Campanha “Quero Árvores” esta quinta-feira em Viana do Alentejo

Foto arquivo

O município de Viana do Alentejo tem em marcha a Campanha “Quero Árvores”, que tem como objetivo a distribuição gratuita de árvores aos cidadãos residentes no concelho.

Esta assume-se como uma das formas de mitigar os efeitos das alterações climáticas na qualidade térmica do ambiente urbano é plantar árvores.

É com base nessa constatação e necessidade que o Projeto Além Risco promove a plantação de 50 mil árvores em dois anos nos 14 concelhos do distrito de Évora. Cerca de 20 mil árvores serão plantadas pelos cidadãos residentes através das campanhas Quero Árvores.

Dessa forma, a campanha decorre amanhã, dia 12 de janeiro, em Viana do Alentejo, na Praça da República. A inscrição deve ser feita aqui.

O Projeto Além Risco tem o financiamento do EEA Grants e o cofinanciamento da CIMAC e da Fundação Calouste Gulbenkian. Poderá consultar todas as informações do projeto aqui.

Mês do Cidadão Idoso continua a promover encontros entre gerações

O Intercâmbio entre Gerações é mais uma das iniciativas inseridas no Mês do Cidadão Idoso 2022, promovido pela Rede Social, no concelho de Montemor-o-Novo.

A cargo do Projeto CLDS 4G, coordenado pela Associação “O Sobreiro”, o intercâmbio decorreu nas várias escolas do concelho de Montemor-o-Novo. Participam nestes Intercâmbios entre Gerações os utentes das várias IPSS(s) com resposta social a pessoas idosas, pessoas idosas da comunidade que participam ativamente nas atividades promovidas pelo Projeto CLDS 4G e as crianças das escolas que aderiram ao desafio de partilharem experiências e conhecimentos entre as duas gerações.

Na manhã de terça-feira, 10 de janeiro, realizou-se a penúltima iniciativa, que decorreu na Escola Básica nº 5 (Centro Escolar), com crianças deste estabelecimento de ensino e utentes de O Girassol, Associação de Protecção Social à População de São Geraldo.

O Mês do Cidadão Idoso, que decorreu entre 7 de outubro e 26 de novembro, em todo o concelho, mas que se está a prolongar, incluiu momentos culturais e de animação, desportivos e recreativos. O objetivo é incentivar o envelhecimento ativo, sensibilizar a comunidade.

Centenas de atletas esperados no mítico Trilho dos Reis em Portalegre

É já no próximo domingo, dia 15 de janeiro, que os amantes do trail running voltam a enfrentar o mítico Trilho dos Reis, numa organização da Associação de Desporto e Aventura de Portalegre, com o apoio da Câmara Municipal.

A juntar às três distâncias habituais, de 47 (Ultra Trilhos dos Reis), 28 (Trilhos dos Reis) e 18 quilómetros (Mini Trilhos dos Reis), à caminhada (12 quilómetros) e à Kids Run Night (Corrida Noturna dos Príncipes), este ano, e pela primeira vez, decorre um Junior Trilho dos Reis (12 quilómetros).

Outras das novidades, segundo o vice-presidente da Câmara de Portalegre, António Casa Nova, é que, uma vez que o mercado municipal está a ser alvo de obras, o Trilho dos Reis parte, desta vez, da Escola Secundária de São Lourenço. O objetivo é que “o trilho mantenha aquela filosofia de partir da cidade e entrar pela serra, na zona norte da cidade”.

Considerando ser um “grande orgulho” para Portalegre ser palco de “duas provas míticas” desta modalidade, que para além do Trilho dos Reis, tem também o famoso Ultra Trail de São Mamede, António Casa Nova lembra que a prova de domingo faz parte do Campeonato Nacional de Associação de Trail Running de Portugal.

Não tendo dúvidas que este trilho dos Reis será mais “um êxito” e uma “excelente prova”, o vice-presidente da Câmara de Portalegre assegura que, por esta ocasião, a cidade tem oportunidade de acolher centenas de atletas de todo o país.

