Montemor-o-Novo conta com um Centro Qualifica instalado no Agrupamento de Escolas, que pretende melhorar a qualificação dos adultos, contando com diversos tipos de cursos de formação certificados.
Ricardo Menezes, coordenador do Centro Qualifica em Montemor-o-Novo afirma que este tipo de centro “é essencial na estratégia de qualificação da população adulta, e no caso de Montemor há uma grande desertificação e uma população com baixa qualificação, pelo que é necessário que essas pessoas atinjam melhor qualificação que lhes traga melhor emprego, por exemplo”.
Segundo o coordenador, a missão do Centro Qualifica é “não deixar ninguém para trás, porque todas as pessoas têm direito a uma qualificação, que pode ser benéfica para eles”, pelo que o centro trabalha “para a comunidade, para monitorizar aqueles que tiveram insucesso no passado, que têm aqui uma oportunidade para terem sucesso, a nível de qualificação no emprego, por exemplo, para conseguirem atingir outros níveis”.
Neste momento estão a ser lançados diversos processos de formação e encaminhamento para completar algum nível de escolaridade. “O processo RVCC (reconhecimento de competências) tem um acelerador qualifica e as pessoas conseguem ter um percurso melhor e são encaminhados para completar, por exemplo, 4º, 6º, 9º ou 12º anos; para além disso temos que fazer com que o centro qualifica não seja a estrutura habitual de escola, mas sim trazer de volta as pessoas, e fazer com que os formandos tenham uma escolha realista”, revela Ricardo Menezes.
São vários os cursos a iniciar este mês, aqui apresentados pelo coordenador do Centro Qualifica, por exemplo “Formação em Língua Gestual, Português de Língua de Acolhimento, Gestão de equipas, proficiência digital, de nível básico, segurança contra risco de incêndios, formação em gestão de tempo e organização do trabalho”, por exemplo.
“Relançar o Centro Qualifica”, no concelho de Montemor é um dos principais objetivos, acrescenta Ricardo Menezes, adiantando que se quer que “as pessoas não tenham que se dirigir a outros concelhos para obter formação certificada, e que o concelho atinja níveis de qualificação perto da média do país, tornando-o num Centro de excelência”.
Neste momento o Centro Qualifica, em Montemor, conta com cerca de 180 formandos, “para um concelho que tem uma grande desertificação, para nós este é já um número bom, mas nós queremos chegar ao muito bom e atingir a excelência”.
Centro Qualifica, em Montemor-o-Novo, que se localiza no Agrupamento de escolas, e conta com um leque variado de formações para adultos. Toda a informação está disponível aqui.