A exposição “Um mês, uma história” vai estar patente no Arquivo Municipal de Montemor-o-Novo, durante este mês. A mostra apresenta o Livro de Registo dos Expostos, datado de 1805, e que faz parte do Fundo Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.
A Roda dos Expostos funcionou em Montemor, no antigo Hospital do Espirito Santo e de Santo André.
Mais tarde utilizado como “fábrica de Moagem de panificação e depois como casa de espetáculos (Radio Cine), armazém (…) e as galerias térreas (..) para estabelecimentos comerciais e o claustro e o corpo alto das enfermeiras, para clube recreativo”, segundo o Clube Montemorense.
A Roda, espécie de caixa cilíndrica, giratória em torno de um eixo vertical, parcialmente aberta para que aí se introduzisse a criança enjeitada ou exposta, cujo abandono assentava em dois pressupostos: ou no “salvamento da honra” ou na “extrema indigência”.
Quando a criança dava entrada na Roda, era efetuado um registo de entrada onde se descriminava o vestuário que trazia consigo, bem como, objetos (medalhas, fitas, cruzes, amuletos) os quais poderiam funcionar posteriormente como marcas de reconhecimento (isto porque as crianças poderiam ser reclamadas pelos pais ou entregues por ordem do Juiz de Fora, embora tal, não fosse prática usual) e a transcrição dos “escritos” que acompanhavam o exposto. Seguiam-se as diligências para que a criança fosse batizada, onde constava obrigatoriamente a identificação dos padrinhos. Quanto ao nome se não vinha indicado atribuía-se-lhe um.



Câmara de Montemor-o-novo, visitou na passada sexta-feira, dia 3 de fevereiro, alojamentos do concelho. Com o objetivo de aproximar o município de Montemor aos agentes locais.
As candidaturas à 13º edição do Prémio Agostinho Roseta estão abertas até dia 31 de março.
Com o objetivo de combater as alterações climáticas e tornar a comunidade mais resiliente às ondas de calor, foram distribuídas, no passado sábado, dia 4 de fevereiro, perto de mil plantas a todos aqueles que se inscreveram e deslocaram, até ao largo do Mercado Municipal de Montemor-o-Novo.
O Centro Juvenil realiza uma Oficina de máscaras e disfarces de Carnaval, nos dias 14 e 16 deste mês.

Os governos protegem e subsidiam diversas atividades económicas, mas algumas dessas atividades, segundo a Quercus, podem colocar em perigo o ambiente.
Luís Dias, presidente da Câmara de Vendas Novas deixou de assumir funções como presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, depois de 15 meses de mandato, passando agora a vice-presidente, desta comunidade.
O Festival Gastronómico “Vila Viçosa à Mesa” está de regresso hoje a Vila Viçosa, com a Semana das Migas Alentejanas que decorre até domingo, dia 12.
Oito detenções em flagrante delito foram efetuadas pelo Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana (GNR), durante o fim de semana, de dia 3 a 5 de fevereiro. Destas oito detenções, sete foram pelo crime de condução em estado de embriaguez e uma pelo crime de condução sem habilitação legal.
Está para breve a intervenção de requalificação do Campo de Jogos 25 de Abril, depois de assinado o protocolo de cedência de instalações, entre o Grupo Cultural e Desportivo de Fazendas do Cortiço e o Município de Montemor-o-Novo.
Neste domingo, dia 5 de fevereiro, realizou-se mais uma jornada do Distrital de Seniores da Associação de Futebol de Évora.