Alcáçovas e Evoramonte com candidaturas para “places of peace”

A candidatura “Places of Peace” à Marca do Património Europeu, que inclui dois sítios portugueses, o Paço dos Henriques, em Alcáçovas, e a Casa da Convenção de Evoramonte, foi aprovada na Croácia e submetida à Comissão Europeia.

A associação European Network of Places of Peace, que promove esta iniciativa, revelou que a candidatura transnacional, integra sete sítios, localizados em seis Estados-membros da União Europeia, onde foram assinados “relevantes Tratados de Paz”, entre os quais em Alcáçovas, no concelho de Viana do Alentejo, e em Evoramonte, no concelho de Estremoz, ambos no distrito de Évora.

José Sádio, presidente da Câmara de Estremoz, expressa que a paz é um tema fundamental para a vida humana e que deixa esperança para o município.

José Sádio, presidente da Câmara de Estremoz, expressa que a “paz é um tema fundamental para a vida” e que deixa “esperança para o município, porque é um trabalho que nos próximos anos pode ser feito (pertencer à candidatura) e valorizará cada concelho e cada país e põe à escala, e a uma grande escala, por falar sobre a paz”.

Esta candidatura, submetida pelo Município de Zadar, membro da European Network of Places of Peace, como entidade coordenadora, foi aprovada pelo Governo da Croácia e já foi submetida pelas autoridades croatas à Comissão Europeia para efeitos de seleção ao nível europeu.

Roteiro Literário Levantado do Chão retoma este sábado

O Roteiro Literário Levantado do Chão retoma os seus percursos este sábado. Desta feita, vai realizar-se o Percurso nº1: “Levantados do Chão”, que une Montemor-o-Novo a Lisboa, entre visitas à Fundação José Saramago e ao Museu do Aljube Resistência e Liberdade (Lisboa) e ao Centro de Etnologia – Museu Local e ao Castelo (Montemor-o-Novo).

A partida para Lisboa tem hora prevista às 8 horas, do Rossio de Montemor-o-Novo.

As inscrições são gratuitas e limitadas, podendo fazer as mesmas em: Fundação José Saramago (218 802 040 / secretaria@josesaramago.org); Posto de Turismo de Montemor-o-Novo (266 898 103 / turismo@cm-montemornovo.pt); Biblioteca Municipal Almeida Faria (266 898 105 / roteirolevantadodochao@cm-montemornovo.pt); e Município de Évora (266 777 000 / margarida.rita@cm-evora.pt)

GNR Évora: Homem detido por tráfico de estupefacientes em Montemor-o-Novo

Homem de 35 anos detido por tráfico de estupefacientes, no concelho de Montemor-o-Novo, na passada quarta-feira, dia 22 de março. Esta detenção foi efetuada pelo Comando Territorial de Évora, através do Posto Territorial de Montemor e do Destacamento de Intervenção (DI) de Évora.

Na sequência de uma ação de patrulhamento, que decorreu no interior do comboio intercidades e durante a sua paragem na estação de Casa Branca, os militares da Guarda realizaram uma fiscalização no interior das carruagens e no decorrer da ação policial foi abordado um indivíduo que era portador de substâncias estupefacientes. No decorrer das diligências policiais foi possível apurar que estava na posse de 72 doses de haxixe e 2 300 euros em numerário, motivo pelo qual foi detido.

O detido foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Montemor-o-Novo.

“Esta Senhora Vem Consigo?” está de regresso ao Curvo Semedo esta sexta-feira

“Esta Senhora Vem Consigo?” regressa ao Cineteatro Curvo Semedo, esta sexta-feira, dia 24 de março, pelas 21.30 horas. Este é o primeiro de três espetáculos trazidos à Festa do Teatro pela Theatron – Associação Cultural no âmbito do Festival Contra-Regra (mostra de teatro amador).

“Essa Senhora Vem Consigo?” é uma tela, em carne viva, do Portugal do início dos anos 60 do século passado, na sua vasta complexidade: relações entre os sexos, estratos sociais e diferentes gerações. A história desenrola-se em Lisboa, mas poderia acontecer aqui, exatamente neste lugar onde a contamos. Poderia acontecer ao nosso lado, nas ruas por onde caminhamos. Assim o pensamos.

