OSCAM vai atuar na Igreja de São Francisco em Évora

A Orquestra Sinfónica dos Conservatórios de Almendralejo e Mérida (OSCAM), vai atuar num concerto aberto, na Igreja de São Francisco, em Évora, na proxima segunda-feira, dia 20 de fevereiro, às 17 horas.

A OSCAM, tem como objetivo o conhecimento e prática da música sinfónica para os alunos dos referidos conservatórios. Este projeto conta com um total de mais de 90 alunos e músicos participantes.

Com este trabalho, os alunos têm uma experiência orquestral e aprendizagem teórica e prática, o que lhes permite realizar trabalhos em outras concentrações de jovens orquestras em Espanha e no exterior e também em orquestras profissionais.

O projeto OSCAM estará em residência artística na cidade de Évora de 18 a 20 de fevereiro, desenvolvendo atividades na sua área de intervenção.

Esta iniciativa tem o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Alentejo através do seu Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças (projeto cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional FEDER através do Programa Interreg V-A España-Portugal (POCTEP) 2014-2020), da Câmara Municipal de Évora, da Universidade de Évora, do Seminário Maior de Évora e da Associação Académica da Universidade de Évora.

Abertas inscrições para edição deste ano do Aquarace em Mora

Foto arquivo

A quarta edição do Aquarace, uma prova de Trail Running, organizada pelos Bombeiros Voluntários de Mora, vai decorrer no dia 16 de abril.

Fátima Calhau, membro da organização, explica que esta prova “é bastante importante não só para a coporação dos bombeiros, mas também para desenvolver, nas pessoas do concelho, hábitos de vida saudáveis, prática de exercício e para responder às necessidades da corporação”.

Este ano há algumas surpresas, revela Fátima Calhau, adiantando que “será maravilhoso e melhor que os anteriores”, e também irá decorre a prova de Aquarace Kids, no dia 15 de abril.

Esta prova passa por “várias linhas de água, pequenas ribeiras, e por paisagens do concelho, com alguma dificuldade no percurso, sendo uma aventura controlada, porque estão presentes os bombeiros, enfermeiros, e elementos de outros quartéis de bombeiros”.

O valor das inscrições, nesta inciativa, reverte para os Bombeiros Voluntários de Mora, este ano, “para a recuperação de um veículo de resgate, que engloba muito dinehiro que a corporação não tem”.

As inscrições para o Aquarace podem ser feitas aqui, até dia 7 de abril; já para o Aquarace Kids, as incrições fazem-se aqui.

A prova conta com caminhada, mini trail, trail curto e trail longo. A partida está marcada para as 9 horas, do dia 16 de abril, junto ao Museu do Megalistismo.

O Aquarace é organizado pelos Bombeiros Voluntários de Mora com o apoio de várias entidades nomeadamente o Município de Mora e a empresa Trilho Perdido.

“De Boa Saúde”: beber álcool após tomar medicação faz mal?

A relação entre o álcool e a toma de medicamentos pode ser causar alguns problemas, uma vez que a bebida pode atrapalhar o tratamento de determinadas patologias e a sua eficácia.

O médico Pintão Antunes lembrando, na edição desta semana do “De Boa Saúde”, que o álcool deve ser “sempre ingerido com moderação”, revela que a toma de determinados fármacos, como os calmantes, conjugada com a ingestão de álcool, das duas uma: ou vai inibir ou vai aumentar o efeito do medicamento.

O médico garante ainda que um copo de vinho à refeição não faz mal nenhum a quem é saudável, mesmo para quem tem de tomar medicação, por exemplo, para a diabetes.

A relação do álcool com a toma de medicamentos está em destaque, esta semana, no programa “De Boa Saúde”. O programa na íntegra para ouvir no podcast abaixo.

Mega Nógado está de volta à freguesia de Vimieiro

O Mega Nógado, doçaria tipicamente carnavalesca, da localidade do Vimieiro, concelho de Arraiolos, volta a ter lugar à mesa dos Vimieirenses com 150 metros de comprimento, já no próximo domingo, dia 19 de fevereiro, às 17 horas, no Clube Alentejano de Desportos Vimerense. Para além desta tradicional iniciativa, o município de Arraiolos pretende registar a marca Nógado de Vimieiro.

Integrado “Ao Sabor das Tradições”, projeto que pretende dinamizar os pratos típicos do concelho e desenvolver uma partilha de conhecimentos e histórias gastronómicas com os jovens, o Município de Arraiolos, reconhecendo a especificidade do Nógado na Freguesia de Vimieiro pretende registar, no Instituto Nacional de Propriedade Industrial I.P. (INPI, I.P.), a marca Nógado de Vimieiro constituindo-se assim como o seu único e legítimo titular. Este registo impede que a marca seja utilizada sem o seu consentimento e exige que a sua confeção respeite as normas especificadas em Caderno de Especificações e Procedimentos, protegendo as características identitárias deste produto e evitando a sua adulteração.

Este registo foi um forma que o município de Arraiolos encontrou de preservar a qualidade deste produto endógeno, evitar a utilização abusiva da marca e promover o Nógado, como um produto que reflete a identidade da população da freguesia de Vimieiro.

Pretende-se também transformar um produto, que pertence à cultura dos habitantes de Vimieiro, num produto turístico com reflexos na economia da freguesia e do concelho.

A criação da marca vai ser acompanhada da sua divulgação, assegurando a projeção nacional e internacional do produto.

