Filme “O Menú” em exibição este sábado no Curvo Semedo

“O Menú” é o filme que será exibido este sábado, 14 de janeiro, no Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo.

Sinopse: um jovem casal, Margot e Tyler, viaja para uma ilha remota para comer num restaurante exclusivo, Hawthorn, onde o solitário e mundialmente famoso Chef Julian Slowik preparou um menu de luxo para os seus convidados especiais. Repleto de mistério e suspense, com uma pitada de sátira cínica, o filme é um banquete para os olhos e os ouvidos e fará as pulsações dispararem.

A exibição do filme está marcada para as 21.30 horas e os bilhetes podem ser adquiridos nos locais habituais e na BOL do Município.

Reguengos de Monsaraz: pulseira eletrónica para jovem por violência doméstica

Um homem de 18 anos, foi detido na passada terça-feira, 10 de janeiro, pelo crime de violência doméstica, no concelho de Reguengos de Monsaraz, pelo Comando Territorial de Évora, através do Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE).

No decorrer de um processo por violência doméstica, foi possível apurar que o agressor perseguia, injuriava e ameaçava a sua a ex-namorada, uma mulher de 19 anos de idade. No decorrer das diligências policiais foi dado cumprimento a um mandado de detenção, que culminou na detenção no agressor.

O detido foi presente no dia 11 ao Tribunal Judicial de Évora, onde lhe foram aplicadas as medidas de coação de proibição de contactos com a vítima e familiares desta, por qualquer meio ou forma, controlados por meios técnicos de controlo a distância, ou seja, pulseira eletrónica, num raio de 500 metros e proibição de se deslocar às localidades onde a vítima reside permanentemente ou ocasionalmente.

Candidaturas para o “Prémio Fluviário 2022-Jovem Cientista do Ano” terminam domingo

Estão abertas, até domingo, 15 de janeiro, as candidaturas para ao “Prémio Fluviário 2022- Jovem Cientista do ano”, promovido pelo Fluviário de Mora, em parceria com a Caixa Agrícola e a Universidade de Évora que integra o júri.

Trata-se de um prémio, que vai já na sua 13ª edição, destinado a distinguir a comunidade científica, nomeadamente, “alunos licenciados, com mestrado ou doutoramento que tenham publicado um artigo, em 2022, sobre a vida aquática nos rios, para incentivar a área científica a trabalhar em conjunto com o Fluviário”, revela o vereador no município de Mora, João Marques.

Esse espaço “começa a ser cada vez mais uma referência no âmbito da comunidade cientifica, no que diz respeito, à vida aquática nos rios, e tem sido objetivo da autarquia trazer a comunidade científica ao concelho e ao Fluviário de Mora”, afirma o vereador.

O vencedor recebe um prémio no valor de mil euros, que será entregue no dia 1 de abril, no decorrer do segundo simpósio dedicado “à comunidade científica e onde são abordados temas relacionados com o desenvolvimento da vida aquática dos rios, bem como desafios que se impõem com as alterações climáticas”, acrescenta o João Marques.

Cada candidato só poderá submeter um artigo a concurso. As candidaturas ao Prémio Fluviário 2022 Jovem Cientista do Ano podem ser submetidas, através do website do Fluviário de Mora até às 23.59 horas de domingo.

Ministra da Coesão Territorial no Conselho Regional da CCDR Alentejo

O Conselho Regional da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) irá reunir na próxima terça-feira, dia 17 de janeiro, com a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, pelas 14h30, no auditório da CCDRA.

Durante a sessão serão apresentados o Programa Regional Alentejo 2030, o modelo de Governação do Portugal2030 e os princípios orientadores sobre a nova orgânica das CCDR.

O Conselho Regional conta ainda com as presenças da secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, e do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel.

O Conselho Regional é um dos órgãos consultivos previsto no art. 7.º do DL nr. 228/2012 de 25 de outubro, onde têm assento os mais representativos agentes do desenvolvimento ao nível local e regional.

