Inscrições abertas para “Caminhar pelas Freguesias” em Cortiçadas de Lavre

As caminhadas estão de volta a Montemor-o-Novo. A primeira caminhada vai ser no próximo dia 18 de março, a partir das 9.30 horas, em Cortiçadas de Lavre.

Esta é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, através do Serviço de Desporto, em colaboração com a União de Freguesias de Cortiçadas de Lavre e Lavre.

As inscrições são gratuitas e deverão ser efetuadas no formulário ou através do e-mail desporto@cm-montemornovo.pt ou na União de Freguesias de Cortiçadas de Lavre e Lavre.

MoraPesca de sexta a domingo em Mora

Está de regresso a 19ª edição da MoraPesca, que conta com a participação das principais marcas europeias de artigos de Pesca Desportiva.

Esta é a maior Feira de Pesca do país e vai decorrer durante este fim de semana, desta sexta-feira a domingo, no Pavilhão Municipal de Exposições de Mora.

“A feira da pesca vai começar esta sexta-feira, dia 3 de março, com a inauguração acontecer às 18.30 horas, onde é a grande abertura das portas e onde vamos ficar a conhecer todos os expositores que vão estar presentes com as grandes marcas a nível nacional e internacional. No mesmo dia, às 21 horas, vai decorrer a cerimónia de homenagem aos clubes de pesca do concelho, onde será entregue pela Câmara de Municipal uma homenagem simbólica, pelo trabalho que têm desempenhado. No sábado, dia 4 de março, vamos começar em força, logo pela manhã, com os concursos de pesca achigã e FEEDER. Depois, às 10 horas abre o recinto da feira com o Campeonato Nacional Maters e Veteranos, a decorrer às 13 horas, na Pista de Pesca Internacional de Cabeção. Ao longo da tarde de sábado, vamos ter a entrega de prémios do concurso. No domingo, vamos ter também apresentações de projetos de âmbito científico, nomeadamente, do Instituto Politécnico de Portalegre e da Universidade de Évora, em que vão fazer uma apresentação a nível do rio, da pesca sustentável e da relação dos predadores com a existência das espécies. Queremos envolver diferentes dinâmicas que liguem a pesca desportiva ao lado científico. As portas da feira voltam a fechar-se no domingo, às 20 horas”, explica Catarina Gato, adjunta do gabinete ao apoio à presidência da Câmara de Mora, sobre o programa da 19ª edição da MoraPesca.

Este evento beneficia o concelho em várias áreas, porque “acaba por trazer sempre muitos visitantes, ainda é a única feira deste âmbito a nível nacional. É uma atividade que mexe muito com o concelho de Mora, é muito importante. A pesca acaba por movimentar muito esta zona, principalmente a nível associativo, acabando assim por mover com a economia da região, uma vez que colide ainda com o último fim de semana do Mês das Migas” , acrescenta ainda Catarina Gato.

“Cria a tua história de banda desenhada” decorre este sábado

“Cria a tua história de banda desenhada” é o mote para o workshop que decorre amanhã, sábado, 4 março, na Biblioteca Municipal Almeida Faria.

Liliana Pincante, coordenadora da Biblioteca Municipal de Montemor-o-Novo, adianta que esta iniciativa pretende também “estimular a criação de personagem, bem como o conceito da estrutura e narrativa do que é uma banda desenhada”, acrescenta Liliana Pincante.

O workshop de ilustração de banda de desenhada, por Carlos Picamilho decorre este sábado, na biblioteca municipal, entre as 15 e as 17 horas e destina-se a crianças entre os 9 e os 12 anos. As inscrições podem ser feitas através do email biblioteca@cm-montemornovo.pt ou do contacto telefónico 266 898 105.

CM Montemor assina contratos programa de 148 mil euros com associações

A assinatura de contratos de programa que oficializam a prestação de apoios, por parte do Município decorreu esta terça-feira, dia 28 de fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Este momento contou com a participação do presidente da Câmara Municipal de Montemor, Olímpio Galvão, das sete associações dos ramos artístico, cultural e desportivo, sediadas no concelho.

Considerando que o acesso à cultura e ao desporto são um direito fundamental de todos os cidadãos, o Município de Montemor-o-Novo tem como um dos seus objetivos estratégicos, desde há muitos anos, promover políticas municipais, com o intuito de concretizar esse direito de cidadania no concelho, numa lógica de intervenção em parceria com as forças vivas da comunidade.

