Carnaval no salão dos Bombeiros de Alandroal com baile e matiné nos dias 20 e 21

O Carnaval vai ser festejado, em Alandroal, nos dias 20 e 21 deste mês, no salão dos Bombeiros Voluntários.

No dia 20, segunda-feira, tem lugar um baile animado pelos Z&F, onde haverá concurso da melhor máscara de grupo (prémio de 200 euros), melhor máscara individual (prémio de 100 euros) e máscara infantil (prémio de 100 euros).

Já na terça-feira de Carnaval, dia 21, há matiné com os Z&F, onde será feita a entrega dos prémios do dia anterior.

Os lucros destas iniciativas revertem a favor da Associação dos Bombeiros Voluntários de Alandroal.

Carlos Pinto de Sá quer trabalhar com municípios em várias áreas

Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara de Évora e atual presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAC, quer trabalhar com os municípios do Alentejo Central a nível económico, financeiro, ambiental, social e cultural.

Em declarações à Rádio Nova Antena, Carlos Pinto de Sá, explica como é constituída e organizada a CIMAC, tratando-se: “de um acordo político nas passadas eleições autárquicas, que levou a uma dispersão de câmaras com forças políticas diferentes. As principais forças políticas diferentes a CDU, PS e PSD, o que significa que para a CIMAC possa funcionar (que reúne os 14 municípios) é necessária uma plataforma de entendimento entre as forças políticas. Essa plataforma foi negociada, e felizmente, foi possível chegar a um acordo que estabeleceu uma repartição dos órgãos da direção da CIMAC, concelho intermunicipal e assembleia intermunicipal, pelas diversas forças políticas, que no primeiro terço do mandato presidiu o Luís dias, presidente de Vendas novas e representante do PS, agora vou presidir eu, representante da CDU, e no terceiro terço vai presidir um representante do PSD”.

A eleição que decorreu no passado dia 17 de janeiro “foi uma concretização do acordo político que tem vindo a ser implementado na CIMAC. Sendo possível uma estabilidade na CIMAC, de modo a que o trabalho na CIMAC possa ser eficaz, dando resposta às necessidades dos municípios e à população do distrito de Évora. Estão definidos planos”, acrescenta o presidente da CIMAC.

Como presidente da CIMAC, Carlos Pinto de Sá, tem como um dos objetivos ajudar as 14 câmaras do Alentejo Central nas várias áreas. A nível económico e financeiro, a CIMAC pertente procurar uma solução para os problemas existentes no centro da população. “Gostaria de salientar a minha disponibilidade para trabalhar com todas as câmaras dos municípios, e procurar dar resposta às necessidades” sendo este “um ano difícil, ano em que uma parte significativa da população está a perder o poder de compra devido à inflação, e portanto os problemas sociais estão a aumentar. A inflação leva também a uma degradação das contas dos municípios, e por isso há uma preocupação por parte da CIMAC relativamente à evolução económica e financeira. No sentido de conseguir cumprir os objetivos que propomos”, esclarece Carlos Pinto de Sá

Outra medida, para este mandato, passa por iniciar o PT2030 e terminar o PT2020. “Para este novo quadro financeiro da União Europeia, precisamos de preparar a CIMAC para este tipo de desafios, no qual tem vindo a ser feito um trabalho nesta área. Já apontada a concretização desde o quadro anterior de verbas geridas pela CIMAC para aos municípios. Para isso é preciso conhecer os planos de ação do PT2030, que ainda não são conhecidos a nível nacional. Está também a ser terminado o PT2020, este é último ano para a execução física e financeira dos projetos deste último quadro financeiro anual. Por isso, estamos empenhados a procurar a utilização de todas as verbas possíveis e negociar a fase de transição entre este quadro e o próximo, para que não haja perda de verbas para os municípios”, explica o presidente da CIMAC.

Quanto ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), embora não tenha um número grande de apoios às Câmaras, a CIMAC está disposta a procurar, sendo “uma área importante para o município e em termos práticos para a população”, acrescenta Carlos Pinto de Sá

Não deixando de fora a questão ambiental, a CIMAC vai contribuir para o melhor funcionamento da Gesamb, de modo a trazer ao de cima a “importância da reciclagem” querendo aumentar esta “de forma significativa”.

Em colaboração com a Câmara de Évora, “a CIMAC está empenhada a participar ativamente no projeto Évora 2027 e no que a câmara de Évora necessitar”, garante Carlos Pinto de Sá.

A eleição que decorreu no passado dia 17 de janeiro, em reunião ordinária do Concelho Intermunicipal da CIMAC, tem efeito até 31 de maio de 2024, com Carlos Pinto de Sá na presidência e Inácio Esperança, presidente da Câmara de Vila Viçosa e Luís Dias, presidente da Câmara de Vendas Novas, na vice-presidência.

