Passagem de ano em Montemor com muita animação

A União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Bispo e Silveiras volta a organizar, este ano, a festa de passagem de ano, no Rossio de Montemor-o-Novo.

A noite de 31 de Dezembro para 1 de Janeiro de 2023 conta com as atuações de Telmo Falcão, às 22.30 horas, Miguel Azevedo, às 23.30 horas e Slowminded, à uma da manhã.

U. Montemor ganha a Portel e carimba passagem para a 2.ª fase da Taça Dinis Vital

Neste sábado, 17 de dezembro, a partir das 15h00, realizaram-se a maioria dos jogos da 4.ª jornada da Taça Distrito de Évora Dinis Vital.

O Grupo União Sport recebeu e bateu o Portel por 3-1; o Cabrela após estar a vencer por 0-2, acabou por perder em Vendas Novas por 3-2; o Cortiçadas perdeu em casa por 3-1 com os Foros de Vale de Figueira; e o Valenças foi goleado por 10-0 no terreno do Lusitano de Évora B. Ainda este sábado, mas às 19h00, o Fazendas do Cortiço vai a Monte Trigo.
No domingo, também às 15h00, o Estrela Escouralense viaja até ao Atlético de Reguengos. Recordamos que a equipa B do Grupo União Sport não participa na Taça Distrital.

No jogo que a RNA acompanhou com relato, e em que o Grupo União Sport (GUS) se despediu de 2022, com uma vitória na Taça, no Grupo B, por 3-1 com o Portel, carimbando já a passagem parav a 2.ª fase da Taça, o União entrou a pressionar e, logo aos 6 minutos, a defensiva do Portel deu uma prenda, que Thalison aproveitou para inaugurar o marcador. Aos 9 minutos, o União é obrigado a fazer a primeira alteração, com Leo a sair lesionado, entrando Marco Oliveira para o seu lugar. O Portel não entrou bem na partida, mas o GUS não estava a aproveitar a 100% as falhas do adversário. O jogo estava vivo, e em aberto, com o Portel aos poucos a tentar responder. Já após a meia hora, na sua primeira e única oportunidade na 1.ª parte, o Portel esteve perto do empate, mas Nuno Brás impediu esse ensejo. Ao intervalo o União vencia de forma justa, revelando de forma clara que tinha todas as condições para ganhar este jogo de forma tranquila, no entanto, havia que ser mais eficaz!
A 2.ª parte iniciou com uma alteração no Portel, formação que entrou melhor nos segundos 45 minutos, tendo uma grande chance para igualar, porém, depois de uma grande jogada, e só com o guarda-redes pela frente, o jogador do Portel rematou por cima. Aos 53 minutos, no União, João Bugio é substituído por Luís Madeira. Três minutos depois, aos 56 minutos, após cruzamento de Bruno Machado, o GUS chega ao 2-0, através de um autogolo. Aos 71 minutos, Ike é derrubado dentro da grande área, com o árbitro a assinalar grande penalidade contra o União. Na marcação, Vítor Serpa marca e reduz a desvantagem para o Portel. Vendo que o jogo podia complicar-se, João Guerra fez então tripla alteração, com Tiago Minhoca, Guilherme Francisco e Wesley a renderem Rodrigo Vicente, Fábio Capela e João Nobre. Aos 82 minutos, o Portel criou perigo, mas a defesa do União corta no momento certo. O União ganhava mas o jogo não estava fácil, pois o Portel acreditava que podia alcançar o empate, trazendo emoção aos instantes finais do encontro. Já nos descontos, o União chega ao terceiro golo, através de Bruno Machado, que cruzou e marcou com a ajuda do guardião do Portel. O jogo terminaria com a vitória por 3-1 para o União, uma vitória justa e procurada, mas que acaba por ser feliz, pois os golos tiveram sempre alguma infelicidade por parte do Portel que, ainda assim, valorizou a vitória do GUS.

