A Câmara Municipal de Évora está a proceder à instalação de contadores de água em 11 habitações do aglomerado populacional do Patão, na Freguesia de Canaviais, após os devidos procedimentos administrativos necessários à contratualização do abastecimento.
A primeira fase da obra, no final de 2021, consistiu na construção dos ramais domiciliários. Trata-se de um investimento que, para além de garantir o acesso à água tratada, permitiu criar um sistema de abastecimento em redundância, que proporciona uma forma alternativa do abastecimento à restante Freguesia, sempre que necessário.
As ligações de água realizadas pelo Município de Évora no lugar do Patão foram excecionalmente justificadas pelo acesso à água pública dentro dos princípios gerais do regime jurídico dos serviços municipais de abastecimento público de água. O acesso à água tratada é, pois, “um direito das populações e um marco dos avanços civilizacionais e da saúde humana”, considera autarquia eborense.
O vice-presidente da Câmara Municipal, Alexandre Varela, foi ao terreno ver o andamento dos trabalhos e informou que “se trata de intervenções que decorrem um pouco por todo o concelho, para permitir o acesso a água da rede pública de abastecimento à população que ainda recorre a furos ou poços”. A Câmara Municipal de Évora adianta que “está também já em preparação uma intervenção de maior escala na zona da Garraia, trabalhos que, a seu tempo, se estenderão a outras zonas, nomeadamente onde há cada vez menos água de nascentes ou água com fraca qualidade”.


A segunda edição do concurso “É natal no comércio local” está a decorrer, até dia 31, no concelho de Borba.
As festas de final de ano proporcionam momentos de descontração e felicidade. No entanto, a fartura de comida e bebida, às vezes faz com que as pessoas cometam alguns excessos prejudiciais ao nosso bem-estar e saúde.
A Associação 29 de Abril apresentou, no passado dia 22, no seu espaço, o espetáculo “Os Animais da Quinta”, criado no âmbito do projeto Dança Inclusão, que tem desenvolvido oficinas de dança contemporânea para pessoas portadoras de deficiência e promovido a assistência de espetáculos culturais.
O Município de Montemor-o-Novo está a proceder aos procedimentos de transição de ano.
Quatro acidentes de viação, sendo três colisões e um despiste, foram registados ontem, segunda-feira, 26 de dezembro, pelo Comando Territorial de Évora da GNR. Destes acidentes resultaram danos materiais.
Cumprindo a tradição, a presidente da Câmara de Mora, Paula Chuço, acompanhada pelo vereador João Marques, ofereceu bacalhau e azeite a todos os trabalhadores da autarquia.