Com base nos protocolos assinados, o orçamento disponibilizado para apoio das sete associações abrangidas, ascende a perto de 148 mil euros, sendo distribuído da seguinte forma: Associação de Formação Artística e de Bem Estar (AFABE), até 4 100 euros, correspondente ao ano 2023; Associação Desportiva Linces de Montemor, até 1 mil euros, correspondente à época 2022/2023; Centro Hípico D. Duarte, até 13 mil euros, correspondente à época 2023/2023; Lar Doce Ler Associação para a Promoção da Leitura, até 12 mil euros, correspondente ao ano 2023; Projecto Ruínas mais de  60 mil euros, no âmbito do projeto apresentado aos Apoios Sustentados da DGArtes para o ano 2023; Rancho Folclórico e Etnográfico Montemorense – até 10 838 euros, correspondente à época 2022/2023; e Trimagisto Cooperativa de Experimentação Teatral mais de  56 mil euros, no âmbito do projeto apresentado aos Apoios Sustentados da DGArtes para o ano 2023.

Para alcançar os objetivos do Programa Cultural e Desportivo, o Município de Montemor-o-Novo irá continuar a disponibilizar significativos apoios financeiros, técnicos, logísticos e ainda equipamentos e instalações.

Sessão de sensibilização sobre a prevenção de acidentes de trabalho startUP Montemor

Sessão de sensibilização sobre a prevenção de acidentes de trabalho, decorreu esta quarta-feira, dia 1 de março, nas instalações da startUP Montemor-o-Novo, na Zona Industrial da ADUA.

Esta ação foi promovida pela Autoridade para as Condições do Trabalho e pelo NERE- Associação Empresarial.

A sessão contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão.

Mesa redonda com o tema “Empoderamento Feminino” este sábado

A mesa redonda vai ter o tema “Empoderamento Feminino”, com moderação da radialista Ana Galvão, este sábado, dia 4 de março, na Biblioteca Municipal Almeida Faria, pelas 16 horas.

Esta iniciativa está inserida no âmbito das comemorações do Dia do Município, de São João de Deus e Internacional da Mulher e conta com as convidadas: Clara Não, designer; Cláudia Lucas Chéu, escritora; Maria Caetano Vilalobos, atriz; Telma Barrelas, designer, e Vitalina Sofio, professora no MDM.

Coruche anunciou o cartaz de eventos para a BTL 2023

Cartaz de eventos do Município de Coruche para a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), a decorrer na FIL – Parque das Nações, em Lisboa, de 1 a 5 de Março, já foi divulgado.

A agenda revela um cartaz cultural e desportivo inspirado pelo montado e pela lezíria; pelos sabores harmonizados de um destino gastronómico de rotas enoturísticas; pela emoção dos concertos e das festas à beira-rio; pela paisagem sobrevoada em balão de ar quente, ou pela adrenalina do curso do Sorraia e dos trilhos de corrida e BTT.

Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigoso instalada em Borba

A Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigoso (UER2P), foi instalada esta quinta-feira, 2 de março, no parque de estacionamento em frente ao antigo refeitório municipal, em Borba.

Esta Unidade é um serviço de recolha de pequenas quantidades de resíduos domésticos perigosos, disponibilizado pela Gesamb, totalmente gratuito, concebido exatamente com o propósito de recolher em segurança os resíduos que são demasiado perigosos para serem colocados no lixo comum.

Exemplos de resíduos que poderão ser entregues: cosméticos, telemóveis, eletrodomésticos, lâmpadas, aerossóis, produtos de limpeza, pesticidas, tintas, vernizes, pilhas, baterias, etc. Objetos de uso quotidiano, perfeitamente seguros, mas que possuem na sua composição materiais tóxicos, inflamáveis, corrosivos e até contaminantes. Razão pela qual devem ser descartados em segurança.

“Recuperar espaço em gavetas e armários com a entrega de cabos e telemóveis sem uso, é sem dúvida um bom motivo para visitar a UER2P”, revela o município em comunicado. O outro e talvez o mais importante é que, “sempre que descartar os seus resíduos perigosos em segurança, está a evitar que os mesmos poluam os recursos hídricos locais, assim como a fauna e flora da nossa região”.

A Unidade móvel está aberta ao público nos dias 2, 3, 6, 7 e 8 de março, das 10 às 13 horas e das 13.30 às 17.30 horas.

Prémio Inovação para mulheres agricultoras com candidaturas abertas até dia 31

O Prémio Inovação para mulheres agricultoras, promovido pelas associações europeias dos agricultores e cooperativas europeias, tem candidaturas abertas até dia 31 deste mês.