Resultados (em atualização):

GRUPO A
Estrela Fc 3-2 Cabrela
Estremoz – Santana do Campo (15/01 – 15h)

GRUPO B
Gr. União Sport 3-1 Portel
São Pedrense – Borbense (14/01 – 15h)

GRUPO C
Sc Viana Alentejo 0-0 Arcoense
Cortiçadas de Lavre 1-3 Foros Vale Figueira

GRUPO D
Vera Cruz 0-0 Tourega
Canaviais – Aguiar (18/12 – 15h)

GRUPO E
Lusitano De Évora Clube “B” 10-0 Valenças Sport Club
Alcaçovense – Oriolenses (18/12 – 15h)

GRUPO F
Atlético de Reguengos 5-3 Escouralense (18/12 – 15h)
Descansa Bencatelense

GRUPO G
Monte Trigo 5-0 Fazendas Cortiço (17/12 – 19h)
Descansa Calipolense

GRUPO H
Redondense 2-1 Arraiolense
Descansa CHE Morense

Concerto da Filarmónica de Lavre fecha Ciclo de Outono este sábado

A programação deste ano do Ciclo de Outono encerra esta noite de sábado, 17 de novembro, com o concerto da Banda Filarmónica de Lavre, no Cineteatro Curvo Semedo.

Henrique Lopes, vice-presidente da Câmara de Montemor, revela que este será “um momento de celebração da música que promete um serão inesquecível e contará com um artista convidado”.

O concerto da Banda Filarmónica de Lavre está marcado para as 21.30 horas.

Taça Dinis Vital: GUS recebe Portel este sábado no 1º de Maio

Jogam-se este sábado, 17 de dezembro, a partir das 15 horas, a maioria dos jogos da 4.ª jornada da Taça Distrito de Évora Dinis Vital.

O Grupo União Sport (GUS) recebe o Portel; o Cabrela vai a Vendas Novas, o Cortiçadas joga em casa com os Foros de Vale de Figueira e o Valenças desloca-se ao terreno do Lusitano de Évora B. Ainda hoje, mas às 19 horas, o Fazendas do Cortiço vai a Monte Trigo.

Amanhã, domingo, 18 de dezembro, às 15 horas, o Estrela Escouralense joga no campo do Atlético de Reguengos.

No último jogo deste ano, e após a vitória por 3-0 em Vendas Novas, o GUS joga para a Taça no 1.º de Maio, no Grupo B, diante de uma equipa com a qual empatou a zero na 1.ª jornada desta competição. O técnico do GUS, João Guerra, espera um Portel “a não facilitar”, num jogo “difícil” onde vai em busca da vitória para fechar o apuramento. João Guerra dá ainda conta que o caso Catalão foi arquivado e, desse modo, a expulsão do jogador e possível castigo foram anulados.

Já o Cabrela, após perder no seu reduto para a Elite, por 1-3, com o Portel, hoje, no Grupo A da Taça, desloca-se ao vizinho Estrela de Vendas Novas, com quem empatou a zero na 1.ª jornada da Taça e perderam por 1-2 para o Campeonato. André Repolho, treinador do Cabrela, refere que a sua equipa terá ausências, antevendo mais um jogo “complicado”, diante de uma equipa que está “ferida”, após derrota com o União por 3-0 no domingo passado, e que quer dar uma imagem diferente daquela que deram nesse jogo.

Na passada jornada, o líder do Grupo B da Liga AFE – o Fazendas do Cortiço – empatou a uma bola com os Foros de Vale de Figueira, sofrendo o golo do empate já nos descontos da partida. Na 4.ª jornada da Taça, no grupo G, o Cortiço vai hoje, às 19 horas, à casa do Monte Trigo, o finalista vencido da edição da época passada. Para Fábio Regouga, treinador do Cortiço, este é sempre um “adversário difícil”, no entanto, vão deixar tudo em campo para lutar pelos três pontos.