Surge da leitura de “Angústia para o Jantar” de Luís de Sttau Monteiro. Segue o trilho, tão comum a várias épocas, das vidas de aparências, dos preconceitos e das interdições, em que se encontram tantas mulheres. Toda a arte procura expressar o indizível e isso é muito claro nesta obra de Sttau Monteiro. O texto esgravata e penetra a fundo os pensamentos e intimidade das personagens. Transforma os silêncios em matéria audível.

Este espetáculo tem a duração de 60 minutos, é dedicado ao público em geral e é classificado para maiores de 12 anos.

Os bilhetes estão disponíveis no Posto de Turismo e na BOL do Município.

Visita guiada “Altares do Centro Histórico” vai decorrer este sábado

A visita guiada “Altares do Centro Histórico” vai decorrer este sábado, dia 25 de março, com os técnicos Filomena Caetano e Gonçalo Lopes, com início às 9.30 horas, a partir da Ermida da Nossa Senhora da Paz.

As inscrições são gratuitas, mas limitadas e obrigatórias através do email turismo@cm-montemornovo.pt ou contacto telefónico.

Novo compostor comunitário inaugurado este sábado

O novo compostor comunitário, no âmbito do projeto BioBairros e RecolhaBio, vai ser inaugurado este sábado, 25 de março, às 10 horas, na Rua Feliciano Rabaça Folclorista (zona das Torres).

Os interessados em participar podem levar um pequeno saco com restos de fruta e legumes, de modo a estriar o compostor comunitário. Depois da inauguração, os técnicos responsáveis vão prosseguir com contactos porta-a-porta na zona envolvente para continuar a informar, sensibilizar e incentivar os moradores para esta prática.

Os primeiros 20 moradores que se inscreverem vão direito a receber um balde de dez litros para começarem a fazer a separação dos orgânicos.

Primeiro encontro Inter-Juntas decorreu no passado sábado

O primeiro encontro Inter-Juntas decorreu no passado sábado, dia 18 de março.

Esta atividade é desenvolvida em estreita colaboração entre o Gabinete de Apoio às Freguesias e as diferentes freguesias do concelho, numa lógica de descentralização e política de proximidade.

A sua ação assenta numa articulação efetiva entre os eleitos das freguesias e o executivo da Câmara Municipal de Montemor, em respeito pela autonomia de cada um, mas promovendo a colaboração ativa entre todos, na perspetiva de melhorar os serviços prestados às populações.

Este encontro pretende ser um momento de trabalho, partilha e aprendizagem entre executivos das Juntas de Freguesia e o Executivo da Câmara Municipal. Assim, o primeiro encontro teve lugar na freguesia de Cabrela e coube a este executivo a dinamização da visita.

O incumprimento e renegociação de crédito na rubrica da DECO desta semana

O não pagamento atempado de prestações de contratos de crédito tem graves consequências para o cliente bancário, nomeadamente, o cliente em incumprimento fica sujeito ao pagamento de juros de mora, comissões e outros encargos que acrescem à sua dívida, por isso, é o ideal será sempre renegociar com o credor.

Nesta semana, a jurista Ana Sofia Batista, da Delegação Alentejo da Associação para a Defesa do Consumidor, explica que “o incumprimento e renegociação do crédito poderão acontecer de várias formas, como por exemplo, uma baixa médica que o consumidor possa ter ou então um atraso no pagamento do crédito, e assim o devedor deixa para trás uma ou até mais prestações do crédito. Se em caso de cumprimento de três prestações sucessivas e mesmo depois de advertido, formalmente, pelo credor das consequências e concedido o prazo de mais 30 dias para a regularização do atraso o consumidor continuar em falta, o credor pode invocar a perda do benefício do prazo para a regularização do atraso”

O incumprimento e renegociação do crédito é o tema da edição desta semana da rubrica da DECO, que pode ouvir no podcast abaixo:

“Oficina de modelagem de barro” para famílias este sábado na Oficina da Criança

“Sábados em Família” é o nome da iniciativa, promovida pela Oficina da Criança, que conta com uma oficina por mês, até abril.