Concurso de Azeite Ovibeja mantém 1º lugar com pontuação máxima

O Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja foi, mais uma vez, classificado em primeiro lugar no ranking World’s Best Olive Oils, integrando o Grupo 1 com a pontuação máxima. A edição 2022/23 apresenta novidades: uma delas é a de que o ranking adaptou a sua normativa às alterações efetuadas nas normas dos concursos Mario Solinas, do Conselho Oleícola Internacional (COI) e da Ovibeja, da responsabilidade da ACOS e da Casa do Azeite, que redefiniram os grupos de produtores entre grandes e pequenos (menos e mais de 20.000 quilos) e distinguem os produtores dos embaladores, com indicação das respetivas quantidades produzidas.

O ranking “World’s Best Olive Oils” foi criado em 2012 pelo especialista em provas organoléticas de azeite, o alemão Heiko Schmidt, a partir dos resultados das principais competições internacionais de azeite virgem extra, e tomando como referência o prémio Mario Solinas, do Conselho Oleícola Internacional (COI).

O 12º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja está a receber amostras de azeite dos países produtores até ao dia 24 de março. As categorias a concurso são: Frutado Verde Intenso, Frutado Verde Médio, Frutado Verde Ligeiro e Frutado Maduro pertencentes à campanha 2022/2023 e Azeites do Hemisfério Sul pertencentes à campanha de 2021/2022, devido à diferença na época da colheita. O Júri internacional, constituído por cerca de 30 elementos de diferentes países, é presidido por José Gouveia, especialista mundial em azeites.

O Concurso é organizado pela ACOS, em parceria com a Casa do Azeite e o patrocínio exclusivo do Crédito Agrícola.

De Boa Saúde: hipertensão arterial influnciada por vários fatores

Estima-se que a hipertensão arterial afete, na Europa, cerca de 35 a 40% da população, sendo que, em Portugal, a prevalência desta patologia na população adulta ronda os 42%.

A hipertensão arterial resulta de uma pressão sanguínea excessiva na parede das artérias, acima dos valores considerados normais, que ocorre de forma crónica.

Na edição desta semana do programa “De Boa Saúde”, Pintão Antunes lembra que a pressão arterial, que é a força que o sangue faz sobre a parede das artérias, durante a sua circulação, resulta em duas medidas: a máxima e a mínima. Estes valores, adianta o médico, são influenciados por vários fatores: stress, excesso de peso, ingestão excessiva de sal, açúcar ou de álcool, tabaco e colesterol elevado.

Define-se hipertensão arterial quando a pressão máxima é maior ou igual a 140 mmHg (vulgo 14), ou a pressão mínima é maior ou igual a 90 mmHg (vulgo 9).

É habitual dizer-se que a hipertensão arterial é uma doença silenciosa porque na grande maioria das vezes não causa sintomas. Ainda assim, com o decorrer dos anos, a pressão arterial acaba por danificar precocemente os vasos sanguíneos e os principais órgãos do organismo, como o cérebro, o rim e o coração, podendo provocar sintomas como dores de cabeça, tonturas, zumbidos, aumento dos batimentos cardíacos, dor no peito e falta de ar.

O programa “De Boa Saúde”, desta semana, para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo.

Oito pessoas morreram em acidentes durante a campanha “Viajar sem Pressa”

Oito vítimas mortais, 40 feridos graves e 738 leves são o resultado de 2.501 acidentes registados, entre 31 de janeiro e ontem, 6 de fevereiro, nas estradas do país, no decorrer da campanha de segurança rodoviária “Viajar sem Pressa”, da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP).

Os acidentes com vítimas mortais (um atropelamento, quatro colisões e três despistes) ocorreram nos distritos de Braga (2), Lisboa (2), Faro (2), Coimbra e Santarém.

Em relação à campanha do ano passado, verificaram-se mais 279 acidentes, mas menos três vítimas mortais e menos três feridos graves, ainda que mais 131 feridos leves.

Durante esta operação, foram ainda fiscalizados em controlo de velocidade por radar quase 2,8 milhões de veículos. Em todo o país, 16.154 foram identificados em excesso de velocidade.

Com esta campanha procurou-se “alertar os condutores para os riscos da condução em excesso de velocidade, dado que esta é uma das principais causas dos acidentes nas estradas”.

A campanha foi divulgada por via de operações de fiscalização levadas a cabo pela GNR e pela PSP, em Lisboa, Póvoa de Varzim, Braga, Porto e Seixal. Idênticas ações ocorreram, também, na Região Autónoma da Madeira. No decorrer da mesma forma sensibilizados 358 condutores e passageiros.