Concelho de Mora com todos os equipamentos desportivos certificados

De entre os 14 municípios do Alentejo Central que participaram neste processo, Mora foi um dos dois únicos municípios com taxa de 100% na certificação dos equipamentos desportivos existentes.

O processo de certificação de equipamentos desportivos é levado a cabo anualmente, desde 2017, pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC). São efetuados ensaios de segurança nos equipamentos, devendo os mesmos cumprir na íntegra a legislação em vigor.

Em 2022, este processo decorreu entre os meses de agosto e dezembro. Foram inspecionados um total de 668 equipamentos, tendo sido atribuída a certificação a 523 destes.

No concelho de Mora foram inspecionados 48 equipamentos desportivos, divididos por todas as freguesias, e todos foram certificados, correspondendo isso a uma taxa de 100%.

Para o Município de Mora estes resultados revelam-se bastante positivos, na medida em que os 48 equipamentos desportivos agora certificados cumprem legalmente o seu propósito, proporcionando a todos os seus utilizadores as condições necessárias para prática desportiva.

Melhorias na Lei das comunicações eletrónicas em destaque na “Deco”

A nova Lei das Comunicações Eletrónicas entrou em vigor no dia 14 de novembro do ano passado e traz melhorias à proteção dos direitos e interesses do consumidor deste serviço público essencial.

Muitas destas melhorias resultam das reivindicações que a DECO apresentou ao longo deste processo legislativo. A jurista na Delegação Alentejo da Associação para a Defesa do Consumidor, Ana Sofia Rosa, destaca algumas dessas melhorias, nomeadamente “as regras mais justas para o cálculo da compensação a pagar pelo consumidor em caso de cancelamento antecipado do contrato, durante o período de fidelização; introdução de regras específicas para situações de alteração das circunstâncias, por exemplo a alteração de morada, desemprego ou emigração do titular do contrato; ou mesmo uma forma mais equitativa de cálculo, da compensação a pagar em caso de desbloqueamento, de equipamentos terminais”

A jurista revela ainda quais as principais novidades da lei das comunicações eletrónicas. Relativamente à rescisão antecipada do contrato durante o período de fidelização: a forma de cálculo dos custos de rescisão do contrato foi alterada, muito embora se mantenha confusa e insuficiente para incentivar a mobilidade neste setor. “Atualmente um consumidor que pretenda saber quanto terá de pagar para desistir do contrato antes do fim período de fidelização, terá de realizar dois cálculos, uma vez que pagará o menor desses dois valores”.

“Em primeiro lugar terá de calcular o custo desse cancelamento, tendo como base as ofertas promocionais, de forma proporcional ao remanescente do período de fidelização; em segundo, se se tratar de uma primeira fidelização e se o consumidor rescindir durante o primeiro ano do contrato, deverá considerar 50% do valor das mensalidades a vencer. Caso o cancelamento ocorra durante o segundo ano, o valor será de 30%. Tratando-se de uma refidelização, e não tendo ocorrido alterações nos cabos de ligação do equipamento à infraestrutura de rede, aplicam-se os 30%. Tendo ocorrido essa alteração, aplicam-se as percentagens anteriores”.

Já nas situações de desemprego, doença prolongada ou emigração os operadores não podem exigir ao titular do contrato o pagamento de quaisquer encargos relacionados com o incumprimento do período de fidelização. Ana Sofia Rosa esclarece que “estabelece-se que os operadores não podem exigir ao consumidor titular do contrato o pagamento de quaisquer encargos relacionados com o incumprimento do período de fidelização, caso se encontre em situação de desemprego (por facto não imputável ao consumidor) e que implique perda do seu rendimento mensal disponível, de doença prolongada ou emigração”.

Fica também determinada a proibição de cobrança de custos de saída em situações de incapacidade para o trabalho, permanente ou temporária de duração superior a 60 dias, “nomeadamente em caso de doença, que implique perda do rendimento mensal disponível do consumidor”.

