Obra do Relvado Sintético do Campo de Futebol de Fazendas do Cortiço já teve início

Obra do Relvado Sintético do Campo de Futebol de Fazendas do Cortiço já teve início. Este projeto tem um investimento com um valor de adjudicação de 275 mil euros que inclui, para além da instalação de relva sintética, a execução de camada de base em agregado britado de granulometria extensa e marcações para futebol e rugby.

Estão também incluídos os trabalhos de execução da rede de drenagem do campo, o sistema automático de rega do campo, a delimitação do campo com postes de madeira tratada, bem como a instalação de balizas e cabines para jogadores suplentes.

Workshop de Escrita Criativa vai decorrer no próximo fim de semana

Workshop de Escrita Criativa vai ter lugar no próximo fim de semana, dias 24 e 25 de março, na Biblioteca Municipal Almeida Faria.

Esta iniciativa inserida na Festa do Teatro, traz consigo o encenador e dramaturgo João Garcia Miguel.

Nesta Oficina de Escrita Criativa, a investigação e o aprender, vão misturar-se e entrecruzar-se. A partir de “Maria Coroada ou o Scisma da Granja do Tédo”, procurar-se-á desenvolver exercícios de leitura, de escrita e de análise de guiões. A entrada numa época onde o indivíduo e as suas biografias são a base de uma qualidade performativa.

A iniciativa conta com a organização Alma d’Arame.

As inscrições para o workshop podem ser feitas através do email almadarame@gmail.com

“Desporto para Todos” com candidaturas abertas até 3 de abril

Através de um apoio global de 1 milhão e 450 milhões de euros, destinados a projetos desportivos, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) tem abertas, até 3 de abril, as inscrições para a primeira fase do programa nacional “Desporto para Todos”.

Nesta primeira fase, este projeto dedicado à prática de desporto para todos e à prática informal, intergeracional, não competitiva e não federada, segundo o diretor regional do IPDJ no Alentejo, Miguel Rasquinho, destina-se a “clubes e associações que tenham atividade desportiva”, bem como “a apoiar atividades que levem à massificação da prática desportiva”.

O objetivo deste programa é “apoiar os clubes para que eles promovam atividades desportivas, onde possam participar os mais novos, mais velhos, homens, mulheres, pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida”, e, com isso, conseguir “melhorar a condição física e saúde de cada um”, refere ainda Miguel Rasquinho.

A elaboração do programa PNDpT foi desenvolvida com base em orientações internacionais do movimento “desporto para todos”, e adota a definição consagrada na “Carta Europeia do Desporto” do Conselho da Europa, promovendo a melhoria da condição física e psíquica.

Até 2022, no âmbito do PNDpT, já foram distribuídos 20 milhões de euros, por cerca de 1700 projetos de associações e clubes desportivos.

Furto de material na zona da oficina no estádio 1º Maio

Foi efetuado um furto de material na zona da oficina, no estádio 1º Maio, durante a passada madrugada, do dia 16 de março. Os funcionários do estádio aperceberam-se do sucedido esta manhã, quando chegaram às instalações.

Na zona da oficina, materiais como ferramentas e sprays de óleo, foram levados pelas suspeitas do furto.

 

Prémios Europeus de Competências Digitais no “Espaço Europa”

Encontram-se abertas, até dia 8 de abril, as candidaturas aos Prémios Europeus de Competências Digitais.

Podem concorrer a este prémio todo o tipo de organizações, públicas, privadas, académicas, centros de investigação ou formação, escolas, pequenas e médias empresas ou grandes empresas, entre outros, que estejam a executar ou que tenham já concluído um projeto ou iniciativa de apoio à adoção de competências digitais numa das cinco categorias a concurso (Capacitação da juventude no digital; Capacitação digital @ Emprego; Competências digitais para a educação; Inclusão no mundo digital; e Mulheres nas carreiras TIC)

Este prémio, por mais que não seja monetário, garante Ana Pereira do Europe Direct Alto Alentejo, na edição desta semana do “Espaço Europa” é “um reconhecimento”, a nível da União Europeia.