Semana aberta de compostagem comunitária continua em Montemor

Continua a divulgação da compostagem comunitária nas freguesias por parte do município de Montemor-o-Novo, através do Gabinete Técnico da Divisão de Serviços Urbanos.

Em todas as freguesias foram realizadas sessões de sensibilização e divulgação junto aos compostores comunitários para funcionários das Juntas de Freguesia e alunos das escolas. Todos os alunos participaram trazendo de casa resíduos orgânicos (cascas de frutas, legumes, etc.), com o objetivo de os colocar no compostor comunitário da sua freguesia.

Neste momento a câmara municipal continua a recolher inscrições para utilização do compostor comunitário existente em cada freguesia e, desse modo, poder iniciar a separação dos seus resíduos orgânicos.

Caso pretenda mais informações ou colocar dúvidas pode contactar o 938 022 592 ou dirigir-se à sua junta de freguesia.

Estas ações de sensibilização estão incluídas no programa biobairros, financiado pelo Fundo Ambiental, numa parceria com as juntas de freguesias do concelho de Montemor-o-Novo.

Oficina DOC Aldeia no Centro Juvenil de Montemor teve a última sessão

Realizou-se a última sessão da mais recente oficina do DOC Aldeia, esta segunda-feira, 6 de fevereiro, no Centro Juvenil de Montemor-o-Novo, com um grupo de jovens estudantes de Artes da Escola Secundária de Montemor-o-Novo.

Esta dinâmica pretendeu a aquisição de conceitos de imagem, som e terminologias elementares, por parte destes jovens estudantes, tal como a aprendizagem de princípios básicos de construção de um projeto/guião e a captura de imagem, som e a aquisição de conhecimentos de montagem de vídeo, com imagem e som, através de software de áudio e vídeo. Assim, está a ser desenvolvido um pequeno filme documental, a estrear em breve, onde os jovens exploram a noção de “caminho”, tentam encontrar outras respostas em pessoas com caminhos definidos e interrogam-se sobre o futuro.

Projeto ERAMUS + YouthVoices4Peace apresentado em Évora

A primeira reunião de parceiros, promovida pela European Network of Places of Peace (ENPP), no âmbito do Projeto ERAMUS + YouthVoices4Peace, teve lugar no Colégio do Espírito Santo, na Universidade de Évora, no passado dia 31 de janeiro. Neste evento esteve também presente o município de Viana do Alentejo.

O objetivo deste projeto visa promover uma relação de proximidade entre os jovens, promover a defesa de uma cultura de paz e fomentar o pensamento crítico.

Esta reunião serviu para discutir a calendarização de atividades e os conteúdos deste projeto, para além do presidente da ENPP, Eduardo Basso, estiveram representantes dos parceiros do projeto, a técnica Edite Sousa Padeirinha, do município de Viana, as técnicas Ana Basaloco e Sílvia Cuco do município de Estremoz, Sónia Cabeça, responsável do Agrupamento de Escolas Gabriel Pereira, e o Professor Dr.Silvério Rocha e Cunha, em representação da Universidade de Évora.

Após a reunião de parceiros decorreu, igualmente, no Colégio do Espírito Santo, a cerimónia pública de apresentação do projeto.

Veículo ligeiro ardeu esta segunda-feira em São Manços

Um veículo ligeiro ardeu, ontem, segunda-feira, 6 de fevereiro, na localidade de São Manços, no concelho de Évora. Este incêndio foi registado pelo Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana (GNR). Do veículo ligeiro ficou ardida a parte da frente.

Foram ainda registados dois incêndios: um urbano na localidade de Borba e um agrícola na localidade de Mora, tendo ardido 25 metros quadrados de pasto.

Na área de responsabilidade da GNR de Évora foram também registados quatro acidentes de viação, sendo quatro colisões. Destes sinistros resultaram danos materiais.

A GNR efetuou ainda três detenções: uma em flagrante delito pelo crime de condução em estado de embriaguez e duas em cumprimento de mandado de detenção em presença em ato processual.

No âmbito da criminalidade, foram registadas oito ocorrências, sendo sete crimes contra o património e um contra a vida em sociedade.

Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda 99 infrações à legislação rodoviária, uma à legislação policial e uma à legislação ambiental

A GNR dá continuidade às operações Escola Segura 2022/2023, Lake 2022/2023 e Resina 2023.

Alandroal e Avis passam a ter acesso à rede de cartórios notariais

A rede de cartórios notariais será alargada a dez localidades, seis das quais onde não existem cartórios, permitindo aos seus habitantes o acesso a serviços essenciais nos seus concelhos e poupar tempo e custos em deslocações.