Vila Viçosa acolhe sessão de sensibilização para prevenir acidentes de trabalho

O Núcleo Empresarial da Região de Évora (NERE) em parceria com a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e com o apoio do Município de Vila Viçosa organizam uma sessão de sensibilização esta quarta-feira, 15 de fevereiro.

O tema desta sessão é “A Prevenção de Acidentes de Trabalho depende de Todos”, e terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho em Vila Viçosa, às 10 horas.

A participação é gratuita mas de inscrição obrigatória, que pode ser feita aqui.

Acidente de trabalho causou um ferido grave em Cortiçadas de Lavre

Acidente de trabalho, em Cortiçadas Lavre, causou um ferido grave e um ferido leve. Este acidente foi registado ontem, dia 13 de fevereiro, pelo Comando Territorial de Évora da GNR.

Foram ainda registados dois acidentes de viação, sendo dois despistes. Destes sinistros resultaram um ferido leve e danos materiais.

Deflagrou ontem, também, um incêndio urbano em anexo de habitação, em Vendas Novas, tendo ardido um contentor de lixo e lenha.

Foram efetuadas três detenções: duas em flagrante delito pelo crime de condução em estado de embriaguez e uma em cumprimento de mandado de detenção para presença em ato processual.

No âmbito da criminalidade, foram registadas 16 ocorrências, sendo seis crimes contra o património, cinco contra a vida em sociedade, três contra as pessoas, e dois crimes previstos em legislação avulsa.

Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda 95 infrações à legislação rodoviária e uma à legislação ambiental.

A GNR dá continuidade às operações RoadPol, Operação Carnaval Resina, Escola Segura e Lake.

Homem detido por tráfico de estupefaciente em Vendas Novas

Homem de 42 anos detido por tráfico de estupefacientes, nesta segunda-feira, 13 de fevereiro, na localidade de Vendas Novas, pelo Comando Territorial de Évora, através do Posto Territorial de Vendas Novas.

No âmbito de uma ação de fiscalização rodoviária, os militares abordaram uma viatura onde o condutor demonstrou um comportamento nervoso e suspeito. No decorrer das diligências policiais os militares da Guarda efetuaram uma revista pessoal de segurança ao suspeito e uma busca ao veículo, onde foi possível apreender 12 doses de canábis.

O detido foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Montemor-o-Novo

Oficina de máscaras e disfarces de Carnaval no Centro Juvenil

Oficina de máscaras e disfarces de Carnaval tem lugar esta terça e quinta-feira, dias 14 e 16 de fevereiro, no Centro Juvenil. A atividade decorre das 10 horas às 17.30 horas e destina-se a maiores de 14 anos.

Anabela Ferreira, do Centro Juvenil, explica como é produzida esta oficina: “todos os jovens que queiram participar podem se dirigir ao ateliê do Centro Juvenil para construir a sua máscara ou a sua fatiota de carnaval. Nós estamos disponíveis para dar todo o apoio”.

Quem quiser fazer o seu disfarce, máscara ou fato de carnaval, pode fazer a sua inscrição através do email http://juventude@cm-montemornovo.pt.

Raid e Trilho da Herdade dos Hospitais com “balanço positivo” assegura Pedro Mariano

O V Raid Internacional CEI 2 Estrelas realizou-se no passado fim de semana, na Herdade dos Hospitais.

Esta foi uma iniciativa promovida pela Equimor, assim como, o 2º Trilho da Herdade dos Hospitais, esta ultima juntamente com o ginásio SpotFit.

O Raid teve cerca de 60 cavaleiros a participar. Segundo Pedro Mariano, Diretor Técnico da Equimor, esta foi “a edição com mais cavaleiros nas provas internacionais” e que “no geral é um balanço positivo”.

António Mariano, também da Equimor, revela que “os cavaleiros que estiveram pela 1.ª vez no Raid garantiram regressar na próxima edição”, destacando também que “estiveram pela primeira vez em Montemor representantes de 6 países”.

Sobre o 2.º Trilho da Herdade dos Hospitais, participaram cerca de 500 pessoas nas três provas: Trilho de 15 km, Mini-Trilho de 10km e Caminhada de 6km.

Pedro Mariano faz “um balanço positivo” de um trilho que tentaram tornar o percurso” mais desafiante“. Já António Mariano fala na “agradável surpresa” que foi esta prova, e que Montemor “sai muito a ganhar com estas iniciativas”.

Mas estas duas provas só são possíveis porque o montemorense João José Comenda, abre os portões da Herdade dos Hospitais, para ser palco do Raid e do Trilho.

João José Comenda diz fica contente e até emocionado de ver tanta gente a desfrutar de um sítio de que gosta

João José Comenda, proprietário da Herdade dos Hospitais, diz ficar “contente e emocionado” de ver tantas pessoas “a desfrutar de um sítio” de que gosta.

A organização e o proprietário da Herdade dos Hospitais satisfeitos a fazerem balanço positivo ao V RAID International e ao 2.º Trilho da Herdade dos Hospitais.

Na entrega de prémios, para além da Equimor e dos juízes da prova, participou o vereador António Pinto Xavier.

Resultados do Raid:

CEI2* 120 km

1.º Rui Lanternas (Triden Peu)
2.º Jairo Fonseca Vazquez (Sacro Or)
3.º Maria Esperanza Alonzo Calero (Istambul D Sabino)

CEI1* 100 km

1.º Rocio Esperanza Herrera Carmona (Joker Al Oasis)
2.º João Filipe Fialho Cabeça (Malvado IBN RC)
3.º Vasco Maria José de Mello Pereira (Jeropiga de S. José)