“Kindzu” é o último espetáculo da Festa do Teatro em Montemor

“Kindzu” é o nome do último espetáculo que põe fim à iniciativa Festa do Teatro, que vai decorrer esta sexta-feira, dia 31 de março.

“Kindzu”, do Teatro Ibérico, pisa o palco do Cineteatro Curvo Semedo, sendo acolhido pela Alma d’Arame.

Sinopse: Me chamam Kindzu… Sou alguma coisa entre a verdade e o real. Posso nem sequer existir. Tenho a forma da terra seca que vou pisando ao tentar abandoná-la. Sou um naparama deitado a dormir intranquilo. Sou olho de muitos, dado à luz por uma uva passa nascida da árvore que não dá frutos. A minha cor de pele vem dos antepassados que não conheço. Sou indico. Oscilo entre isto e aquilo. Sou dois ou mais, posso até ser todos. Me chamam Kindzu e não sei de onde venho. Aprendi a ser defunto dos vivos, para pertencer, fazer parte. Vestido pelas memórias que me pesam na mala, roupas gastas e antigas, esfarrapado e quase nú. Apaixonei-me pela guerra mas casei com a paz. Tivemos dois filhos, a Ilusão e a Cura, um casal. Mas a guerra nunca me saiu da cabeça e do corpo. Fomos amantes ao longo da vida e a paz sempre soube. Me chamo Kindzu, o nome que se dá às palmeiras mindinhas.

O espetáculo tem a duração de 60 minutos, é dedicado ao público em geral e é classificado para maiores de 12 anos.

Os bilhetes são gratuitos e estão disponíveis no Posto de Turismo e na BOL.

Espetáculo “Estamos Todos Aqui” chegou no Curvo Semedo no passado sábado

O espetáculo “Estamos Todos Aqui”, do Teatro Contra-Senso, chegou ao Cineteatro Curvo Semedo, no passado sábado, 25 de março, com acolhimento por parte da Theatron – Associação Cultural e como parte do Festival Conta-Regra.

A peça traduz-se num conjunto de experiências em que existem duas verdades: a verdade cénica e a de cada um. Trata-se de um espetáculo em que as palavras e as experiências repartem importância de igual forma.

Nutriclube quinzenalmente quartas-feiras em Montemor

Oficina de Culinária e Nutriclube, tem lugar até dia 26 de abril, quartas-feiras, quinzenalmente, das 14 horas até às 16 horas, no Centro Juvenil, de Montemor-o-Novo.

“A oficina de Nutriblube tem a ver com sessões de culinária, onde se reflete sobre a questão local e sazonal, ou seja, comprar alimentos que sejam da época e cozinhá-los de forma saudável, e ao mesmo tempo, poder também ficar a conhecer receitas de produtos alimentares, que normalmente os jovens não sabem cozinhar. Aqui aprendem a cozinhar comidas que gostam de forma saudável”, explica Anabela Ferreira, do Centro Juvenil, sobre a oficina de Culinária e Nutriclube.

Esta oficina é dedicada a jovens com mais de 14 anos. Os interessados podem inscrever-se presencialmente ou através do email juventude@cm-montemornovo.pt

Município de Montemor assina protocolo com JF de São Cristóvão para pintura da escola

O Protocolo de Colaboração entre o Município de Montemor e a Junta de Freguesia de São Cristóvão para a pintura da escola, jardim de infância e muros envolventes, foi assinado na passada quinta-feira, dia 23 de março, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Montemor.

Este projeto tem um investimento de mais de 6 mil euros, integralmente suportados pelo Município. Esta é mais uma forma de apoio possível, no quadro da promoção e salvaguarda articulada dos interesses próprios das populações e um bom exemplo da relação e colaboração entre Município e Freguesias.

Estiveram presentes para esta assinatura formal, o presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, e o presidente da Junta de Freguesia de S. Cristóvão, Vasco Picaró.

Solos do Alentejo em projeto sobre alterações climáticas

O Projeto Mosaic, que conta como parceiro o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, vai estudar o uso do solo no Alentejo para combater alterações climáticas, bem como a perda da biodiversidade

Na edição desta semana do programa “Ambiente em FM”, José Janela, da Quercus, explica que, no Alentejo vão ser investigadas questões como “o aumento das estufas, os olivais de cultura intensiva na região do Alqueva e os parques fotovoltaicos. Ao mesmo tempo, o projeto propõe-se a entrar em diálogo com os vários intervenientes que têm um papel no ordenamento do território para perceber como as escolhas do uso do solo estão a ser feitas”.

A equipa, acrescenta o ambientalista, irá “realizar inquéritos e entrevistas mais profundas a um número mais restrito de intervenientes. Serão entrevistados os proprietários de terra, os agricultores, os arrendatários, os empresários na área do turismo e das energias renováveis, do lado do setor privado, e, no sector público, os municípios, os técnicos das câmaras, os políticos e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo”.

O Projeto Mosaic é o tema em destaque esta semana no programa “Ambiente em FM”, que pode ouvir no podcast abaixo:

Restrição à circulação pelo caminho municipal envolvente ao Castelo de Montemor

Devido às ocorrências de deslizamento de terras nos taludes e vertentes do caminho municipal envolvente ao Castelo de Montemor-o-Novo, que têm ocorrido periodicamente e cuja situação de fragilidade é especialmente agravada aquando da ocorrência de situações meteorológicas adversas de maior intensidade, serão mantidas as restrições à circulação no sentido de salvaguardar a segurança de todos.

Município de Montemor visitou a Herdade do Freixo do Meio na passada sexta-feira

Município de Montemor continua a trabalhar pela concretização do seu objetivo de aproximação aos agentes locais. Nesse sentido, na passa sexta-feira, dia 24 de março, e com o acompanhamento de técnicos da Unidade de Turismo, foi visitada a Herdade do Freixo do Meio, em Foros de Vale de Figueira.