No que diz respeito à indisponibilidade do serviço, que se prolongue por mais de 24 horas, as pessoas têm direito a uma compensação, em crédito, acrescenta a jurista “este crédito é devido nos casos em que ocorram interrupções de mais de 24 horas consecutivas e situações em que a soma das interrupções, excedem esse tempo, por período de faturação”.

As melhorias para o consumidor, que foram feitas na Lei das Comunicações eletrónicas é o tema em destaque, esta semana, na rubrica da Deco, que pode ouvir, na íntegra, no podcast abaixo:

Iniciativas desportivas neste fim de semana em Montemor

Montemor-o-Novo vai receber vários eventos desportivos, nos vários escalões de futebol e futsal, este fim-de-semana.

Amanhã, sábado, 14 de janeiro, no escalão de seniores, pelas 15 horas, defrontam-se no Campo de Jogos de Volta do Vale, para a 9ª jornada do Inatel Santarém Serie G (9ª Jornada) Volta do Vale e GD Lavre.

À mesma hora, para a 10ª jornada do campeonato distrital, no Parque Desportivo de Corval, estão frente a frente CC Corval e Grupo União Sport, no escalão juvenis.

Os infantis entram em campo para a 2ª jornada do Campeonato Distrital Futebol 7 Apuramento de Campeão, no sábado, às 9.45 horas com o jogo Grupo União Sport A x SL Évora, no Parque Desportivo Municipal e, às 11.45 horas Lusitano “C” e Grupo União Sport B jogam no Campo Candeias Santos, em Évora, para o Campeonato Distrital B Futebol 7.

Os Benjamins (Sub-10) jogam no sábado, às 10.30 horas, para o Joga à Bola (2.ª jornada 2.ª fase), Campo do Calvário (Redondo), onde o Redondense recebe o Grupo União Sport. Já o escalão Benjamins (sub-11) do Grupo União Sport defronta o Redondense, no Parque Desportivo Municipal (Montemor-o-Novo)., às 11.30 horas.

No que diz respeito ao futebol feminino, no domingo, 15 janeiro, pelas 10.30 horas decorre o jogo Lusitano- Casa do Povo de Lavre, no Complexo Desportivo Municipal Évora, a contar para o Campeonato Fut 7 Feminino

Na 14ª jornada do Campeonato distrital, no escalão de iniciados, domingo, 15 de janeiro o Grupo União Sport recebe o Portel no Parque Desportivo Municipal, às 10 horas.

Pelas 11 horas defrontam-se Juventude Sc “B” x Valenças Sport Club, no Campo Sanches Miranda Nº2 (Évora).

Também no domingo, às 10.30 horas estão frente a frente GUS e Canaviais, no escalão infantis, para a 12ª jornada Campeonato Distrital Futebol 9.

Já os traquinas, na modalidade de futsal jogam às 14 horas, no Pavilhão Municipal de Montemor, TIS Futsal – Joga à Bola Traquinas.

Leilão de reprodutores da Raça Charolesa este sábado na APORMOR

A APORMOR acolhe amanhã, sábado, 14 de janeiro, o Leilão de Novilhos Reprodutores de Partos Fáceis, numa organização da Associação Portuguesa de Criadores de Bovinos da Raça Charolesa, às 11.30 horas.

Joaquim Capoulas, presidente da APORMOR explica que “com a seca, havia pouca disponibilidade de comida para os animais, pelo que nesta época de partos, antes eram todas de parto fácil, mas com os cruzamentos que têm existido, tem havido muitos problemas, na raça Charolesa e Limousine”. Mas as associações “têm vindo a trabalhar para permitir que os partos sejam mais fácies e os animais mais pequenos no nascimento”, acrescenta Joaquim Capoulas.

Agora, a Raça Charolesa, “já tem uma linha em que os animas que nascem já são mais pequenos, para permitir que as vacas não tenham problemas, refere.

No total são quatro exemplares, neste leilão. Joaquim Capoulas adianta que as associações “têm todo o apoio da APORMOR, que está cá para as ajudar e promover o seu trabalho”, considerando este leilão “uma boa oportunidade para quem tem necessidade de comprar”.

