Semana de 4 dias “não se enquadra” na fábrica, diz empresária

A experiência piloto para a semana de quatro dias de trabalho deve arrancar em junho de 2023, durar seis meses e envolver “a grande maioria dos trabalhadores” das empresas que se candidatem.

A medida implica uma redução do número de dias de trabalho semanais, mas não garante uma passagem das atuais 40 para as 32 horas. Ou seja, nas empresas que queiram participar neste projeto-piloto, os funcionários poderão ter de trabalhar mais 30 minutos ou mais uma hora nos quatro dias da semana.

Quisemos ouvir a opinião de uma empresa que tem uma fábrica a trabalhar por turnos. Para Leonor Carvalho, CEO da Alempack, em Elvas, “esta medida não se enquadra com o funcionamento da fábrica, uma vez que para terem menos dias de trabalho teríamos que criar um horário de trabalho noturno”.

Leonor Carvalho acredita que “esta medida funcione em empresas que trabalhem com mais turnos, embora tenham que ter mais funcionários para substituir os que estão de folga. Se me disser que isto é para manter os funcionários mais bem-dispostos, acredito que funcione no início, mas depois torna-se na mesma um hábito. Portanto, não acredito que seja um benefício”.

A fábrica da Alempack está localizada na zona industrial de Elvas e desenvolve a sua atividade principal no âmbito da produção de embalagens flexíveis para a indústria alimentar.

Quase a terminar o ano, Leonor Carvalho refere que foi “um ano muito bom, quer ao nível das encomendas quer da própria produção da empresa. As principais dificuldades passaram pela aquisição da matéria-prima, mas mesmo assim conseguimos passar de três para cinco milhões o volume de negócios”.

Portugal continua a ser o principal mercado da Alempack, seguido de Espanha.

No que diz respeito à semana de quatro dias, as empresas podem candidatar-se até janeiro e não está prevista qualquer contrapartida financeira do Estado. Em dezembro de 2023, terminada a experiência, os gestores das empresas vão decidir se mantém essa forma de funcionamento ou regressam à antiga.

Concurso de boas práticas às alterações climáticas

Está aberto o concurso que pretende distinguir boas práticas de adaptação às alterações climáticas através da plantação de árvores em espaço urbano ou periurbano. O concurso é promovido pelo Projeto Além Risco.

Os Prémios Fernando Moital – Laboratórios Vivos Além Risco repartem-se em três categorias, consoante o tipo de candidato: prémio escola, prémio autarquia e prémio cidadania. Os projetos de adaptação, que designamos de Laboratório Vivo, deverão contemplar o acesso do público em condições pré-determinadas.

Participe com o seu Laboratório Vivo consultando o regulamento do concurso e preenchendo o Formulário de de Inscrição de candidatura. Esperamos pelo seu Laboratório Vivo.

Consulte em: https://alemrisco.org/concurso-laboratorios-vivos…/…

Grupo de Teatro da Escola Secundária apresenta-se dias 16 e 17

O Grupo de Teatro da Escola Secundária de Montemor-o-Novo vai estrear a sua nova criação nos próximos dias 16 e 17, sexta-feira e sábado, em espetáculos às 21.30 horas.

A orientação dos alunos é de Catarina Caetano, pelo Projeto Ruínas, a as representações têm lugar do Multiusos do Centro Juvenil.

Este é um projeto original, escrito e estruturado pelos participantes do grupo e encenado e coordenado pela formadora Catarina Caetano. Trata-se de uma experiência, uma espécie de um espetáculo e jogo, que parte de um mistério por resolver: um assassinato. Cada apresentação “é única e irrepetível” e “nunca se sabe bem como vai acabar”.

A lotação do espaço é limitada a 30 espetadores.

Cantares ao Menino nas ruas de Montemor no dia 16

Foto arquivo

A iniciativa Cantares ao Menino, pelo Coral de São Domingos, decorre no próximo dia 16, sexta-feira, às 21 horas, e é inserida no Ciclo de Outono 2022. Os cânticos de Natal vão ser interpretados num percurso pelas ruas do centro histórico de Montemor-o-Novo e está já é a 20ª edição dos Cantares ao Menino.

Numa organização do Coral de São Domingos, com o apoio da Câmara Municipal, o coral montemorense protagoniza esta noite que inicia no átrio dos Paços do Concelho e que depois segue com música e poesia por diversas ruas e largos da cidade. Os Cantares ao Menino, segundo o que se anuncia, “fazem parte das memórias constantes dos últimos anos”, com o Coral de São Domingos “a agasalhar os corações dos montemorenses, com o verdadeiro espírito natalício”.

Mor Natal 2022 tem cinco mil euros em prémios

O Mor Natal 2022 conta com diversas iniciativas, entre as quais o catálogo Mor Natal, animação de rua, música, feirinha e organização de um sorteio.

Nesta edição, para estimular as compras, o sorteio do Mor Natal, a decorrer de 1 a 31 de dezembro, vai atribuir 25 prémios monetários, num total de cinco mil euros, para ser utilizados no comércio local aderente. O primeiro prémio tem o valor de 500 euros.