Já o Foros de Vale de Figueira, na passada jornada da Liga AFE, foi arrancar um empate já nos descontos diante do Fazendas do Cortiço. Hoje, há derby na Taça, no Grupo C, com os Foros a deslocar-se até Cortiçadas de Lavre. Pedro Pereira, treinador dos Foros, considera que este será um jogo “sem grande história”, pois ambas as equipas têm poucas hipóteses de passar à segunda fase da competição.

O Cortiçadense, que não vive um momento bom, vem de seis derrotas consecutivas, a última das quais em casa, por 2-1, no Ciborro, com o Valenças. Para a Taça, no Grupo C, o Cortiçadas de Lavre a recebe os Foros. Segundo Mário Carrasco, treinador do Cortiçadas de Lavre, este vai ser “um dia de festa” pois é o último jogo do ano, adiantando que vai aproveitar para fazer descansar os jogadores mais utilizados ao longo da época.

O Valenças, por seu turno, na jornada do passado fim de semana regressou às vitórias diante do Cortiçadas de Lavre, por 2-1. Quanto ao jogo da Taça Distrito de Évora, no Grupo E, o Valenças viaja até Évora, para defrontar o Lusitano de Évora B. Fábio Neves, treinador do Valenças, explica que como vão ter “muitas baixas” para este jogo, tentaram adiar a partida, porém, não foi possível efetivar esse adiamento. Assim, o jogo tem lugar este sábado, às 15 horas, com o Valenças a “tentar dignificar a camisola”.

Já Escouralense que, na jornada de domingo passado, goleou o Santana do Campo por 7-0, nesta 4.ª jornada da Taça, no Grupo F, joga amanhã, pelas 15 horas, fora de casa com o Atlético de Reguengos. João Rolo, treinador do Escouralense, antevê um jogo “difícil”, contra um Atlético que está numa fase “menos boa”.

De recordar que a equipa B do Grupo União Sport não participa na Taça, por impedimento dos estatutos da AFE.

Este sábado, a RNA emite a última Bancada Desportiva de 2022, numa emissão com Paulo Canas, das 14 às 19 horas. Às 15 horas, em direto do Estádio 1.º de Maio, António Ferreira Góis relata o  jogo da Taça entre GUS e Portel.

Taça Distrito de Évora Dinis Vital

4.ª jornada > 17 dez. > 15h

GRUPO A

Estrela FC – Cabrela

Estremoz – Santana do Campo (18/12 – 15h)

GRUPO B

Gr. União Sport – Portel

São Pedrense – Borbense (18/12 – 15h)

GRUPO C

Sc Viana Alentejo   – Arcoense

Cortiçadas de Lavre – Foros Vale Figueira

GRUPO D

Vera Cruz – Tourega

Canaviais – Aguiar (18/12 – 15h)

GRUPO E

Lusitano De Évora Clube “B” – Valenças Sport Club

Alcaçovense – Oriolenses (18/12 – 15h)

GRUPO F

Atlético de Reguengos – Escouralense

Descansa Bencatelense

GRUPO G

Monte Trigo – Fazendas Cortiço

Descansa Calipolense

GRUPO H

Redondense Lusitano – Arraiolense

Descansa CHE Morense

Grupo de Cicloturismo de Montemor promove passeio de Natal este domingo

O Grupo Cicloturismo de Montemor-o-Novo organiza amanhã, domingo, 18 de dezembro, o tradicional Passeio de Natal, que vai já na sua 21ª edição.

Delfino Soares, presidente do Grupo revela que este passeio, é habitual todos os anos, tem um percurso de “cerca de 35 quilómetros, de baixa dificuldade, sendo objetivo que as pessoas pedalem e façam desporto”.

A concentração é junto à sede do Grupo Cicloturismo de Montemor-o-Novo, nos estaleiros municipais, em Montemor-o-Novo, pelas 9 horas.

