Torneio de kickboxing Interno da StoneBoysTeam este sábado

Torneio de kickboxing Interno da StoneBoysTeam decorre este sábado, no Pavilhão Gimnodesportivo de Montemor, a partir das 9 horas, onde terão lugar 30 combates de Light Kick, sem decisão, como forma de preparar o Campeonato Regional de Kickboxing.

A entrada é livre.

Caminhada do Dia do Pai em Vila Viçosa este domingo

A caminhada do Dia do Pai vai decorrer este domingo, dia 19 de março, em Vila Viçosa, com partida da Praça da República.

Inácio Esperança, presidente da Câmara, revela que esta caminhada “tem sempre algumas centenas de participantes” e pretende “promover hábitos de vida saudáveis, celebrar o Dia do Pai e o encontro entre as famílias”.

A caminhada tem um percurso de quatro quilómetros e a concentração dos participantes está marcada para as 10 horas.

Workshop “Clown em Contextos Específicos” decorre até esta sexta-feira

Tem-se realizado o workshop “Clown em Contextos Específicos”, entre 15 e 17 de março, na Sociedade Carlista.

No âmbito do TEM GRAÇA – Festival Internacional de Mulheres Palhaças, a brasileira Andréa Macera encontra-se em Montemor-o-Novo para espetáculos e formações no âmbito da Festa do Teatro, que dá aos participantes a experiência de conhecer na primeira pessoa a arte de ser palhaça.

Deste sábado, 18 de março, a segunda-feira, 20 de março, decorrerá também a formação “Clown… um Ofício”, também dinamizada por Andréa Macera, no Cineteatro Curvo Semedo.

 

“Caminhar pelas Freguesias” em Cortiçadas de Lavre este sábado

As caminhadas estão de volta a Montemor-o-Novo. A primeira caminhada vai ser este sábado, a partir das 9.30 horas, em Cortiçadas de Lavre.

Esta é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, através do Serviço de Desporto, em colaboração com a União de Freguesias de Cortiçadas de Lavre e Lavre.

Plataforma NoPaper vai começar a ser utilizada pelo Município a partir de 27 de março

A plataforma NoPaper – Desmaterialização de Processos Urbanísticos Online vai começar a ser utilizada a partir de dia 27 de março pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

O objetivo com esta plataforma passa pela desmaterialização integral dos processos de urbanismo, potenciando e maximizando os recursos físicos, técnicos, humanos e financeiros da autarquia e assegurando uma melhor gestão dos instrumentos de gestão territorial. A disponibilidade deste serviço online, a par da já possível consulta dos planos e mapas diretores no site do Município e do Regulamento de Urbanismo e Edificação, representa uma maior eficiência e redução de custos para todos os envolvidos, para além da componente ambiental, com a não utilização do papel.

Caminhada “A vida no Montado – Fauna e Flora” na Herdade da Adua

Caminhada na Herdade da Adua, intitulada “A vida no Montado – Fauna e Flora”, no âmbito da VII Semana da Bolota, realizou-se no passado domingo, 12 de março.

O objetivo desta caminhada foi de mostrar a vida que existe no montado, a fauna e flora. Durante a caminhada foi possível ver a transição de um sistema silvo pastoril, onde existe intervenção do Homem para um ambiente sem intervenção, permitindo assim verificar que existe um aumento considerável de biodiversidade.

Esta caminhada foi conduzida por um biólogo, que possibilitou a identificação das espécies que foram sendo visualizadas ao longo do percurso.

Reembolso de Crédito na rubrica da DECO desta semana

O pagamento antes da data inicialmente prevista para a amortização do empréstimo pode corresponder a uma parte do capital em dívida ou à totalidade do capital em dívida.

Ana Sofia Batista, jurista da DECO Alentejo, explica que “por exemplo, no caso do crédito à habitação em caso de venda do imóvel ou da transferência do crédito para outro banco, o consumidor pode pretender liquidar o crédito na sua totalidade”, sendo que “o consumidor tem um direito ao reembolso antecipado, e pode efetuar esse reembolso antecipado total ou parcial no contrato de crédito, onde resultará a redução do custo total do crédito de juros e encargos do tempo remanescente do contrato”.

O Reembolso de Crédito e as formas é o tema da edição desta semana da rubrica da DECO, que pode ouvir no podcast abaixo:

 

Vice-presidente da CCDR Alentejo Carmen Carvalheira no Fórum Cidades 2023

A vice-presidente da CCDR Alentejo, Carmen Carvalheira (e também presidente da Assembleia Municipal de Montemor-o-Novo), e a chefe de divisão de cooperação e promoção, Sandra Jorge, participam em Turim (Itália) no Fórum Cidades 2023, um evento que reúne as principais partes interessadas urbanas nos níveis europeu, nacional, regional e local que estão comprometidos com um futuro verde e justo das cidades e no qual participa a Comissária Europeia, Elisa Ferreira.

O Fórum das Cidades é um evento bienal da Direcção-Geral da Política Regional e Urbana da Comissão Europeia e que na edição de 2023, vai dar destaque aos desenvolvimentos recentes no âmbito das principais políticas e iniciativas que envolvem as cidades, como a Agenda Urbana para a UE, a Missão da UE para 100 Cidades Inteligentes e Neutras no Clima e explorará a Nova Bauhaus Europeia, que pode ser usada para fazer a diferença no desenvolvimento local.