Por cada 15 euros em compras, o comprador recebe um cupão nos estabelecimentos aderentes, até um máximo de dez cupões por compra. O sorteio é limitado a 30 mil cupões.

O sorteio vai ser efetuado a 6 de janeiro, pelas 12 horas, no Mercado Municipal de Montemor-o-Novo, sito no Largo Bento de Jesus Caraça.

Europe Direct Alto Alentejo questiona jovens sobre trabalho da UE

O Europe Direct Alto Alentejo está a promover um questionário, dirigido aos jovens, entre os 18 e 35 anos, com o objetivo de perceber quais as suas expectativas sobre a União Europeia (UE).

Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, explica que este questionário “pretende aferir as expectativas dos jovens, na região, naquilo que deve ser o trabalho da União Europeia para os seus objetivos, se é um maior apoio na criação do próprio emprego, no combate à desinformação, apoio às zonas rurais, queremos é que sejam os jovens a dizer-nos isso”.

Este é um inquérito anónimo, revela Ana Pereira, adiantando que no final do ano, “o relatório deste questionário será enviado para a Comissão Europeia, para que esta tenha uma perceção, no Alto Alentejo, das necessidades que os jovens consideram ser mais importantes ver respondidas, nos próximos anos”.

Questionário aos jovens, sobre as expectativas da União Europeia é o tema em destaque no programa desta semana, Espaço Europa”, que pode ouvir no podcast abaixo:

Critério Paulo Guerra de atletismo é em Pavia em fevereiro

A nona prova do 24º Critério Corta-Mato Paulo Guerra acontece em Pavia, no concelho de Mora, a 11 de fevereiro de 2023.
A presente edição teve início a 12 de novembro, em Borba, e é composta por um total de dez provas, passando também por Portel, Alcáçovas (Viana do Alentejo), Mourão, Montemor-o-Novo, Évora, Landeira (Vendas Novas), Reguengos de Monsaraz, Pavia e Redondo.
Como é sabido, o Critério Paulo Guerra é uma iniciativa de cariz desportivo organizada pela Associação de Atletismo de Évora (AAE), em colaboração com a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), contando com o apoio dos Municípios do Alentejo Central e dos Clubes filiados praticantes da modalidade.
No Concelho de Mora a prática do atletismo já conta com largos anos, com um trabalho exemplar desenvolvido pelo Grupo Desportivo de Pavia, ao qual se associa a Junta de Freguesia local e o Município de Mora para concretização da referida prova, bem como para aquele que é o apoio regular ao movimento associativo.

Circulação das Estradas Nacional 380 e Municipal 530 restabelecida

A circulação das Estradas Nacional 380 (Lavre – Vendas Novas) e Municipal 530 (Cortiçadas de Lavre – Pitamariça – Ligação com a Estrada Nacional 380) foi restabelecida ontem, 14 de dezembro, informa o Município de Montemor-o-Novo.

“Agradecemos desde já a vossa compreensão e pedimos desculpa por todos os incómodos causados”, diz a autarquia em nota de imprensa.

Câmara de Arronches dinamiza comércio local com campanha de Natal

O Município de Arronches está a promover uma campanha de apoio ao comércio local, nesta altura do ano em que, devido à celebração do natal, se fazem mais compras que o habitual, com as tradicionais prendas para trocar na noite da consoada.

Por cada 15 euros de compras, feitas nos estabelecimentos aderentes à campanha, cada cliente fica habilitado a vencer um de dez cabazes, com “produtos comprados precisamente nos estabelecimentos aderentes”, no valor de 300 euros, que o município irá sortear em janeiro, explica o presidente da Câmara, João Crespo.

Com esta iniciativa, diz ainda o autarca, procura-se, por um lado, apoiar o comércio local e, por outro, incentivar as pessoas a fazerem compras nas lojas e nos estabelecimentos de Arronches.

Na campanha encontram-se inscritos cerca de 32 comerciantes.

Passeio de Natal do Cicloturismo de Montemor é domingo

O Grupo Cicloturismo de Montemor-o-Novo organiza no domingo, 18 de dezembro, o tradicional Passeio de Natal, que vai já na sua 21ª edição.

Delfino Soares, presidente do Grupo revela que este passeio, é habitual todos os anos, para o qual as inscrições já estão abertas, tem um percurso de “cerca de 35 quilómetros, de baixa dificuldade, sendo objetivo que as pessoas pedalem e façam desporto”.

A concentração é junto à sede do Grupo Cicloturismo de Montemor-o-Novo, nos estaleiros municipais, em Montemor-o-Novo, pelas 9 horas.

Audição e Concerto de Natal são no dia 18

Foto: Facebook Ensemble MonteMor

A audição e o Concerto de Natal, do Ensemble Monte Mor, estão marcados para o próximo dia 18, domingo, no auditório da Ensemble Monte Mor.

A audição e Concerto de Natal são proporcionados pelos alunos e professores da Escola de Música e Dança da Ensemble Monte Mor. A organização é da Ensemble Monte Mor.