O Trilho dos Reis conta com diferentes percursos em terrenos agrícolas e montanha, com diferentes tipos de piso e características, em trilhos desafiantes e, ao mesmo tempo, divertidos. Na Corrida Noturna dos Príncipes (Kids Night Run) os participantes irão correr em circuito próprio no centro da cidade de Portalegre ao fim da tarde de sábado, 14 de janeiro.

Reis em Portalegre

Viana do Alentejo assinala Restauração do concelho na sexta-feira

O Município de Viana do Alentejo assinala, na sexta-feira, 13 de janeiro, o 125º aniversário sobre a Restauração do Concelho, numa cerimónia que terá lugar no Cineteatro Vianense, pelas 15 horas.

A efeméride vai ser assinalada com o agradecimento/reconhecimento da dedicação das dezenas de funcionários e voluntários de quatro instituições do concelho, Santa Casa da Misericórdia de Alcáçovas, Santa Casa da Misericórdia de Viana do Alentejo, Delegação de Alcáçovas da Cruz Vermelha Portuguesa e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Alentejo, que estiveram na linha da frente no combate à pandemia Covid 19.

O programa das comemorações inclui ainda a inauguração da exposição de fotografia sobre o património natural denominada “Oliveiras, Velhas Senhoras”, da autoria de Carlos Marques, na quinta-feira, 12 de janeiro, na Igreja da Misericórdia (Castelo), em Viana do Alentejo, pelas 18 horas. Aquela que é a primeira exposição do Ciclo de Exposições Temporárias do Castelo de Viana do Alentejo, vai estar patente ao público até dia 2 de abril.

Ainda na sexta feira, pelas 21.30 horas, o Cineteatro Vianense é palco do espetáculo com CC&Liaça onde a dupla Carlos Coincas e José Liaça, dão voz a temas de intérpretes  como Xutos e Pontapés, Trovante e Jorge Palma,entre outros.

No sábado, dia 14, pelas 15 horas, o Município de Viana irá entregar a oito associações um espaço para desenvolverem as suas atividades, no “Condomínio das Associações”, situado no edifício do antigo hospital, em Viana do Alentejo, bem como à Tuna da Universidade Popular Túlio Espanca/Universidade de Évora (UPTE/UE) – Polo de Viana do Alentejo.

A manhã de domingo, será marcada por atividades desportivas, nomeadamente a Corrida de Atletismo “Viana-a-par-de-Alvito”, que irá ligar os concelhos de Viana do Alentejo e Alvito, num total de 12 quilómetros, a partir das 10 horas. Pela primeira vez aatividade contará também com uma caminhada. Também a partir das 10 horas, o Galopar & Pedalar – Clube de BTT de Aguiar promove o 8º Raid de BTT, com uma extensão de 25 e 50 Kms.

As comemorações terminam, à tarde, no Cineteatro Vianense, pelas 16 horas, com o Espetáculo de Dança “Memórias de Cantadeiras”, com a participação especial do Grupo Coral Feminino e Etnográfico “Paz e Unidade” de Alcáçovas, promovido pela CDCE – Companhia de Dança Contemporânea de Évora.

Documentário “Os anos Super 8” no Curvo Semedo

O Cineclube & Filmoteca de Montemor-o-Novo apresenta amanhã, quinta-feira, dia 12 de Janeiro, o documentário “Os anos Super 8”, de Annie Ernaux e David Ernaut-Briot.

Sinopse: “Annie Ernaux, escritora galardoada com o Nobel da Literatura em 2022, revê os filmes em super 8 feitos entre 1972 e 1981 e percebe que, mais do que um mero arquivo familiar, eram um testemunho do passado e do estilo de vida e aspirações de uma classe social após maio de 1968. O documentário incorpora essas imagens silenciosas numa história que, nas palavras de Ernaux, juntam o íntimo ao social e à história, para transmitir o sabor e a cor daqueles anos”.