O Fórum das Cidades 2023 é o local e o momento para discutir a dimensão urbana da Política de Coesão para 2021-2027, nomeadamente, no que diz respeito à principal política de investimento para ajudar as cidades a avançar através do financiamento do desenvolvimento urbano sustentável.

Um dos pontos altos do evento será a apresentação de novas iniciativas a nível da UE criadas para apoiar as cidades. A 5ª edição do Fórum das Cidades acolherá o lançamento oficial da Iniciativa Urbana Europeia (EUI) e o seu primeiro evento de capacitação a nível da UE.

Esta iniciativa pretende ainda destacar o papel das pequenas e médias cidades e das áreas funcionais no desenvolvimento de soluções para os desafios locais, tendo em conta o foco do Programa INTERREG, no âmbito do OP5, no desenvolvimento territorial integrado através da identificação de áreas funcionais por área de cooperação, bem como a importância da New European Bauhaus.

A inclusão social, estará também em destaque no Fórum das Cidades, sendo uma oportunidade para fortalecer o objetivo central da UE, apresentando medidas para acolher pessoas de origem migrante e para sua inclusão em nível local, incluindo, mas não se limitando às consequências da invasão da Rússia da Ucrânia.

Oficina de Fotochopada esta sexta-feira

Oficina de Fotochopada, esta sexta-feira, dia 17  de março, na Multimédia do Centro Juvenil, das 14.30 horas às 18 horas.

Esta oficina incentiva os jovens a aprender mais sobre edição de imagem e fotografia, manipulando e compondo a imagem à tua vontade.

Oficina de Fotochopada é destinada a maiores de 14 anos.

Capela dos Ossos de Campo Maior aberta ao público

A Capela dos Ossos de Campo Maior, no distrito de Portalegre, já reabriu ao público, numa cerimónia que contou com a presença do arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho.

Após uma profunda intervenção de conservação e restauro, aquele que é um dos espaços mais emblemáticos de Campo Maior volta assim a abrir as suas portas ao público.

O espaço anexo à Capela, alvo também de uma cuidada intervenção, passa a dispor de um espaço museológico que servirá para contextualizar o monumento e dispõe de uma coleção com os diversos achados arqueológicos encontrados durante os trabalhos de limpeza e conservação.

Este espaço pretende dar a conhecer todos os factos relevantes sobre a construção do ossário, o processo de restauro, e o estudo antropológico e arqueológico realizados, com intuito de valorizar e preservar a sua história.

Nesta cerimónia, para além do arcebispo de Évora, estiveram presentes o comendador Rui Nabeiro, o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, os vereadores São Silveirinha e Paulo Pinheiro, o presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, o padre Francisco Bento, bem como o presidente da Câmara de Monforte, Gonçalo Lagem.

A Capela dos Ossos está aberta ao público de terça-feira a domingo, entre as 10 e as 13 horas e das 14 às 17 horas, sendo a entrada gratuita.

Esta intervenção teve um custo total de 231.520 euros, financiado a 85% pelo Programa Operacional Regional Alentejo 2020, através do FEDER.

Apresentação da plataforma “NoPaper – Desmaterialização de Processos Urbanísticos Online”

Apresentação da plataforma “NoPaper – Desmaterialização de Processos Urbanísticos Online”, decorreu esta quinta-feira, 16 de março, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Montemor.

Para além de técnicos da autarquia e da empresa que está a desenvolver esta plataforma, participaram nesta apresentação a vereadora Sílvia Santos e o vereador António Pinto Xavier.

Este é um investimento do Município de Montemor de 37 mil euros, que tem como objetivo a desmaterialização integral dos processos de urbanismo, potenciando e maximizando os recursos físicos, técnicos, humanos e financeiros da autarquia, e assegurando uma melhor gestão dos instrumentos de gestão territorial. A disponibilidade deste serviço online, que irá acontecer a partir de 27 de março.

Quatro acidentes de viação registados pela GNR de Évora

Foram registados quatro acidentes de viação, sendo três colisões e dois despistes, pelo Comando Territorial de Évora da GNR, esta quinta-feira, dia 16 de março. Destes sinistros resultaram dois feridos leves e danos materiais.

Foi efetuada uma detenção em flagrante delito pelo crime de condução sem habilitação legal, e dado cumprimento a mandato de condução no âmbito da saúde mental.

No âmbito da criminalidade, foram registadas dez ocorrências, sendo cinco crimes contra o património, quatro crimes contra as pessoas e um crime previsto em legislação avulsa.

Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda 103 infrações à legislação rodoviária.

A GNR dá continuidade às operações Resina, Floresta Segura, Escola Segura, Lake.

“Dançar em família” este sábado na Oficina da Criança

“Dançar em família” é o mote para a última sessão do “Ciclo de dança e Música da Oficina da Criança, promovido por Rita Roberto, que tem lugar amanhã, sábado, dia 18 de março.

Esta sessão destina-se a pais e filhos, a partir dos quatro anos, revela Maria Galego, coordenadora da Oficina da Criança, adiantando que “é objetivo dar ferramentas às famílias para explorar novas formas de criar laços afetivos e de cumplicidade com as crianças”.

A iniciativa decorre entre as 10 e as 11.30 horas e é limitada, pelo que as inscrições podem ser feitas de forma presencial, na Oficina da Criança, ou através de email ocrianca@cm-montemornovo.pt.