Os projetos ou iniciativas, que sejam candidatados a estes prémios, “devem atrair o público mais jovem para as profissões TIC, conduzir ao desenvolvimento das competências digitais dos professores ou dos alunos e administrações escolares; devem oferecer formação digital e literacia mediática para idosos, desempregados, grupos vulneráveis, e para aumentar o número de mulheres profissionais de TIC ou para a sua qualificação digital no trabalho”.

Todas as informações sobre estes prémios estão disponíveis no site do Europe Direct Alto Alentejo.

Os Prémios Europeus de Competências Digitais estão em destaque na edição desta semana do “Espaço Europa”. Para ouvir no podcast abaixo.

Clube de Jogos de Tabuleiro regressa à Biblioteca Municipal este fim de semana

O Clube de Jogos de Tabuleiro regressa às sessões, na Biblioteca Municipal Almeida Faria, este sábado, dia 18 de março, entre as 15 horas e as 18 horas.

A iniciativa aplica-se a todas as crianças a partir dos 4 anos.

As inscrições podem ser feiras presencialmente, na Biblioteca Municipal, através do contacto 266 898 105, ou do email biblioteca@cm-montemornovo.pt

Espetáculo “Vai Vem” no palco do Cineteatro Curvo Semedo este sábado

O espetáculo “Vai Vem” sobe ao palco do Cineteatro Curvo Semedo este sábado, dia 18 de março, às 21.30 horas, naquele que é mais um espetáculo integrante da Festa do Teatro de Montemor-o-Novo.

“Vai Vem” é um espetáculo de teatro físico. Um homem, um motivo, um lugar e começa a viagem.

Quatro personagens, as suas histórias, um naufrágio e o alto mar. Encontrar o amor, escapar ao passado, fugir ao dever e encontrar um lugar onde voltar a semear, motivam a decisão de partir destes seres que sem bilhetes de volta soçobram num oceano imenso. Uma viagem incerta, inacabada e infinita, aparece suspensa num cenário através de mínimos relatos que nos lembram o Homem, tão familiar e enigmático, tão próprio como estranho, tão migrante como estático.

“Vai Vem” é uma viagem visual onde o corpo e o silêncio são os protagonistas. Inspirada na migração como território visual e no teatro físico como ferramenta narrativa, a obra apresenta as personagens como sombras sem tempo que deambulam cruzando as suas histórias e, como um caleidoscópio, nos falam dos desapegos, da ilusão, dos vazios humanos, dos medos, da solidão, do amor, da vida e dos impulsos que nos levam a partir.

O espetáculo tem a duração de 60 minutos, é dedicado ao público em geral e é classificado para maiores de 6 anos.

Os bilhetes estão disponíveis no Posto de Turismo e na BOL do Município.

13 ocorrências no âmbito da criminalidade registadas pela GNR de Évora

Foram registadas 13 ocorrências no âmbito da criminalidade, pelo Comando Territorial de Évora da GNR, esta quarta-feira, dia 15 de março. Destas ocorrências sete crimes foram contra o património, dois crimes contra as pessoas, dois contra a vida em sociedade e dois crimes previstos em legislação avulsa.

Foi ainda registado um acidente de viação, sendo uma colisão, do qual resultou danos materiais.

Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda 71 infrações à legislação rodoviária, três à legislação ambiental e uma à legislação policial.

A GNR dá continuidade às operações Resina, Floresta Segura, Escola Segura, Lake.

VII Semana da Bolota de Montemor está a decorrer até domingo

A VII Semana da Bolota de Montemor-o-Novo, está a decorrer até domingo, 19 de março. Esta iniciativa afigura-se, não só, mas também, como uma mostra dos sabores caraterísticos do concelho, com especial foco na bolota, o fruto do montado.