A sessão tem início às 21.30 horas, no Cineteatro Curvo Semedo.

Biopesticidas: as suas vantagens e desvantagens na rubrica InnovPlantProtect

Biopesticidas são substâncias ou organismos que ocorrem naturalmente e que têm a capacidade de inibir, repelir ou até mesmo de matar agentes patogénicos que causam doenças em plantas ou que são considerados uma praga.

Atualmente, existem duas classes de biopesticidas, “os químicos e os microbianos”, de acordo com Cristina Azevedo (na foto), diretora do departamento de Novos Biopesticidas do InnovPlantProtect.

Cristina Azevedo explica as principais diferenças entre biopesticidas e pesticidas convencionais: “em termos de vantagens, os biopesticidas são geralmente menos tóxicos do que os pesticidas convencionais, uma vez que, geralmente, afetam apenas a praga alvo, tendo por isso menos probabilidade de prejudicar outras espécies que também estão no meio ambiente, mas que não causam doenças. Já os pesticidas convencionais têm um espectro muito mais amplo e, por isso, são muito menos seletivos, podendo afetar organismos que são benéficos, como por exemplo as aves, insetos como as abelhas e até mesmo mamíferos”.

O departamento de Novos Biopesticidas do InnovPlantProtect de Elvas tem vindo a trabalhar em alternativas aos produtos de sintéticos, “uma vez quer a União Europeia estabeleceu uma meta para que se reduza o uso dos pesticidas de origem química em 50% até 2030”, referiu ainda Cristina Azevedo.

Os biopesticidas são o tema da edição desta semana do programa do InnovPlantProtect, com Cristina Azevedo, diretora do Departamento de Novos Biopesticidas do laboratório elvense.

GUSS entrega bens alimentares a instituições de solidariedade social

O Grupo União Sport Sancristovense (GUSS) partilhou bens alimentares de cabaz de Natal com o Centro São Cristóvão, Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo e Porta Mágica Ipss, no dia 31 de dezembro.

Nenhum premiado venceu a rifa do cabaz de Natal da GUSS, por isso, a direção do clube desportivo decidiu partilhar os bens alimentares que o constituíam com essas instituições locais.

Contentor de lixo e anexo de habitação arderam em Montemor

Dois incêndios urbanos foram registados em Montemor-o-Novo, ontem, dia 10 de janeiro, pelo Comando Territorial de Évora da GNR. Os incêndios provocaram danos em contentor de lixo e em anexo de habitação.

Também ontem a GNR registou seis acidentes de viação, dos quais quatro despistes, uma colisão e um atropelamento. Destes sinistros resultaram ainda um ferido leve e danos materiais.

Nas localidades de Vendas Novas e Borba foram ainda registados dois acidentes de trabalho, dos quais resultaram dois feridos leves.

A GNR efetuou ainda quatro detenções, sendo duas em flagrante delito pelo crime de condução sem habilitação legal, e outras duas fora de flagrante delito para cumprimento de mandado de detenção, uma por ato processual e outra por aplicação de medida de coação.

No âmbito da criminalidade, foram registadas 10 ocorrências, tratando-se de cinco crimes contra o património, três previstos em legislação avulsa, um contra as pessoas e outro contra a vida em sociedade.

Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda 87 infrações à legislação rodoviária, uma à legislação policial e duas à legislação ambiental.

A GNR dá continuidade às operações Escola Segura 2022/2023, Lake 2022/2023 e Architect.

Reunião de Câmara de Montemor esta quarta-feira às 15 horas

A primeira reunião ordinária da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, no ano de 2023, tem lugar esta quarta-feira, 11 de janeiro, às 15 horas.

A sessão é aberta ao público e conta com a transmissão em direto na página do Facebook do Município, ficando posteriormente disponível para visualização permanente nas páginas de Facebook e Youtube.

As datas das restantes reuniões de Câmara deste novo ano, podem ser consultadas aqui.