Mercadinho de Natal este domingo em Cabrela com o Pai Natal

O espírito de Natal chega este domingo, 18 de dezembro, a Cabrela, com o mercadinho de Natal e muita animação a partir das 10 horas, no Largo Dr. Pascoal Coelho.

A presidente da Junta de Freguesia de Cabrela, Paula Martins, revela que o mercadinho conta com “venda de vários produtos tradicionais, onde não falta a tradicional filhós de Cabrela, bem como o artesanato, doces regionais, roupa e lembranças por parte das associações e animação musical, bem como algumas surpresas”.

O Pai Natal, à semelhança de anos anteriores, “fará um pequeno circuito pela vila, passando pela Santa Casa da Misericórdia e lar de idosos e ficará depois a animar o Largo, se as condições climatéricas o permitirem, caso contrário a atividade passa para a Casa do Povo”. Paula Martins espera “todas as famílias para este dia, que é já uma tradição, na freguesia”.

Mercadinho de Natal decorre amanhã, entre as 10 e as 17 horas, em Cabrela, com a chegada do Pai Natal prevista para as 14.30 horas.

Mor Natal tem um sábado em cheio

A programação natalícia em Montemor-o-Novo, sob a designação de Mor Natal, é organizada pelo Município montemorense e, neste sábado, 17 de dezembro, tem um leque de atividades que abrange muitas áreas.

Assim, de manhã, entre as 10 e as 12.30 horas, e de tarde, das 14.30 às 16.30 horas, há Pai Natal Itinerante, no Jardim do Mercado Municipal.

Das 10 horas ao meio-dia e meia hora, e das 14 às 18 horas, decorre a Feirinha de Natal, no Jardim Público.

Entre as 10 e as 12.30 horas e das 14.30 às 18 horas, há Feira do Livro Usado, pela Biblioteca Municipal Almeida Faria, no Jardim Público.

Das 10 às 11 horas, vai ouvir-se música tradicional, pela Ensemble Monte Mor, no Jardim Público.

Entre as 10.30 e as 12.30 horas, vão ser feitas Pinturas Faciais, pela AFABE, no Jardim Público.

Durante uma hora, das 11.30 às 12.30 horas, há momentos de dança, pelo Rancho Folclórico e Etnográfico Montemorense, no Mercado Municipal, Rua de Aviz e Jardim Público.

De tarde, entre as 14.30 e as 15.30 horas, há Animação por Animatheias, com Mascotes de Natal, no Jardim Público.

Durante uma hora, a partir das 15.30 horas, Perdidos mas Pouco, de Bolha/Theatron, no Jardim Público.

Das 16.30 às 18 horas, há animação, por Animatheias, com Mascotes de Natal, na Rua de Aviz e Jardim Público.

A tarde encerra a partir das 17 horas e durante 60 minutos, com Danças Urbanas, da Ensemble Monte Mor, na Rua de Aviz.

Euromilhões com jackpot de 51 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, na terça-feira, vai contar com um jackpot de 51 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada ontem.

O segundo prémio, de 354 mil euros, saiu a dois apostadores no estrangeiro. Já o terceiro prémio, de 41 mil euros, contemplou quatro apostadores, um com boletim registado em Portugal.

A chave sorteada no concurso de ontem do Euromilhões é composta pelos números 2, 15, 19, 35 e 44 e pelas estrelas 2 e 7.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

Forcados de Montemor entregam Prémio Amizade a Olímpio Galvão

Ao final da tarde de ontem, sexta-feira, 16 de dezembro, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo foi surpreendido pela visita de dois representantes do Grupo de Forcados Amadores de Montemor-o-Novo. O cabo António Cortes Pena Monteiro, acompanhado pelo forcado Vasco Ponce, deslocaram-se aos Paços do Concelho de Montemor para entregar em mão um significativo e simbólico Prémio Amizade.

Olímpio Galvão demonstrou o seu enorme orgulho e apreço pelo bonito gesto do Grupo de Montemor.