Água da rede pública chega a aglomerado de Évora

A Câmara Municipal de Évora está a proceder à instalação de contadores de água em 11 habitações do aglomerado populacional do Patão, na Freguesia de Canaviais, após os devidos procedimentos administrativos necessários à contratualização do abastecimento.

A primeira fase da obra, no final de 2021, consistiu na construção dos ramais domiciliários. Trata-se de um investimento que, para além de garantir o acesso à água tratada, permitiu criar um sistema de abastecimento em redundância, que proporciona uma forma alternativa do abastecimento à restante Freguesia, sempre que necessário.

As ligações de água realizadas pelo Município de Évora no lugar do Patão foram excecionalmente justificadas pelo acesso à água pública dentro dos princípios gerais do regime jurídico dos serviços municipais de abastecimento público de água. O acesso à água tratada é, pois, “um direito das populações e um marco dos avanços civilizacionais e da saúde humana”, considera autarquia eborense.

O vice-presidente da Câmara Municipal, Alexandre Varela, foi ao terreno ver o andamento dos trabalhos e informou que “se trata de intervenções que decorrem um pouco por todo o concelho, para permitir o acesso a água da rede pública de abastecimento à população que ainda recorre a furos ou poços”. A Câmara Municipal de Évora adianta que “está também já em preparação uma intervenção de maior escala na zona da Garraia, trabalhos que, a seu tempo, se estenderão a outras zonas, nomeadamente onde há cada vez menos água de nascentes ou água com fraca qualidade”.

Até dia 31 é possível ganhar prémios no comércio de Borba

A segunda edição do concurso “É natal no comércio local” está a decorrer, até dia 31, no concelho de Borba.

“Em jogo estão prémios de 250, 150 e 100 euros, que serão repartidos em vouchers de 50 euros, que permitem comprar no comércio local”, como nos referiu a vereadora na câmara de Borba, Sofia Dias.

“O ano passado entregámos cabazes de Natal mas este ano decidimos mudar para os vouchers e dividi-los em vários, para que as pessoas possam comprar em estabelecimentos comerciais diferentes”, garantiu a vereadora.

O sorteio dos vouchers está marcado para dia 6 de Janeiro. No total, participaram cerca de 60 estabelecimentos do concelho.

Pintão Antunes alerta para excessos com álcool na passagem de ano

As festas de final de ano proporcionam momentos de descontração e felicidade. No entanto, a fartura de comida e bebida, às vezes faz com que as pessoas cometam alguns excessos prejudiciais ao nosso bem-estar e saúde.

Na edição desta semana do “De Boa Saúde”, o médico Pintão Antunes explica que “nas festividades da passagem de ano os excessos estão mais relacionados com o consumo de álcool”.

Pintão Antunes alerta que “não é por um dia que as pessoas vão prejudicar a sua saúde”, no entanto no que à diabetes diz respeito é preciso ter alguns cuidados, porque “podem aumentar o índice de glicémia, pelo que antes de irem para a festa devem fazer insulina rápida, para não terem grandes picos de açúcar”.

Se a pessoa for diabética e não tiver os devidos cuidados pode mesmo entrar em coma, esclarece o médico, adiantando que “a pessoa pode fazer um coma hiperglicémico, ou seja, é tão alto o valor de açúcar no sangue, que a pessoa pode mesmo entrar em coma”.

Os excessos de álcool nas festividades da passagem de ano são o tema em destaque, esta semana, no programa “De Boa Saúde”, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes, que pode ouvir no podcast abaixo:

Associação 29 de Abril apresenta espetáculo do projeto Dança Inclusão

A Associação 29 de Abril apresentou, no passado dia 22, no seu espaço, o espetáculo “Os Animais da Quinta”, criado no âmbito do projeto Dança Inclusão, que tem desenvolvido oficinas de dança contemporânea para pessoas portadoras de deficiência e promovido a assistência de espetáculos culturais.

O espetáculo apresentado na passada semana é o culminar da intervenção realizada pelo projeto no seio da Associação e resultou de um trabalho criativo com os intervenientes do projeto, que para além da movimentação cénica, construíram também a história e os adereços que lhe deram vida.

Presentes na apresentação estiveram o presidente da Câmara Olímpio Galvão e o vice-presidente Henrique Lopes.