Este prémio pretende “reconhecer o papel da mulher na agricultura e no desenvolvimento rural, bem como o impacto que têm tido na promoção da sustentabilidade na agricultura”, como revela Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, adiantando que se destina a uma mulher agricultora ou empresária que seja dirigente de uma empresa agrícola.

As candidaturas a este prémio podem ser feitas aqui.

Os resultados do Prémio Inovação Mulheres agricultoras são conhecidos em julho e o prémio é de dez mil euros. Este prémio é o tema em destaque esta semana no programa Espaço Europa, para ouvir no podcast abaixo:

Movimento por Vila Viçosa apoia e reforça que Aeroporto de Beja possa ser o novo do país

Francisco Canhoto Manteigas, membro da Assembleia Municipal de Vila Viçosa, eleito pelo Movimento por Vila Viçosa (MVV), apresentou em sessão ordinária o Voto de Apoio e Reforço da Posição tomada pelo Município de Vila Viçosa para que o Aeroporto Internacional de Beja seja o novo Aeroporto do país.

O voto do Movimento por Vila Viçosa para ler na íntegra, abaixo:

“O grupo MVV propôs ao plenário a aprovação de um voto de apoio e reforço da posição assumida pela Câmara Municipoal de Vila Viçosa relativamente ao Aeroporto de Beja, de acordo com a qual tal infraestrutura tem toda a relevância ao nível nacional e internacional no desenvolvimento social e económico do Alentejo e do País.

Na iminência da visita da Comissão Técnica Independente às instalações do Aeroporto de Beja, destacam-se ainda com maior oportunidade todas as contribuições no sentido da defesa dos inegáveis argumentos que suportam a sua utilização e eventual expansão, aliadas à construção de uma eficaz rede de acessibilidades que, por si só, constitui também um importante motor de desenvolvimento”.

Câmara de Borba aprova normas de funcionamento da Feira do Queijo

A Câmara Municipal de Borba reuniu ontem, em sessão ordinária que decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho.

Na referida reunião foram aprovadas as normas de funcionamento da edição deste ano da Feira do Queijo.

Quanto à Orçamentação e gestão das despesas com pessoal, foi deliberado por maioria alterar o ponto A, da deliberação de Câmara de 8 de janeiro de 2023, aprovando os encargos máximos com:

  • Remunerações certas e permanentes dos trabalhadores em funções públicas, no montante de 3.312.549,99€ (três milhões quinhentos e doze mil e quinhentos e quarenta e nove euros e noventa e nove cêntimos), montante este assegurado pelo orçamento do Município através das rubricas económicas 01010401, 010108, 010109, 010111, 010113, 010114, 010115 e  01010601;
  • Recrutamentos para ocupação de postos de trabalho previstos nos mapas de pessoal aprovados e para os quais se preveja recrutamento, no montante de 61.400,00€ (sessenta e um mil e quatrocentos euros), montante este assegurado pelo orçamento do Município através das  rubricas económicas 01010404 e 01010604;
  • Alterações do posicionamento remuneratório por opção gestionária, no montante de 24 mil euros, montante este assegurado pelo Orçamento do Município, através da rubrica económica 01010403, sendo o limite do montante máximo dos encargos fixados por cada universo:
  1. a) Categoria Assistente Operacional – carreira de Assistente Operacional – 12.000 (doze mil euros);
  2. b) Categoria de Assistente Técnico – carreira de Assistente Técnico 8.000€ (oito mil euros)
  3. c) Carreira de Fiscalização – 4.000€ (quatro mil euros).

Foi ainda deliberada, por maioria, a designação do Encarregado de Proteção de Dados Pessoais, da Câmara Municipal de Borba, Bruno Miguel Abrantes de Campos e Castro, por deter as qualificações profissionais e aptidões necessárias  ao desempenho das inerentes funções.

Já a nomeação efetuada pelo Despacho n.o DOCS/I/DE/5 de 09/01/2023, em nome  de Ana Isabel Santos de Menezes, foi revogada.

Seis acidentes de viação registados pela GNR de Évora

Foram registados seis acidentes de viação, sendo duas colisões, dois despistes e dois atropelamentos de animal, esta quarta-feira, dia 1 de março, pelo Comando Territorial de Évora da GNR. Destes sinistros resultaram danos materiais.

No âmbito da criminalidade, foram registadas oito ocorrências, sendo quatro crimes contra as pessoas, dois contra o património e dois crimes contra a vida em sociedade.

