Dez restaurantes de Mora divulgam pratos de caça até domingo

A Mostra Gastronómica da Caça está a decorrer no concelho de Mora até domingo, 11 de dezembro.

Um dos restaurantes aderentes a esta iniciativa é o Restaurante “Afonso”. O fundador e proprietário, Afonso Mendes, revela que esta Mostra tem especial importância na medida em que “permite desenvolver a atividade da restauração, numa altura em que há menos movimento, também para divulgar a gastronomia do concelho”.

A “Perdiz à Dona Bia” é um dos ex-libris deste restaurante, no que aos pratos de caça diz respeito, mas também outros pratos como arroz de lebre, de perdiz e pombo bravo”, que estão disponíveis não só durante esta mostra gastronómica, mas também durante todo o ano”, acrescenta Afonso.

O chef Carlos Mendes nasceu, como o próprio diz, praticamente na cozinha, uma vez que é neto do proprietário e adianta que “há pratos muito antigos, que vêm já das receitas da minha avó, e eu vou adaptando aos tempos, para manter a caça, que é diferenciado de outros restaurantes”.

Para o chef, estas quinzenas são muito importantes para “relembrar as pessoas que ainda se comem pratos de caça”.

Já a presidente da Câmara de Mora, Paula Chuço, garante que esta quinzena é muito importante, porque “promove o nosso concelho naquilo que temos de melhor que é a gastronomia, neste caso ligado há caça, e temos dez restaurantes aderentes das quatro freguesias do concelho”.

Paula Chuço diz ainda que esta edição teve algumas diferenças em relação às anteriores, sendo objetivo, no próximo ano, que esta iniciativa “tenha uma abrangência ainda maior”.

Arroz de Perdiz e de lebre, coelho à caçador, arroz de faisão, são alguns dos pratos confecionados à base de carne de caça e que podem ser degustados até domingo, nos dez restaurantes aderentes à quinzena Gastronómica da Caça, do concelho de Mora.

Pintura de Delfino Leal nos claustros do Convento de São Domingos

“A incessante procura”, do montemorense Delfino Leal, está patente, nos Claustros do Convento de São Domingos, em Montemor-o-Novo.

Esta exposição insere-se no plano de atividades do Grupo dos Amigos de Montemor-o-Novo. Paulo Xavier, presidente do grupo revela que esta mostra “de grande mérito, de pintura, com trabalhos em carvão, óleo e aguarela”.

Paulo Xavier explica que Delfino Leal começou, “há alguns anos, a dedicar os seus tempos livres à pintura, pelo que solicitou expor os seus trabalhos, que são surpreendentes”, acrescenta.

A exposição pode ser visitada até ao Natal às terças-feiras das 14 às 18 horas e de quarta-feira a domingo, das 10 às 12.30 horas e das 14 às 18 horas.

Cinema para crianças domingo à tarde em Montemor

“Cinderela e a Pequena Sereia” é o filme de animação, para maiores de seis anos, que se projeta no Cineteatro Curvo Semedo, no próximo domingo, dia 11, às 15 horas.

A organização deste espetáculo para crianças, no mês de Natal, é da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.

Dois derbys do concelho de Montemor este domingo na Liga AFE

A 8ª jornada da Liga AFE joga-se este domingo, 11 de dezembro, com os jogos marcados para as 15 horas, em que há mais dois derbys montemorenses, quando o topo tabela classificativa é com equipas do concelho.

Na passada jornada, o atual líder, Fazendas do Cortiço, deslocou-se a Cortiçadas de Lavre, onde ganhou por 0-3. Na jornada deste fim-de-semana, mais um derby, com o Fazendas do Cortiço (1.º classificado) a receber o Foros de Vale de Figueira (2.º classificado). Ambas as equipas ainda não perderam, e estão separadas por 2 pontos, por isso, Fábio Regouga, treinador do Cortiço, antevê “um grande jogo” e espera no final “continuar invicto”.

O Foros de Vale de Figueira, que na passada jornada ganhou em casa ao CHE Morense por 2-1, na jornada deste domingo, vem então ao Parque Desportivo de Montemor, casa emprestada do Fazendas do Cortiço, numa partida que coloca frente a frente os dois primeiros da classificação. Pedro Pereira, treinador dos Foros, dá ligeiro favoritismo à equipa do Cortiço, dizendo que vai dar “uma boa réplica e lutar o jogo pelo jogo”.

O Valenças, que na jornada do passado fim-de-semana, perdeu com o São Pedrense por 1-0, na presente jornada recebe o Cortiçadense, para mais um derby do concelho de Montemor. Fábio Neves, treinador do Valenças, não sabe o que esperar do Cortiçadense, pois este conjunto “já demonstrou que consegue dividir o jogo com qualquer adversário, mas não é isso que tem acontecido nas últimas partidas”.