Dança Inclusão é um projeto de integração social que considera a dança como agente promotor e facilitador da inclusão social junto de vários grupos de indivíduos em situação de exclusão social, residentes em várias geografias da região do Alentejo Central. O projeto está inserido no Programa para uma Cultura Inclusivo do Alentejo Central – Transforma, promovido pela CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central.​

Câmara de Montemor encerra serviço de tesouraria

O Município de Montemor-o-Novo está a proceder aos procedimentos de transição de ano.

Por este motivo, e de forma a assegurar que o processo decorra com segurança e rigor, sem ocorrência de erros e atrasos no atendimento aos munícipes, informa-se a população que os Serviços da Tesouraria da Câmara Municipal vão estar encerrados ao público a partir das 13 horas do dia 29 de dezembro de 2022, e nos dias 2 e 3 de janeiro de 2023.

Os serviços retomam o atendimento no dia 4 de janeiro de 2023.

GNR de Évora regista 31 infrações rodoviárias em 24 horas

Quatro acidentes de viação, sendo três colisões e um despiste, foram registados ontem, segunda-feira, 26 de dezembro, pelo Comando Territorial de Évora da GNR. Destes acidentes resultaram danos materiais.

A GNR efetuou ainda três detenções: duas flagrante delito, sendo uma pelo crime de condução em estado de embriaguez e outra pelo crime de condução sem habilitação legal; e uma fora de flagrante delito em cumprimento de mandado de detenção para cumprimento de pena.

No âmbito da criminalidade, foram registadas dez ocorrências, sendo cinco crimes contra o património, dois contra as pessoas, um contra a vida em sociedade, um crime previsto em legislação avulsa e outro de maus tratos a animais de companhia.

Ao nível contraordenacional a GNR registou ainda 31 infrações à legislação rodoviária e uma à legislação policial.

A GNR dá continuidade às operações Resina 2022, Floresta Segura 2022, Fuel 2022, Campo Seguro 2022, Escola Segura 2022/2023, Comércio Seguro 2022, Lake 2022/2023 e Operação Natal e Ano Novo.

Transferir competências da saúde em Montemor “traz mais proximidade com munícipes”

O Auto de Transferência de Competências na área da Saúde, entre o Município de Montemor-o-Novo e a Administração Regional de Saúde do Alentejo já foi assinado.

Sílvia Santos, vereadora na Câmara de Montemor-o-Novo, revela que esta transferência de competências “traz muitas vantagens, porque permite uma articulação mais próxima entre a Câmara e as instituições ligadas à saúde e aos cuidados de saúde primários e o munícipe ficará sempre a ganhar, até pela criação do conselho municipal de saúde que estará envolvido na estratégia municipal de saúde, com programação de prevenção de doença, promoção de estilo de vida saudável e envelhecimento ativo”.

A vereadora afirma que “esta proximidade permite trazer muitos benefícios para, principalmente, os cuidados de saúde primários, a nível local”.

Assim, a partir de agora, para o domínio do município, passa “a gestão e manutenção de alguns edifícios, nomeadamente, o centro de saúde de Montemor e posto médico do Ciborro e 12 assistentes operacionais transitam para os quadros do município”, no entanto a vereadora esclarece que tudo o que está relacionado com os serviços de enfermagem e os médicos, continuam dentro das competências do ACES e da ARS”.

Entretanto, foi já realizada uma reunião com os assistentes operacionais, elementos do ACES e coordenadores das diferentes unidades do centro de saúde Montemor, de forma “a explicar qual a dinâmica do seu trabalho, a partir de agora”.

O presidente do município fará ainda uma delegação de competências, na diretora executiva do ACES, que irá subdelegar em alguém do Centro de Saúde, que continuará a fazer o trabalho relacionado com a assiduidade, organização de horários e mapas de férias e avaliação de desempenho”, adianta ainda Sílvia Santos.

Município de Mora oferece bacalhau e azeite aos seus trabalhadores

Cumprindo a tradição, a presidente da Câmara de Mora, Paula Chuço, acompanhada pelo vereador João Marques, ofereceu bacalhau e azeite a todos os trabalhadores da autarquia.

Visitando os diferentes equipamentos municipais, o executivo aproveitou o momento para dirigir votos de Boas Festas a todos e agradecer o trabalho desenvolvido ao longo deste ano.

À semelhança do ano anterior, o executivo da Câmara Municipal de Mora procedeu também à entrega de perus nos lares de idosos do Concelho, numa oferta solidária aos idosos de Brotas, Cabeção, Mora e Pavia.