémio, de 28 mil euros contemplou quatro apostadores, todos com aposta registada fora de território nacional.

Já o quarto prémio, de 1.849 euros, saiu a 19 apostadores, um deles com aposta registada em Portugal.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 16 – 21 – 34 – 36 – 44 e pelas estrelas 09 e 10.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.