Os animais presentes a leilão estão devidamente testados para a IBR, BVD, paratuberculose e besnoitiose, bem como, aprovados em exame andrológico. A característica de Facilidade de Partos encontra-se garantida por análise genómica.

O catálogo do Leilão pode ser consultado aqui.

Xutos e Pontapés confirmados na Ovibeja nos 44 anos da banda

Os Xutos e Pontapés vão regressar à Ovibeja, no dia 29 de abril (sábado), para um concerto de celebração do reencontro com todos os seus fãs. Tim, João Cabeleira, Kalú e Gui vão acender a chama do rock’n’roll no palco das “ovinoites”.

Com uma longa história, cantada há 44 anos, desde o dia 13 de janeiro de 1979, os Xutos e Pontapés são o emblema do rock & roll em português, que também faz parte do ADN da Ovibeja.

Os Xutos são a banda que mais vezes celebrou datas especiais na mais inovadora feira agrícola do país que nasceu e se constrói da pluralidade do campo e da cidade, enquanto matéria fundadora de “Todo o Alentejo Deste Mundo!”.

A decorrer de 27 de abril a 1 de maio, a 39ª Ovibeja escolheu a comunicação como tema principal desta edição em que estão a ser desenhadas muitas novidades, como é característico deste evento organizado pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul.

Dois feridos em acidente de trabalho no distrito de Évora

Dois acidentes de trabalho provocaram um ferido grave e um ferido leve nas localidades de São Cristóvão (Montemor-o-Novo) e em Reguengos de Monsaraz, respetivamente. As ocorrências foram registadas, ontem, dia 12 de janeiro, pelo Comando Territorial de Évora da GNR.

Também ontem a GNR registou três acidentes de viação, sendo três colisões, das quais resultaram danos materiais.

No âmbito da criminalidade, foram registadas oito ocorrências, sendo sete crimes contra o património e um contra as pessoas.

Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda 62 infrações à legislação rodoviária, oito à legislação policial e duas à legislação ambiental.

A GNR dá continuidade às operações Escola Segura 2022/2023 e Lake 2022/2023.

Espetáculo “A Quinta dos animais” este sábado na Oficina Magina

O Espaço Do Tempo recebe este sábado “A Quinta dos animais”, na Magina, com direção e criação de Tonan Quito.

Baseado no clássico distópico de George Orwell, publicado em 1945, este espetáculo convida todas as famílias a refletir sobre o modo como nos relacionamos com o outro, lado a lado com a luta pelo poder e suas consequências.

Indicado para crianças a partir dos 10 anos, o espetáculo chega a Montemor-o-Novo pelas 16 horas.

O espetáculo tem entrada livre mediante reserva na BOL do Município de Montemor-o-Novo ou no Posto de Turismo.

24º Critério de Corta-Mato Paulo Guerra corre-se este sábado em Montemor

A quinta prova do 24º Critério de Corta-Mato Paulo Guerra chega amanhã, sábado, 14 de janeiro, a Montemor-o-Novo, a partir das 14.55 horas, junto ao Parque de Exposições.

Nesta edição, o vereador da Câmara de Montemor, António Pinto Xavier, espera “muitos atletas, de diferentes escalões”.

“Para além desta homenagem (a Paulo Guerra), esperamos também que este calendário de atividades, que começa com este corta-mato, possa promover e espicaçar a prática de desporto”, afirma António Pinto Xavier. O vereador da Câmara confessa ainda que o município tem apostado mais no desporto, como nas associações que praticam artes marciais e na mais recente inaguração do clube de ténis, os campos de padel “ o município continua apoiar, não só logisticamente, mas também por via contrato/programa estas associações que promovem a compaixão pelas diferentes modalidades”.

A concentração de pessoas para assistir à prova começa às 14.15 horas. Esta edição do Corta-Mato Paulo Guerra, conta com a organização da Associação de Atletismo de Évora e com a parceria da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, a Secção de Atletismo dos Bombeiros Voluntários de Montemor e a CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central.