Escouralense vence por 0-8 o São Pedrense

Neste sábado, 25 de fevereiro, ao início da noite, o Estrela Escouralense foi ao Campo Cunha Rivara, em Arraiolos, ganhar por 0-8 ao São Pedrense (com 0-7 ao intervalo). Tratou-se de um jogo da 13.ª jornada do Grupo B da Liga AFE.

Recordamos que o Estrela Escouralense, no passado fim-de-semana, para a Taça, tinha batido em casa, por 5-0, o Bencatelense, carimbando a passagem à fase seguinte da competição, enquanto que o São Pedrense tinha perdido por 10-0, fora de portas, com o Grupo União Sport.

U. Montemor B empata 1-1 com Foros de Vale de Figueira

Na série B da Liga AFE, neste sábado, 25 de fevereiro, houve derby do concelho de Montemor-o-Novo, com a equipa B do Grupo União Sport a receber no 1.º de Maio o Foros de Vale de Figueira, terminando a partida com um empate a 1 bola. O Foros chegaria à vantagem, aproveitando um erro defensivo alvinegro, com Nuno Silva a inaugurar o marcador. O União B só iria chegar ao empate na 2.ª pate, já perto do final da partida, através de Diogo Cardinhos, também aproveitando uma falha defensiva do adversário.

O GUS B, que não está na Taça Dinis Vital e que, por isso, havia descansado no fim-de-semana passado, vinha de derrota em casa por 1-4 com o Cortiçadas de Lavre. Neste sábado, o União B deu uma boa resposta diante dos Foros de Vale de Figueira, dominando o jogo, ficando certamente um amargo de boca por não ter conseguido mais que um empate. Gonçalo Teixeira, treinador do GUS B, ficou satisfeito pela postura da equipa, após uma exibição nada positiva com o Cortiçadense, realçando a grande primeira parte do União, que assumiu o jogo.

Já o Foros de Vale de Figueira, que se tinha despedido na semana passada da Taça Dinis Vital, ao perder fora com o Arcoense por 2-0, efetuou uma perdida pouco positiva no 1.º de Maio, onde o melhor foi o resultado. Pedro Pereira, treinador dos Foros, deu os parabéns ao União B pois mereciam mais neste jogo, assumindo que a sua equipa não esteve bem nesta partida, mas que leva um ponto e segue invicta no campeonato!

Documentário “Montado- O Bosque do Lince Ibérico”, nas Silveiras, este sábado

O documentário “Montado- O Bosque do Lince Ibérico”, de Joaquin Gutíerrez Acha, vai ser exibido este sábado, nas Silveiras, no Centro Cultural, às 21 horas.

O Cineclube regressa às freguesias com este filme que surge na sequência da candidatura do Montado a património da humanidade da UNESCO e leva-nos, através do olhar particular de Joaquín Gutiérrez Acha, numa viagem imersiva.

Com a narração da atriz Joana Seixas, o realizador mostra-nos um raro exemplo de boas práticas da interferência do homem no curso natureza em voos contemplativos sobre este bosque ancestral na Península Ibérica. Tal como o paraíso natural do Montado, também este filme precisou de tempo e recursos para atingir o seu maior potencial.

Espetáculo de bebés no cineteatro Curvo Semedo este domingo

O Espetáculo de bebés, bebés em transe, vai decorrer este domingo, no cineteatro Curvo Semedo, das 10 horas às 11.30 horas. Esta iniciativa destina-se a bebés até aos três anos e à família.

Os bilhetes estão disponíveis nos locais habituais.

Sinopse: Os sons nascem ao colo. Ali, no colo do Daniel, onde ele embala o seu bebé, está agora um objeto brilhante e escuro. Dá para voar, mas ele acaricia o Hang como se fosse o seu outro bebé. Brinca e baila com os braços. E depois aparece um enxame de bebés que gatinham em direção ao brilho. Ali se apaziguam num corrupio de desenhos sonoros, e depois adormecem. Alguns adormecem para ouvir melhor, outros ainda querem saber de onde nascem aqueles sons. Bebés em transe.

Ensemble MonteMor tem várias modalidades de aulas de música e dança

A Escola de Música de Dança de Montemor-o-Novo, a Ensemble MonteMor, tem diversos tipos de aulas no que a estas duas expressões artísticas diz respeito.

Carlos Cruz, coordenador pedagógico da Ensemble Monte Mor revela que, na área da dança, “existem várias turmas divididas por idades e níveis de aprendizagem”, e a professora faz a transição tendo em conta o desenvolvimento de cada aluno, as aulas decorrem às terças-feiras, das 17.45 às 18.30 horas dos 3 aos 6 anos, das 18.30 às 19.30 horas para alunos dos 7 aos 12/13 anos e, a partir dos 14 anos, das 19.30 às 20.30 horas”.

Também na dança, a Ensemble Monte Mor conta com uma turma de competição, que tem aulas à quarta-feira, das 18.30 às 19.30 horas. Carlos Cruz afirma que, “um grupo desta turma conquistou o primeiro lugar numa competição, no final do ano passado, pelo que a turma está a trabalhar bem e esperamos que continue a crescer e evoluir”.

Já relativamente à música, Carlos Cruz adianta que existem aulas individuais de instrumentos como “piano, violino, canto, violoncelo, clarinete, bateria, guitarra, baixo elétrico, acordeão, kulele e cavaquinho, bem como um grupo de música tradicional, aberto a qualquer aluno, e aulas teóricas de formação musical”.