Alunos da EB1 de Montemor cantam janeiras na Junta da UF de Vila, Bispo e Silveiras

Alunos da Escola Básica N.º 1 de Montemor-o-Novo deslocaram-se à Junta de freguesia da União de Freguesias da Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras para cantar as janeiras, na sexta-feira passada, 6 de janeiro.

Presentes para receber os alunos estiveram o presidente da União de freguesias, António Danado, e o vogal André Banha. No final do momento musical, o presidente agradeceu a canção e desejou a todos os alunos, docentes e encarregados de educação um “Bom Ano, com votos de felicidade e aprendizagem em sociedade”, dizendo ainda que “a amizade é importantíssima no desenvolvimento pessoal”.

No final da ação, decorreu um lanche oferecido a todos pela União de Freguesias da Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras.

Depois do Concerto de Reis o Coral de São Domingos prepara já os próximos espetáculos

Foto arquivo

Depois do Concerto de Reis, na Oficina Magina, o Coral de São Domingos, de Montemor-o-Novo, está a preparar os próximos espetáculos.

João Luís Nabo, maestro do Coral, explica que um dos concertos que estão já a preparar é o de aniversário, que decorre em abril, para o qual também vão iniciar o estudo de três novas obras para apresentar. “Temos sempre que estar um pouco à frente e preparar os concertos com largos meses de antecedência, um deles é o de aniversário, também o do encontro de coros, bem como a revisão de novas peças e vamos iniciar agora o estudo de três novas obras”, refere.

Atualmente o Coral de São Domingos conta com cerca de 30 elementos, de várias idades, que “transformam o Coral numa só voz”, garante o maestro.

Os ensaios do Coral decorrem nas sextas-feiras à noite e sábados, à tarde, na Igreja da Misericórdia, e para o maestro “é um privilégio” ensaiar nesse local, porque “é uma belíssima igreja e a Misericórdia tem-nos apoiado em questões logísticas e não só”.

Também o Grupo dos Amigos de Montemor tem apoiado o Coral “quando queremos realizar concertos na Igreja de São Domingos, pelo que temos excelentes relações institucionais e de amizade com instituições de Montemor que é um auxílio e um privilégio e uma garantia muito importante para o Coral”, acrescenta o maestro.

João Luís Nabo acrescenta que, ao longo dos 35 anos de vida do Coral muitas têm sido as pessoas a sair, mas também outras a ingressar. Para o maestro, “são as vozes destas pessoas que continuam a manter vivo o Coral de São Domingos”.

Coral de São Domingos, de Montemor-o-Novo, que está já a preparar os próximos concertos, nomeadamente o de aniversário, com os cerca de 30 elementos que dão voz a este grupo.

Euromilhões com jackpot de 65 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, prevê um jackpot no valor de 65 milhões de euros uma vez que nenhum apostador acertou ontem, terça-feira, 10 de janeiro, na chave sorteada.

O segundo prémio também não teve totalistas. Já o terceiro prémio, de 145 mil euros, contemplou cinco apostadores, no estrangeiro.

O quarto prémio, no valor de 1.528 euros, saiu a 28 apostadores, cinco com aposta registada em Portugal.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 11 – 13 – 34 – 40 – 42 e pelas estrelas 03 e 10.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

“Cada Criança Um Rei”: UF de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras volta a fazer sorrir as crianças

A União das Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras voltou a dinamizar a campanha solidária “Cada Criança Um Rei”, na sexta-feira passada, dia 6 de janeiro, com a entrega de bens recolhidos.

Numa parceria conjunta com o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, Associações de Pais, Creches e Jardins de Infância da área da freguesia, a campanha “Cada Criança Um Rei” voltou a fazer sorrir as crianças das três insitituições particulares de solidariedade social que participam no projeto: Porta Mágica, Cercimor e Chão de Meninos.

O presidente António Danado, o vogal André Banha e os funcionários da União de Freguesias fizeram a entrega dos bens recolhidos, neste projeto que atua não só durante o mês de dezembro, como ao longo do ano.