Gabinete do Produtor Agrícola ajuda pequenos agricultores em Montemor

Sabia que o Mercado Municipal, em Montemor-o-Novo, dispõe de um serviço gratuito de apoio técnico e aconselhamento agrícola?

O Gabinete do Produtor Agrícola está localizado na Loja E do Mercado Municipal e encontra-se em funcionamento todas as quartas-feiras, das 9.30 horas ao meio-dia e meia hora, de forma a auxiliar os pequenos agricultores do concelho de Montemor-o-Novo.

O agendamento deve ser feito previamente, nos dias úteis, pelo telefone 938 022 672, ou através do e-mail gabineteprodutor@cm-montemornovo.pt .

Empreendedoras de Montemor no evento final da AWE

Montemor-o-Novo contou com a participação de três empreendedoras na segunda edição do AWE Portugal – Academy for Woman Entrepreneurs, um programa de promoção de empreendedorismo feminino.

Nesta edição, participaram Rebeca Martins, através do projeto “Casa Koya”; Célia Macedo, com o projeto “Célia Macedo Ceramics”; e Joana Mota, com o projeto “Haja Criatividade”, sendo que estas duas últimas empreendedoras estão incubadas na startUP Montemor-o-Novo. É ainda de realçar que foi atribuída uma menção honrosa a Célia Macedo.

Este programa decorreu durante cinco meses tendo como principal objetivo fornecer às candidatas conhecimentos, ferramentas e network imprescindíveis à criação e crescimento dos seus negócios.

Rua do Poço do Paço temporariamente interdita

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo informa que, devido ao perigo de queda de estruturas, a Rua do Poço do Paço encontra-se temporariamente interdita. Será reposta a sua normal circulação, quando estiverem reunidas as condições de segurança.

O município apela a que toda a população siga as indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

Chuva encerra Porto das Lãs

Devido às condições meteorológicas, o Porto das Lãs (EM 537), em Montemor-o-Novo, encontra-se encerrado, uma vez que o Rio Almansor apresenta uma altura de água que impossibilita o seu atravessamento.

Será reposta a circulação no Porto das Lãs quando estiverem reunidas as condições de segurança que permitam o seu atravessamento.

Dor de cabeça em destaque no programa De Boa Saúde

A dor de cabeça é um sintoma comum, que, normalmente, está relacionado com febre ou excesso de stress, mas que pode ter outras causas, surgindo em qualquer parte da cabeça, desde a testa até à nuca e do lado esquerdo até ao lado direito.

O médico Pintão Antunes explica, na edição desta semana do programa De Boa Saúde, que “há vários tipos de dor de cabeça, sendo que as prolongadas e que não passam com analgésicos devem ser analisadas por um médico”.

A dor de cabeça é o tema da edição desta semana do programa De Boa Saúde, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes.

Coração Mágico procura tirar idosos de Arronches da solidão

Tirar os idosos de Arronches da solidão, para a qual a pandemia também contribuiu, tem sido um dos principais objetivos do CLDS 4G Coração Mágico, no âmbito do seu terceiro eixo de intervenção: o da Promoção de Envelhecimento Ativo e Apoio à População Idosa.

Nesse sentido, e segundo a coordenadora do projeto, Goreti Cirilo, as técnicas do CLDS têm vindo a acompanhar várias pessoas, fazendo telefonemas e visitas domiciliárias, para a entrega de compras e medicamentos, com alguma frequência, uma vez que os mais velhos continuam “a ter medo” de sair de casa.

“Continuamos a ajudar as pessoas como se estivéssemos em pandemia, porque realmente estão a ter muita dificuldade em voltar ao dia a dia normal. Vamos à farmácia, levamos os medicamentos a casa, sem querer substituir ninguém, o papel da família, que muitas vezes não está aqui na zona e nós conseguimos fazer esse papel”, assegura a responsável.