O coordenador pedagógico da Ensemble Monte Mor diz a escola funciona “tanto em regime laboral, como pós laboral, dependendo da disponibilidade, quer de professores quer de alunos, mas maioritariamente a escola está aberta das 14.30 às 21.30 horas e aos sábados funciona de manhã, mas caso haja disponibilidade, pode também estar aberta durante a tarde, já aos domingos encontra-se encerrada”.

Escola de Música e Dança Ensemble Monte Mor que conta com vários tipos de aulas, quer ao nível da música, quer ao nível da dança. Esta instituição está localizada na Rua Bento Gonçalves, em Montemor-o-Novo.

Abertas inscrições para edição deste ano do Aquarace em Mora

Foto arquivo

A quarta edição do Aquarace, uma prova de Trail Running, organizada pelos Bombeiros Voluntários de Mora, vai decorrer no dia 16 de abril.

Fátima Calhau, membro da organização, explica que esta prova “é bastante importante não só para a coporação dos bombeiros, mas também para desenvolver, nas pessoas do concelho, hábitos de vida saudáveis, prática de exercício e para responder às necessidades da corporação”.

Este ano há algumas surpresas, revela Fátima Calhau, adiantando que “será maravilhoso e melhor que os anteriores”, e também irá decorre a prova de Aquarace Kids, no dia 15 de abril.

Esta prova passa por “várias linhas de água, pequenas ribeiras, e por paisagens do concelho, com alguma dificuldade no percurso, sendo uma aventura controlada, porque estão presentes os bombeiros, enfermeiros, e elementos de outros quartéis de bombeiros”.

O valor das inscrições, nesta inciativa, reverte para os Bombeiros Voluntários de Mora, este ano, “para a recuperação de um veículo de resgate, que engloba muito dinehiro que a corporação não tem”.

As inscrições para o Aquarace podem ser feitas aqui, até dia 7 de abril; já para o Aquarace Kids, as incrições fazem-se aqui.

A prova conta com caminhada, mini trail, trail curto e trail longo. A partida está marcada para as 9 horas, do dia 16 de abril, junto ao Museu do Megalistismo.

O Aquarace é organizado pelos Bombeiros Voluntários de Mora com o apoio de várias entidades nomeadamente o Município de Mora e a empresa Trilho Perdido.

GUS B recebe o Foros de Vale de Figueira este sábado

Este fim-de-semana, vai se jogar a decima terceira jornada da Liga AFE, do Distrital de Seniores da Associação de Futebol de Évora.

Este sábado, para a Liga da associação, a equipa B do Grupo União Sport vai receber o Foros de Vale de Figueira, às 15 horas. Gonçalo Teixeira, treinador do GUS B, espera “um jogo complicado e equilibrado”, referindo que “as últimas semanas não têm sido fáceis” mas que quer “apagar a má imagem deixada no último jogo”.

Por sua vez, o Foros de Vale de Figueira desloca-se ao Estádio 1.º de Maio, no único derby desta jornada. Pedro Pereira, treinador dos Foros, sabe que “o União B está “ferido” após uma pesada derrota com o Cortiçadense na última jornada”, esperando “uma equipa determinada em querer regressar às vitórias”.

Já o Estrela Escouralense, também este sábado, vai viajar para Campo Cunha Rivara, onde vai defrontar o São Pedrense, às 18.30 horas. João Rolo, técnico do Escouralense, considera que o São Pedrense “tem valor para estar mais acima na classificação”, mas ao Escoural compete “ir em busca dos 3 pontos, apesar do horário pouco agradável do jogo”.

Este domingo, o Valenças recebe o CHE Morense. Fábio Neves, treinador do Valenças, espera um CHE Morense “motivado pela vitória e passagem à próxima fase da Taça Dinis Vital”, mas também “ferida com a última derrota no campeonato, diante do Cortiço”, quando aos 85 minutos vencia por 3-1, e acabou por perder por 3-4.

Já o Cortiçadense, recebe o Santana do Campo. De acordo com Mário Carrasco, treinador do Cortiçadas de Lavre, este “é um jogo diferente em comparação com a partida da Taça” e, neste caso “é para ganhar com tudo”. Mário carrasco lembra ainda a derrota em Santana, na 1.ª volta do campeonato, que “foi o jogo que mais lhe custou perder”

O Fazendas do Cortiço este fim-de-semana,  vai descansar. Fábio Regouga, treinador do Cortiço, diz que a equipa vai “ficar no sofá a assistir aos resultados das equipas adversárias”.

Liga Elite > 15.ª jornada> 26/02
Montemor – Monte Trigo
Alcaçovense – Portel
At. Reguengos – Sporting Viana
Estrela Vendas Novas – Canaviais
Arraiolense – Redondense
Arcoense – Cabrela

Liga AFE > Grupo A> 13ª jornada> 26/02
Bencatelense – Lusitano Évora B
Vera Cruz – Borbense
O Calipolense – Aguiar
Tourega – Oriolenses

Liga AFE > Grupo B> 12.ª jornada> 25 e 26/02
Montemor B  – Foros Vale Figueira (25/02 – 15h)
Pedrense – Escouralense (25/02 – 18:30)
Cortiçadense – Santana do Campo
Valenças – CHE Morense

Acompanhe amanhã, aqui na RNA, na Bancada Desportiva, entre as 15 horas e as 19 horas, com Paulo Canas e Nuno Gamito, o resultado dos jogos da Liga da Associação e Liga Elite.