O Cortiçadense, que não vive momento bom, vem de 5 derrotas consecutivas, a última das quais em casa, por 0-3, com o agora líder Fazendas do Cortiço. Nesta 8.ª jornada da Liga AFE, temos mais um derby, o Cortiçadense a viajar até ao Ciborro para defrontar o Valenças. Mário Carrasco, treinador do Cortiçadas de Lavre, que jogou no Valenças alguns anos, diz que “vai ser interessante este reencontro, mas o objetivo é acordar e trazer os 3 pontos”.

O Escoural que na jornada de domingo passado, impôs a primeira derrota à equipa B do Grupo União Sport (GUS B).

Na jornada deste domingo o Escouralense joga em casa com o Santana do Campo, que descansou na passada jornada, e na semana anterior tinha empatado a duas bolas com o União B. João Rolo, treinador do Escouralense, refere que “é uma equipa que coletivamente é forte mas o Escoural tem de se preocupar consigo e ir em busca de vitórias”.

A equipa B do Grupo União Sport, que averbou a sua primeira derrota na Liga AFE na passada jornada, diante do Estrela Escouralense. Na jornada deste domingo, o GUS B vai a Mora jogar com o CHE Morense, que também vem de derrota, neste caso com os Foros. Gonçalo Teixeira, treinador do União B, quer “virar a página em Mora, ou seja, o objetivo é serem competitivos e vencer”.

Quanto aos restantes jogos desta jornada da Liga AFE:

Série A 

Estremoz 2-1 Bencatelense (8/12)

Aguiar 0-0 Lusit. Évora B

Oriolenses 0-0 Borbense

Calipolense 0-0 Vera Cruz

Descansa Tourega

Série B 

CHE Morense 0-0 U. Montemor B

Escouralense 0-0 Santana do Campo

Fazendas do Cortiço 0-0 Foros Vale Figueira

Valenças 0-0 Cortiçadense

Descansa: S. Pedrense

Montemor tem programação variada alusiva ao Natal este sábado

A programação de Natal, proposta pelo Município de Montemor-o-Novo, neste sábado, dia 10, é muito variada e, por isso, a escolha das atividade não vai ser fácil.

Assim, de manhã e à tarde, das 10 às 12.30 horas e das 14.30 às 16.30 horas, o Pai Natal

Itinerante pode ser encontrado no Jardim do Mercado Municipal.

Das 10 horas ao meio-dia e meia hora e das 14 às 18 horas, decorre a Feirinha de Natal, no Jardim Público.

Das 10 às 12.30 horas e das 14.30 às 18 horas, no Jardim Público, tem lugar a Feira do Livro Usado, pela Biblioteca Municipal Almeida Faria.

De manhã, entre as 10 e as 11 horas, é apresentado o Gospel Collective, pelo Coro Gospel itinerante, no Mercado Municipal, na Rua de Aviz e Jardim Público.

Das 10 às 12 horas, tem lugar o Desbundar Especial Natal e os Jogos de Natal, no Jardim Público.

Entre as 12 horas e o meio-dia, há animação de rua, pelas Indecisas Produções, com andas, malabarismo, mascote e um animador, no Mercado Municipal, na Rua de Aviz e Jardim Público.

Das 10.30 horas ao meio-dia e meia hora, decorrem Pinturas Faciais, pela AFABE, no Jardim Público.

Entre as 1 e as 12 horas, apresenta-se Natal em Violino, por Jorge Profilan, no Jardim Público e Rua de Aviz.

Entre as 11.30 e as 12.30 horas, há  Momento de Natal, pela Banda Filarmónica de Cabrela, no Jardim Público.

À tarde, das 15.30 às 16.30 horas, volta a haver Natal em Violino, por Jorge Profilan, no Jardim Público.

Das 16.30 às 17.30 horas, repete-se animação, por Indecisas Produções, com andas, malabarismo, mascote e um animador, na Rua de Aviz e Jardim Público.

Por fim, das 17.30 às 18 horas, esta programação encerra com Talvez de Nuvem Voadora, na Rua de Aviz e Jardim Público.

Gala Lírica esta noite de sábado no Cineteatro Curvo Semedo

Uma Gala Lírica, com Melissa Fontoura, no piano, Nádia Fidalgo, soprano e Job Tomé, barítono, tem lugar esta noite de sábado, 10 de dezembro, no Cineteatro Curvo Semedo.

Este espetáculo “une a voz e ao piano, num reportório de canto lírico”, revela o vice presidente da Câmara de Montemor, Henrique Lopes, adiantando que conta com “a Ópera ao Musical, passando pelo Lied alemão, pela Chanson francesa e trazendo também as melodias de raiz tradicional portuguesa para o palco do Teatro Curvo Semedo”.

Este espetáculo, inserido no Ciclo de Outono está marcado para as 21.30 horas.