No âmbito contraordenacional foram registadas 91 infrações à legislação rodoviária, três à legislação policial e uma relativa à legislação ambiental.

A GNR dá continuidade às operações Escola Segura, Lake, Resina e Floresta Segura.

Ação de sensibilização sobre queimas e queimadas dia 8 em Vila Viçosa

O Gabinete de Proteção Civil e Defesa da Floresta do Município de Vila Viçosa promove no próximo dia 8 de março, uma “Ação de Sensibilização de Queimas e Queimadas”.

Esta ação está marcada para as 10 horas, no Parque Industrial (junto à Subestação EDP), em Vila Viçosa.

A iniciativa pretende relembrar os cuidados a ter aquando da realização de uma queima de sobrantes, bem como outras preocupações a ter, de modo a reduzir o número de incêndios rurais que ocorrem por descontrolo do uso do fogo.

A “Ação de Sensibilização de Queimas e Queimadas” contará com a participação dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa e da Guarda Nacional Republicana.

Espetáculo “Napoleão ou o Complexo de Épico” vai na Artemrede esta quinta-feira

O espetáculo “Napoleão ou o Complexo de Épico” vai decorrer esta quinta-feira, dia 2 março, na Artemrede, pelas 21.30 horas. O Chapitô entra em palco, num espetáculo no âmbito da iniciativa A Festa do Teatro.

Este espetáculo tem a duração de 105 minutos e é destinado ao público em geral.

Na procura de entender o homem que foi Napoleão e o fenómeno em torno de si criado, debatemo-nos entre o fascínio e o repúdio. Lança-nos questões políticas e sociais que mantêm a sua atualidade e pertinência. A sua ambição pessoal, audácia e determinação levaram-no longe, expandindo territórios, apropriando-se dos ideais da Revolução Francesa. Mais tarde, reaproxima-se de valores aristocráticos que antes repudiara, centraliza em si o poder e auto proclama-se Imperador. A sua força de vontade era única. A sua queda foi proporcional à sua ascensão. Uma vida romanesca, que reúne todos os ingredientes para uma boa história. Muito é e continuará a ser dito sobre Napoleão Bonaparte, caberá ao público julgar ou celebrar a figura histórica, o homem que foi Napoleão. A nós cabe-nos a tarefa de contar, procurando com humor e poesia, os reversos da história. Porque todas as moedas têm duas faces: cara ou coroa.

Este espetáculo é classificado para maiores de 12 anos.

Os bilhetes estão disponíveis no Posto de Turismo e na BOL.

Corte de trânsito no Largo Alexandre Herculano a partir de segunda-feira

Devido ao início dos trabalhos da empreitada de “CPr 29/2022 – Empreitada – Construção de redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais no Largo Alexandre Herculano”, será necessário proceder ao corte de trânsito no Largo Alexandre Herculano, a partir da próxima segunda-feira, dia 6 de março, conforme indicado no plano de sinalização temporária (PST01). Assim, é importante que circulem com cautela, cumprindo com a sinalização temporária, por forma a evitar constrangimentos e acidentes indesejados.

Esta situação será avaliada diariamente e logo que seja possível alterar-se-á a condição de corte.

Quatro homens detidos pelo furto de hastes de veado e de gamo, em Vila Viçosa

Quatro homens foram detidos pelo furto de hastes de veado e de gamo, na Tapada Real em Vila Viçosa. Os homens foram detidos pelo Comando Territorial de Évora, através do Posto Territorial de Vila Viçosa, nos dias 26 e 27 de fevereiro. Os quatro homens têm idades compreendidas entre os 36 e os 37 anos.

Após uma denúncia de que se encontravam pessoas na Tapada Real, sem a devida autorização, os militares da Guarda deslocaram-se ao local conseguindo intercetar os quatro suspeitos, momentos após o furto de 18 hastes das instalações que se localizam nesta Tapada. Os suspeitos foram detidos e notificados para comparecer no dia seguinte no Tribunal Judicial de Vila Viçosa.

No entanto, na noite de 27 de fevereiro, os suspeitos voltaram ao mesmo local com a intenção de fazer uma nova subtração. Os militares da Guarda ao verificar movimentos indevidos na Tapada Real, montaram uma operação policial que culminou na fiscalização do veículo em que os suspeitos seguiam e na recuperação de 65 hastes.

Os autores foram novamente detidos e foi ainda apreendido um veículo, dois serrotes, roupa camuflada e utensílios utilizados para facilitar o furto.

Os detidos foram hoje presentes no Tribunal Judicial de Vila Viçosa, para aplicação de medidas de coação.