“O mais importante nesta semana é centralizarmos a utilização da bolota para consumo humano, que é consumida há muitos anos por nós humanos. A bolota é um produto alimentar completamente adaptado da nossa região e o que nós celebramos esta semana é consumo da bolota e a saber usa-lo, com experiências gastronómicas”, afirma Alfredo Sendim, proprietário do Montado do Freixo do Meio, sobre o objetivo desta Semana da Bolota.

Existe cada vez mais pessoas a utilizar a bolota para benefício da economia “em composta e doçarias, por isso, a bolota é um alimento universal e temos que saber o preservar”, explica ainda Alfredo Sendim.

São 5 padarias aderentes (Padaria Alfredo Justino, Padaria Almansor, Padaria Almodôvar & Irmão, Padaria Pãezinhos Doces e Padaria do Freixo do Meio), 5 pastelarias que se associaram ao evento (Pastelaria Almodôvar & Irmão, Pastelaria Caproi, Pastelaria Estudantil, Pastelaria 4 Bicas e Pastelaria D. Queijada) e 21 restaurantes (Adega, A Pintada, A Ribeira, Cantina da Cabana dos Bois do Montado do Freixo do Meio, Feito ao Gosto Hamburgueria Steak House, Manuel Azinheirinha, Maçã, O Arado, O Bacalhau, O Chouriço, O Cortiço, O Leilão, Pátio dos Petiscos, Petiscaki, Pôr-do-Sol, Quinta da Nora, Raiz e Tradição, São Cristóvão, Santos, Sem Moengas e Tasquinha Ai-Ai). “São cada vez mais os estabelecimentos a juntarem-se, estes são apenas os que estão no concelho de Montemor. Nós aqui no Montado do Freixo do Meio, mandamos bolota para países do estrageiro, como por exemplo, a Suíça, Alemanha e Holanda”, revela proprietário do Montado do Freixo do Meio.

A Montado do Freixo do Meio vai ter em destaque até sexta-feira o hambúrguer de bolota.

Quem promove esta semana dedicada à bolota é a Câmara Municipal de Montemor e, por isso, o vereador da Câmara de Montemor, António Pinto Xavier explica que esta semana é uma conjunção entre o montado e a bolota com “os sabores e os saberes associados ao montado e ao seu fruto”.

VII Semana da Bolota está a decorrer até domingo, dia 19 de março, com 5 padarias, 5 pastelarias e 21 restaurantes aderentes.

O programa para esta semana:

17 de março

Bolotas – Histórias na Biblioteca e Atelier de costura
Org: CMMN
Local Biblioteca Municipal Almeida Faria
Horario:18 horas

Durante a Semana

Exposição permanente – Tela Coletiva A Bolota
Local: Mercado Municipal Montemor-o-Novo

Espaço “A Bolota nos Livros”
Biblioteca Municipal Almeida Faria

Outras Atividades – Exclusivas para Utentes

16 de março

Lanche – Bolo de Bolota
Org: Centro Social e Paroquial de Santo António de Lavre (ERPI e Centro de Dia)

Fontes e Placa do Largo dos Paços do Concelho restauradas

Está a decorrer a Reparação das Fontes e Placa do Largo dos Paços do Concelho, no âmbito da empreitada de Requalificação do Espaço Público e Ambiente Urbano da Rua Teófilo Braga e dos Largos e Praças do Centro Histórico.

O custo destas intervenções é de mais de 68 mil euros e está contemplada a intervenção no Chafariz do Besugo, no Chafariz de Nossa Senhora da Conceição e na Lápide Romana, utilizando procedimentos técnicos de conservação e restauro para preservação de elementos arquitetónicos de relevância. As ações a desenvolver são de caráter conservativo, visando a limpeza, consolidação e estabilização dos elementos, incluindo registo fotográfico da intervenção e relatórios em conformidade com as exigências legais e enquadramento pela Direção Regional de Cultura do Alentejo.