Trabalhadores do Município em convívio de Natal

Foi no Cineteatro Curvo Semedo, ao final da tarde de quinta-feira, 15 de dezembro, que os trabalhadores, pertencentes aos quadros do Município de Montemor-o-Novo, se reuniram para um convívio de Natal.

Durante a cerimónia, o executivo em funções, composto pelo presidente da Câmara Olímpio Galvão, o vice-presidente Henrique Lopes, e os restantes vereadores com pelouros António Pinto Xavier e Sílvia Santos, subiram ao palco. Olímpio Galvão deixou algumas palavras de agradecimento a todos os trabalhadores, pela dedicada colaboração com o executivo, no ano de 2022. “Foi um ano de reorganização de serviços, de aceitar novas competências na Educação e na Saúde, de adaptar a Câmara à forma que pensamos ser a melhor para trabalhar, a mais eficiente e com mais resultados”. A concluir, Olímpio Galvão referiu que “é nesta missão de proporcionar uma excelente qualidade de vida aos montemorenses, em todo o nosso concelho, que todos vocês, com o vosso total empenho, são de uma importância extrema. Espero que todos tenham, ou venham a ter, muito orgulho em envergar a camisola da autarquia de Montemor-o-Novo. Eu tenho!”.

A abrilhantar a festa, as crianças e jovens da Oficina do Canto, acompanhados instrumentalmente pelo seu dinamizador, António Xavier, cantaram canções de Natal e não só, acrescentando o seu contributo para a criação de um espírito familiar e de confraternização.

Seguiu-se um beberete no foyer do edifício, momento de boas e animadas conversas, e a entrega no final de presentes compostos, maioritariamente, por produtos locais, oferecidos pelo município a cada um dos trabalhadores.

Programa Regional Alentejo 2030 aprovado em Bruxelas

Depois de um intenso ano de negociações, as CCDR viram os programas regionais do PT2030 aprovados pelos serviços da Comissão Europeia e um novo pacote de fundos europeus regionais para o próximo período de programação.

Dando continuidade ao atual Alentejo 2020 – Programa Operacional Regional do Alentejo, a Região Alentejo vai contar com um novo Programa Regional – Alentejo 2030, para o período 2021-2027, tendo presente os grandes desafios estratégicos regionais apresentados pela Estratégia Regional 2030: demografia e Excelência dos serviços de suporte; sustentabilidade territorial e dos seus recursos; especialização inteligente e competências; valorização económica dos recursos e ativos; qualificação dos subsistemas territoriais e governação e Ação coletiva regional.

O novo programa operacional vai contar com uma dotação total de 1.104 M€, a sua programação é feita em torno dos cinco objetivos estratégicos da União Europeia, nomeadamente, uma Europa mais inteligente, mais verde, mais conectada, mais social e mais próxima dos cidadãos.

O programa conta com o apoio de dois fundos europeus: FEDER e FSE e ainda do Fundo para a Transição Justa, para o Litoral Alentejano, mobilizando a totalidade dos recursos disponíveis, de forma articulada e coerente, no respeito pelos princípios da simplificação, da transparência, da parceria, da eficácia, da eficiência e da orientação para resultados.

Estima-se que, no início de 2023, possam ser abertos os primeiros avisos para empresas e se comece a fazer a negociação nas regiões, nomeadamente a contratualização com as comunidades intermunicipais.

Cantata de Natal na Casa do Povo de Lavre é no dia 18

Foto arquivo

A quinta edição da iniciativa “Lavre é Lavre” decorre no próximo dia 18, domingo, nesta localidade do concelho de Montemor-o-Novo.

A manifestação cultural tem lugar na Casa do Povo de Lavre, começa às três da tarde e consta da Cantata de Natal, com o Coro Polifónico Decateto de Metais, e Concerto, com Coro e Orquestra Juvenil da Casa do Povo de Lavre.

A organização é da Casa do Povo de Lavre.

Concerto de Natal da Banda do Centro Cultural de Borba é domingo

A Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba apresenta, no próximo domingo, dia 18 de dezembro, um Concerto de Natal, pelas 17 horas, no Complexo Cultural do Palacete dos Melos.

Este concerto é uma oferta da filarmónica a toda a população do concelho de Borba, “como forma de agradecimento por todo o carinho e apoio” que tem dado à banda.

“Foi um ano especialmente muito complicado, uma vez que nos foi reduzido drasticamente o apoio financeiro para mantermos viva a Banda da nossa terra. Mas, com o empenho e dedicação de todos: músicos, maestrina, professores, direção, e especialmente dos pais e as famílias dos músicos, conseguimos resistir e chegar ao final do ano com a mesma chama que sempre temos tido”, revela a banda.

Programa de voluntariado jovem decorre no Curvo Semedo

Um programa de voluntariado jovem, virado para apoio às coletividades culturais, vai desenvolver-se em Montemor-o-Novo, no Cineteatro Curvo Semedo ao longo do mês de dezembro.