Amanhã, sábado, 25 de março, decorre a “Oficina de modelagem de barro” e destina-se a crianças dos 3 aos 14 anos. Maria Galego, coordenadora da Oficina da Criança revela que esta atividade pretende, acima de tudo, “explorar algumas técnicas, de expressão criativa, dando a oportunidade de as crianças fazerem trabalhos de expressão plástica com as famílias”.

“Oficina de modelagem de barro” está marcada para amanhã entre as 10 e as 12 horas, na Oficina da criança. As inscrições podem ser feitas presencialmente na Oficina da Criança ou através de e-mail ocrianca@cm-montemornovo.pt.

Incêndio rural arde parte de oliveira centenária em Reguengos de Monsaraz

Imagem ilustrativa

Incêndio rural ardeu parte do oliveira centenária, na localidade de Reguengos de Monsaraz. Este incêndio foi registado pelo Comando Territorial de Évora da GNR, esta quinta-feira, dia 23 de março.

Foi ainda registado um atropelamento,  resultando um ferido grave e danos materiais.

A GNR de Évora efetuou duas detenções em flagrante delito, sendo uma pelo crime de condução em estado de embriaguez e outra pelo crime de condução sem habilitação legal.

No âmbito da criminalidade, foram registadas dez ocorrências, sendo quatro crimes contra o património, dois contra as pessoas, dois crimes previstos em legislação avulsa, um crime contra o estado e outro contra a vida em sociedade.

Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda 49 infrações à legislação rodoviária, quatro à legislação policial e duas à legislação ambiental.

A GNR dá continuidade às operações Resina, Floresta Segura, Escola Segura, Lake e Caminhada pela Floresta, Network e Blue Raid.

5ª sessão “Startup Convida…” com o tema “Mulheres Empreendedoras em Montemor”

A 5ª sessão “Startup Convida…” vai ter o tema “Mulheres Empreendedoras em Montemor”. Esta sessão vai decorrer nas instalações da startUP Montemor-o-Novo, esta sexta-feira, dia 24 de março, pelas 18.30 horas.

Neste espaço os interessados podem conhecer Anabela Jorge, Célia Macedo, e Tresa Paiva, três mulheres empreendedoras, cada uma com percursos e desafios diferentes, quer seja na área empresarial, artística ou da saúde.

As inscrições são feitas através do link ou do contacto 266 898 111.

Workshop de escrita criativa este fim de semana

Workshop de escrita criativa com o encenador e dramaturgo João Garcia Miguel, vai decorrer este fim de semana, dias 25 e 26 de março, das 10 horas às 13 horas e das 14 horas às 17 horas. Este, o workshop vai ter lugar na Biblioteca Municipal e está integrado na Festa do Teatro.

A iniciativa vai ter um total de 12 horas. As inscrições são limitadas e gratuitas, através do email almadarame@gmail.com

Oficina de Fotochopada esta sexta-feira

Oficina de Fotochopada, esta sexta-feira, dia 24 de março, na Multimédia do Centro Juvenil, das 14.30 horas às 18 horas.

Esta oficina incentiva os jovens a aprender mais sobre edição de imagem e fotografia, manipulando e compondo a imagem à tua vontade.

Oficina de Fotochopada é destinada a maiores de 14 anos.

40ª Volta ao Alentejo com meta volante em Viana do Alentejo

A meta volante na 40ª Volta ao Alentejo “Alentejana” vai ter lugar em Viana do Alentejo. Esta 40ª volta ao Alentejo vai estar na estrada até dia 26 de março, repartida por cinco etapas, num total de 834 km.

Na 3ª etapa, esta sexta-feira, dia 24 de março, a Volta ao Alentejo vai ligar Vendas Novas a Estremoz, num total de 191,4 kms, com passagem por Alcáçovas (previsivelmente às 12. 40 horas) e uma meta volante, à entrada de Viana do Alentejo, junto ao Estaleiro Municipal, a partir das 13 horas.