A visita contou com a participação do vereador com os pelouros do Património Cultural e do Turismo, António Pinto Xavier, e foi, da parte da Herdade do Freixo do Meio, guiada pelo conhecido arqueólogo Manuel Calado.

Atlético Clube de Montemor-o-Novo no Campeonato Regional de Categorias

Os nadadores do Atlético Clube de Montemor-o-Novo (ACM) conquistou mais 61 novos recordes pessoais e 20 pódios, correspondentes a seis primeiros lugares, sete segundos lugares com e sete terceiros lugares.

O Campeonato Regional de Categorias de Natação, realizou-se no fim-de-semana de 10 a 12 de março e contou com a participação de 20 clubes, da Associação de Natação do Alentejo e do Interior Centro. O ACM fez-se representar por 19 atletas, que nadaram um total de 95 provas.

Volta ao Alentejo Crédito Agrícola passou no concelho de Montemor

A 40ª Edição da Volta ao Alentejo Crédito Agrícola passou, na passada sexta-feira, dia 24 de março, pelo concelho de Montemor, na sua 3ª etapa, que une Vendas Novas a Estremoz.

Após a partida em Vendas Novas, a “Alentejana” passou por Silveiras, Montemor-o-Novo, seguindo depois pela Estrada Nacional 2, passando pelo Reguengo, Santiago do Escoural e Casa Branca, com um Prémio de Montanha de 4ª Categoria, na Serra de Monfurado.

A população foi para a rua aplaudir a passagem dos ciclistas, naquela que é a mais longa da 40ª Edição da Volta ao Alentejo Crédito Agrícola (191,4km).

GNR de Évora: incêndio na Adua em Montemor no fim de semana

Um incêndio urbano deflagrou na zona industrial da Adua, em Montemor-o-Novo, em empresa de gestão de resíduos, tendo ardido cerca de 15 toneladas de limalha de titânio. Este incêndio foi registado pelo Comando Territorial de Évora durante o fim de semana, de dia 14 a 26 de março. Foram ainda registados dois incêndios agrícolas nas localidades de Vila Viçosa e Evoramonte, concelho de Estremoz, tendo ardido no total cerca de doze metros quadrados de mato, sobrantes e silvas.

Foram ainda registados, 16 acidentes de viação, sendo nove colisões, quatro atropelamentos e três despistes. Destes sinistros resultaram 11 feridos leves e danos materiais.

A GNR de Évora efetuou seis detenções: cinco em flagrante delito, sendo quatro detenções pelo crime de condução em estado de embriaguez e uma pelo crime de desobediência. E outra detenção fora de flagrante delito em cumprimento de mandato de detenção para cumprimento de pena.

No âmbito da criminalidade, foram registadas 28 ocorrências, sendo 13 crimes contra o património, oito contra as pessoas, cinco contra a vida em sociedade, um crime contra o estado e outro contra maus tratos a animais de companhia.

Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda 122 infrações à legislação rodoviária, duas à legislação ambiental e uma à legislação policial.

A Operação Praicept 1 teve início esta segunda-feira, e vai decorrer até dia 3 de abril. Nesta operação o Comando Territorial de Évora da GNR executa uma operação policial dirigida à atividade de segurança privada, a fim de prevenir e detetar situações passiveis de configurar, ilícitos criminais e/ou contraordenacionais.

A GNR dá continuidade às operações Resina, Floresta Segura, Escola Segura, Lake e Network.

Dia Mundial do Teatro celebra-se a 27 de março

O Dia Mundial do Teatro celebra-se, anualmente, a 27 de março.

Para comemorar a data decorrem neste dia vários espetáculos teatrais gratuitos ou com bilhetes mais baratos e são relembrados alguns dos artistas e das obras mais importantes da história do teatro. O objetivo da data é promover a arte do teatro junto das pessoas.

O teatro é uma arte milenar e funciona como um meio de divulgação da cultura de diferentes povos. Desde a antiguidade, o homem usou o teatro como forma de expressão. Existem vários géneros teatrais como a comédia, o drama, a farsa, a tragédia, a tragicomédia, o melodrama, a revista e o teatro infantil, entre outros.

A data foi criada em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro. No Dia Mundial do Teatro, várias organizações culturais apresentam espetáculos teatrais para comemorar a efeméride, permitindo o acesso gratuito aos mesmos.

Gil Vicente, autor de diversas obras teatrais, é um dos nomes mais conhecidos do teatro português. O Auto da Barca do Inferno e o Auto da Índia são algumas das suas obras mais populares. Embora Gil Vicente seja considerado o pai do teatro português, existem inúmeros registos de manifestações desta arte muito anteriores ao teatro vicentino, classificadas essencialmente em dois grandes grupos: o teatro religioso e o teatro profano. Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett, é outra criação máxima do teatro português.

Plataforma NoPaper vai começar a ser utilizada a partir desta segunda-feira

A plataforma NoPaper – Desmaterialização de Processos Urbanísticos Online vai começar a ser utilizada a partir desta segunda-feira, de dia 27 de março, pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

O objetivo com esta plataforma passa pela desmaterialização integral dos processos de urbanismo, potenciando e maximizando os recursos físicos, técnicos, humanos e financeiros da autarquia e assegurando uma melhor gestão dos instrumentos de gestão territorial. A disponibilidade deste serviço online, a par da já possível consulta dos planos e mapas diretores no site do Município e do Regulamento de Urbanismo e Edificação, representa uma maior eficiência e redução de custos para todos os envolvidos, para além da componente ambiental, com a não utilização do papel.