Trata-se de um novo programa de voluntariado jovem, para apoio às atividades culturais, com possibilidade de turnos nas noites de terça, quinta, sextas-feiras, sábados, domingos e feriados (tardes ou noites).

As informações podem ser consultadas em juventude@cm-montemornovo.pt . A ação tem um limite de dez jovens, com idades entre os 18 e os 35 anos.

Convívio Desportivo Natalício em Arraiolos no dia 18

Arraiolos vai ter um Convívio Desportivo Natalício, com caminhada, BTT e corrida, no próximo dia 18, domingo.
A concentração é às 10 horas; um quarto de hora depois, é o aquecimento; e, às 10.30 horas, é dada a partida para a caminhada.
Após este convívio desportivo, decorre  um almoço, no Arraiolos Multiusos, às 13 horas.
A organização deste evento é do Núcleo de Cicloturismo de Arraiolos, Furões do Alentejo, Fora Figo.

Renegociação do spread pode baixar prestação da casa

O Banco Central Europeu já veio admitir que as famílias com rendimentos mais baixos vão sentir mais o impacto da subida dos juros e da redução do poder de compra, podendo mesmo ficar em risco de entrar em incumprimento, nomeadamente com as prestações do crédito habitação.

Na edição desta semana da rubrica da DECO, a jurista na delegação do Alentejo da Associação para a Defesa do Consumidor, Ana Sofia Rosa, revela que “uma das soluções a adotar para evitar este tipo de situações pode passar pela renegociação do spread, no entanto, muito consumidores, aquando do pedido de renegociação junto do banco, são confrontados com propostas que chegam a ser penalizadoras, aumentando a sua taxa de esforço”.

Convém ter presente, acrescenta a jurista, que o spread “corresponde à margem de lucro do banco, pelo que é natural que as instituições não a queiram perder. Assim, a maioria dos bancos tem encontrado formas de, mesmo baixando o spread, não perderem o seu rendimento, apresentando aos consumidores produtos que terão de contratualizar para baixar esta componente da prestação”.

Ana Sofia Rosa alerta que, nesse caso, “o consumidor não está obrigado a aceitar a proposta que te foi apresentada e a subescrever outros produtos. Se a mesma não for compensadora, poderás fazer uma contraproposta ao banco e encetar, então, uma verdadeira negociação”.

A renegociação do spread para baixar a prestação da casa é o tema em destaque esta semana, na rubrica da Deco.

Esta noite há Cantares ao Menino em Montemor

O Coral de São Domingos promove esta noite de sexta-feira, 16 de dezembro, um espetáculo de Cantares ao menino.

O vice-presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, Henrique Lopes, revela que está é uma noite que se inicia no átrio dos Paços do Concelho, pelas 21 horas, e que depois segue com música e poesia por diversas ruas e largos da cidade conta também com um percurso pelas ruas, sendo um momento muito marcante, nesta época natalícia”.

GNR de Évora registou quatro acidentes esta quinta-feira

O Comando Territorial de Évora da GNR de Évora registou ontem, dia 15 de dezembro, quatro acidentes de viação, sendo dois despistes, uma colisão e um atropelamento, dos quais resultaram dois feridos leves e danos materiais.

No âmbito da criminalidade foram registadas sete ocorrências, sendo seis crimes contra o património e um crime contra as pessoas.

Foi ainda efetuada uma detenção fora de flagrante delito, em cumprimento de mandado de detenção, para comparência em ato processual.

No âmbito contraordenacional registaram-se 46 infrações à legislação rodoviária e seis à legislação ambiental.

A GNR de Évora dá ainda continuidade às operações Resina 2022, Floresta Segura 2022, Fuel 2022, Campo Seguro 2022, Escola Segura 2022/2023, Comércio Seguro 2022, Lake 2022/2023 e Augias.

Magia do Natal esta sexta-feira a Ciborro com o “Reino de Natal”

A 2ª edição do Reino de Natal decorre entre hoje e domingo, no Largo do Povo, em Ciborro, das 10 às 18 horas, encerrando para almoço.

Nélia Campino, presidente da Junta de Freguesia de Ciborro revela que esta iniciativa pretende, acima de tudo, “levar a magia do natal às crianças, idosos e toda a família, onde há alegria e convívio, é um evento simples, mas na simplicidade das coisas é onde a magia é maior e é isso que pretendemos que as pessoas passem uns momentos felizes”.

“Insufláveis, pinturas faciais, animação para miúdos e graúdos, música” são algumas das atividades previstas para estes três dias. Este primeiro dia “é mais dedicado para as crianças, uma vez que é o último dia do 1º período letivo”, revela Nélia Campino, já no sábado há animação para todos e no domingo haverá uma caminhada, missa e concerto promovido pelo Grupo “Valha-me Deus”, revela a presidente.

Estes serão assim dias de “muita animação e que acredito que serão memoráveis para todos”, acrescenta Nélia Campino, adiantando que é objetivo também unir as pessoas, e viver momentos de convívio”.