Organizada pela CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e pela Podium Events, a “Alentejana”, termina em Évora, na Praça do Giraldo, no dia 26 de março, após cinco dias de prova.

Recorde-se que a primeira edição da prova realizou-se em 1983 tendo como vencedor o português Paulo Ferreira.

Volta ao Alentejo: Leangel Linarez vence segunda etapa em Grândola

Leangel Linarez superiorizou-se no sprint de Grândola e venceu ontem, 23 de março, a segunda etapa da Volta ao Alentejo Crédito Agrícola. O venezuelano da Tavfer/Ovos Matinados/Mortágua bateu o adversário e compatriota Orluis Aular (Caja Rural/Seguros RGA), vencedor da classificação geral no ano passado.

Independentemente da vitória do corredor da equipa portuguesa, a Camisola Amarela Crédito Agrícola continua a pertencer a Luke Lamperti da formação britânica Trinity Racing que manteve a liderança da “Alentejana” com os mesmos três segundos de vantagem que traz do primeiro dia.

Despertar Fugitivo 

A segunda etapa começou em Castro Verde. Ainda alguns dos 119 corredores arranjavam posição na bicicleta e já havia quatro homens em fuga. Estavam cumpridos apenas dois dos quase 171 quilómetros da tirada. André Ramalho (Credibom/LA Alumínios/ Marcos Car), Nuno Meireles (Aviludo/Louletano/Loulé Concelho), André Santos (Santa Maria da Feira/Segmento D´Época/Reol) e Jose Maria García (Electro Hiper Europa) aproveitaram a longa reta em direção a Aljustrel e sem reação do pelotão, depressa ganharam vantagem. Mais à frente, já depois do sprint para a Meta Volante de Odemira, André Santos descolou da frente ficando um trio na frente. Após a primeira contagem de Montanha com 80 quilómetros percorridos foi Nuno Meireles a abdicar da fuga. Ficaram dois elementos na frente. A dupla luso espanhola, André Ramalho e Jose Maria García, chegou a ter seis minutos de diferença para o pelotão.

A caminho de Grândola…

A Trinity Racing, a defender a liderança da prova, soube esperar no comando do grupo para tomar as medidas necessárias e terminar a aventura dos fugitivos resistentes. Na Meta Volante de Santiago do Cacém, a 35 quilómetros da meta, a vantagem caia para 1m50s.  Jose Maria Garcia ia bonificando e ficava a seis segundos da Camisola Amarela Crédito Agrícola. A 13 quilómetros da chegada a Grândola terminou definitivamente a longa fuga. Os finalizadores das diversas formações estavam avisados de um final de etapa adaptado às respetivas características e confirmou-se a discussão ao sprint entre os mais rápidos. Os homens de Mortágua entraram bem no último quilómetro e lançaram Leangel Linarez para a vitória. Com o triunfo e os dez segundos de bonificação o venezuelano trepou para a terceira posição da geral. O pódio da etapa ficou completo com Orluis Aular, vencedor da Volta ao Alentejo no ano passado, e o colombiano Santiago Mesa (ABTF Betão/Feirense).

Camisolas Inalteradas

Após a segunda etapa, Luke Lamperti (Trinity Racing) mantém a Camisola Amarela Crédito Agrícola com três segundos de vantagem sobre Cyril Barthe (Burgos BH). Sendo o mais regular na competição, o norte-americano de 20 anos manteve ainda a Camisola Verde Delta Cafés (pontos) e a Camisola Branca Turismo do Alentejo (juventude).

Rafael Reis (Glassdrive/Q8/Anicolor) ao passar primeiro na Serra de Grândola garantiu mais um dia a Camisola Azul Correio da Manhã (montanha). A equipa Burgos-BH manteve a liderança coletiva.

Ao terceiro dia a Alentejana visita a Capital das Bifanas e do Mármore

A terceira etapa da 40ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola será a mais longa, com partida em Vendas Novas e chegada a Estremoz. São 191,4 quilómetros com Metas Volantes em Viana do Alentejo, Portel e Redondo e duas contagens de montanha (4.ª e 3.ª categorias), a última a 18 quilómetros de Estremoz.