As populações do Alandroal, no distrito de Évora, e Avis, em Portalegre, para além das de Boticas (Vila Real), Porto Moniz (Madeira), Vidigueira (Beja) e Vila do Bispo (Faro) poderão, em breve, ver facilitado o acesso aos serviços prestados pela rede de notários: pedidos de certificados, procurações e reconhecimentos de assinaturas e aceder a novos serviços como o arquivo eletrónico nacional de escrituras; temas relacionados com heranças, testamentos e inventários; negócios referentes a bens imóveis e móveis e ainda para tratar de assuntos relacionados com sociedades comerciais, marcas e associações.

Serão ainda atribuídas licenças de abertura de cartório notarial nos concelhos de Oeiras, São Vicente, Portel e Sobral de Monte Agraço.

O alargamento da rede de cartórios notariais, devido ao esforço e iniciativa dos profissionais do setor, vem preencher lacunas geográficas e socioeconómicas na cobertura do território nacional, reduzindo as desigualdades de acesso dos cidadãos. No entender do Bastonário da Ordem dos Notários “a rede de Cartórios Notariais deve ser aproveitada pelo Estado para prestar mais serviços aos cidadãos, nomeadamente, nas localidades onde os restantes serviços públicos possuem poucos meios para o fazerem”.

Trail na Herdade dos Hospitais este domingo em Montemor

O Trail na Herdade dos Hospitais é a primeira prova do circuito “Por Trilhos do Montado” e realiza-se já este domingo, dia 12 de fevereiro.

Pela primeira vez, no ano passado, foi feito o trilho na Herdade dos Hospitais, com a organização da Equimor e o Ginásio SpotFit. Pedro Mariano, da Equimor, refere que o Trilho Perdido, na Herdade dos Hospitais, no ano anterior ultrapassou as expectativas, o que levou à aposta na dinamização do percurso este ano: “ano passado correu melhor do que estávamos à espera (o Trail na Herdade dos Hospitais) e decidimos, desde logo, que era para manter e para tentar melhorar e fazer algumas coisas novas”.

Assim sendo, este ano vai ser disponibilizado transporte grátis aos participantes até à Herdade dos Hospitais. “Nós temos um autocarro cedido pela Câmara Municipal, que vai parar junto ao estacionamento do Parque Urbano. Tendo a viagem de ida e vinda”, afirma Pedro Mariano. A partida do estacionamento do Parque Urbano, tem lugar às 7.30 horas.

Já David Azinhaga, do Ginásio SpotFit, refere que “para além do percurso, também vão haver muitas novidades, exigindo mais dos atletas em certos percursos”. Este ano o trilho vai ter a distância de 15km, o mini-trilho 10km e a caminhada 6km.

“Vamos querer pôr um bocadinho mais de altura, mais alguns obstáculos naturais. No fim, dificultar um bocadinho a vida às pessoas”, desafia Pedro Mariano.

A primeira prova na Herdade dos Hospitais vai ter também escalões, ou seja, “um prémio de equipas, para entregar nos 15km. A equipa é composta pelos três melhores elementos e os três primeiros a chegar à meta vão ser os premiados”

O desafio pela Herdade dos Hospitais é organizado pela Equimor e o Ginásio SpotFit. No entanto, a Câmara de Montemor foi a pioneira da iniciativa do circuito “Por Trilhos do Montado” sendo: “um incentivo para que cada vez mais Montemor esteja na montra nacional do desporto e neste caso dos trails, para que cada vez mais as nossas provas estejam repletas de pessoas dos quatro cantos de Portugal”, expressa David Azinhaga.

O circuito está dividido, ao longo do ano, em quatro provas. A primeira prova vai ser na Herdade dos Hospitais, este domingo. A segunda no dia 28 de maio, que se intitula por Trail da Filhós. A terceira prova, o Trail Run Castle, tem data marcada para dia 24 de Setembro e a última prova, trail pelas terras de Lavre, vai ser no dia 8 de Outubro.

CCDR Alentejo inicia negociações com as Comunidades Intermunicipais

A Autoridade de Gestão do PR 2030 tem vindo a realizar desde o passado dia 19 de dezembro diversas reuniões técnicas com as Comunidades Intermunicipais, no âmbito da negociação dos Planos de Ação do PR.

Depois destas reuniões de caráter mais técnico a Autoridade de Gestão do PR 2030 vai dar início, entre hoje e amanhã, dias 7 e 8 de fevereiro, às negociações com as Comunidades Intermunicipais a fim de serem alocados nas Comunidades Intermunicipais do Alentejo e da Lezíria do Tejo (CIMAA, CIMAC, CIMBAL, CIMAL e CIMLT) cerca de metade da dotação do PR 2030.