Goreti Cirilo garante ainda que o facto da equipa do CLDS ser conhecida em Arronches facilita o trabalho, uma vez que os idosos confiam naquelas pessoas que os visitam e os acompanham. “Quando o projeto começou, fomo-nos apresentar com a GNR, para dar a conhecer o projeto e para não estranharem agora o motivo de nós aparecermos de repente e explicarmos o porquê de estarmos a fazer aquelas atividades”, revela.

O apoio do CLDS, no âmbito da terceira idade, tem como alvo “entre 30 a 40 pessoas”, todas elas ainda nas suas casas. “As pessoas que estão em ERPI (Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas) nós não podemos ajudar, porque, ao fim ao cabo, o Estado já está a financiar e acabava por ser subfinanciamento, pelo que nós temos de contar com as pessoas que estão sem abrigo nenhum de nenhuma entidade”, diz ainda Goreti Cirilo.

Orçamento Municipal de Montemor ronda 27 milhões de euros

O Orçamento Municipal de Montemor-o-Novo de 2023 é de 26 milhões e 980 mil euros, tendo já sido aprovado em reunião de Câmara Municipal.

Olímpio Galvão, presidente da Câmara de Montemor, revela que este valor representa “um valor superior ao do ano passado em cerca de um milhão e meio de euros, essencialmente pela despesa e receita que diz respeito à transferência de competências na área da saúde, educação e ação social”.

O autarca garante que este “é um orçamento realista e foi feito com bom senso e prudência e tem em conta o facto de ter sido feito numa fase intermédia entre os dois quadros comunitários, o PO 2020 e o PO 2030”, destacando algumas questões relacionadas com o desenvolvimento económico e emprego, onde se prevê “uma requalificação e conservação da zona industrial da ADUA, também uma intervenção de manutenção do Parque de Exposições municipal, e vamos continuar a apostar e intervir na incubadora de empresas de Montemor, que tem tido muita procura de empresas novas nacionais e internacionais”.

A reabilitação do Centro histórico e promoção de habitação em loteamentos municipais também são outros dos objetivos deste orçamento. “Vamos continuar a promover a reabilitação do centro histórico, criando condições especiais para as freguesias, iremos promover habitação em loteamentos municipais, está previsto lançar alguns com alguma dimensão que não existia há mais de duas décadas, criando a hipótese de investimento em parceria com privados para rendas as custos acessíveis para jovens casais”, acrescenta Olímpio Galvão.

No próximo ano, revela o presidente, “todos os alunos do concelho terão acesso, de forma gratuita, à escola virtual da Porto Editora, uma vez que as ferramentas de ensino atualmente são diferentes e todos os alunos terão nos próximos três anos letivos acesso a esta ferramenta, suportada pela Câmara Municipal”.

O presidente da Câmara de Montemor-o-Novo revela também que o município continuará a trabalhar com “todas as IPSS e associações do concelho, que são muito importantes na dinâmica de Montemor-o-Novo, e todos os dias dinamizam atividades sociais, culturais, desportivas, entre outras e iremos continuar a apoiá-las”.

O trabalho preparatório para criação de uma CPCJ continua a ser desenvolvido porque “é muito importante para o apoio aos jovens de Montemor, sendo este um dos poucos concelhos, que não tem este tipo de Comissão”, revela o presidente.

Olímpio Galvão garante que este orçamento municipal contempla “um vasto leque de medidas que terá uma grande repercussão em todas as áreas e em toda a população”.

Orçamento Municipal de Montemor-o-Novo, que foi aprovado em reunião de Câmara, num valor de cerca de 27 milhões de euros, sendo que está ainda sujeito a aprovação, em Assembleia Municipal, que decorre na próxima sexta-feira, dia 16.

Chuva provoca cinco inundações em Montemor-o-Novo

O mau tempo que se fez sentir na última noite levou ao registo de cinco inundações em via pública no concelho de Montemor-o-Novo. Foram mobilizados elementos dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, GNR e serviço Municipal de Proteção Civil, de acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora.

A nível distrital, registaram-se 12 ocorrências de inundações.